Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Sistema verbal português: o verbo no presente do indicativo

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Noções de flexão do verbo em número e em pessoa .

Flexão de tempo no presente do modo indicativo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura e escrita.

Noções do conceito e utilização dos pronomes.

Noções do conceito de verbo na forma nominal infinitiva.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Trabalho em duplas.
  • Discussão em grupo.

Recursos

  • Apresentação de vídeo do youtube
  • Projeção de imagens

Atividade 1

A. Preencha as lacunas da 1ª estrofe e do estribilho usando as palavras (pronomes pessoais): eu, tu, elas.

B. Preencha as lacunas da última estrofe com  a conjugação correta dos verbos no infinitivo entre parênteses.

Professor, utilize a música  de Ana Carolina, 'Enquanto eu durmo", disponível em: < http://letras.terra.com.br/ana-carolina/1291991/ >. Acesso em 15 dez. 2011, para introduzir o estudo do presente do indicativo.

Enquanto os alunos a ouvem, entregue a cada um uma cópia conforme abaixo para que preencham as lacunas com as pessoas que ficam ocultas na 1ª estrofe e no estribilho da composição de Ana Carolina e com  a conjugação correta dos verbos no infinitivo entre parênteses da última estrofe.

Isto irá familiarizá-los com o uso da segunda pessoa do singular, que é raro na linguagem falada e colocá-los em contato com vários verbos da 1ª, 2ª e 3ª conjugações no presente do indicativo.

Enquanto Eu Durmo

Ana Carolina

Muitas perguntas que ( _____ ) afundas de respostas
( _____ ) Não afastam minhas dúvidas
( _____ ) Me afogo longe de mim
( _____ ) Não me salvo porque ( _____ ) não me acho
( _____ ) Não me acalmo porque ( _____ ) não me vejo
( _____ ) Percebo até, mas ( _____ ) desaconselho

( _____ ) Espero a chuva cair
Na minha casa, no meu rosto
Nas minhas costas largas
( _____ ) Espero a chuva cair
Nas minhas costas largas
Que ( _____ ) afagas enquanto ( _____ ) durmo,
Enquanto ( _____ ) durmo, enquanto ( _____ ) durmo...

De longe parece mais fácil,
Frágil é se aproximar
Mas eu ______________(chegar), eu ______________(cobrar)
Eu _______________(dobrar) teus conselhos
Não me ___________(salvar) porque não me _____________(achar)
Não me ___________(acalmar) porque não me ___________(ver)
(eu)________________(perceber) até, mas (eu)_______________(desaconselhar)

 

Atividade 2

Professor, informe a seus alunos que você utilizará o projetor para apresentar-lhes algumas imagens (abaixo).

A cada imagem mostrada,  peça a eles que, individualmente, digam se a praticam para que utilizem o pronome: eu.

 Peça a mais alguém que pratica a atividade apresentada, que utilize o pronome: nós.

Finalmente, peça a alguém que não pratica a atividade apresentada, que utilize o pronome: eles/elas.

Finalize a apresentação revisando os pronomes pessoais no quadro, o conceito de verbo (palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza), e peça aos alunos que, em duplas, escolham um dos verbos apresentados e redijam a conjugação.

Após o término do tempo estipulado para o fim da atividade, escolha a primeira dupla a apresentar e verifique qual foi o verbo escolhido.

Verifique, então, quais outras duplas escolheram o mesmo verbo e proponha que as duplas leiam em conjunto a conjugação que redigiram.

Evite correções até que todos tenham lido o que produziram. Simplesmente anote de maneira discretapara fazer a correção ao final desta atividade. Desta forma, como a leitura foi feita por pelo menos duas duplas, quem tiver errado não sofrerá constrangimento, uma vez que o foco desta atividade não é avaliativo e sim exploratório.

 

Imagem disponível em < http://www.teens180.com/arquivos/201101/jpg_20110128200329_84_gg.jpg >. Acesso em 15 dez. 2011.

Imagem disponível em < http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQcmwsnhN8ibJb1bKKgvnBVQQqO-u1sMe2OmHS9XtwUZQi2fgCi >. Acesso em 15 dez. 2011.

Imagem disponível em < http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT3HVji7OiQVKG4ga5msvzvyfwZw88jFyVogA9lPIbRAIWb-RvN > . Acesso em 15 dez. 2011.

Imagem disponível em <http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRZXXYkOdODC23gleJwCcYcQBMdbRdrX5faq7XrCWXXZP4_iKnA > . Acesso em 15 dez. 2011.

 

Imagem disponível em< http://2.bp.blogspot.com/_WnQcVKwmgds/TNXZm6yPEFI/AAAAAAAABK0/h0EBlgEaU-U/s1600/photolibrary_rf_photo_of_woman_eating_ice_cream_cone.jpg >. Acesso em 15 dez. 2011.

Imagem disponível em< http://www.imagens18.kit.net/tocando_guitarra.gif > . Acesso em 15 dez. 2011.

.

Imagem disponível em< http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZ16ySoX8qCZazK7ZA7w0-_p4LK1bkWAAcgRLHvjKX6RLJ2nbP_w > . Acesso em 15 dez. 2011.

.

Atividade 3

Leia o poema abaixo e faça o que se pede:

 

Conjugação

Afonso Romano de Sant’Anna

 

 

Eu falo             

Tu ouves         

Ele cala.          

 

(Conjugue o verbo entre parênteses, de acordo com os pronomes, no modo indicativo presente)

Eu (procurar)              _____________________

Tu (indagar)                 _____________________

Ele (esconder)            _____________________

 

Eu (plantar)      _____________________

Tu (adubar)      _____________________

Ele (colher)      _____________________

 

(Passe para o plural)

Eu ajunto          _____________________

Tu conservas   _____________________

Ele rouba.        _____________________

 

Eu defendo      _____________________

Tu combates   _____________________

Ele entrega.     _____________________

 

(Use os três pronomes pessoais no singular e conjugue o verbo no presente do indicativo)

(?) (cantar)       _____________________

(?) (calar)         _____________________

(?) (vaiar.)        _____________________

 

(?) (escrever)   _____________________

(?)me (ler)        _____________________

(?) (apagar)     _____________________

Recursos Complementares

 

Professor, acesse o site abaixo para informar-se e enriquecer sua aula.

http://artculturalbrasil.blogspot.com/2009/06/o-verb-que-habita-na-poesia.html

Avaliação

Crie uma paródia de duas estrofes para o poema Conjugação de Afonso Romano de Sant’Anna

Professor, pergunte a seus alunos por que cada pessoa das estrofes veio acompanhada de um verbo diferente para se certificar que eles compreenderam a intenção do autor de criar um contesto que refletisse uma cadeia de ações e reações e os desafie a imitá-lo. Assim você poderá verificar se as atividades foram eficientes. Se não, você poderá refletir sobre sua prática e refazê-la.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.