19/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
- O contexto.
- O avanço turco-muçulmano.
- A importância de Constantinopla para a Europa, em especial para o Ocidente europeu.
- As relações e influências com o Ocidente europeu e o mundo muçulmano.
- As consequências da tomada de Constantinopla pelos turcos.
As principais estruturas do Império Bizantino.
INTRODUÇÃO
Para dar início a uma aula sobre a Queda de Constantinopla, o professor deverá esclarecer os alunos de que não se trata de um fato isolado, mas de um fato localizado dentro de um contexto mais amplo, não só do declínio da civilização bizantina, mas também da expansão turco-otomana Europa adentro.
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula distribuindo entre os alunos o texto indicado a seguir a respeito da cidade de Constantinopla, disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2003/10/13/001.htm
Uma vez realizada a leitura do texto, o professor proporá aos alunos a realização de um debate, o qual seguirá o seguinte roteiro:
- Características da cidade de Constantinopla;
- Origens;
- Importância religiosa;
- Importância comercial.
Ao fim da aula, o professor deverá pedir aos alunos um pequeno texto de 5 linhas, no qual responderá à seguinte pergunta: por que, segundo o texto, Constantinopla era a Nova Iorque do seu tempo?
Imagem: Muralhas de Constantinopla. Disponível em:
http://www.joraga.net/gilvicente/imgs/ilustrar/constantinopla_muros18.jpg
Aula 2
A segunda aula será dedicada ao estudo da civilização e expansão turca. Para iniciá-la, o professor deverá distribuir entre os seus alunos os seguintes textos:
- Texto 1, disponível em:
http://www.historiadomundo.com.br/turca/imperio-otomano.htm
- Texto 2, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Otomano
Observação: No texto 2, deverá ser lida apenas a parte da ascensão do Império turco.
A seguir, o professor deverá dispor os seus alunos em círculo e iniciar um debate a respeito das principais estruturas organizacionais turcas e da sua expansão.
Aula 3
Ao se iniciar a terceira aula, o professor deverá distribuir os seguintes textos entre os seus alunos:
- Texto 1, disponível em:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2003/10/13/000.htm
- Texto 2, disponível em:
http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/queda-de-constantinopla.htm
- Texto 3, disponível em:
http://www.infoescola.com/idade-media/queda-de-constantinopla/
Feita a leitura dos textos, os alunos deverão ir à Sala de Informática para pesquisar imagens a respeito da batalha entre turcos e bizantinos pela cidade de Constantinopla. Abaixo, seguem exemplos de imagens a serem colhidas:
- Imagem 1: Canhão Turco. Disponível em:
- Imagem 2: Turcos escalam muralhas de Constantinopla. Disponível em:
- Imagem 3: Muralhas de Constantinopla. Disponível em:
http://levantetours.com.tr/Levante-web/Portug/ISTANBUL.HTM
Uma vez colhidas as imagens e baseando-se nos conhecimentos adquiridos nas leituras dos textos, os alunos, em grupos de 5 a 6 estudantes, deverão fazer um relato da Queda de Constantinopla em forma de uma reportagem de jornal. A reportagem deverá conter as imagens obtidas, acompanhadas de legendas, e o seu texto deverá contemplar os aspectos das batalhas travadas pela cidade.
CONCLUSÃO
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que Constantinopla não foi tomada pelos turcos por um mero acaso. Sua queda deveu-se, principalmente, pela convergência de dois processos: o declínio da civilização bizantina e a ascensão da civilização turca.
O professor deverá tomar como base de avaliação o pequeno texto produzido na primeira aula, além da participação do aluno durante os debates ao longo da primeira e da segunda aulas. Com relação à reportagem de jornal, o professor deverá atentar para a sua apresentação, conteúdo e redação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!