21/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Cultura |
- As origens das Ordens Mendicantes.
- As ordens e suas regras.
- A importância social e religiosa das Ordens.
- Franciscanos e Dominicanos: características, semelhanças e diferenças.
- As principais estruturas políticas, sociais, religiosas, militares e econômicas do período medieval.
INTRODUÇÃO
O professor deverá explicar aos alunos que o objeto de estudo destas aulas se trata de um mundo completamente diferente do nosso, onde se criaram regras e objetivos voltados para a ajuda ao próximo e de votos de pobreza. Casos de altruísmo e de extrema pobreza não foram raros entre os integrantes dessas Ordens Mendicantes na Idade Média.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Para iniciar a primeira aula, o professor deverá distribuir entre seus alunos o seguinte texto, disponível em: http://www.infopedia.pt/$ordens-mendicantes.
Em seguida, o seguinte vídeo deverá ser apresentado aos alunos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4mDt1IyjvZI.
Uma vez feita a leitura do texto e assistido ao vídeo, o professor deverá dispor os seus alunos em círculo e iniciar um debate a respeito das Ordens Mendicantes na Idade Média. O debate deverá seguir o seguinte conteúdo:
- Motivos e objetivos que levaram à criação das Ordens Mendicantes;
- Contextualização;
- As principais ordens, suas características e sua importância religiosa e para a sociedade.
Aula 2
Para a segunda aula, o professor deverá levar os estudantes à Sala de Informática, dividi-los em dois grandes grupos e orientá-los sobre a organização de uma pesquisa na Internet. Um dos grupos pesquisará sobre São Francisco de Assis e a Ordem Franciscana, o outro se dedicará ao estudo de São Domingos e a Ordem Dominicana. Abaixo listamos algumas sugestões de sites que poderão ser consultados pelos alunos.
Grupo 1: “São Francisco de Assis e a Ordem Franciscana”
- Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Frades_Menores
http://www.lepanto.com.br/dados/HagSFranc.html
- Imagem: São Francisco de Assis. Disponível em:
Grupo 2: “São Domingos e a Ordem Dominicana”
- Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_de_Gusm%C3%A3o
http://www.lepanto.com.br/dados/HagDomingGusm.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Pregadores
- Imagem: São Domingos de Gusmão. Disponível em:
Os alunos deverão atentar para a contextualização da criação das Ordens, os seus principais feitos e personagens, seus objetivos, entre outras questões. Além disso, deverão preocupar-se com uma pesquisa iconográfica, pois a coleta de boas imagens será importante para o desenvolvimento das atividades na aula seguinte.
Aula 3
A terceira aula será dedicada à apresentação da pesquisa realizada pelos grupos na aula anterior. As apresentações deverão conter imagens e contar com a participação de todos os seus integrantes. O professor poderá optar por dar a liberdade de escolha aos seus alunos, permitindo que eles mesmos decidam quem deverá começar as explanações, se o Grupo 1 ou o Grupo 2.
Uma vez finalizadas as apresentações, o professor deverá pedir aos alunos que redijam, individualmente, um texto de 10 linhas sobre o tema o qual seu grupo não foi responsável pela pesquisa. Ou seja, os integrantes do Grupo 1 deverão redigir um texto sobre São Domingos de Gusmão e a Ordem dos Pregadores, os do Grupo 2 farão uma redação a respeito de São Francisco de Assis e a Ordem dos Frades Menores.
Isso ajudará não apenas na melhor apreensão do conteúdo pelos alunos, como também fará com que eles prestem atenção à apresentação do grupo dos seus colegas.
CONCLUSÃO
Uma vez terminadas as aulas, os alunos entenderão o importante papel realizado pelas Ordens Mendicantes da Idade Média. Compreenderão que elas foram uma inovação religiosa e social, ajudando a disseminar a ideia cristã de altruísmo, pobreza e de ajuda ao próximo e aos animais.
Sites:
- http://www.paginaoriente.com/santos/op.htm
- http://www.franciscano.org.br/v3/pages/texto.php?id=121
Filmes:
- São Francisco de Assis (1961). Direção: Michael Curtiz.
- Irmão Sol, Irmã Lua (1972). Direção: Franco Zeffirelli.
- O nome da Rosa (1986). Direção: Jean-Jacques Annaud.
O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das três aulas. Baseará a sua análise na participação dos alunos e na compreensão do tema na discussão na primeira aula. Observará a atuação de cada aluno durante a pesquisa na Sala de Informática, assim como a interação entre os colegas de grupo. As apresentações deverão ser avaliadas em sua criatividade e conteúdo e os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência e redação.
Uma estrela 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/03/2012
Uma estrelanossa agora ja sei onde o professor foi buscar a aula de ontem.....