Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - O sistema verbal portugues: o verbo no infinitivo

 

20/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Uso do infinitivo com função de imperativo

Infinitivo como complemento de verbo flexionado.

Infinitivo como substantivo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura e escrita.

Noções do conceito de verbo e das flexões do verbo.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Trabalho em dupla
  • Trabalho em grupo

 

Recursos:

  • Vídeo do youtube

Atividade 1

Professor, entregue a seus alunos uma cópia da música: Sonho de Ícaro (Byafra) com a tabela de conjugações. Música disponível em: < http://letras.terra.com.br/biafra/44571/ >.  Acesso em 15 dez. 2011.

A. Escute a música e sublinhe os verbos que estão no infinitivo (não têm flexão de pessoa ou tempo).

Sonho de Ícaro

Imagem disponível em: <http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo0aPPINEEOs6395BBj_YGvmghMpdSARgzuc4SsMy2kHPt4sJq>. Acesso em 15 dez. 2011.

Byafra

Voar, voar
Subir, subir
Ir por onde for
Descer até o céu cair
Ou mudar de cor
Anjos de gás
Asas de ilusão
E um sonho audaz
Feito um balão...

No ar, no ar
Eu sou assim
Brilho do farol
Além do mais
Amargo fim
Simplesmente sol...

Rock do bom
Ou quem sabe jazz
Som sobre som
Bem mais, bem mais...

O que sai de mim
Vem do prazer
De querer sentir
O que eu não posso ter
O que faz de mim
Ser o que sou
É gostar de ir
Por onde, ninguém for...

Do alto coração
Mais alto coração...

Viver, viver
E não fingir
Esconder no olhar
Pedir não mais
Que permitir
Jogos de azar
Fauno lunar
Sombras no porão
E um show vulgar
Todo verão...

Fugir meu bem
Pra ser feliz
Só no pólo sul
Não vou mudar
Do meu país
Nem vestir azul...

Faça o sinal
Cante uma canção
Sentimental
Em qualquer tom...

Repetir o amor
Já satisfaz
Dentro do bombom
Há um licor a mais
Ir até que um dia
Chegue enfim
Em que o sol derreta
A cera até o fim...

Do alto, coração
Mais alto, coração...

B. Distribua  os verbos sublinhados na tabela abaixo conforme a conjugação a que pertencerem:

 

1ª conjugação 2ª conjugação 3ª conjugação
voar descer ir
     
     
     
     
     
     
     
     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 2

Observe o quadrinho abaixo:

Disponível em: < http://2.bp.blogspot.com/-MKYnIy3OpdU/TWgvoeXE8SI/AAAAAAAAAVA/kZq9SMvEy9k/s1600/Tirinha5.jpg > . Acesso em 15 dez. 2011.

Os verbos torcer e abrir estão no infinitivo com a função de complemento dos verbos querer e ter.

Forme par com um colega e troquem informações sobre o que você quer fazer nas férias e sobre o que você e seus pais têm que fazer nas férias.

Professor, peça a alguns alunos que reportem o que seus colegas lhes disseram e anote os verbos utilizados no infinitivo para o aluno de um lado da lousa e para os pais em outro lado da lousa.

Ao final da atividade, pontue através dos verbos anotados, que tanto as atividades que os alunos querem fazer individualmente quanto as atividade que os pais/pais e alunos têm que fazer conjuntamente continuaram no infinitivo, sem sofrer flexão de pessoa ou tempo.

Atividade 3

Veja as orientações dadas para uma sessão de cinco minutos de meditação abaixo:

Imagem disponível em: < http://cdn.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2009/01/Dicas-para-meditar-em-casa.jpg >. Acesso em 15 dez. 2011.

  1. Sentar confortavelmente com as pernas cruzadas e fechar os olhos.
  2. Respirar lentamente.
  3. Concentrar o foco do pensamento num objeto ou lugar relaxante.
  4. Repetir uma mesma palavra ou som em voz baixa.
  5. Relaxar os músculos de cada parte do corpo.
  6. Levantar um minuto após abrir os olhos 

Podemos utilizar o infinitivo dos verbos com a função de IMPERATIVO dando o sentido de uma ordem ou orientação.

Professor,  divida seus alunos em grupos e  entregue-lhes cartolina e pincel para que façam um cartaz utilizando o Infinitivo indicando algum tipo de procedimento para uma receita ou regra de algum jogo conforme a criatividade deles.

Os grupos apresentarão os cartazes que podem ficar afixados na sala.

Atividade 4

VERBOS

Sofrer é outro nome

Do ato de viver.

Não há literatura

Que dome a onça escura.

Amar, nome-programa

De muito procurar.

Mas quem afirma que eu

Sei o reflexo meu?

Rir , astúcia do rosto

Na ameaça de sentir.

Jamais se soube ao certo

O que oculta um deserto.

Esquecer, outro nome

Do ofício de perder.

Uma inútil lanterna

Jaz em cada caverna.

Verbos outros imperam

Em momentos acerbos.

Mas para que nomeá-los,

Imperfeitos gargalos?

Além dos substantivos em negrito, há alguns verbos que estão sendo usados como substantivos. Sublinhe-os e diga a quais substantivos eles correspondem.

Ex.: Sofrer - sofrimento

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, leve fichas contendo frases em que o verbo no infinitivo esteja sendo utilizado das várias maneiras aqui apresentadas.

Os alunos podem ser divididos em grupos e o grupo que acertar mais frases é o vencedor.

Exemplos:

  • Cansei-me de tanto falar. (complemento)
  • Fumar é prejudicial à saúde.  (substantivo)
  • Você é a razão do meu viver! (substantivo)
  • Favor deixar o portão fechado. (imperativo)
  • É melhor dar que receber. (substantivo)
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sidcley Amaral, E.M.E.F. João Rodrigues dos Santos , Sergipe - disse:
    sidy_amaral@hotmail.com

    01/11/2012

    Cinco estrelas

    A aula está excelente, já havia tabalhado a música, mas não com essa estrutura.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.