20/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Noções de sonoridade e rima.
Profissões terminadas com o sufixo -ista.
Noções de rima.
Estratégias:
Recursos:
Imagem disponível em: < http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_mg/fotos/sapucai3.jpg >. Acesso em 15 dez. 2011.
Disponível em : < http://www.literaturaemfoco.com/?p=135 >. Acesso em 15 dez. 2011.
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virgem Maria que foi isto maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Café com pão
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô..
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
De ingazeira
Debruçada
Que vontade
De cantar!
Oô…
Quando me prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficia
Ôo…
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Ôo…
Vou mimbora voou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Ôo…
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente…
Atividade 1
Assista aos vídeos abaixo e discuta com o grupo:
Disponível em : < http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=GsKAn2N8UN0 >. Acesso em 15 dez. 2011.
Disponível em : < http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=nkKA5EbsVt8 >. Acesso em 15 dez. 2011.
Disponível em : < http://www.youtube.com/watch?v=qUuzQqKFwAE >. Acesso em 15 dez. 2011.
O som de qual verso se assemelha ao barulho que marca o ritmo do trem?. (R: café com pão)
Outros versos sugerem a idéia de deslocamento em diferentes velocidades. Que velocidade a repetição de “ muita força” representa? (R: velocidade lenta)
Qual combustivel era usado para movimentar o trem?Justifique.(R: carvão - Bota fogo na fornalha que eu preciso muita força)
Quais expressões transmitem a idéia de um deslocamento mais veloz? (R: Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pasto Passa boi Passa boiada Passa galho De ingazeira Debruçada...)
Explique a a repetição de sons vocálicos nos versos “ Ôo..”. O que eles representam? (O apito do trem a vapor)
Atividade 2
Divida os alunos em quatro grupos e dê a cada grupo uma parte da poesia para que preparem uma dramatização conforme a análise feita na atividade 1. A apresentação podera ser filmada e apresentada à turma após a finalização, podendo também ser postada na internet.
Atividade 3
Formação de palavras: Substantivos
Professor, explique aos seus alunos que algumas profissões em português originam-se a partir de um substantivo comum.
Peça aos seus alunos que identifiquem as profissões mencionadas no poema, como maquinista, foguista. Em seguida agrupe os alunos e faça uma competição. peça que listem o maior número de profissões terminadas no sufixo -ista e indiquem a partir de que substantivos são formados.
Ex.: Dentista - Dente, Ferragista - Ferragem, Ginecologista - Ginecologia, Economista - Economia, MMassagista - Massagem, Logista - Loja, Artista - Arte, Saxofonista - Saxofone, Pianista - Piano, Manobrista - Manobra.
Vence o grupo que tiver o maior número de substantivos listados no tempo estipulado.
Professor, este vídeo mostra a poesia de Manuel Bandeira musicalizada por Tom Jobim.
Professor, os princípios como rima e cadência trabalhados nesta aula fazem parte do gênero textual poema.
Peça aos alunos que formem grupos, pesquisem e apresentem uma obra semelhante ao poema Trem de ferro de Manuel Bandeira, cuja sonoridade e musicalidade possam ser exploradas como neste poema. O gênero literário da música também pode ser utilizado para esta apresentação avaliativa.
Os alunos poderão apresentar a obra em sala ou filmá-la e mostra a apresentração.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!