25/10/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Conteúdos específicos:
• Energia elétrica gerada por usina nuclear: conseqüências socioambientais;
• Radiação de fundo.
Recursos educacionais:
www.iq.ufrgs.br/aeq/cidatom.htm. Clique no link para baixar o programa educacional Cidade do Átomo.
Preparando a aula:
Em aula anterior, os alunos deverão ser informados que a próxima aula será no laboratório de informática e que eles irão simular, por meio de um software, uma cidade que tem como fonte de energia uma usina nuclear. Para isso, o professor deverá explicar as principais fontes de usinas existentes: usina hidrelétrica, usina termoelétrica, usina solar e usina nuclear. Em seguida, pergunte aos alunos qual usina eles escolheriam para a sua cidade, justificando. Peça para que eles anotem as respostas.
Introduzindo a aula: (5 min.)
No laboratório de informática, informe aos alunos que eles irão trabalhar com um software que representa uma cidade. E pergunte aos alunos se eles sabem qual a finalidade de uma usina nuclear?
Desenvolvendo a aula: (50 minutos)
Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, se necessário, e apresente a eles o programa Cidade do Átomo, retomando que o programa é uma simulação de uma cidade, onde o aluno será um inspetor responsável por executar algumas tarefas ao final da simulação.
Com os grupos posicionados na frente dos computadores, peça para que iniciem o programa e façam o cadastro de um dos alunos. Em seguida, peça para que leiam a mensagem que aparecerá. Após isso, diga para os alunos clicarem na aba L.I.U.N., para que eles possam ver o que deverão buscar no programa.
Explique que os alunos deverão colocar amostradores em locais onde querem coletar amostras, para isso, basta escolher o local e clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção colocar amostrador. Após colocar o amostrador, os alunos deverão analisar as amostras, para isso basta clicar na janela Análise. Peça para que os alunos executem estes procedimentos e tirem algumas dúvidas.
Após a análise, peça para que os alunos cliquem na janela Resultados das análises. Nessa parte do programa os alunos terão acesso aos resultados das análises. Pergunte-lhes qual a unidade de medida da radiação de fundo. Após ouvir-lhes as respostas, peça para que cliquem na abra biblioteca e cliquem no link radiação de fundo. Com isso, os alunos terão acesso às informações sobre as unidades de medida da radiação de fundo. Explique também que a tabela os valores de x e y indicam as coordenadas da posição do amostrador no mapa.
Esclareça aos alunos que, para ajudar na confecção do laudo de inspeção da usina nuclear (LIUN), eles deverão analisar a opinião dos moradores da cidade.
Em seguida, explique-lhesque eles deverão cumprir as seguintes tarefas:
Tarefas a serem executadas pelos alunos no programa Cidade do Átomo
Obs.: O programa disponibiliza uma biblioteca, que contém uma série de textos sobre os conceitos básicos de radiação, de radioatividade e de energia nuclear; uma hemeroteca, que contém a cópia de notícias e reportagens encontradas em diversos jornais e revistas nacionais nos últimos dez anos. É muito importante que o professor acompanhe a exploração da simulação, indicando os caminhos a serem seguidos. Peça para os alunos visualizarem as opiniões dos personagens da animação, pois será muito importante para a confecção do relatório.
Sistematizando a aula: (45 min.)
Ao final da exploração cada grupo deverá preencher o Laudo de Inspeção de Usina Nuclear (LIUN), e escrever um texto em que apóie ou desaprove o projeto de ampliação da usina nuclear, justificando sua opinião.
Ao final, cada grupo deverá apresentar o seu relatório para a turma.
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula:
Caso a escola possua somente um computador o professor poderá projeta r as imagens do software e junto com os alunos analisar o programa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!