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Cinema Marginal Brasileiro

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A aula possibilitará ao aluno a compreensão do Cinema Marginal como movimento que tem a intenção de retratar a situação cultural e social do país, em plena Ditadura Militar (1964-1985), que estava sendo influenciado por histórias em quadrinhos, imprensa popular e o tropicalismo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É aconselhável que o professor já tenha trabalhado o regime militar brasileiro (1964-1985) com seus alunos. Utilizando, assim, a discussão sobre o Cinema Marginal para estudar o período em questão de uma forma mais transversal.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

O movimento denominado Cinema Marginal surgiu na década de 60 com uma corrente de cineastas jovens, que tinham como verdadeira preocupação contestar os costumes e a linguagem cinematográfica dominante. Dois autores têm uma fundamental importância inspiradora para os cineastas marginais: Ozualdo Candeias, com A Margem (1967) e o diretor, ator e roteirista José Mojica Marins, com À meia-noite levarei sua alma (1964).

É de extrema importância estudar a produção do Cinema Marginal para entendermos melhor o período mais duro da repressão da Ditadura Militar. No governo do Gal. Médici temos o auge do uso da violência para censurar as artes e perseguir quem se opunha a política imposta pela Ditadura Militar.

Helena Ignez Atriz Helena Ignez em "A Família do Barulho" de Julio Bressane (1970)

Atividade 1 - Contextualizando o Cinema Marginal

No primeiro momento, toda a turma irá se debruçar sobre a temática do Cinema Marginal. É importante que os alunos percebam como surgiu, seus principal autores e tenham um primeiro contato com as diversas temáticas abordadas.

O professor poderá utilizar os seguintes textos base para iniciar a discussão:

Texto 1: Cinema Marginal - http://www.infoescola.com/artes/cinema-marginal/ (

Texto 2: Ruídos Pulsativos - Marginália - http://tropicalia.com.br/ruidos-pulsativos/marginalia/cinema-marginal

Texto 3: A Emergência do Cinema Marginal - Overmundo - http://www.overmundo.com.br/overblog/a-emergencia-do-cinema-marginal

Texto 4: Cinema Marginal e a Pornochanchada - http://semcautela.wordpress.com/reportagens/cultura/cinema-marginal-e-pornochanchada/

Vídeo: Cinema Marginal Brasileiro: http://www.youtube.com/watch?v=gCLF5kTnBZg

Vídeo: Zoom Cinema Marginal: http://www.youtube.com/watch?v=h1l91LyR9_4

Após a apresentação do tema, o professor irá fazer um pequeno seminário (no formato mais livre possível) para que possa perceber os conhecimentos prévios dos alunos. Perguntas básicas como “O que pretendia os cineastas marginais?”, “Porque a utilização do termo 'marginal'?", "Quais as principais temáticas abordadas?", "Eles tiveram liberdade para filmar tudo o que pensavam?" deverão ser feitas para estimular a participação de todos.

Bang Bang, 1971  Cena do filme Bang Bang, de Andrea Tonacci (1971)

 

Atividade 2

É importante conhecer as produções e seus autores. Dividir a turma em 4 grupos. Cada grupo apresentará temas pesquisados utilizando os seguintes filmes: A Margem (Ozualdo Candeis, 1964), Hitler 3º Mundo (José Agrippino de Paula, 1968), Prata Palomares (André Faria Jr., 1970) e Sem essa, Aranha (Rogério Sganzerla, 1970).

Grupo 1 - Será responsável pelo longa-metragem A Margem, do cineasta Ozualdo Candeias. Esse filme é importante por ser considerado o percursor das temáticas abordadas e estética adotadas pelos os outros cineastas em questão.

 Vídeo: Trecho inicial - http://www.youtube.com/watch?v=Alui0biSgXw

Texto 1: A Margem - Portal do Cinema Brasileiro - http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/marginal/filmes/longas/02_01_02.php

Texto 2: A Margem, de Ozualdo Candeias - Revista Contracampo - http://www.contracampo.com.br/25/amargem.htm

Texto 3: Revista Zingu - http://revistazingu.blogspot.com/2007/03/doc-amargem.html

Texto 4: Ozualdo R. Candeias - http://udigrudi.com.br/andreblak/?p=60

A Margem Cartaz do filme A Margem.

Grupo 2 - Será responsável pelo longa-metragem Hitler 3 º Mundo, do cineasta José Agrippino de Paula.

Vídeo: 

Texto 1: Portal do Cinema Brasileiro - http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/marginal/filmes/longas/02_01_08.php

Texto 2: Quadros Loucos - http://quadradodosloucos.blogspot.com/2010/08/critica-dvd-hitler-do-terceiro-mundo.html

Texto 3: Revista Trip: http://revistatrip.uol.com.br/155/desplugados/02.htm

texto 4: Sem lenço e documento: http://veja.abril.com.br/300501/p_088.html

Grupo 3 - Será responsável pelo longa-metragem Prata Palomares, do cineasta André Faria Jr. 

Vídeo: Ilha 70 - Episódio #1 - parte 1 - Vinil Filme - http://www.youtube.com/watch?v=nrKEddbKUpE

Texto 1: Portal do Cinema Brasileiro - http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/marginal/filmes/longas/02_01_20.php

Texto 2: Prata Palomares - Ficha completa da Cinemateca de São Paulo - http://www.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=018273&format=detailed.pft#1

Texto 3: Viver e morrer no cinema - http://buchinsky.wordpress.com/2010/03/27/prata-palomares/

Texto 4: História do Cinema Brasileiro - http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/prata-palomares/

Cartaz do filme Prata Palomares Cartaz do filme Prata Palomares

Grupo 4 - Será responsável pelo longa-metragem Sem essa, Aranha, do cineasta Rogério Sganzerla.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=w-b_ILcLy0s

Texto 1: Portal do Cinema Brasileiro - http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/marginal/filmes/longas/02_01_32.php

Texto 2: Delito Imaginário - http://delitoimaginario.blogspot.com/2008/05/sem-essa-aranha.html

Texto 3: Contracampo - http://www.contracampo.com.br/58/semessaaranha.htm

Texto 4: Sesc São Paulo - http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/sganzerla/sganzerla.htm

Cartaz do filme  Cartaz do filme "Sem essa, Aranha".

 

É de extrema importância os alunos poderem assistir a alguns dos filmes trabalhados. Caso a escola se interesse em construir um acervo em sua biblioteca de DVDs de filmes nacionais o site da Programadora Brasil oferece toda a estrutura - http://www.programadorabrasil.org.br/ . Caso a parceria seja firmada, uma atividade extra seria a construção de uma mostra cinematográfica aberta a comunidade, com a seleção dos alunos.

Após a pesquisa, os alunos deverão apresentar em um seminário temático as principais características das obras estudadas.

Atividade 3 - O que é o Cinema Marginal?

As atividades anteriores ambientaram os alunos na dinâmica criativa dos anos 1960/70. Com a ajuda do professor de Artes, cada grupo deve criar uma forma de apresentar e representar as características que mais chamaram atenção na pesquisa. Lembrando que essa atividade deve ser o mais livre possível, os alunos poderão fazer desenhos, filmes, teatros, revista em quadrinhos, artes plásticas...

A criação dos grupos deverá ser exposta em área comum da escola, com pequenas legendas explicativas. 

 

Recursos Complementares

Portal Tropicália - http://tropicalia.com.br/

Cinema da Boca do Lixo - http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/galante/

Cinema Marginal - http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/marginal/

José Mojica Marins - http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/mojica/

Ozualdo Candeias - http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/candeias/000.htm

Documentário sobre a produtora Belair - http://www.youtube.com/watch?v=NkNYX-mqOOc

Canal Brasil - Boca do Lixo - http://canalbrasil.globo.com/programas/boca-do-lixo/

Táticas caminhantes: cinema marginal e a flanância juvenis pela cidade, texto de Edwar de Alencar Castelo Branco - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882007000100008&script=sci_arttext

Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos, as diferenças e proximidades de cada tema. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades, principalmente na atividade 3.

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