Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A cultura nos espaços urbanos

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ronaldo Soares Mendes Junior; Lígia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender nesta aula que a manifestação cultural é, sem dúvida, a voz social, uma maneira subjetiva de o ser humano transpor o seu interior, o que pensa, o que deseja fazer, mover ou modificar, em uma busca incessante pelo novo e em prol da vida. Várias são as formas de se expressar na tela, na Tevê, na literatura, na música, na dança e em outras muitas performances.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos e um turno para a apresentação dos trabalhos finais. Como a apresentação dos trabalhos finais excede o tempo de duração de aulas normais de 50 minutos, o professor responsável pelas atividades deverá fazer um acordo com os demais professores e com a coordenação da escola para que seja disponibilizado um tempo mínimo de quatro horas para a realização de uma Feira Cultural, na qual serão apresentados os trabalhos dos alunos. A Feira deverá ser aberta ao público, com o intuito de promover uma integração escola/comunidade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deve ter feito uma breve explanação sobre o que é cultura, suas manifestações em diferentes regiões do Brasil e como a mesma influencia na construção de costumes e hábitos de uma sociedade ao longo da história.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Na primeira aula, o professor exibirá várias imagens, mostrando e discutindo a respeito das principais manifestações culturais nos Estados de sua região. Ao final da aula, o professor deverá pedir aos alunos que pesquisem a respeito de manifestações culturais existentes nos espaços urbanos das outras regiões brasileiras e tragam imagens e informações a respeito dessas manifestações. Cada aluno deverá redigir um texto sobre uma manifestação cultural escolhida por ele, no qual deverão estar contidos os seguintes aspectos: origem, localidade, frequência e desde quando ocorre, além da influência da manifestação escolhida na vida das pessoas daquele espaço urbano e qual a sua importância na construção da identidade daquele povo e/ou localidade. Também será importante que o aluno justifique em seu texto o porquê da escolha daquela manifestação cultural.

O intuito desta primeira aula é situar os alunos em relação às diversas manifestações culturais existentes em nosso País. Esta aula será muito importante, pois dará ao aluno condições necessárias para desenvolver as atividades seguintes, nas quais ele mesmo deverá identificar e analisar as manifestações culturais existentes nos espaços urbanos de outras regiões do Brasil.

Abaixo estão algumas imagens que o professor poderá mostrar aos alunos:

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

 

Estas imagens e seus respectivos significados estão disponíveis no link:

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

 

 

Outros links para pesquisa:

http://www.cultura.gov.br/site/pnc/diagnosticos-e-desafios/manifestacoes-culturais/

http://www.cultura.gov.br/site/pnc/diagnosticos-e-desafios/manifestacoes-culturais/

http://www.desvendar.com/diversaoearte/festasculturais/carnaval.asp

http://www.desvendar.com/diversaoearte/festasculturais/semanasanta02.asp

http://www.desvendar.com/diversaoearte/festasculturais/natal.asp

http://www.favelaeissoai.com.br/oprojeto.php

http://aulasdoaugusto.blogspot.com/2010/04/o-que-se-entende-por-manifestacoes.html

 

 

Aula 2

Com as imagens e informações trazidas pelos alunos, o professor dividirá a turma em grupos de quatro ou cinco alunos para analisarem e discutirem as imagens e as informações. Esta atividade deverá abranger cerca de 20 a 30 minutos da aula. O tempo de aula restante o professor utilizará para explicar a Feira Cultural, que será desenvolvida pelos alunos.

O professor escolherá aleatoriamente um Estado para cada turma para a qual ele leciona. É interessante que o professor escolha Estados de diferentes regiões do Brasil.

A turma deverá ser dividida em seis grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por pesquisar estas manifestações culturais em espaços urbanos de seu Estado. Seguem abaixo as manifestações culturais e alguns exemplos das mesmas:

- Músicas: funk, hip-hop;

- Comidas típicas: feijoada, acarajé;

- Danças, esportes ou lutas típicas: capoeira e dança de rua;

- Artesanato: pinturas, esculturas, qualquer tipo de artesanato característico do Estado escolhido que o identifique com mais facilidade possível;

- Festas típicas: carnaval, festas de santos e outros;

- Manifestações culturais de tipo visual: pichações (aquelas que têm caráter artístico e não são vistas como atos de vandalismo), grafites, artistas de rua.  

A Feira Cultural

 Objetivo: a Feira Cultural tem como objetivo fazer com que os alunos conheçam aspectos distintos da cultura de diferentes regiões do nosso País, além de promover uma grande integração entre a escola e a comunidade local, já que a feira será aberta ao público.

Organização: a escola deverá disponibilizar um espaço (quadra ou auditório, ou até as próprias salas de aula) para a organização dos estandes da feira. Cada um dos seis grupos de cada turma ficará responsável por um estande e todos os estandes daquela turma deverão ficar próximos um do outro, tendo em vista que cada turma será responsável por representar um Estado.

Sugestões: os alunos poderão realizar apresentações, teatros, utilizar-se de recursos multimídia, vendas de produtos que considerem interessantes (comidas típicas, artesanatos, etc.), cartazes, entre outros. Os alunos deverão ser criativos e se utilizar do maior número de recursos disponíveis.

Recursos Complementares

O professor poderá se utilizar, caso considere necessário, de alguns videos disponíveis no site youtube.

Alguns vídeos que podem ser utilizados pelo professor:

http://www.youtube.com/watch?v=Bd-R6gSM0Ys

http://www.youtube.com/watch?v=nLdrZtFMqnA

http://www.youtube.com/watch?v=pCFNm_SFXzc

http://www.youtube.com/watch?v=Uv-WMFWpjo0

http://www.youtube.com/watch?v=XwcYQCBH5kk

http://www.youtube.com/watch?v=UG-tZ6y35GA

Avaliação

Avaliação

As atividades somam, no total, um valor de 25 pontos. A pesquisa feita pelos alunos sobre as manifestações culturais valerá 5 pontos; já a Feira Cultural valerá 20 pontos e deverá ser avaliada da seguinte maneira:

- Quantidade e qualidade dos recursos utilizados: 5 pontos;

- Avaliação feita pelos visitantes da feira: deverá haver uma espécie de formulário que os visitantes irão preencher ao final da visita, sendo que cada formulário deverá conter a avaliação de cada Estado; caso alcance a média de 60% de aprovação, a turma somará o valor de 3 pontos;

- Organização da apresentação: 4 pontos;

- Participação dos integrantes do grupo: 2 pontos;

- Criatividade: 4 pontos;

- Trabalho em equipe: 2 pontos (tendo em vista que a avaliação será feita por Estado, caso algum estande desse Estado não tenha um bom desempenho, o restante da turma será prejudicado).

Para estimular o interesse e a competitividade entre os alunos, o professor poderá conceder  2 pontos extras à turma que for melhor avaliada pelos visitantes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.