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Um ponto de vista sobre a ética nacional: a produção de artigo de opinião (UCA)

 

19/12/2011

Autor y Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Analisar e interpretar textos verbais e não verbais (sobretudo, charges, tirinhas ou cartuns);

o       Reconhecer, analisar e produzir artigos sobre a evolução tecnológica;

o       Entender melhor o compromisso da sociedade com a ética e a cidadania.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Desde os primórdios da humanidade, o ser humano sempre se organizou em sociedades com interesses comuns. Seja em uma cidade, seja em um distinto grupo social, seja em uma classe representativa, o homem está sempre envolvido com outras pessoas, de forma que é necessário estabelecer algumas regras para uma boa convivência. As regras sociais, com as quais os alunos já lidam em seu cotidiano, surgem com o intuito de permitir a toda a população daquele grupo, uma boa convivência entre si, respeitando os direitos e cumprindo os deveres estabelecidos. Entre essas regras para a boa convivência, os alunos certamente serão capazes de destacar os bons hábitos, tais como o respeito à diversidade, a educação, o pagamento dos impostos, o respeito à vida, a dignidade, etc. Esses valores são externos ao humano, então precisam ser incutidos pela cultura, através de um longo processo educacional. Mas também existem os valores humanos que são intrínsecos ao indivíduo, como, por exemplo, o desejo de querer sempre mais, o amor, o ódio, liberdade, entre tantos outros com os quais os alunos já estão acostumados a lidar. Como então juntar esses dois tipos de valores, o externo e o interno, em prol da humanidade? Essa é a grande questão do Estado, sendo responsável pela boa integração dos indivíduos na sociedade. Ter consciência desse processo faz parte da formação de um indivíduo enquanto um cidadão que reconhece os seus direitos e pratica os seus deveres em prol da cidadania, para formação de uma sociedade mais igualitária, mais justa e, sobretudo, mais humana.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre a Ética e Cidadania. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre o que sabem a respeito da participação do cidadão perante a construção da Ética de uma cultura ou povo.

Para dar continuidade a essa discussão, o professor deverá pedir para que os alunos acessem a charge a seguir, composto de fotografias de inúmeras mulheres de diversos tipos, profissões, culturas e classes sociais. A imagem pode ser facilmente acessada, bastando clicar no link a seguir.

 

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Se você é político ou trabalha com política, participe da campanha pela ética que a OAB-SP está lançando. Porque quando falta ética na política, falta casa para morar, falta educação, falta segurança, falta emprego, falta comida no prato de uma criança e sobra abandono.

Disponível em: http://ducarmoeticaecidadania.blogspot.com/2011/07/esta-campanha-foi-lancada-em-2004.html .

 Acesso em: 11 Dez. 2011

Na análise da imagem, o professor fará algumas perguntas oralmente para a interpretação dos alunos. Essas perguntas servirão como norte para o professor promover a discussão.

  1. A imagem apresenta em seu centro uma criança. Em que posição essa criança é retratada? O que ela está vestindo? Onde ela se encontra?

  2. A partir dessa caracterização, o que podemos inferir sobre a condição sócio-econômica dessa criança?

  3. Conjugando a imagem central à frase núcleo dessa propaganda, o que podemos inferir a respeito da falta que a ética na política faz na sociedade?

  4. Qual a crítica pretendida pela propaganda? Que elementos ela conjuga para atingir essa crítica?

  5. A propaganda tem como objetivo influenciar o pensamento e/ou comportamento de seus interlocutores. Esse objetivo é atingido? Justifique.

 

O professor deve ratificar os comentários mais relevantes da discussão, para reativar os conhecimentos prévios dos alunos e garantir uma maior aproximação deles com o tema debatido, possibilitando uma apreensão mais ampla sobre a Ética e a Cidadania.

 

Atividade 02

Após ativar os conhecimentos prévios dos alunos ao se tratar da Ética e Cidadania na sociedade contemporânea, o professor deve retomar as principais características do gênero artigo de opinião, as quais eles já deverão saber, pelo menos em parte, para essa aula.

Nesse ponto, basta ao professor apresentar o seguinte artigo de opinião, analisando suas principais características com os alunos. Trata-se de um artigo de opinião, publicado no jornal Folha de São Paulo, intitulado “Deus e o Demônio”, que fala sobre os benefícios e malefícios do uso da internet.

 

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Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult505u192.shtml.

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

A seguir, apresentamos um box em se que sintetizam as principais características do artigo de opinião. Aborde-as com os alunos, focalizando a análise do artigo de opinião anterior.

 

Artigo de Opinião

 

Definição: É um gênero discursivo predominantemente argumentativo cujo objetivo principal é defender o ponto de vista do articulista que o assina sobre um ponto de discussão relevante da sociedade em termos sociais, políticos, culturais, etc.

 

Características:

·        Remetente: jornalista, especialista; pessoa com representatividade social.

·        Destinatário: população em geral, leitores dos veículos em que os textos são publicados.

·        Objetivo: defender um ponto de vista; convencer e persuadir o interlocutor da validade de suas ideias.

·        Tema: a sociedade, a política, a cultura.

·        Contexto de circulação: periódicos, rádio, televisão, Internet.

 

Estrutura: relativamente livre, porém organizada em:

·        Título (criativo, para chamar a atenção do leitor);

·        Introdução (que situa e contextualiza o problema);

·        Desenvolvimento (que analisa o problema e apresenta argumentos que fundamentam o ponto de vista do autor);

·        Conclusão (em que geralmente se reafirma o posicionamento defendido de forma categórica).

·        Assinatura (do articulista responsável pela produção do artigo);

 

Linguagem:

·        Registro: predominantemente formal, mas com algumas marcas de subjetividade, como metáforas e hipérboles.

·        Interlocução: facultativa

·        Pessoa e tempo verbal: na 1ª ou na 3ª pessoa do singular e predominantemente no presente;

·        Intenção comunicativa: convencer o leitor do ponto de vista defendido.

 

Atividade 03

Após a reativação dos conhecimentos dos alunos já trabalhados em momentos anteriores, a aula pode seguir o curso, para iniciar, de fato, a produção dos artigos. Na execução dessa atividade, o professor deve orientar os alunos para que façam seu trabalho individualmente, e se precisarem de suporte, o professor estará à disposição para auxiliar no que for necessário à escrita do texto.

O professor pedirá, então, para que os alunos, em grupo, utilizem um editor de texto, por exemplo, BROffice (o Microsoft Word do equipamento UCA), para a redação do artigo de opinião. Isso facilitará a correção e a manipulação do texto, tanto pelos alunos quanto, posteriormente, pelo professor. Em seguida, o professor deverá apresentar a seguinte produção de texto, analisando sistematicamente cada um dos textos que se seguem, solucionando as principais dúvidas dos alunos.

Em geral, muitos articulistas se valem de notícias do momento que abordem fatos relevantes, dignos de sua opinião a respeito. Pensando nisso, o professor deverá junto aos alunos pesquisar algumas notícias sobre Ética e Cidadania, que constituirão a base para extração do tema escrita do artigo de opinião. Algumas dessas notícias, estão sugeridas a seguir, mas o professor tem total liberdade de recorrer a outras notícias, inclusive mais recentes sobre essa temática, para que os artigos de seus alunos estejam em consonância com as questões atuais, que perpassam a sociedade.

 

Texto 01

 

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Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/03/governo-federal-instala-forum-direitos-e-cidadania.html.

 Acesso em: 11 Dez. 2011

Texto 02

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Disponível em: http://noticias.uol.com.br/especiais/corrupcao/ultnot/2008/08/28/ult6422u27.jhtm.

 Acesso em: 11 Dez. 2011

Texto 03

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Disponível em: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=396632.

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

O professor auxiliará os alunos ao longo de todo o processo de elaboração do artigo, principalmente na etapa de redação de textos, em que devem se atentar à utilização de uma linguagem adequada ao contexto. Nessa etapa, o professor deve alertá-los para uma escrita vinculada, sobretudo, à norma padrão, para dar maior credibilidade ao texto. Entretanto, o professor também deve ressaltar que os alunos devem evitar expressões rebuscadas ou pedantes, já que o artigo tem por objetivo explicitar o posicionamento do autor sobre um fato ou questão discutida na sociedade. Então seu alcance deve se o mais amplo possível, num universo de eleitos com capitais culturais diferentes.

 

Atividade 04

Quando todos os alunos terminarem a elaboração de seus respectivos artigos, devem proceder a uma revisão atenciosa do trabalho feito.

Nesse ponto, se atentarão à estrutura e às características do gênero, bem como aos aspectos gramaticais que envolvem a escrita. Isto é, eles deverão corrigir os equívocos relacionados: à adequação do texto ao tema e à proposta; à argumentação; à coerência e coesão; bem como à norma padrão escolhida para essa produção textual.

O professor deve frisar a importância dessa revisão, visto que o texto será divulgado – com o nome deles – não só para a escola, como também para a comunidade e pela Internet. É essencial, portanto que corrijam devidamente quaisquer inadequações relacionadas a esse processo de produção.

Antes da divulgação do material, o professor deve avaliar cada trabalho produzido, de modo a fazer uma revisão final para evitar que incorreções estruturais sejam divulgadas. Além disso, ele deverá, sobretudo, ressaltar a criatividade dos alunos na produção de seus artigos. Esse retorno positivo é essencial para incentivar os alunos a se empenharem na execução de seus trabalhos.

 

Atividade 05

Depois da correção das produções pelo professor e da realização das últimas modificações pelos alunos, o artigo pode, então, ser divulgado. A divulgação ocorrerá na Internet, na escola e na comunidade.

Na Internet, os alunos deverão postar seus trabalhos no blog da turma para a apreciação dos colegas e dos internautas em geral. Além disso, podem enviar seus artigos por e-mail à sua lista de contatos, pedindo para que os destinatários também o encaminhem para suas respectivas listas e podem postá-lo em redes sociais como o orkut e facebook. Assim, o artigo formará uma “corrente”, com o objetivo de atingir o maior número de internautas possível.

Na escola e na comunidade, os alunos deverão divulgar o artigo em papel impresso, como um folheto. A impressão fica, inicialmente, a cargo do aluno, mas seria ótimo se a escola ou outra entidade pudessem custeá-los. Quanto mais cópias, maior a difusão e alcance do artigo, maior também a possibilidade de leitores.

Na escola, os alunos podem divulgar os artigos durante o intervalo ou na saída para casa. Na comunidade, podem divulgá-las, em grupo no horário da aula junto ao professor, indo a um parque ou uma praça, por exemplo, e entregando as produções para os transeuntes ali presentes. Outra opção é a divulgação em um horário extraclasse. Nesse caso, os alunos, em grupo, deverão se dirigir a seus respectivos bairros para a distribuição dos artigos a seus vizinhos, parentes, amigos ou a qualquer outra pessoa de seu círculo social.

Entretanto, a despeito de todas as formas de divulgação anterior e de forma a respeitar o contexto de circulação do artigo, o mais interessante seria que os textos dos alunos fossem divulgados em jornais e revistas, eletrônicos e / ou impressos. Na escola e na comunidade e na Internet, os alunos podem divulgar os artigos, ou pelo menos alguns deles, em sites, jornais ou revistas da escola e da comunidade. Esta é apenas uma sugestão, mas que seria bastante interessante, porque o aluno dessa forma se sentiria de fato um articulista ao ver seu texto circulando em um contexto que é peculiar a esse gênero.

É essencial que o professor, para o sucesso da atividade, mobilize e incentive seus alunos nessa última etapa. Para isso, é igualmente importante que o próprio professor abrace a causa deste trabalho e faça com que os alunos percebam a relevância de refletir sobre o papel da Ética e Cidadania na sociedade contemporânea. Sem um posicionamento ativo quanto a isso, infelizmente, não há como haver interesse por parte dos alunos e muito menos – o mais importante – conscientização por parte das pessoas.

Recursos Complementares

Sugestão de Livros:

·         ALCÂNTARA, Ivan. O Futuro Cidadão – Ética e Cidadania – Todo Mundo é Igual. São Paulo: Editora Escala, 2004.

·         GALLO, Sílvio. (Org.) Ética e Cidadania – Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus Editora, 1997.

·         BRASIL, MEC. Ética e Cidadania: Construindo valores na escola e na sociedade.  Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf

·         BRASIL, MEC. Ética e Cidadania: Construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2003. Disponível em: http://www.oei.es/quipu/brasil/ec_intro.pdf

 

Sugestão de Sites:

·         http://www.mundodosfilosofos.com.br/rosana6.htm

·         http://desniveissociais.blogspot.com/2010/04/charge-da-semana_30.html

·         http://www.ligasolidaria.org.br/default.asp

·         http://www.webartigos.com/artigos/etica-e-cidadania-na-sociedade-brasileira/17721/

 

Sugestão de Filmes:

·         Ilha das Flores

·         Cronicamente Inviável

·         Carandiru

·         Cidade de Deus

·         Tropa de Elite (1 e 2)

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão, utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

·         O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·         A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·         Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·         O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno durante a realização das tarefas. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de os alunos se interagirem entre si e com os outros. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento e envolvimento de cada um deles, lembrando que disso depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

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