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O articulista e seu ponto de vista: como apresentar uma opinião (UCA)

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas;

o       Reconhecer, analisar e interpretar textos argumentativos em geral;

o       Identificar, analisar e interpretar opiniões por meio de fatos, explicitando os argumentos as sustentam.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Somos seres humanos e vivemos inseridos em uma sociedade com características marcantes quanto às manifestações artísticas e culturais, que se expressa, por exemplo, através de textos e discursos. É por meio de uma língua em uso corrente que o indivíduo constrói e expressa seus discursos em formas de texto a partir de gêneros textuais, que são nada mais que os textos reais com os quais o ser humano depara cotidianamente nas diversas situações e contextos sociais.

Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.

Marcuschi, 2000.

Nesta aula, especificamente, há a abordagem do gênero artigo de opinião, texto de natureza dissertativa em que se visa defender um ponto de vista em relação a um fato ou questão cotidiana. Os alunos provavelmente já terão alguma informação a respeito desse gênero, visto que é muito difundido em jornais e revistas com os quais deparamos no nosso cotidiano.

Assim, para iniciar a aula, o professor deverá partir do conhecimento prévio de seus alunos sobre o conceito e sobre a utilização de gêneros textuais, especificamente, o artigo de opinião. Para tanto, basta que ele pergunte à turma os que sabem sobre esse gênero e, principalmente, onde, como e por que eles são utilizados.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre gêneros textuais, sobretudo em relação ao artigo de opinião. Nesse ponto, basta que o professor retome as informações contidas na seção “Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno”, que muito poderão auxiliar na abordagem desse assunto.

 

A atividade tem por objetivo conhecer o gênero artigo de opinião, logo, a fim de se introduzir esse gênero textual, o professor apresentará inicialmente um artigo de opinião, intitulado “Os meninos de Madonna”, para que os alunos o analisem e apreendam, com o auxílio do professor, as características específicas ou mais comuns desse gênero.

Em “Os meninos de Madonna”, o articulista João Pereira Coutinho emite sua opinião negativa sobre o fato de Madonna ter adotado uma criança africana. Segundo ele, esse fato não passa de uma estratégia midiática por parte da cantora em querer se promover na sociedade. O professor deverá explicitar as marcas discursivas presentes no texto que ratificam essa opinião do autor.

O artigo se encontra nosite do jornal Folha de São Paulo, que se encontra disponível no link: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/546303-os-meninos-de-madonna.shtml. Aqui tanto o aluno quanto o professor encontrarão uma diversidade de artigos da Folha, que é um site bastante produtivo para consulta de textos dos mais variados temas.

 

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Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/546303-os-meninos-de-madonna.shtml

Acesso: 12 dez. 2011.

 

Atividade 02

Ao apresentar o artigo anterior, o professor deverá primar pela análise não apenas da estrutura do gênero em questão, mas também do assunto veiculado por ela. Preliminarmente, ele deve ler o texto junto aos alunos, pausando a leitura nos momentos que lhe convier, para fazer a análise de cada trecho apresentado.

Nessa análise, algumas perguntas podem nortear a construção de conhecimento dos alunos em relação ao gênero.

1.      A partir da leitura do texto e em seus conhecimentos sobre o gênero, responda: qual o tema do artigo analisado?

2.      Qual o objetivo desse gênero textual? O artigo em análise cumpre esse objetivo? Justifique.

3.      Qual o posicionamento do autor perante a atitude de Madonna? Que argumentos ele utiliza para comprovar seu ponto de vista?

4.      Quais são os principais elementos que compõem um texto de um artigo de opinião?

5.      Onde o artigo foi divulgado? Por quê? Como podemos caracterizar esse veículo de informação?

6.      Em que outros veículos um artigo como esse poderia ser divulgado? O que melhor caracteriza esses suportes?

7.      Quem é o autor desse artigo? Como poderíamos caracterizá-lo quanto à formação e ao trabalho que exerce?

8.      A quem esse artigo se destina? Como podemos caracterizar seu público-alvo quanto a grau de instrução, profissão, classe social, etc?

9.      Qual o registro de linguagem utilizado ao longo do artigo: padrão ou popular? Por que motivo se utilizou esse registro?

                                                                             

Os alunos devem responder às questões utilizando o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa solicitada.

Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada questão. É muito importante que o professor se atente à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

Ao abordar essas questões, o professor ouvirá as respostas de seus alunos sobre o artigo analisado e as sintetizará no quadro, para que os eles possam compará-las, ressaltando as semelhanças e as diferenças entre elas. É dessa forma que o professor chegará, por fim, de forma bastante esquemática, à estrutura e às principais características do gênero, a saber

Artigo de Opinião

 

Definição: É um gênero discursivo predominantemente argumentativo cujo objetivo principal é defender o ponto de vista do articulista que o assina sobre um ponto de discussão relevante da sociedade em termos sociais, políticos, culturais, etc.

 

Características:

·        Remetente: jornalista, especialista; pessoa com representatividade social.

·        Destinatário: população em geral, leitores dos veículos em que os textos são publicados.

·        Objetivo: defender um ponto de vista; convencer e persuadir o interlocutor da validade de suas ideias.

·        Tema: a sociedade, a política, a cultura.

·        Contexto de circulação: periódicos, rádio, televisão, Internet.

 

Estrutura: relativamente livre, porém organizada em:

·        Título (criativo, para chamar a atenção do leitor);

·        Introdução (que situa e contextualiza o problema);

·        Desenvolvimento (que analisa o problema e apresenta argumentos que fundamentam o ponto de vista do autor);

·        Conclusão (em que geralmente se reafirma o posicionamento defendido de forma categórica).

·        Assinatura (do articulista responsável pela produção do artigo);

 

Linguagem:

·        Registro: predominantemente formal, mas com algumas marcas de subjetividade, como metáforas e hipérboles.

·        Interlocução: facultativa

·        Pessoa e tempo verbal: na 1ª ou na 3ª pessoa do singular e predominantemente no presente;

·        Intenção comunicativa: convencer o leitor do ponto de vista defendido. 

 

Atividade 03

Após a análise dos alunos e do professor do artigo na atividade anterior, o professor deverá pedir, por fim, que os alunos façam uma análise semelhante de outro artigo, sem deixar de considerar, para isso, as principais características do gênero abordadas no quadro anteriormente.

Na realização dessa atividade, o professor dividirá a turma em grupos de 4, no máximo 5 pessoas. Cada grupo ficará encarregado de pesquisar um artigo de seu interesse e apresentá-lo à turma no suporte ou site em questão, lembrando sempre das principais características do gênero estudadas anteriormente.

Para encontrar os artigos, o professor sugerirá os sites e acervos dos maiores veículos de comunicação mais expressivos do Brasil, entre eles:

·        Jornal Folha de S. Paulo (http://www.folha.uol.com.br/)

·        Revista Veja (http://veja.abril.com.br/)

·        Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/)

·        Revista Isto é (http://www.istoe.com.br/capa)

·        Revista Carta Capital (http://www.istoe.com.br/capa)

·        Jornal Estado de S. Paulo (http://www.estadao.com.br/)

·        Jornal Estado de Minas (http://www.uai.com.br/em.html)

Essa é apenas uma seleção com alguns dos periódicos mais renomados do país. Mas o professor tem toda a liberdade de apresentar aos alunos outros., Essa seleção dependerá do tipo de enfoque que o professor dará à execução da atividade.

Após a leitura atenta do artigo escolhido, cada um dos grupos, sob a orientação do professor, deverá responder às seguintes questões, como forma de ratificar o conhecimento aprendido:

1.      Qual a temática principal do artigo?

2.      De que maneira o artigo trata esse tema? De maneira positiva, negativa ou neutra?

3.      Qual o objetivo do artigo? Ele é atendido?

4.      Quais são os principais elementos apresentados pelo artigo?

5.       Onde o artigo foi divulgado? Como podemos caracterizar esse suporte?

6.      Quem é / são o(s) autor(es) do artigo? Como se caracterizam?

7.      A quem o artigo se destina? Qual o público-alvo? Como podemos caracterizá-lo?

8.      Qual o registro de linguagem utilizado no artigo: padrão ou popular?

9.      Qual o objetivo da escolha desse registro?

 

Ao longo das apresentações, o professor, com o auxílio dos alunos, sintetizará as respostas dadas às análises em um quadro comparativo para diversos gêneros textuais. Esse quadro deverá ser feito no BRoffice (o equivalente ao Microsoft Word no Linux) em formato de tabela comparativa, da seguinte forma:

 

Gênero Textual

Temática

Objetivo

Elementos

Emissor (Autor)

Receptor

(Público)

Linguagem

Artigo de Opinião

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, após o preenchimento do quadro, ele deverá ser postado no blog da turma numa seção relacionada às características dos gêneros textuais. Nessa seção, poderão ser postados dos os trabalhos referentes aos diversos gêneros abordados na sala de aula. Isso para que os alunos tenham uma ampla fonte de consulta em relação aos gêneros, podendo recorrer às características deles sempre que necessário.

 

Observação:

            Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

passo

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

 

blog

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

Recursos Complementares

Sugestão de livros:

Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Autor: Luiz Antônio Marchuschi. Editora Parábola.

Aula de Português: Encontro e Interação. Autora: Irandé Antunes. Editora Parábola, 2003.

Da fala para a escrita: retextualizaçãode gêneros textuais. Autor: Antônio Marcuschi. Cortez Editora.

Retextualização de gêneros escritos. Autora: Regina Peret Dell’Isolla. Editora Lucerna.

                                         

Sugestão de links sobre o assunto:

http://moodle.stoa.usp.br/file.php/752/bibliografia/marcuschi_2003.pdf

http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html

http://alb.com.br/arquivo-orto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf.

http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_004/artigos/linguagem/pdfs/G%EAneros%20Textuais%20-%20Cristina.pdf

http://www.slmb.ueg.br/iconeletras/artigos/volume4/adriana_santos.pdf

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando não só à pertinência das informações apresentadas como também à utilização das marcas de registro popular e padrão. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

·         O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·         A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·         Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·         O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

O trabalho ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno durante a realização das tarefas. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de os alunos se interagirem entre si e com os outros. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento e envolvimento de cada um deles, lembrando que disso depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

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