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O governo Figueiredo

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

À partir do estudo do governo do general João Batista Figueiredo, o aluno poderá compreender os eventos ocorridos entre os anos de 1979 e 1984, marcados pela aceleração da abertura política, ainda que controlada, e pelo agravamento da crise econômica que iria marcar o país por toda a década de 1980. Dono de um estilo caricato, o general presidente que dizia preferir o “cheiro dos animais ao cheiro do povo”, foi o encarregado de assinar a lei de Anistia política logo nos primeiros meses de seu governo, além da passagem da faixa presidencial para mãos civis depois de mais de 20 anos de regime militar.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- O Golpe Civil-Militar de 1964.

- O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

Essa aula tem o objetivo de apresentar aos alunos os eventos da história brasileira ocorridos entre os anos de 1979-1984, período que corresponde ao governo do general João Figueiredo, eleito indiretamente como sucessor do também general Ernesto Geisel. Dois elementos são fundamentais para a compreensão deste  período da história brasileira: o agravamento da crise econômica, que teria reflexos profundos na Brasil da década de 1980, e a Lei de Anistia, que marca o início da aceleração rumo à transição política para um governo civil no Brasil.

O general João Figueiredo http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/figueiredo1.jpg (acessado em 10/12/20111)

Anistia http://www.ifch.unicamp.br/ael/anistia/40-61/43p.jpg (acessado em 10/12/2011)

Movimento feminino http://2.bp.blogspot.com/_fvMmtgX9Xf0/SpM0dDAI_jI/AAAAAAAAGBc/uDcOGkjpBY4/s400/Anistia+-+S%C3%ADmbolo.JPG (acessado em 10/12/2011)

 

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade será uma introdução aos aspectos políticos, econômicos e sociais do governo Figueiredo.

O professor deve dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo irá se dividir novamente em dois, recebendo cada metade um dos seguintes textos:

- “Governo de João Figueiredo” (http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/governo-de-joao-figueiredo/ acessado em 10/12/2011);

- “Governo Figueiredo” (http://www.brasilescola.com/historiab/general-figueiredo.htm acessado em 10/12/2011).

Cada grupo deve discutir entre si os dois textos, procurando no texto os elementos que permitam responder as seguintes questões:

1. Quais os grandes temas que marcaram o governo do general Figueiredo?

2. Qual a situação política durante seu governo? Havia oposição? Havia partidos políticos?

3. Qual a situação econômica do país?

4. Como se deu a transição do governo Figueiredo e a eleição de Tancredo Neves?

O professor deve atuar como mediador da discussão entre os grupos, esclarecendo as dúvidas e propondo abordagens ao texto.

Em seguida, o professor pode dispor a sala em círculo e promover um seminário onde os pontos levantados pelos grupos serão discutidos com toda a turma.

Como atividade complementar, os alunos podem ser solicitados a fazerem uma pesquisa na internet ou na biblioteca da escola sobre o governo Figueiredo, ou aprofundando um dos aspectos trabalhados nos textos.

 

Atividade 2

O governo Figueiredo foi marcado por uma intensa crise econômica, que era resultado da crise que começara em meados da década de 1970. O professor pode iniciar esta atividade com uma recapitulação do tema do “Milagre brasileiro”, à partir da leitura do texto:

- “O chamado “milagre” econômico brasileiro” (http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/milagre-economico-brasileiro.htm acessado em 10/12/2011).

 

Em seguida, o professor deve dispor a turma em círculo, e distribuir aos alunos o capítulo “Política econômica”  do texto “Governo João Batista Figueiredo” (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/governo-joao-baptista-figueiredo/governo-joao-baptista-figueiredo-4.php acessado em 10/12/2011).

O professor deve mediar a leitura do texto, auxiliando os alunos na compreensão dos termos específicos da Economia.

Ao fim da leitura, o professor deve conduzir uma discussão entre a conexão entre o fenômeno conhecido como “Milagre econômico” e a crise do começo da década de 1980.

Como atividade complementar, os alunos podem ser estimulados a pesquisarem a situação econômica do Brasil atualmente, através da pesquisa na internet e na imprensa escrita.

 

Atividade 3

Na terceira atividade será abordado o tema da Lei de Anistia e sua relação com a abertura política.

O professor deve distribuir aos alunos o texto:

- “Anistia” (http://www.brasilescola.com/politica/anistia.htm acessado em 10/12/2011).

Dispondo os alunos em círculo, o professor deve mediar uma discussão com os alunos sobre as circunstâncias históricas em que a Anistia foi promulgada, e a quem beneficiou.

Em seguida o professor deve distribuir aos alunos o texto da lei (disponível em http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1979/6683.htm acessado em 10/12/2011). À partir de uma leitura conjunta dos textos, o professor deve auxiliar os alunos a identificarem quem são os beneficiados pela lei, quais os atos políticos envolvidos e a que período.

Depois da leitura dos dois textos, o professor deve mediar um debate crítico em torno da Lei de Anistia brasileira. Deve estimular os alunos a compreenderem tanto a importância desse instrumento jurídico quanto analisa-lo de forma crítica à luz de seu contexto histórico.

Como atividade complementar, os alunos devem ser estimulados a pesquisar os debates atuais em torno do tema da revisão da lei de anistia, e pode ser solicitado que produzam um pequeno texto dissertativo sobre o tema.

 

Conclusão

No curso das atividades propostas, os alunos devem compreender os principais eventos do período correspondente ao governo do general João Figueiredo. É desejável que após estas atividades os alunos sejam capazes de articular temas como a luta pela Anistia política e a crise econômica do fim da década de 1970 com o seu contexto histórico. É importante ainda que acumulem informações históricas que permitam embasar uma visão crítica do momento político e econômico em que vivem atualmente.

Recursos Complementares

 

1. “Incursões na História das Anistias Políticas no Brasil” (http://www.dhnet.org.br/direitos/anthistbr/redemocratizacao1988/homero_anistia.html acessado em 10/12/2011);

2. “Anistia, graça e indulto” (http://jus.com.br/revista/texto/970/anistia-graca-e-indulto-renuncia-e-perdao-decadencia-e-prescricao acessado em 10/12/2011);

3. “Dimensões fundacionais da luta pela Anistia” (http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/VGRO-5SKS2D/1/tese.pdf acessado em 10/12/2011);

4. “Relações internacionais e política externa do Governo Figueiredo” (http://cpdoc.fgv.br/relacoesinternacionais/nuclearhistory/politicaexterna acessado em 10/12/2011).

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer a partir do somatório entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discussões, seminários e apresentações) e das atividades complementares pedidas (redações de texto e pesquisa). Os alunos poderão ser avaliados ainda a partir da produção de um texto síntese de todo o conteúdo estudado, que poderá ainda ser apresentado sob a forma de blog, jornal ou programa de televisão, de acordo com as condições disponíveis em cada escola.

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