Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Queda de Constantinopla

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- O contexto.

- O avanço turco-muçulmano.

- A importância de Constantinopla para a Europa, em especial para o Ocidente europeu.

- As relações e influências com o Ocidente europeu e o mundo muçulmano.

- As consequências da tomada de Constantinopla pelos turcos.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

As principais estruturas do Império Bizantino.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

Para dar início a uma aula sobre a Queda de Constantinopla, o professor deverá esclarecer os alunos de que não se trata de um fato isolado, mas de um fato localizado dentro de um contexto mais amplo, não só do declínio da civilização bizantina, mas também da expansão turco-otomana Europa adentro.

 

Aula 1

O professor deverá iniciar a aula distribuindo entre os alunos o texto indicado a seguir a respeito da cidade de Constantinopla, disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2003/10/13/001.htm

Uma vez realizada a leitura do texto, o professor proporá aos alunos a realização de um debate, o qual seguirá o seguinte roteiro:

- Características da cidade de Constantinopla;

- Origens;

- Importância religiosa;

- Importância comercial.

Ao fim da aula, o professor deverá pedir aos alunos um pequeno texto de 5 linhas, no qual responderá à seguinte pergunta: por que, segundo o texto, Constantinopla era a Nova Iorque do seu tempo?

Imagem: Muralhas de Constantinopla. Disponível em:

http://www.joraga.net/gilvicente/imgs/ilustrar/constantinopla_muros18.jpg

Muralhas de Constantinopla

 

Aula 2

A segunda aula será dedicada ao estudo da civilização e expansão turca. Para iniciá-la, o professor deverá distribuir entre os seus alunos os seguintes textos:

- Texto 1, disponível em:

http://www.historiadomundo.com.br/turca/imperio-otomano.htm

- Texto 2, disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Otomano

Observação: No texto 2, deverá ser lida apenas a parte da ascensão do Império turco.

A seguir, o professor deverá dispor os seus alunos em círculo e iniciar um debate a respeito das principais estruturas organizacionais turcas e da sua expansão.

 

Aula 3

Ao se iniciar a terceira aula, o professor deverá distribuir os seguintes textos entre os seus alunos:

- Texto 1, disponível em:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2003/10/13/000.htm

- Texto 2, disponível em:

http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/queda-de-constantinopla.htm

- Texto 3, disponível em:

http://www.infoescola.com/idade-media/queda-de-constantinopla/

Feita a leitura dos textos, os alunos deverão ir à Sala de Informática para pesquisar imagens a respeito da batalha entre turcos e bizantinos pela cidade de Constantinopla. Abaixo, seguem exemplos de imagens a serem colhidas:

- Imagem 1: Canhão Turco. Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_i_YdICPTytk/TDIQ69SUAiI/AAAAAAAABXE/njI2YBY27wo/s1600/Artilheiros+otomanos+posicionando+um+canh%C3%A3o.jpg

Canhão Turco

- Imagem 2: Turcos escalam muralhas de Constantinopla. Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_i_YdICPTytk/TDIRCOh2puI/AAAAAAAABXU/65e8Pq1NvdQ/s1600/Tropas+otomanas+escalam+as+muralhas+de+Constantinopla.jpg

Turcos escalam

- Imagem 3: Muralhas de Constantinopla. Disponível em:

http://levantetours.com.tr/Levante-web/Portug/ISTANBUL.HTM

Muralhas de Constantinopla 2

Uma vez colhidas as imagens e baseando-se nos conhecimentos adquiridos nas leituras dos textos, os alunos, em grupos de 5 a 6 estudantes, deverão fazer um relato da Queda de Constantinopla em forma de uma reportagem de jornal. A reportagem deverá conter as imagens obtidas, acompanhadas de legendas, e o seu texto deverá contemplar os aspectos das batalhas travadas pela cidade.

 

CONCLUSÃO

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que Constantinopla não foi tomada pelos turcos por um mero acaso. Sua queda deveu-se, principalmente, pela convergência de dois processos: o declínio da civilização bizantina e a ascensão da civilização turca.

Recursos Complementares
Avaliação

 

O professor deverá tomar como base de avaliação o pequeno texto produzido na primeira aula, além da participação do aluno durante os debates ao longo da primeira e da segunda aulas. Com relação à reportagem de jornal, o professor deverá atentar para a sua apresentação, conteúdo e redação. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.