22/12/2011
Marco Antonio Bose
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Fenômenos elétricos e magnéticos |
Os alunos aprenderão lições complementares sobre o magnetismo e o campo magnético da Terra, a partir da utilização de uma ferramenta online desenvolvida pela NASA denominada Centro de Atividades sobre o Clima Espacial – CACE, que pode ser acessado através do link http://webeduc.mec.gov.br/nasa/, cujo principal objetivo é realizar o monitoramento da atividade solar. A partir dessa aula então, os alunos poderão aprender de uma forma mais dinâmica os seguintes assuntos:
- Forças de campo;
- Magnetismo;
- Campo magnético;
- Linhas de campo;
- Pólos magnéticos.
Antes de se iniciar as atividades é interessante mencionar aos alunos a importância de se trabalhar em grupo e as contribuições dessa prática para a vida profissional e social de cada um. Desse modo, esta aula é desenvolvida para estimular o trabalhado coletivo, para possibilitar a troca de idéias, informações e conhecimentos entre eles tornando o aprendizado mais eficiente e dinâmico.
Primeiro Momento – Promovendo o debate à curiosidade do aluno
Nesse primeiro momento, o professor deve iniciar uma discussão abordando os temas tangentes a Astronomia e magnetismo, estimulando os estudantes a pensarem e instigando-os a respeito dos temas. A discussão pode ser baseada nas seguintes questões:
Qual é o objeto de estudo da Astronomia?
O que vem a ser o magnetismo e como ele está presente em nossas vidas?
Qual a relação entre a Astronomia e o magnetismo, mais especificamente a interação entre a atividade solar e nosso planeta?
Segundo Momento – Apresentação conceitual sobre o magnetismo e relacionamento do mesmo com a Astronomia
Neste momento é feita a introdução teórica do assunto, explicando seus principais conceitos descritos abaixo:
1°) O que é magnetismo?
É realizada uma introdução sobre o tema e em seguida o professor poderá explicar de uma forma mais dinâmica através dos vídeos abaixos.
VISUALIZADOR DE CAMPO MAGNÉTICO
Em seguida o professor poderá explicar através de práticas realizadas dentro da sala de aula:
Terceiro Momento – Campo Magnético da Terra versus Astronomia
Nesse momento, no laboratório de informática ou em um espaço próprio, o professor poderá trabalhar diretamente com o CACE, mostrando dessa forma no "Visualizador Multimídia", encontrado na aba “Dados do Clima Espacial” em “Dados ao Vivo” ou no link http://webeduc.mec.gov.br/nasa/spaceweather/#app=9e45&6c90-selectedIndex=3, o campo magnético terrestre, chamada também de Magnetosfera (figura 1), uma vez no site clique em "Ilustrações" e depois em "Visualizando", selecione "Magnetosfera".
Figura 1 - Informações sobre campo magnético terrestre. Fonte: MEC/NASA
Também poderá passar pequenos vídeos que respondem perguntas referentes ao campo magnético da Terra, selecionado a aba “Vídeos” e selecionando a opção “Magnetosfera” no menu ao lado (figura 2):
Figura 2 - Vídeo sobre Magnetosfera. Fonte: MEC/NASA
2º) O que são, onde e por que ocorrem as auroras: Esse fenômeno está diretamente ligado com o campo magnético da Terra, portanto os professores podem aproveitar para explicar a ocorrência das auroras também utilizando o CACE, onde os alunos poderão ver a intensidade delas na aba “Imagens”, na opção “Auroras” (figura 3):
Figura 3 - Auroras. Fonte: MEC/NASA
E ainda poderão visualizar a distribuição da aurora boreal sobre o globo na aba “Visualizações” – “Auroras” (figura 4):
Figura 4 - Visualização de Aurora Boreal. Fonte: MEC/NASA
Após realizados os momentos sugeridos acima, discutir com os alunos os conceitos envolvidos. Solicitar que cada um exponha o que achou mais interessante e relatem de que forma os assuntos abordados estão relacionados entre si.
Em seguida, solicitar que, em equipes de 5 alunos, escolham um dos temas para pesquisarem e apresentarem os resultados em forma de seminários, e elaboração de um mapa conceitual a ser distribuído aos colegas das demais equipes.
Para aprofundar o conhecimento sobre o tema abordado nessa sugestão de aula, indicamos:
Leituras Recomendadas
http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/es/artigos/69.pdf
http://ciencia.hsw.uol.com.br/imas.htm
http://www.coladaweb.com/fisica/fisica-geral/magnetismo
Vídeos Recomendados
http://www.youtube.com/watch?v=BRDJmXhWaaM
Os alunos poderão ser avaliados através de um questionário elaborado pelo próprio professor abordando os principais conceitos de magnetismo, questionando aos alunos de que forma ele interfere em nosso planeta e quais fenômenos estão relacionados a essa interferência.
Há a ainda, a possibilidade da realização de um relatório dos alunos, onde estes estabelecem relações com os principais tópicos do magnetismo e a Astronomia, por exemplo, relacionar o conceito de campo magnético com a magnetosfera terrestre.
Outras duas ferramentas de avaliação são, a apresentação dos seminários apresentados após realização de pesquisa sobre um dos temas abordados e o mapa conceitual elaborado.
Para finalizar, solicitar uma pesquisa/relatório elaborado em equipes de 5 alunos acerca dos temas trabalhados com sugestão de outras atividades a serem desenvolvidas, a partir de recursos do CACE.
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