Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brasil: A riqueza de suas Regiões.

 

12/03/2012

Autor y Coautor(es)
Cintia Vieira Santos Gomes
imagem do usuário

TABOAO DA SERRA - SP ARACY DE ABREU PESTANA EMEF

não possui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 
 
 
 
  • Reconhecer como os sistemas naturais e humanos formam os espaços e as estruturas que compõem uma totalidade.

  • Diferenciar as principais características existentes nas cinco regiões do Brasil.

  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural existente no Brasil. Favorecendo assim, o respeito as crenças, credos e valores.

Duração das atividades
5 h/a de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção em pesquisa em internet; conhecimentos básicos em power point e editor de texto (hipertexto).

Estratégias e recursos da aula

regiões 1

Aula 1 – Uma roda de conversa para saber quais as impressões e quais os conhecimentos prévios os alunos possuem sobre a divisão regional brasileira e suas características. Depois desta conversa iniciaremos a divisão da turma em cinco grupos. Cada grupo representará uma região do Brasil (escolhido por sorteio) e deverá realizar uma pesquisa sobre as seguintes temáticas:

  • Aspectos físicos (clima, hidrografia, vegetação, etc)

  • Economia e turismo: principais fontes de riqueza e principais pontos turísticos.

  • Manifestações folclóricas (festas, músicas, danças, comidas, etc)

Aula 2 – No laboratório de informática, os alunos farão a leitura de uma apresentação em slide com um texto multimídia, que os ajudarão a conhecer um pouco mais sobre as regiões do Brasil, e iniciarão a pesquisa na internet sobre a região pela qual seu grupo é responsável, buscando informações e imagens para a produção de uma atividade em slide para uma apresentação.

Aula 3 – Reunidos em grupo, será feita a produção dos slides com as imagens e as informações obtidas na pesquisa feita na internet. Nestes slides deverão conter as seguintes informações: 

 

  • Aspectos físicos (clima, hidrografia, vegetação)

  • Economia e turismo: principais fontes de riqueza e principais pontos turísticos.

  • Principais manifestações folclóricas: festas, músicas, danças, comidas, típicas da região.

  • Modo de vida da população (principais características: modo de falar, vestir, etc) 

Cada apresentação em slide deverá ter apenas uma página e nela conter um texto em multimídia. Os alunos poderão criar o próprio texto a partir das informações obtidas na pesquisa ou utilizar uma poesia, música ou outro texto que despertar-lhes interesse. O professor deixará que os aprendizes escolham o texto que mais interessá-los, devendo apenas avaliar se o texto escolhido tem coerência com o assunto em discussão. 

 

Aula 4 – Apresentação dos slides: Faremos uma apresentação dos trabalhos realizados na sala de informática da escola, para que os alunos das outras turmas também possam  assistir e apreciar o trabalho realizado. Nesta apresentação os grupos farão a explicação dos slides produzidos por eles.

Aula 5 – Finalização do trabalho: depois de uma roda de conversa, no laboratório de informática, os alunos (ainda em grupo) farão a produção de um hipertexto contanto suas impressões sobre o trabalho e o que aprenderam sobre a região sobre qual pesquisaram. Eles utilizaram do editor de texto e, imagens da internet para a criação de um hipertexto.

Recursos Complementares

Slide aula 2 em:  http://www.slideshare.net/cyntiasantos/ativ10-cintiavieira

Sugestões:

- este slide multimídia também pode ser utilizado na aula 2 em http://www.slideshare.net/cyntiasantos/multimidiafinal 

Blog com atividades - http://bancodeatividades.blogspot.com/2009/10/geografia-regioes-brasileiras.html

Texto - http://www.brasilescola.com/brasil/regioes-brasileiras.htm 

Imagem: http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-nas-regioes-do-brasil5/

 

                            

                                       

Avaliação
* Observação da participação e envolvimento na pesquisa e preparação dos trabalhos;
* Observação da participação e envolvimento na apresentação dos trabalhos;
* Correção do hipertexto.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.