16/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio
Recursos
Estratégias
Atividade 1 - Apresentação de um vídeo
O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se eles acham que tem sotaque e como eles percebem isso.
No laboratório de informática, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem um vídeo pelo http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM963538-7822-OS+SOTAQUES+DO+BBB,00.html.
Atividade 2 - Discussão do vídeo
Uma vez que o vídeo contempla uma grande variedade de sotaques vindo de vários partes do Brasil, o professor iniciará a discussão perguntando aos alunos se os sotaques deles apareceram no vídeo. Questões relativas à formação histórica das regiões poderão ser realçadas.
O professor deverá perguntar aos alunos se eles já tiveram contato com pessoas de outras regiões do Brasil e como foi esse contato.
Atividade 3 - Pesquisa na Internet
O professor deverá apresentar perguntas que nortearão as pesquisas dos alunos:
Atividade 4 - Socialização do resultado das pesquisas
Os alunos deverão expor os resultados de suas pesquisas e será feito um debate sobre as mesma.
Atividade 5 - Proposta de atividade avaliativa
Os alunos farão uma teleconferência utilizando o Programa Skype ou Messenger. Eles se comunicarão com adolescentes de outras regiões afim de que percebam a diferença na maneira de falar, mas isso não compromete o entendimento, exceto em casos de gírias regionais. Esse é também um dos objetivos da atividade: conhecimento de gírias regionais.
Atividade 6 - Cadastro em programas para teleconferência
Os alunos poderão se cadastrar no Skype ou Messenger, possivelmente nesse último a maior parte dos alunos tenha uma conta.
O professor deverá orientar os alunos no cadastro desses programas.
Atividade 7 - Realização da teleconferência
Uma vez que as escolas e alunos parceiros tenham sido encontrados, o horário previamente combinado, os alunos poderão fazer a teleconferência.
Os alunos deverão a ser instruídos a observarem a maneira como o outro fala, as gírias, os gestos ( ou a ausência deles).
Atividade 8 - Relato da experiência
Os alunos deverão escrever um e-mail relatando a experiência vivida, ressaltando o aprendizado conquistado com ela.
Os critérios para avaliação serão:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!