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As lendas medievais: entre a fantasia e a realidade

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- As origens das lendas medievais.

- As principais lendas.

- A importância das lendas para a formação da sociedade.

- O alcance geográfico e mental das lendas.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- As principais estruturas políticas, sociais, religiosas, militares e econômicas do Ocidente medieval.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

O professor deverá alertar os alunos sobre o fato de que, apesar de se tratarem de lendas, o tema é muito importante para se entender a cultura, a mentalidade e o cotidiano dos povos medievais. Por meio delas, podemos alcançar a alma do homem, onde estão os seus mais secretos desejos, suas admirações e vontades, seus medos, prazeres e anseios. Em suma, por meio do estudo das lendas de um povo, consegue-se penetrar no âmago da sociedade humana, descobrindo as suas mais variadas facetas.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Ao iniciar a primeira aula, o professor deverá perguntar aos alunos a respeito de lendas: quais lendas conhecem; se sabem o que significam; se conhecem a sua origem, o seu significado, etc. A seguir, deverá partir para perguntas mais direcionadas às lendas medievais:

- Quais as lendas medievais que os alunos conhecem?

- Eles sabem da importância dessas lendas para a construção de uma mentalidade, de um modo de pensar?

- O que sabem sobre as lendas do Rei Artur? E sobre Rolando e El Cid?

- Conhecem a lenda de Robin Hood? Da Fonte da Juventude?

O professor, ao longo dessa conversa com seus alunos, deverá dar informações a respeito de cada uma dessas lendas, participando, ele também, com opiniões e conhecimento. Além disso, seria interessante se ele mostrasse aos estudantes imagens como as listadas abaixo:

- Imagem 1: Rei Artur. Disponível em:

http://metiredesteocio.com/wp-content/uploads/2010/07/Rei-Arthur.jpg

Rei Arthur

- Imagem 2: Os Cavaleiros da Távola Redonda. Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_KuhwRCVZe7E/SA3Fkj6mFfI/AAAAAAAAAVs/HPFu4U0nmkI/s400/Knights_of_the_Round_Table.jpg

Cavaleiros da Tavola Redonda

- Imagem 3: Rolando na Batalha de Roncevaux. Disponível em:

http://pages.infinit.net/celte/Image/contes/chanson-roland/Roland.jpg

Rolando

- Imagem 4: Estátua de El Cid. Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_ZwDoTF3ejqs/SkDQOL-qLOI/AAAAAAAAAAQ/3CEUw5_YgTc/s1600-R/450px-Balboa_Park_El_Cid_statue_1.jpg

El Cid

- Imagem 5: Robin Hood. Disponível em:

http://www.mythencyclopedia.com/images/mlw_0001_0004_0_img0174.jpg

Robin Hood

- Imagem 6: O Preste João. Disponível em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/48/Prester_John.jpg/300px-Prester_John.jpg

Preste João

 

Aula 2

Cada lenda tem sua peculiaridade, sua razão de ser, seu contexto específico e sua lição. Assim, os alunos deverão ser divididos em grupos para que possam pesquisar esses aspectos de cada uma das lendas a seguir:

- Grupo 1: “Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda”

Sugestões de sites:

http://www.eusouluz.iet.pro.br/reiarthur.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rei_Artur

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavaleiros_da_T%C3%A1vola_Redonda

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Graal

- Grupo 2: “Robin Hood”

Sugestões de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Robin_Hood

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/05/tudo-o-que-voce-sabe-sobre-robin-hood-esta-errado-diz-russell-crowe.html

http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/lendarobin.htm

- Grupo 3: “El Cid”

Sugestões de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Cid

http://www.youtube.com/watch?v=v5e1L5ocXUw

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/el-cid-senhor-espanha-435356.shtml

- Grupo 4: “A Canção de Rolando”

Sugestões de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolando

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2003/10/21/000.htm

http://www.infopedia.pt/$a-cancao-de-rolando

http://www.youtube.com/watch?v=lniatuIACJA

- Grupo 5: “O Preste João”

Sugestões de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Preste_Jo%C3%A3o

http://www.infopedia.pt/$preste-joao

Os alunos deverão buscar, principalmente, informações relevantes que contextualizem essas lendas e justifiquem o seu surgimento no medievo. Deverão, também, prestar atenção às histórias vividas por esses personagens lendários, pois, na aula seguinte, farão uma representação teatral de cada uma dessas lendas.

 

Aula 3

Atividade Teatral

Os alunos de cada grupo terão a terceira aula para coletarem informações e se decidirem por uma passagem que julguem importante de cada uma das lendas, para que organizem uma representação teatral nas aulas seguintes.

 

Aula 4

Atividade Teatral

Os alunos dos Grupos 1, 2 e 3, Rei Artur e Cavaleiros da Távola Redonda, Robin Hood e El Cid, respectivamente, apresentarão para toda a turma a representação teatral da passagem escolhida de suas respectivas lendas. As atividades de cada grupo deverão durar, no máximo, 15 minutos.

 

Aula 5

Atividade Teatral

Dando prosseguimento às apresentações teatrais, os alunos dos Grupos 4 e 5, A Canção de Rolando e o Preste João, encenarão para toda a turma as passagens escolhidas de suas respectivas lendas.  As atividades de cada grupo deverão durar, no máximo, 15 minutos.

 

Atividade Final

Como atividade final, o professor deverá aproveitar os 20 minutos restantes da última aula e sugerir aos alunos a redação de um pequeno texto de, no máximo, 15 linhas, a respeito das lendas medievais. Neste texto, os estudantes deverão abordar tudo o que foi previamente discutido durante as aulas, assim como aquilo que foi por assimilado nas apresentações teatrais. Ou seja, deverão contextualizar as lendas medievais, entender o porquê de seu surgimento, suas origens e sua importância para a sociedade da época.

 

CONCLUSÃO

Uma vez findas as aulas, os alunos entenderão o importante papel realizado pelas lendas na sociedade medieval. Entenderão como a sua importância foi fundamental não só como uma forma de manifestação, refúgio e contestação social, mas compreenderão o seu papel educativo e lúdico. As lendas são apenas parte de uma sociedade, mas a constituem, são elementos essenciais para realização de seu estudo e compreensão. 

Recursos Complementares

Site:

- http://www.ricardocosta.com/textos/preste.htm

Filmes:

- Excalibur (1981). Direção: John Boorman.

- Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões (1991). Direção: Kevin Reynolds.

- Robin Hood (2010). Direção: Ridley Scott.

- El Cid (1961). Direção: Anthony Mann.

Avaliação

 

O professor deverá levar em conta, para avaliação, todas as atividades sugeridas ao longo das cinco aulas. Durante a primeira aula, o professor deverá ficar atento à participação dos alunos no debate, assim como o interesse demonstrado pelo tema desenvolvido. Ao longo das segunda e terceira aulas, deverá observar o empenho e a cooperação dos alunos, tanto na pesquisa quanto na preparação e organização da atividade teatral. Quanto a essa última, o professor deverá observar a relação do teatro com a lenda representada, o desempenho dos alunos e, principalmente, sua criatividade na hora de interpretar a lenda. Por fim, o texto deverá ser analisado em sua forma, conteúdo e redação. 

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