Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bete ou Tacobol: Baseball brasileiro? UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar o seu conhecimento relacionado ao jogo do bete, também conhecido como tacobol;
  • Identificar semelhanças e diferenças do jogo do bete com o esporte baseball;
  • Vivenciar o bet na escola refletindo, coletivamente, sobre o princípio da convivência, que possibilita o agir democrático e a participação de todos.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos/ total 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Relação entre jogo e esporte tanto no aspecto prático quanto conceitual.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. Conhecendo o baseball

1. Realizar um diagnóstico do conhecimento prévio das alunos sobre baseball:

a) Quem sabe o que é baseball?

b) Quem já teve alguma experiência com esse esporte?Qual?

Obs: Possivelmente, nesse momento, será importante retomar a distinção conceitual entre jogo/esporte, antes de partir para debate coletivo.

2. Em seguida o professor solicitará que os alunos acessem um vídeo sobre baseball usando seus netbooks [metasys> favoritos>navegador de internet], de modo que os alunos confrontem seus conhecimentos prévios com a realidade do esporte.

Sugestão de Vídeo:

video bete 1  http://www.youtube.com/watch?v=AmSeO52SN7g, acesso em 13/12/2011

Após o vídeo, o professor deve provocar os alunos a responder a seguinte pergunta: é possível reproduzir este esporte na escola?

3. Posteriormente, reunir os alunos em grupo (máximo 05 alunos) para identificar “possibilidades” do jogo de baseball na escola. Eles deverão, portanto, iniciar uma tarefa com pesquisa na internet para ser será finalizada na aula seguinte:

a) Deverão pesquisar as regras do Baseball;

b) Deverão propor adaptações para realidade da sua escola;

As propostas serão escritas em formas de texto utilizando os recursos do netbook, editor de texto KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos], e todos deverão salvá-los em seus pendrives.

 

Aula 2 e 3. Pesquisando e vivenciando o baseball na escola

1. O professor solicitará que eles concluam a tarefa proposta na aula anterior, em grupo, com o objetivo de, até o final da aula, construir um “Quadro de Possibilidades” de baseball na escola.

2. Em seguida, o professor apresentará, mediante um projetor de imagem, todas as propostas em um único quadro, conforme sugestão abaixo. Os alunos deverão escolher apenas duas “Possibilidades” de se jogar Baseball na escola para vivenciarem nas próximas aulas.

Sugestão de quadro:

Grupo 1

Nomes...

 

Possibilidade 1

 

Regras oficiais mantidas

 

Regras alteradas

 

Grupo 2

Nomes...

 

Possibilidade 2

Regras oficiais mantidas

 

Regras alteradas

 

Grupo 3

Nomes...

 

Possibilidade 3

Regras oficiais mantidas

 

Regras alteradas

 

Fonte: arquivos do autor (2011)

3. Vivenciar as duas Possibilidades ,mais votadas,de se jogar baseball na escola  . O professor deverá mediar o processo de modo que as sugestões dos alunos atendam os seguintes critérios:

a) Se aproximar ao máximo dos elementos constitutivos e do objetivo do esporte baseball;

b) Possibilitar um jogo que garanta um agir democrático e princípios de convivência, sendo assim, todos deverão ter oportunidade de jogar.

4. Na próxima aula, partir já de início para a vivência da segunda Possibilidade. Após a prática da mesma, o professor pedirá que os alunos reflitam sobre as duas Possibilidades com base nos critérios “a” e “b” acima levantados.

5. Ainda nessa aula, com base nas duas Possibilidades, e coletivamente, deverão pensar nas regras que mais deram certo, se for o caso misturar as duas formas de jogar, para compor um terceiro jogo que atenda os critérios e o interesse da turma. Caso não haja consenso para as novas alterações, deverá ocorrer eleição das regras por votação da maioria.

 

Aula 5 e 6. Bete ou Tacobol: baseball brasileiro?

1. O professor iniciará a aula apresentando uma enquete, na qual os alunos deverão votar apenas uma vez, acessando uma enquete na internet previamente criada pelo professor [metasys> favoritos>navegador de internet]:

Sugestão de enquete:

(clique na imagem para acessar a enquete)

enquete bete

Disponível em: http://www.enquetes.com.br/enquete.asp?id=1008452, acesso em 13/12/2011

2. Em seguida, mantendo os grupos da aula passada, os alunos deverão pesquisar sobre a história do bete ou tacobol, assim como a história do baseball [metasys> favoritos>navegador de internet]. O objetivo é verificar se o resultado da enquete procede ou não.

Sugestão de sites para pesquisas:

História da basebol:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basebol#Hist.C3.B3ria, acesso em 13/12/2011

História do bete:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bete-ombro#Origem, acesso em 13/12/2011

3. Após a discussão deverá ficar claro que, na verdade, são jogos com origens diferentes e que, portanto, do ponto de vista histórico, o bete não pode ser considerado uma tentativa de adaptação do baseball no Brasil.

 

Aula 7 e 8. Vamos jogar o bete?

1. O professor convidará a turma a conhecer um pouco mais sobre o bete ou tacobol. O professor solicitará que (eles) acessem um jogo on line sobre bete:

Sugestão de jogo on line:

jogo on line bete

http://www.ilhagames.com/infantis/gully_crited.html, acesso em 13/12/2011

 

2. Em seguida, os alunos analisarão se as regras vivenciadas no jogo on line serão aquelas que eles reconhecem para jogar. Caso contrário, deverão entrar num consenso ou votação das regras que devem formar o jogo.

Logo após as definições, o professor deverá conduzir os alunos para o jogo de bete em espaço adequado na escola.

Obs.: Como se trata de um jogo de equipe que envolvem duplas, o professor poderá, caso haja espaço na escola, possibilitar que coexista mais de um jogo ao mesmo tempo.

Sugestão de vídeos sobre bete:

taco bete novas regras  http://www.youtube.com/watch?v=kb5d0AA3vRg&feature=related, acesso em 13/12/2011

 

como jogas bete ou taco  http://www.youtube.com/watch?v=Xus2TTuvvwQ&feature=related, acesso em 13/12/2011

Recursos Complementares

Informações sobre o Criquet (outra variação do bete ou tacobol):

Veja sobre o Criquet em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%ADquete#Criquete_no_Brasil, acesso em 13/12/2011

Avaliação

1. O professor deverá criar condições para  que o aluno reflita sobre a sua participação em torno dos princípios de convivência, durante todo processo vivenciado. Permitir aos alunos que falem se este princípio contribuiu ou não para a participação de todos e o agir democrático.

2. Avaliar também os dois jogos/esportes vivenciados:

Proposta de instrumento de avaliação:

Nome do Jogo:

a)      Pontos Positivos:

        Justifique-os:

 

b)      Pontos Negativos:

        Justifique-os:

 

Sugestões do aluno:

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.