Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a cultura africana com a história “As tranças de Bintou”

 

22/02/2012

Autor e Coautor(es)
Andréia Guedes
imagem do usuário

SANTOS - SP ALCIDES LOBO VIANA DR UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCACAO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·         Repensar  valores, por meio de costumes africanos.

·         Conhecer aspectos da diversidade cultural africana.

·         Conhecer os ritos de passagem, como uma tradição comum em muitos países africanos.

·         Perceber que cada fase da vida tem sua importância  e suas características, de acordo com o contexto cultural de cada país.

·         Oferecer ao aluno informações que permitam a compreensão sobre a formação do povo brasileiro.

·         Resgatar a influência africana na formação da população brasileira (Afro-brasileiros).

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Localização geográfica e principais características do continente africano; breve histórico da participação africana na História do Brasil (colonização, escravidão, quilombos, libertação dos escravos). 

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1 – Conversar com os alunos, retomando os conhecimentos prévios.  Pedir aos alunos que observem com atenção os detalhes da história contada. Com apoio do livro, contar a história - “ As tranças de Bintou”.

Aula 2-  Explorar aspectos da história, em de roda de conversa com os alunos,  levantando alguns questionamentos:    Livro

- Porquê Bintou queria ter tranças?

- Qual foi o ritual realizado para o irmão de Bintou?

- Como foi escolhido o nome dele?

-O que pensam sobre a forma como são escolhidos os nomes das crianças na história? (Comparar com a forma como nós brasileiros escolhemos os nomes das crianças)

- Na história, qual era o motivo pelo qual as meninas não podiam usar tranças ?

- Porquê Bintou disse que vovó Soukeye sabe de tudo? ( Comentar sobre o respeito aos idosos e sua sabedoria).Vovó

- Cite alguns alimentos que foram servidos na festa  do batizado do irmão de Bintou (Comparar com alimentos da culinária brasileira ).

- Quando Bintou percebeu que dois meninos da Vila estavam se afogando, qual foi seu ato de coragem?

- No final da história, Bintou percebeu sua própria beleza e entendeu por quê não podia ter tranças. Quais foram os fatos que levaram Bintou a perceber isto?

 Durante a conversa, ressaltar que os ritos de passagem fazem parte da tradição presente na diversidade cultural africana. Os grupos de idade são fortemente delimitados. Das crianças,  espera-se um profundo respeito aos mais velhos. A  passagem da infância para a adolescência implica a entrada em um outro mundo, celebrada com festas e marcada no corpo.Irmã

Aula 3 – Oferecer aos alunos, agrupados em dupla, apresentação em slides: “ O Afro- Brasileiro” ( http://www.slideshare.net/andreiagds/andreiaguedes-multimidiappt). Pedir que os alunos acessem e explorem todos os hiperlinks.

Aula 4 - Propor que os alunos, em dupla, utilizando um editor de textos, criem um Panfleto de propaganda do livro, onde deverão expor o que o leitor poderá encontrar nesta leitura (informações mais relevantes descobertas por eles, na história contada). Após a confecção, o panfleto será distribuído para colegas de outras salas, do mesmo nível.

Recursos Complementares

 

DIOUF, Sylviane Anna.  As tranças de Bintou. 2ªed. São Paulo, Cosac Naify, 2010.

CIÊNCIA HOJE.  Ano19, nº168. Especial África, maio de 2006. Periódico

GUEDES, Andréia. Disponível em <http://www.slideshare.net/andreiagds/andreiaguedes-multimidiappt> acesso em 10 dez  2011

Imagens retiradas do livro - As tranças de Bintou. 2ªed. São Paulo, Cosac Naify, 2010.

Avaliação

Participação dos alunos, na aula 1, 2 e 3, e na roda de conversa, após o conto da história; observar as atitudes dos alunos, em relação ao respeito à diversidade, relacionamento com os colegas e postura diante do que é diferente ou desconhecido; Realização da tarefa da aula 4.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • DIVA SOARES DE LIMA , EMEF JOSE ALCEBIADES DE OLIVEIRA , Rio Grande do Sul - disse:
    divasoaresdelimaz.ferreira@yahoo.com

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Trabalhi a hora do conto com os alunos de 1. ao 5. ano e achei a aula maravilhosa, temos o livro na biblioteca e vou por em prática imediatamente. parabéns.


  • cintia, Cintia , Santa Catarina - disse:
    cintiafloripa@bol.com

    23/04/2012

    Cinco estrelas

    Super interessante voc~e esta divulgando esta aula ela possibilita a dismestificação de algumas das características do negro. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.