20/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade
A aula tem início com o professor pedindo aos alunos, divididos em grupos de até 5 pessoas, uma pesquisa online qualitativa e quantitativa sobre os blogues que tratam especificamente de Literatura.
Os alunos deverão preencher a tabela abaixo conforme o que conseguirem encontrar ao longo de 50 minutos de aula.
Nome do blogue | Foco do blogue (trabalha com um autor ou gênero literário ou obra específica?) |
Conteúdo do blogue | Possibilidade de downloads | |
Blogue 1 | ||||
Blogue 2 | ||||
Blogue 3 | ||||
Blogue 4 etc. |
http://literaturaearte.blogspot.com/
http://daliteratura.blogspot.com/
Aula 2
Atividade
Após pesquisa, os alunos montarão um gráfico com os resultados achados bem como um texto descritivo (relatório) do processo da pesquisa e dos resultados obtidos. Os dados serão confrontados e discutidos entre os grupos. Os gráficos e os textos serão expostos em um mural na escola. Essa atividade servirá como formalização da pesquisa e dado de conhecimento para os alunos e comunidade escolar.
Exemplo de gráfico:
http://www.microepequenasempresas.com.br/wp-content/uploads/2011/05/grafico_barras_vendas_estado.jpg
Ver como se faz um relatório de pesquisa:
http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf
Aula 3, 4 e 5
Atividade
Depois da pesquisa e das discussões, os alunos terão maior conhecimento do blogue enquanto um espaço que possibilita trocas literárias. Agora, sua tarefa será a de criar um blogue para a sala com o intuito de dividir material literário.
Para tanto, os alunos, ainda em grupos, serão divididos para que cada um tenha uma tarefa a executar. Exemplo: Um grupo fica responsável por criar o blogue na internet. Outro grupo fica responsável por arrumar o layout do blogue. Outros ficam incumbidos de postar textos, links, fotos, organizar downloads. O importante é que cada grupo dê sua contribuição ao blogue.
Professor, caso esteja trabalhando um conteúdo específico, por exemplo, poema visual, os alunos poderão pesquisar sobre poema visual para elaborar um blogue com postagens desse tema. A cada novo assunto literário, pode-se construir um novo blogue ou alimentar o blogue já existente.
Links para criação de blogues:
http://www.blog.comunidades.net/
http://www.blogger.com/home?pli=1
http://www.dicasparablogs.com.br/
O interessante da proposta é que os alunos entendam o blogue como mais uma ferramenta que pode ser utilizada para o estudo, para o ganho de conhecimento. Cabe ao professor demandar atividades que podem ser realizadas no blogue ou a partir dele. Portanto, professor, é essencial que você tenha conhecimento do blogue e suas possibilidades enquanto uma ferramenta propícia ao ensino.
Para inteirar-se sobre o assunto, ver links abaixo dispostos em "Para leitura do professor".
Para leitura do professor:
"Blogs ganham força como ferramenta de ensino-aprendizagem"
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4386
"Educadores discutem o blogue como ferramenta de ensino-aprendizagem"
"O blogue como ferramenta de ensino: problemas e proposições"
http://ciberensino.blogspot.com/2010/09/o-blog-como-ferramenta-de-ensino.html
"Blogues: ferramentas de ensino e educação profissional"
http://www.sala.org.br/artigos-de-capa/blogues-ferramentas-de-ensino-e-desenvolvimento-profissional
"Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino"
http://adelinamouravitae.com.sapo.pt/bloguepotencialidades.pdf
Nessa proposta, a avaliação é realizada com base na criação do blogue da sala. O que tem de ser levado em consideração é a decisão discente de organização do blogue bem como de sua alimentação por meio das postagens referidas ao assunto que o professor determinar.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!