12/03/2012
não possui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Reconhecer como os sistemas naturais e humanos formam os espaços e as estruturas que compõem uma totalidade.
Diferenciar as principais características existentes nas cinco regiões do Brasil.
Reconhecer e valorizar a diversidade cultural existente no Brasil. Favorecendo assim, o respeito as crenças, credos e valores.
Ter noção em pesquisa em internet; conhecimentos básicos em power point e editor de texto (hipertexto).
Aula 1 – Uma roda de conversa para saber quais as impressões e quais os conhecimentos prévios os alunos possuem sobre a divisão regional brasileira e suas características. Depois desta conversa iniciaremos a divisão da turma em cinco grupos. Cada grupo representará uma região do Brasil (escolhido por sorteio) e deverá realizar uma pesquisa sobre as seguintes temáticas:
Aspectos físicos (clima, hidrografia, vegetação, etc)
Economia e turismo: principais fontes de riqueza e principais pontos turísticos.
Manifestações folclóricas (festas, músicas, danças, comidas, etc)
Aula 2 – No laboratório de informática, os alunos farão a leitura de uma apresentação em slide com um texto multimídia, que os ajudarão a conhecer um pouco mais sobre as regiões do Brasil, e iniciarão a pesquisa na internet sobre a região pela qual seu grupo é responsável, buscando informações e imagens para a produção de uma atividade em slide para uma apresentação.
Aula 3 – Reunidos em grupo, será feita a produção dos slides com as imagens e as informações obtidas na pesquisa feita na internet. Nestes slides deverão conter as seguintes informações:
Aspectos físicos (clima, hidrografia, vegetação)
Economia e turismo: principais fontes de riqueza e principais pontos turísticos.
Principais manifestações folclóricas: festas, músicas, danças, comidas, típicas da região.
Modo de vida da população (principais características: modo de falar, vestir, etc)
Cada apresentação em slide deverá ter apenas uma página e nela conter um texto em multimídia. Os alunos poderão criar o próprio texto a partir das informações obtidas na pesquisa ou utilizar uma poesia, música ou outro texto que despertar-lhes interesse. O professor deixará que os aprendizes escolham o texto que mais interessá-los, devendo apenas avaliar se o texto escolhido tem coerência com o assunto em discussão.
Aula 4 – Apresentação dos slides: Faremos uma apresentação dos trabalhos realizados na sala de informática da escola, para que os alunos das outras turmas também possam assistir e apreciar o trabalho realizado. Nesta apresentação os grupos farão a explicação dos slides produzidos por eles.
Aula 5 – Finalização do trabalho: depois de uma roda de conversa, no laboratório de informática, os alunos (ainda em grupo) farão a produção de um hipertexto contanto suas impressões sobre o trabalho e o que aprenderam sobre a região sobre qual pesquisaram. Eles utilizaram do editor de texto e, imagens da internet para a criação de um hipertexto.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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08/04/2013
Cinco estrelasGostei dos textos, bem diretos e bons para o ensino fundamental ler. Vou tentar fazer essa aula Obrigada