16/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Noções de flexão do verbo em número e em pessoa .
Flexão de tempo no presente do modo indicativo.
Domínio da leitura e escrita.
Noções do conceito e utilização dos pronomes.
Noções do conceito de verbo na forma nominal infinitiva.
Estratégias
Recursos
Atividade 1
A. Preencha as lacunas da 1ª estrofe e do estribilho usando as palavras (pronomes pessoais): eu, tu, elas.
B. Preencha as lacunas da última estrofe com a conjugação correta dos verbos no infinitivo entre parênteses.
Professor, utilize a música de Ana Carolina, 'Enquanto eu durmo", disponível em: < http://letras.terra.com.br/ana-carolina/1291991/ >. Acesso em 15 dez. 2011, para introduzir o estudo do presente do indicativo.
Enquanto os alunos a ouvem, entregue a cada um uma cópia conforme abaixo para que preencham as lacunas com as pessoas que ficam ocultas na 1ª estrofe e no estribilho da composição de Ana Carolina e com a conjugação correta dos verbos no infinitivo entre parênteses da última estrofe.
Isto irá familiarizá-los com o uso da segunda pessoa do singular, que é raro na linguagem falada e colocá-los em contato com vários verbos da 1ª, 2ª e 3ª conjugações no presente do indicativo.
Muitas perguntas que ( _____ ) afundas de respostas
( _____ ) Não afastam minhas dúvidas
( _____ ) Me afogo longe de mim
( _____ ) Não me salvo porque ( _____ ) não me acho
( _____ ) Não me acalmo porque ( _____ ) não me vejo
( _____ ) Percebo até, mas ( _____ ) desaconselho
( _____ ) Espero a chuva cair
Na minha casa, no meu rosto
Nas minhas costas largas
( _____ ) Espero a chuva cair
Nas minhas costas largas
Que ( _____ ) afagas enquanto ( _____ ) durmo,
Enquanto ( _____ ) durmo, enquanto ( _____ ) durmo...
De longe parece mais fácil,
Frágil é se aproximar
Mas eu ______________(chegar), eu ______________(cobrar)
Eu _______________(dobrar) teus conselhos
Não me ___________(salvar) porque não me _____________(achar)
Não me ___________(acalmar) porque não me ___________(ver)
(eu)________________(perceber) até, mas (eu)_______________(desaconselhar)
Atividade 2
Professor, informe a seus alunos que você utilizará o projetor para apresentar-lhes algumas imagens (abaixo).
A cada imagem mostrada, peça a eles que, individualmente, digam se a praticam para que utilizem o pronome: eu.
Peça a mais alguém que pratica a atividade apresentada, que utilize o pronome: nós.
Finalmente, peça a alguém que não pratica a atividade apresentada, que utilize o pronome: eles/elas.
Finalize a apresentação revisando os pronomes pessoais no quadro, o conceito de verbo (palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza), e peça aos alunos que, em duplas, escolham um dos verbos apresentados e redijam a conjugação.
Após o término do tempo estipulado para o fim da atividade, escolha a primeira dupla a apresentar e verifique qual foi o verbo escolhido.
Verifique, então, quais outras duplas escolheram o mesmo verbo e proponha que as duplas leiam em conjunto a conjugação que redigiram.
Evite correções até que todos tenham lido o que produziram. Simplesmente anote de maneira discretapara fazer a correção ao final desta atividade. Desta forma, como a leitura foi feita por pelo menos duas duplas, quem tiver errado não sofrerá constrangimento, uma vez que o foco desta atividade não é avaliativo e sim exploratório.
Imagem disponível em < http://www.teens180.com/arquivos/201101/jpg_20110128200329_84_gg.jpg >. Acesso em 15 dez. 2011.
Imagem disponível em < http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQcmwsnhN8ibJb1bKKgvnBVQQqO-u1sMe2OmHS9XtwUZQi2fgCi >. Acesso em 15 dez. 2011.
Imagem disponível em < http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT3HVji7OiQVKG4ga5msvzvyfwZw88jFyVogA9lPIbRAIWb-RvN > . Acesso em 15 dez. 2011.
Imagem disponível em <http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRZXXYkOdODC23gleJwCcYcQBMdbRdrX5faq7XrCWXXZP4_iKnA > . Acesso em 15 dez. 2011.
Imagem disponível em< http://2.bp.blogspot.com/_WnQcVKwmgds/TNXZm6yPEFI/AAAAAAAABK0/h0EBlgEaU-U/s1600/photolibrary_rf_photo_of_woman_eating_ice_cream_cone.jpg >. Acesso em 15 dez. 2011.
Imagem disponível em< http://www.imagens18.kit.net/tocando_guitarra.gif > . Acesso em 15 dez. 2011.
.
Imagem disponível em< http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZ16ySoX8qCZazK7ZA7w0-_p4LK1bkWAAcgRLHvjKX6RLJ2nbP_w > . Acesso em 15 dez. 2011.
.
Atividade 3
Leia o poema abaixo e faça o que se pede:
Conjugação
Afonso Romano de Sant’Anna
Eu falo
Tu ouves
Ele cala.
(Conjugue o verbo entre parênteses, de acordo com os pronomes, no modo indicativo presente)
Eu (procurar) _____________________
Tu (indagar) _____________________
Ele (esconder) _____________________
Eu (plantar) _____________________
Tu (adubar) _____________________
Ele (colher) _____________________
(Passe para o plural)
Eu ajunto _____________________
Tu conservas _____________________
Ele rouba. _____________________
Eu defendo _____________________
Tu combates _____________________
Ele entrega. _____________________
(Use os três pronomes pessoais no singular e conjugue o verbo no presente do indicativo)
(?) (cantar) _____________________
(?) (calar) _____________________
(?) (vaiar.) _____________________
(?) (escrever) _____________________
(?)me (ler) _____________________
(?) (apagar) _____________________
Professor, acesse o site abaixo para informar-se e enriquecer sua aula.
http://artculturalbrasil.blogspot.com/2009/06/o-verb-que-habita-na-poesia.html
Crie uma paródia de duas estrofes para o poema Conjugação de Afonso Romano de Sant’Anna
Professor, pergunte a seus alunos por que cada pessoa das estrofes veio acompanhada de um verbo diferente para se certificar que eles compreenderam a intenção do autor de criar um contesto que refletisse uma cadeia de ações e reações e os desafie a imitá-lo. Assim você poderá verificar se as atividades foram eficientes. Se não, você poderá refletir sobre sua prática e refazê-la.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!