20/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Uso do infinitivo com função de imperativo
Infinitivo como complemento de verbo flexionado.
Infinitivo como substantivo.
Domínio da leitura e escrita.
Noções do conceito de verbo e das flexões do verbo.
Estratégias:
Recursos:
Atividade 1
Professor, entregue a seus alunos uma cópia da música: Sonho de Ícaro (Byafra) com a tabela de conjugações. Música disponível em: < http://letras.terra.com.br/biafra/44571/ >. Acesso em 15 dez. 2011.
A. Escute a música e sublinhe os verbos que estão no infinitivo (não têm flexão de pessoa ou tempo).
Imagem disponível em: <http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo0aPPINEEOs6395BBj_YGvmghMpdSARgzuc4SsMy2kHPt4sJq>. Acesso em 15 dez. 2011.
Voar, voar
Subir, subir
Ir por onde for
Descer até o céu cair
Ou mudar de cor
Anjos de gás
Asas de ilusão
E um sonho audaz
Feito um balão...
No ar, no ar
Eu sou assim
Brilho do farol
Além do mais
Amargo fim
Simplesmente sol...
Rock do bom
Ou quem sabe jazz
Som sobre som
Bem mais, bem mais...
O que sai de mim
Vem do prazer
De querer sentir
O que eu não posso ter
O que faz de mim
Ser o que sou
É gostar de ir
Por onde, ninguém for...
Do alto coração
Mais alto coração...
Viver, viver
E não fingir
Esconder no olhar
Pedir não mais
Que permitir
Jogos de azar
Fauno lunar
Sombras no porão
E um show vulgar
Todo verão...
Fugir meu bem
Pra ser feliz
Só no pólo sul
Não vou mudar
Do meu país
Nem vestir azul...
Faça o sinal
Cante uma canção
Sentimental
Em qualquer tom...
Repetir o amor
Já satisfaz
Dentro do bombom
Há um licor a mais
Ir até que um dia
Chegue enfim
Em que o sol derreta
A cera até o fim...
Do alto, coração
Mais alto, coração...
B. Distribua os verbos sublinhados na tabela abaixo conforme a conjugação a que pertencerem:
1ª conjugação | 2ª conjugação | 3ª conjugação |
voar | descer | ir |
Atividade 2
Observe o quadrinho abaixo:
Disponível em: < http://2.bp.blogspot.com/-MKYnIy3OpdU/TWgvoeXE8SI/AAAAAAAAAVA/kZq9SMvEy9k/s1600/Tirinha5.jpg > . Acesso em 15 dez. 2011.
Os verbos torcer e abrir estão no infinitivo com a função de complemento dos verbos querer e ter.
Forme par com um colega e troquem informações sobre o que você quer fazer nas férias e sobre o que você e seus pais têm que fazer nas férias.
Professor, peça a alguns alunos que reportem o que seus colegas lhes disseram e anote os verbos utilizados no infinitivo para o aluno de um lado da lousa e para os pais em outro lado da lousa.
Ao final da atividade, pontue através dos verbos anotados, que tanto as atividades que os alunos querem fazer individualmente quanto as atividade que os pais/pais e alunos têm que fazer conjuntamente continuaram no infinitivo, sem sofrer flexão de pessoa ou tempo.
Atividade 3
Veja as orientações dadas para uma sessão de cinco minutos de meditação abaixo:
Imagem disponível em: < http://cdn.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2009/01/Dicas-para-meditar-em-casa.jpg >. Acesso em 15 dez. 2011.
Podemos utilizar o infinitivo dos verbos com a função de IMPERATIVO dando o sentido de uma ordem ou orientação.
Professor, divida seus alunos em grupos e entregue-lhes cartolina e pincel para que façam um cartaz utilizando o Infinitivo indicando algum tipo de procedimento para uma receita ou regra de algum jogo conforme a criatividade deles.
Os grupos apresentarão os cartazes que podem ficar afixados na sala.
Atividade 4
VERBOS
Sofrer é outro nome
Do ato de viver.
Não há literatura
Que dome a onça escura.
Amar, nome-programa
De muito procurar.
Mas quem afirma que eu
Sei o reflexo meu?
Rir , astúcia do rosto
Na ameaça de sentir.
Jamais se soube ao certo
O que oculta um deserto.
Esquecer, outro nome
Do ofício de perder.
Uma inútil lanterna
Jaz em cada caverna.
Verbos outros imperam
Em momentos acerbos.
Mas para que nomeá-los,
Imperfeitos gargalos?
Além dos substantivos em negrito, há alguns verbos que estão sendo usados como substantivos. Sublinhe-os e diga a quais substantivos eles correspondem.
Ex.: Sofrer - sofrimento
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
Professor, leve fichas contendo frases em que o verbo no infinitivo esteja sendo utilizado das várias maneiras aqui apresentadas.
Os alunos podem ser divididos em grupos e o grupo que acertar mais frases é o vencedor.
Exemplos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/11/2012
Cinco estrelasA aula está excelente, já havia tabalhado a música, mas não com essa estrutura.