Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Retextualização: Reescrevendo textos de diversos gêneros

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Conhecer diferentes gêneros textuais;
  • Reconhece os elementos que compõem os gêneros;
  • Transformar um gênero em outro, utilizando estratégias de produção de gêneros;
  • Reconhecer a importância do conhecimento dos objetivos textuais na escrita dos mesmos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Elementos da narrativa
  • Tipos de discurso
Estratégias e recursos da aula

 

  • Computador/ internet (sala de informática)
  • Data show
  • Caixas de som

Aula 1:

 

Um texto pode ser escrito de diversas maneiras, dependendo dos objetivos de comunicação. Esta sequência didática visa a trabalhar um mesmo conteúdo em diversos gêneros. A esse processo de reescrita, chamamos de retextualização.

 

Para começar, leve os alunos à sala de informática para pesquisarem sobre a história de Chapeuzinho Vermelho. Eles devem investigar sua origem e algumas de suas versões, registrando no caderno. Em seguida, eles devem escolher uma versão da história. Reproduza a versão escolhida para cada um dos alunos. A seguir está uma versão, disponível no site http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html, que pode ser utilizada.

 

Observação: Dependendo da faixa etária do Ensino Fundamental e até do gosto dos alunos, pode-se optar por outras histórias.

 

Chapeuzinho Vermelho

 

Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido, pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor.

Um dia, sua mãe pediu:

- Querida, sua avó está doente, por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar à casa dela?

- Claro, mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!

- Mas, tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada. Vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá.

- Está bem, mamãe, vou pela estrada do rio, e faço tudo direitinho!

E assim foi. Ou quase, pois a menina foi juntando flores no cesto para a vovó, e se distraiu com as borboletas, saindo do caminho do rio, sem perceber.

Cantando e juntando flores, Chapeuzinho Vermelho nem reparou como o lobo estava perto...

Ela nunca tinha visto um lobo antes, menos ainda um lobo mau. Levou um susto quando ouviu:

- Onde vai, linda menina?

- Vou à casa da vovó, que mora na primeira casa bem depois da curva do rio. E você, quem é?

O lobo respondeu:

- Sou um anjo da floresta, e estou aqui para proteger criancinhas como você.

- Ah! Que bom! Minha mãe disse para não conversar com estranhos, e também disse que tem um lobo mau andando por aqui.

- Que nada - respondeu o lobo - pode seguir tranqüila, que vou na frente retirando todo perigo que houver no caminho. Sempre ajuda conversar com o anjo da floresta.

- Muito obrigada, seu anjo. Assim, mamãe nem precisa saber que errei o caminho, sem querer.

E o lobo respondeu:

- Este será nosso segredo para sempre...

E saiu correndo na frente, rindo e pensando:

(Aquela idiota não sabe de nada: vou jantar a vovozinha dela e ter a netinha de sobremesa ... Uhmmm! Que delícia!)

Chegando à casa da vovó, Chapeuzinho bateu na porta:

- Vovó, sou eu, Chapeuzinho Vermelho!

- Pode entrar, minha netinha. Puxe o trinco, que a porta abre.

A menina pensou que a avó estivesse muito doente mesmo, para nem se levantar e abrir a porta. E falando com aquela voz tão estranha...

Chegou até a cama e viu que a vovó estava mesmo muito doente. Se não fosse a touquinha da vovó, os óculos da vovó, a colcha e a cama da vovó, ela pensaria que nem era a avó dela.

- Eu trouxe estas flores e os docinhos que a mamãe preparou. Quero que fique boa logo, vovó, e volte a ter sua voz de sempre.

- Obrigada, minha netinha (disse o lobo, disfarçando a voz de trovão).

Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:

- Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?

- É prá te olhar melhor, minha netinha.

- Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?

- É prá te cheirar melhor, minha netinha.

- Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?

- São para te acariciar melhor, minha netinha.

(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)

- Mas, vovó, por que essa boca tão grande?

- Quer mesmo saber? É prá te comer!!!!

- Uai! Socorro! É o lobo!

A menina saiu correndo e gritando, com o lobo correndo bem atrás dela, pertinho, quase conseguindo pegar.

Por sorte, um grupo de caçadores ia passando por ali bem na hora, e seus gritos chamaram sua atenção.

Ouviu-se um tiro, e o lobo caiu no chão, a um palmo da menina.

Todos já iam comemorar, quando Chapeuzinho falou:

- Acho que o lobo devorou minha avozinha.

- Não se desespere, pequenina. Alguns lobos desta espécie engolem seu jantar inteirinho, sem ao menos mastigar. Acho que estou vendo movimento em sua barriga, vamos ver...

Com um enorme facão, o caçador abriu a barriga do lobo de cima abaixo, e de lá tirou a vovó inteirinha, vivinha.

- Viva! Vovó!

E todos comemoraram a liberdade conquistada, até mesmo a vovó, que já não se lembrava mais de estar doente, caiu na farra.

"O lobo mau já morreu. Agora tudo tem festa: posso caçar borboletas, posso brincar na floresta."Faça a leitura do texto em sala, em seguida, oriente uma discussão na qual os alunos contem outras versões que eles conhecem da história ou que pesquisaram na internet.

Nesta aula, não será produzido um novo gênero, mas haverá mudanças nos elementos da narrativa. Para isso, os alunos deverão escolher um personagem da história. No quadro, com a ajuda dos alunos, liste algumas características que mudariam drasticamente as características originais dos personagens.

Ex:

Chapeuzinho Vermelho:

 

http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/chapeuzinho-vermelho/chapeuzinho-vermelho-4.jpg

 

  • Romântica
  • Metaleira
  • Deprimida
  • Brincalhona
  • Patricinha

 

Lobo Mau:

 

  • Pagodeiro
  • Católico
  • Poeta
  • Emo
  • Atrapalhado

 

Vovozinha:

http://www.contandohistoria.com/VOVO%20COM%20NETO.gif

 

  • Moderninha
  • Descolada
  • Agitada

 

Lenhador:

 

  • Delicado
  • Medroso
  • Tagarela

 

Os alunos deverão escolher uma característica para cada personagem. Proponha, então, a reescrita da história.  A sucessão de fatos deve ser mantida, entretanto, as cenas podem ser modificadas para que as novas características fiquem bastante evidentes. Incentive os alunos para que o texto escrito seja bastante divertido.

Observação: Essa aula foi adaptada de algumas sugestões da pela Prof. Carla Coscarelli. Consulte mais nos livros "Livro de Receitas do Professor de Português"e "Oficina de Leitura e Produção de Textos".

 

Aula 2:

Em um data show, apresente para seus alunos as seguintes notícias:

 

http://static.flickr.com/24/64518295_1030bca506.jpg

 

 

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/08/noticias-populares.jpg

 

 

 

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/foto/0,,13422588,00.jpg

 

 

Professor, leia as manchetes das notícias com seus alunos e peça que eles, no caderno, respondam:

 

  1. Para que serve uma notícia?
  2. E a manchete?
  3. Que estratégias são utilizadas para chamar a atenção do leitor do jornal?
  4. Observe os verbos da manchete. Em que tempo e modo eles estão? Crie uma hipótese para justificar esse fato.

 

Agora, solicite que os alunos criem uma manchete para cada um dos seguintes eventos que ocorreram na história de Chapeuzinho Vermelho:

 

  • A vovozinha de Chapeuzinho ficou doente.
  • A mãe de Chapeuzinho fez docinhos deliciosos para a vovozinha.
  • Chapeuzinho encontrou um lobo na mata.
  • Lobo mau escondeu a vovozinha no armário.
  • O lobo mau enganou chapeuzinho passando-se pela vovozinha.
  • O lenhador salvou a vovozinha e a Chapeuzinho do lobo.

 

Os seguintes exemplos podem ser lidos e discutidos em sala:

 

REVISTA VEJA
Lula sabia das intenções do lobo. 
REVISTA CLÁUDIA
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no Caminho.
FOLHA DE S. PAULO
Legendada foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador'. Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.
O ESTADO DE S. PAULO
Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.
O GLOBO
Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra salvar menor de idade carente.
ZERO HORA
Avó de Chapeuzinho nasceu no RS..
AGORA
Sangue e tragédia na casa da vovó.
JORNAL SUPER NOTÍCIAS
Lobo mastiga as tripas da chapeuzinho e lenhador destrói tripas do lobo para retirar a garota (foto ao lado da barriga do lobo com as tripas pra fora).
REVISTA CARAS
(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: Até ser devorada,eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa.
REVISTA ISTO É
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.
SUPER INTERESSANTE
Lobo mau! Mito ou verdade?
DISCOVERY CHANNEL
Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver

 

 

Professor, para a próxima etapa da aula, leve algumas notícias recentes para a sala de aula e discuta os principais elementos da notícia.

 

Eles devem responder, para cada notícia:

 

  1. O que ocorreu?
  2. Com quem ocorreu?
  3. Onde ocorreu?
  4. Há outras informações importantes? Quais?
  5. Qual o tempo verbal predominante?
  6. O texto é curto ou longo?
  7. A linguagem é formal ou informal?

 

Segue um exemplo de notícia que pode ser utilizada na aula:

 

12/12/2011 13h58 - Atualizado em 12/12/2011 13h59

Piscinão de Ramos será reaberto na quarta-feira após manutenção

Piscinão estará completamente cheio e pronto até sexta-feira (16).
Mas banhistas aproveitaram o sol desta segunda para dar um mergulho.

Do RJTV

O Piscinão de Ramos, no subúrbio do Rio,  será reaberto nesta quarta-feira (14), após passar por uma manutenção de quase dois meses. No entanto, alguns banhistas já aproveitaram o sol desta segunda-feira (12) para dar um mergulho. O piscinão estará completamente cheio até sexta-feira (16). O local terá um palco com uma série de shows para o Reveillon deste ano.

 

Depois de discutir as respostas dos alunos para cada texto, será a vez deles produzirem uma notícia. Retome a história de Chapeuzinho Vermelho e releia-a. Utilizando os fatos da história, os aluno, divididos em equipes, deverão produzir uma notícia, semelhante às estudadas em sala. Alerte-os para que não se esqueçam das características de uma notícia.

 

Aula 3:  

Reproduza o poema a seguir para os alunos e peça que façam uma leitura silenciosa:

 

 

Chapeuzinho Vermelho

chapeu1

http://blogs.estadao.com.br/estadinho/files/2010/05/chapeu1.jpg

Chapeuzinho Vermelho,
quando sonha seu sonho,
tem o lobo no meio
e um medo medonho.

Mas também tem vontade
de seguir seu caminho. 
E encara a verdade,
modifica o destino.

Se perder a esperança,
ao olhar-se no espelho,
não verá a criança
e desbota o vermelho.

Se não é confiante,
já não come nem sonha.
Tem o lobo distante
e a cara tristonha.

Mas, se grita o vermelho
e o sonho se solta,
tem o lobo no meio
e alimenta a revolta.

 

Disponível em: http://www.caca.art.br/visualizar.php?idt=313043

 

Em seguida, eles devem responder às seguintes questões:

 

  1. Como a Chapeuzinho do poema pode ser caracterizada?
  2. E o lobo?
  3. Que medos são atribuídos a Chapeuzinho no poema?
  4. Qual o simbolismo da cor vermelha no poema?

 

Reproduza também o seguinte cordel. Divida os alunos em equipes e peça que cada equipe prepare um trecho do cordel para apresentar.

 

Um dia sua mãe lhe disse:
- Chapeuzinho vá deixar
Um bolo pra sua avó
Que acabei de confeitar
Mas tenha muito cuidado
Pra na mata não entrar.

 

A menina pega o bolo
E sai cantando feliz
A princípio ela fez tudo
De acordo como a mãe quis
Mas vendo uma borboleta
Fez algo que não condiz…

 

Chapeuzinho corre atrás
Da borboleta azulada
E se afasta do caminho
Da sua rota traçada.
Com pouco tempo a menina
Tava na mata fechada.

 

Nesse momento ela viu
No meio do matagal
Um vulto muito assombroso
Era um lobo colossal
Porém Chapeuzinho achou
Ser ele um manso animal.

 

O lobo fingindo ser
Criatura bem mansinha
Aproximou-se dizendo:
- O que faz aqui sozinha?
Ela disse: – Vou deixar
Um bolo pra vovozinha.

 

O lobo ficou pensando:
- Bolo eu não vou querer
Mas você e sua avó
Vou devorar com prazer
Pois faz tempo que estou
Sem nada para comer.

 

- Como é que você faz
Para entrar na casa dela?
A menina diz: – É simples
Fica a chave na janela
Pois é pra quando eu ir lá
Não precisar chamar ela.

 

Responde o lobo dizendo:
- Vá pra junto de sua avó
Porque a casinha dela
Fica lá num cafundó
E quem vive assim distante
Não gosta de ficar só.

 

Depois disso o lobo pegou
Um atalho no caminho
E chegou logo na casa
Da vovó da Chapeuzinho
E entrou nela falando
Como a menina, mansinho.

 

A vovó acreditou
Ser da sua neta a voz
Porém quem entrou no quarto
Foi o tal lobo feroz
Que logo engoliu a velha
Com uma fome muito atroz.

 

Depois o lobo deitou-se
Na cama ainda quentinha.
Pois ouviu que ia chegando
A inocente netinha
Que gritava do terreiro:
- Cheguei linda vovozinha!

 

O lobo estava na cama
Em um lençol enrolado
Pra agradar a menina
Ficou quieto e camuflado
E foi dizendo bem alto:
- Filha, estou com resfriado!

 

Respondeu a Chapeuzinho:
- A senhora está mudada.
As orelhas tão compridas
E a voz embaraçada
Me diga o porque, vovó?
Pois já não entendo nada…

 

Minhas orelhas compridas
São para melhor te ouvir.
Venha pra perto de mim
Porque não posso sair
E devido estar doente
Se eu levantar vou cair.

 

A Chapeuzinho responde
Já com voz estremecida:
- Pra que essa boca tão grande
Com dentes bem guarnecida?
Me diga por caridade,
Vozinha da minha vida!

 

O lobo disse: – Menina
É para te devorar!
E engoliu a coitada
Com pressa e sem mastigar
Do jeito como ele fez
Com a vovó dela ao chegar.

 

Mas o lobo não sabia
Que um caçador valente
Andava no seu encalço
E chegou lá, felizmente
Bem no exato momento
Que ele comeu a inocente.

 

O caçador fere o lobo
Ali, com um tiro mortal
E com sua faca abre
A barriga do animal
E tira a avó e a menina
Inda com vida, afinal.

FIM

http://blogs.estadao.com.br/estadinho/cordel-da-chapeu/

 

 

Depois de comentar a apresentação dos alunos, proponha que cada equipe produza seu próprio poema ou cordel sobre a história de Chapeuzinho. Eles podem modificar a história, dando a ela um tom mais moderno ou mais nordestino.

 

Aula 4:

 

Para finalizar esta sequência didática, os alunos deverão produzir uma história em quadrinhos com o mesmo tema. Para isso, leve-os à sala de informática e solicite que acessem o link http://www.monica.com.br/comics/vermelho/pag1.htm.

http://liberiasouto.zip.net/images/loboechapeuzinho.jpg

 

Após lerem a história, os alunos devem listar as semelhanças e diferenças entre a versão escolhida da história e a versão da turma da Mônica.

Professor, aproveite para conversar com os alunos sobre o que é intertextualidade. Em seguida, os alunos devem retextualizar a história de Chapeuzinho trabalhada nesta sequência didática produzindo uma história em quadrinhos. Para isso, chame a atenção dos alunos na transformação dos discursos em falas (dentro de balões), na caracterização da passagem do tempo e na composição espacial.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Esta sequência didática trabalha a produção de textos de diversos gêneros. Avalie os conhecimentos adquiridos por seus alunos a partir das produções escritas, sem deixar de considerar os progressos que ele alcançou, seu empenho nas aulas e a participação nas discussões.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.