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Vamos inspecionar uma usina nuclear.

 

25/10/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar e caracterizar as fontes de energia elétrica das grandes cidades, através do programa Cidade do Átomo;
• Identificar as vantagens e desvantagens das usinas nucleares;
• Conceituar radiação de fundo.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Fontes de energia elétrica;
• Funcionamento de uma usina nuclear.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:
• Energia elétrica gerada por usina nuclear: conseqüências socioambientais;
• Radiação de fundo.

 

Recursos educacionais:

www.iq.ufrgs.br/aeq/cidatom.htm. Clique no link para baixar o programa educacional Cidade do Átomo.

 

Preparando a aula:

Em aula anterior, os alunos deverão ser informados que a próxima aula será no laboratório de informática e que eles irão simular, por meio de um software, uma cidade que tem como fonte de energia uma usina nuclear. Para isso, o professor deverá explicar as principais fontes de usinas existentes: usina hidrelétrica, usina termoelétrica, usina solar e usina nuclear. Em seguida, pergunte aos alunos qual usina eles escolheriam para a sua cidade, justificando. Peça para que eles anotem as respostas.

Introduzindo a aula: (5 min.)

No laboratório de informática, informe aos alunos que eles irão trabalhar com um software que representa uma cidade. E pergunte aos alunos se eles sabem qual a finalidade de uma usina nuclear?

Desenvolvendo a aula: (50 minutos)

Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, se necessário, e apresente a eles o programa Cidade do Átomo, retomando que o programa é uma simulação de uma cidade, onde o aluno será um inspetor responsável por executar algumas tarefas ao final da simulação.
Com os grupos posicionados na frente dos computadores, peça para que iniciem o programa e façam o cadastro de um dos alunos. Em seguida, peça para que leiam a mensagem que aparecerá. Após isso, diga para os alunos clicarem na aba L.I.U.N., para que eles possam ver o que deverão buscar no programa.
Explique que os alunos deverão colocar amostradores em locais onde querem coletar amostras, para isso, basta escolher o local e clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção colocar amostrador. Após colocar o amostrador, os alunos deverão analisar as amostras, para isso basta clicar na janela Análise. Peça para que os alunos executem estes procedimentos e tirem algumas dúvidas.
Após a análise, peça para que os alunos cliquem na janela Resultados das análises. Nessa parte do programa os alunos terão acesso aos resultados das análises. Pergunte-lhes qual a unidade de medida da radiação de fundo. Após ouvir-lhes as respostas, peça para que cliquem na abra biblioteca e cliquem no link radiação de fundo. Com isso, os alunos terão acesso às informações sobre as unidades de medida da radiação de fundo. Explique também que a tabela os valores de x e y indicam as coordenadas da posição do amostrador no mapa.
Esclareça aos alunos que, para ajudar na confecção do laudo de inspeção da usina nuclear (LIUN), eles deverão analisar a opinião dos moradores da cidade.
Em seguida, explique-lhesque eles deverão cumprir as seguintes tarefas:

Tarefas a serem executadas pelos alunos no programa Cidade do Átomo

  • Inspecionar a Usina Nuclear para verificar se as doses de radiação recebidas pelos trabalhadores da usina se encontram dentro dos valores seguros, que não afetam a saúde;
  • Coletar amostras de água e de solo na região apresentada pelo programa, analisar as amostras e verificar se a radiação de fundo se encontra em valores aceitáveis e condizentes com outras regiões do país e do mundo;
  • Buscar depoimentos da população de nossa cidade para verificar como eles de fato se posicionam sobre a polêmica da produção de energia nuclear;
  • Verificar a possibilidade de ampliação da Usina Nuclear para que seja possível a distribuição de energia elétrica para outras regiões.

Obs.: O programa disponibiliza uma biblioteca, que contém uma série de textos sobre os conceitos básicos de radiação, de radioatividade e de energia nuclear; uma hemeroteca, que contém a cópia de notícias e reportagens encontradas em diversos jornais e revistas nacionais nos últimos dez anos. É muito importante que o professor acompanhe a exploração da simulação, indicando os caminhos a serem seguidos. Peça para os alunos visualizarem as opiniões dos personagens da animação, pois será muito importante para a confecção do relatório.


Sistematizando a aula: (45 min.)

Ao final da exploração cada grupo deverá preencher o Laudo de Inspeção de Usina Nuclear (LIUN), e escrever um texto em que apóie ou desaprove o projeto de ampliação da usina nuclear, justificando sua opinião.
Ao final, cada grupo deverá apresentar o seu relatório para a turma.

Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula:
Caso a escola possua somente um computador o professor poderá projeta r as imagens do software e junto com os alunos analisar o programa.
 

Recursos Complementares
Energos é um ambiente de aprendizagem que foi desenvolvido entre 2001 e 2006 como parte integrante de um projeto que visou à produção de materiais didáticos computacionais sobre os meios de produção de energia elétrica e seus possíveis impactos ambientais e social. Para baixar o programa clique aqui.
Avaliação
Peça para que cada grupo apresente o seu Laudo de Inspeção de Usina Nuclear (LIUN) para a turma, avalie a apresentação e o LIUN.
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