Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Adolescentes do Brasil e seus sotaques – Uma teleconferência

 

16/12/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar diversos sotaques existentes em nosso país
  • Conhecer gírias regionais
  • Fazer teleconferência
Duração das atividades
3 horas-aula ( 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

Recursos

  • Laboratório de Informática
  • Fones de ouvido
  • Webcam 
  • Programa Skype ou Messenger

 

Estratégias

Atividade 1 - Apresentação de um vídeo

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se eles acham que tem sotaque e como eles percebem isso.

No laboratório de informática, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem um vídeo pelo http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM963538-7822-OS+SOTAQUES+DO+BBB,00.html

Sotaques do BBB

 

Atividade 2 - Discussão do vídeo

Uma vez que o vídeo contempla uma grande variedade de sotaques vindo de vários partes do Brasil, o professor iniciará a discussão perguntando aos alunos se os sotaques deles apareceram no vídeo. Questões relativas à formação histórica das regiões poderão ser realçadas. 

O professor deverá perguntar aos alunos se eles já tiveram contato com pessoas de outras regiões do Brasil e como foi esse contato.

  • Professor, procure o professor de História da sua escola para desenvolverem juntos essa atividade

 

Atividade 3 - Pesquisa na Internet

O professor deverá apresentar perguntas que nortearão as pesquisas dos alunos:

  • O que é sotaque?
  • Os sotaques  brasileiros são muito diferentes entre si?
  • Os sotaques podem impedir a comunicação?
  • Como surgiram os sotaques brasileiros?

 

Atividade 4 - Socialização do resultado das pesquisas

Os alunos deverão expor os resultados de suas pesquisas e será feito um debate sobre as mesma. 

 

Atividade 5 - Proposta de atividade avaliativa

Os alunos farão uma teleconferência utilizando o Programa Skype ou Messenger. Eles se comunicarão com adolescentes de outras regiões afim de que percebam a diferença na maneira de falar, mas isso não compromete o entendimento, exceto em casos de gírias regionais. Esse é também um dos objetivos da atividade: conhecimento de gírias regionais.

  • Professor, você poderá encontrar colegas de profissão aqui nesse Portal para a realização da atividade, pois professores de várias regiões do Brasil acessam  esse Portal. O importante é você escolher regiões com sotaques diferentes para que a atividade seja pertinente.

 

Atividade 6 -  Cadastro em programas para teleconferência

Os alunos poderão se cadastrar no Skype ou Messenger, possivelmente nesse último a maior parte dos alunos tenha uma conta.

O professor deverá orientar os alunos no cadastro desses programas.

Skype

 

Messenger

 

Atividade 7 - Realização da teleconferência

Uma vez que as escolas e alunos parceiros tenham sido encontrados, o horário previamente combinado, os alunos poderão fazer a teleconferência.

Os alunos deverão a ser instruídos a observarem a maneira como o outro fala, as gírias, os gestos ( ou a ausência deles).

  • Professor, estipule um tempo mínimo e máximo para a teleconferência. Circule pela sala enquanto os alunos realizam a atividade.

 

Atividade 8 - Relato da experiência

Os alunos deverão escrever um e-mail relatando a experiência vivida, ressaltando o aprendizado conquistado com ela.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Os critérios para avaliação serão:

  • clareza das ideias apresentadas
  • fidelidade ao tema
  • envio do e-mail na data estipulada
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.