Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Queimada, Carimbada e Dodgeball...são as mesmas coisas? UCA

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar seus conhecimentos sobre jogos na educação física escolar;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre queimada, carimbada e dodgeball;
  • Vivenciar estes jogos refletindo sobre a participação de todos e a convivência em grupo.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos/ Total: 300 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferenças conceituais entre "jogo" e "esporte".

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Carimbada e outras denominações

1. Iniciar a aula abordando os alunos com as seguintes perguntas:

a) Quem conhece a carimbada? Explique como se joga.

b) Ela possui apenas este nome? Quais seriam suas outras denominações?

c) Será que essas denominações representam um mesmo jogo?

Obs.: Caso o dodgeball não apareça entre as respostas das questões acima, o professor deverá, ainda, perguntar, quem conhece esse esporte.

2. Em seguida, solicitar aos alunos que acessem um jogo on line que represente uma das denominações do jogo estudado [metasys> favoritos>navegador de internet], para depois possam debater sobre seu formato e regras.

Sugestão de jogo on line:

(clique na imagem para acessar o jogo)

game quiemada all star dodgeball

Disponível em: http://www.maniadejogos.com/jogos/All+Star+Dodgeball, acesso em 12/12/2011

 

3. Solicitar aos alunos novamente que acessem um vídeo de jogo e identifiquem as diferenças entre ele e o jogo on line vivenciado anteriormente [metasys> favoritos>navegador de internet].

Sugestão de vídeo:

video sobre game queimada http://www.youtube.com/watch?v=gellrDZxmHo, acesso em 12/12/2011

 

4. Posteriormente, o professor questionará os alunos sobre os jogos virtuais acessados: a) qual o nome do jogo on line? b) qual o nome do jogo do vídeo?

Peça que se posicionem em relação ao formato e regras de cada jogo (carimbada, queimada, dodgeball, etc.) de modo a iniciar as diferenciações;

O professor informará que na próxima aula iniciarão as vivências desses jogos, mas que, em primeiro lugar, deverão esclarecer, exatamente, quais são suas regras.

 

Aula 2 e 3. Pesquisando e vivenciando os jogos

1. O professor solicitará que eles acessem o site de pesquisa sugerido abaixo [metasys> favoritos>navegador de internet], e aprofundem na resposta da última pergunta feita na aula passada:

- Será que essas denominações (carimbada, queimada, dodgeball) representam um mesmo jogo?

Sugestão de site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada_%28jogo%29, acesso em 12/12/2011

Obs: O site Wikipédia, citado acima, ainda apresenta outras denominações do mesmo jogo, em função das variações que cada estado brasileiro, além de apresentar sua variação nos EUA. Veja abaixo estas denominações:

  • Dodgeball ou Dodgebol EUA)
  • Baleado (no estado da Bahia)
  • Baleada, Queimada ou Matada (no estado da Paraíba)
  • Queimado (Rio de Janeiro, Pernambuco e Maranhão)
  • Bola Queimada (no estado do Paraná)
  • Caçador (no estado do Paraná e Rio Grande do Sul)
  • Mata-mata (no estado de Santa Catarina)
  • Carimba (no estado do Ceará)
  • Carimbada (em Minas Gerais/Uberlândia)
  • Guerra (no interior de São Paulo)
  • Jogo do Mata (no interior do Ceará)

 

2. Informar aos alunos que a grande diferença está no dodgeball em relação aos demais (se necessário retome a distinção dos conceitos jogo/esporte), pois ele é uma espécie de carimbada (jogo) que, nos EUA, já se tornou esporte. Já a queimada, que, por exemplo, em Uberlândia-MG chama-se Carimbada, assim como possui outros nomes em outras cidades e estados, na verdade, é apenas um jogo que, pode apresentar pequenas variações de regras dependendo do local onde se joga, mas ainda não chegou a se constituir como esporte aqui no Brasil.

É necessário frisar ainda que, diante da grande quantidade denominações existentes, escolheremos apenas dois destes jogos para vivenciarmos e diferenciarmos em função das duas semelhanças e diferenças, são eles: Carimbada ou Queimada e o Dodgeball.

3. O professor poderá apresentar um novo vídeo, um jogo on line, ou mesmo um site sobre carimbada para fomentar o debate sobre a definição das regras que formará o jogo combinado [metasys> favoritos>navegador de internet].

Sugestão de jogo on line:

(clique na imagem para acessar o jogo)

jogo online queimada 2

Disponível em: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogo-de-queimada-online-gratis/, acesso em 12/12/2011

Sugestão de vídeo:

video queimada escola  http://www.youtube.com/watch?v=b7bHHm-Ablo&feature=related, acesso em 12/12/2011

 

Sugestão de site com regras de queimada/ carimbada:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada_%28jogo%29#Regras, acesso em 12/12/2011

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogo-queimada.htm, acesso em 12/12/2011

 

4. Em seguida, combinar as regras entre todos e direcionar os alunos para primeira vivência em espaço adequado.

Obs: Os critérios de divisão da turma em equipes (misto ou separação por gênero) bem com a escolha dos componentes (pelos alunos, pelo professor ou sorteio), deverão ser definidos pelo professor em função dos objetivos da aula. No caso, desta aula que apresentamos, optamos pelo princípio de que todos devem participar sem distinção de classe, gênero, etnia ou mesmo habilidades específicas, portanto, definimos times mistos e composição por sorteio.

Durante a vivência do jogo o professor deve indagar os alunos quanto a garantia do seguinte princípio: todo estão participando? Sim? Não? Por quê?

Após vivência do jogo o professor pedirá, como tarefa de casa, que os alunos pesquisem, ou mesmo criem novas regras, com a seguinte missão:

a) melhorar a questão da participação ampla de todos os alunos no jogo;

b) tornar o jogo mais dinâmico;

Informar que esta tarefa será o grande desafio que eles terão que vencer até a próxima aula!

 

Aula 4. Vivência da Carimbada modificada  

1. Ainda na sala de aula o professor solicitará que os alunos apresentem verbalmente, diante de toda turma, suas idéias de modificação do jogo. O professor anotará as idéias no quadro (registrando apenas aquelas que são diferentes), em seguida serão escolhidas as regras novas para modificação do jogo que passarem pelas seguintes etapas:

a) Pelos critérios da tarefa apresentada na aula anterior;

b) Pela votação da maioria da turma;

2. Logo após a definição de quais regras serão inseridas no jogo, conduzir a turma para a vivência da carimbada/queimada modificada.

 

Aula 5 e 6. Da carimbada ao Dodgeball

1. Iniciar a aula perguntando aos alunos: quem já vivenciou o dodgeball e sabe como se joga?

Em seguida, solicitar que acessem um vídeo que apresenta o referido esporte.

Sugestão de vídeo:

video dodgeball  http://www.youtube.com/watch?v=bS9bXqAul5I&feature=fvwrel, acesso em 12/12/2011

 

Sugestão de sites com regras:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada_%28jogo%29#Dodgeball, acesso em 12/12/2011

 

2. Após tomarem conhecimento das regras oficiais de dodgeball, os alunos irão para quadra, ou outro espaço adequado para vivenciarem este jogo;

Durante a vivência o professor deve indagar os alunos quanto à garantia do mesmo princípio que orientou o jogo da carimbada: todos estão participando? Sim? Não? Por quê?

Ao final da aula, o professor pedirá aos alunos, como tarefa de casa, que criem novas regras com a missão de:  a) melhorar a questão da participação ampla de todos; e b) tornar o jogo mais dinâmico;

3. Na próxima aula o professor ouvirá as sugestões de regras mantendo a dinâmica de um diálogo aberto. As novas regras que serão votadas, serão aquelas que passarem pelos mesmos critérios que as regras da carimbada também passaram, em aulas anteriores.

Após estas definições, os alunos vivenciarão o dodgeball modificado.

Obs: O professor deverá ressaltar que, como o dodgeball nos EUA representa um esporte, a partir do momento que o modificamos em função do nosso contexto escolar, passamos a vivenciá-lo como um jogo. Como todo esporte, o dodgeball possui regras oficias que o definem, assim como o futebol, o handebol e outros.

Recursos Complementares

Recursos Complementares:

Vídeo sobre curiosidades sobre a queimada/ carimbada:

Quebra de recorde:

http://www.youtube.com/watch?v=8IWcGgJywvs, acesso em 12/12/2011

Avaliação

1. O professor deve possibilitar que os alunos, durante todas as vivências, avaliem o processo bem como sua participação no tocante ao princípio previamente estabelecido pelo professor: todos devem participar dos jogos sem distinção de classe, gênero, etnia ou mesmo habilidades específicas. Ao final da estratégia questionar:

a) Como você se percebeu na aplicação deste princípio?

b) As atividades e modificações de regras deram conta de atendê-lo?

2. Em seguida, provocá-los a fazer uma relação entre carimbada e dodgeball quanto a aplicação do referido princípio.

a) Em qual dos jogos você viu maior aplicação do princípio?

b) Qual dos jogos você achou mais interessante? Por quê?

O professor deverá ressaltar que na escola, devemos praticar os jogos de maneira democrática e saudável para todos. Nesse sentido, aparentemente, um jogo pode perder em intensidade, motivação, competitividade para favorecer tal princípio. Mas isto num primeiro momento, pois, a partir daí, garantir que o jogo torna-se mais interessante, mantendo a convivência saudável, é o grande desafio de todos nós, no contexto da Educação Física escolar.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.