Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA- A vida e obra de Romero Britto em quadrinhos

 

22/12/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a obra de um artista brasileiro contemporâneo;

Utilizar a teoria triangular de Ana Mae para analisar a vida e obra de Romero Britto.

Desenvolver uma história em quadrinhos associando a obra e a biografia de Romero Britto.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com os alunos se eles já ouviram falar de Romero Britto.

Estratégias e recursos da aula

ro6

Romero Britto - The Hug too

fonte da imagem: http://www.britto.com.br/

 

Para que os alunos tenham uma visão ampla do conceito de Arte, é necessário desenvolver esse olhar, uma proposta interessante é utilizar a teoria triangular formulada pela professora Ana Mae.

"Aqui no Brasil, a professora Ana Mae Barbosa adaptou a teoria DBAE ao nosso contexto, denominando-a Proposta Triangular por envolver três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem (obra de arte) e a história da arte. Diz Ana Mae (1991, p. 10): "O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte (...). A escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação (...)".

 “Na construção de conhecimentos em arte, o DBAE valoriza não só a produção artística, mas também as informações culturais e históricas, bem como a análise das obras. Esse modo de ensinar arte baseia-se em senti-la, compreendê-la na sua dimensão histórica, apreciá-la esteticamente, analisá-la e refletir sobre ela com espírito crítico, o que requer as quatro instâncias do conhecimento: a produção, a crítica, a estética e a história da arte". Fonte do trecho do texto: http://literatura.moderna.com.br/literatura/arte/icones/pablo/proposta

Essa forma de abordagem do estudo da Arte proporciona aos alunos um entendimento amplo do conceito de arte e os fatores sociais implicados nela.

Na proposta desta aula, os alunos serão convidados a conhecer a vida e a obra de Romero Britto, um representante da Pop-Art, e ao mesmo tempo serão desafiados a organizarem o conhecimento adquirido através da linguagem de quadrinhos, eles aprendem e também se tornam produtores de conhecimentos.

 

Algumas curiosidades sobre Romero Britto:

  1. Quando tinha somente oito anos, Romero Britto já pintava em sucatas, papelão e jornal, sempre com muita imaginação e criatividade.
  2. Aos 14 anos, conseguiu uma exibição pública, na qual vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos.
  3. Quando abandonou o curso de Direito e se mudou para Miami, trabalhou como atendente em lanchonete e lava-rápido, ajudante de jardineiro e caixa de loja.
  4. Todos os desenhos de Romero Britto são contornados por uma tênue linha preta.
  5. Veja que curiosa inspiração: Romero Britto inspirou-se nas obras de Caravaggio, pintor italiano representante do estilo Barroco. Ao conhecer as obras pesadas e sombrias de Caravaggio teve a certeza de que aquele estilo era exatamente o oposto do que queria transmitir em sua carreira artística.
  6. Formas e cores levaram Romero Britto da pobreza no Recife-Pe (Brasil) para o sucesso no Mundo das Artes.
  7. Romero Britto tornou-se um dos artistas preferidos de atores e personalidades do mundo cinematográfico e político. Hoje é considerado um fenômeno internacional.
  8. Suas obras estão espalhadas por 140 países e 127 galerias ao redor do planeta.
  9. Seguidor da "Pop Art" e influenciado pelo trabalho do também artista Francisco Brennand, Romero Britto é mestre em explorar cores vibrantes e formas geométricas.
  10. Foi o único artista plástico brasileiro a participar da Cow Parade de New York, evento que no ano 2000 espalhou 500 esculturas de vacas em tamanho natural pelas ruas da cidade.

Fonte do texto: http://euevcfazendoarte.blogspot.com/2011/03/romero-brito-biografia-obras-e.html

 

1ª Atividade

Converse com os alunos sobre o conceito que eles têm de Arte e o significado da Arte Moderna. Liste quais artistas de artes plásticas eles conhecem.

Proponha que conheçam a arte de um brasileiro, que está vivo, digo isso, pois na escola há uma tendência em trabalhar com os grandes mestres da pintura, que estão mortos, isso passa uma mensagem para os alunos, que a arte foi produzida e arte que está sendo produzida não merece reconhecimento. É importante trabalhar com todo tipo de artista, inclusive com outras linguagens como a fotografia, a escultura e etc.

Nessa aula enfocaremos a Arte de Romero Britto, principalmente por ser um artista que expressa e divulga sua arte em diferentes possibilidades. Diga para os alunos que a proposta é estudar a vida e obra de Romero Britto, pois depois em trios, cada equipe deverá elaborar uma história em quadrinhos sobre os aspectos que consideraram mais relevantes.

Oriente que os alunos façam uma pesquisa sobre a vida de Romero Britto. http://www.britto.com.br/

Há uma sugestão de site, no entanto estimule aos alunos a encontrarem outras fontes. Peça para que o trio anote os aspectos que acharem mais relevantes.

 ro1

Fonte da imagem: http://www.britto.com.br/

 

2ª Atividade

Na atividade anterior os alunos pesquisaram sobre a vida do artista, nesta próxima fase os alunos se encantarão com as obras do artista. Peça para os alunos buscarem as obras de Romero Britto. E que procurem entender quais foram as bases para a criação de seu estilo. No link abaixo há uma sugestão de apresentação com as obras do artista.

ro5  

http://www.slideshare.net/alinesricardo/romero-brito-2344099

 

No link os alunos poderão ver obras de Romero Britto em diferentes portadores.  

ro2 

fonte da imagem: http://www.pitoresco.com/espelho/valeapena/romerobrito/romerobrito.htm

 

No link seguinte os alunos irão ver obras que o Romero Britto produziu para celebridades.

ro3

fonte da imagem: http://ego.globo.com/Gente/Fotos/0,,GF73619-9801,00-FAMOSOS+RETRATADOS+PELO+ARTISTA+PLASTICO+ROMERO+BRITO.html#fotogaleria=1

 

Neste link os alunos poderão baixar imagens das obras de Romero Britto para colorir.

ro4

fonte da imagem: http://www.ecolorir.com/pinturas-de-romero-de-brito.html

 

3ª Atividade

Na fase final da atividade os trios utilizarão as informações coletadas na pesquisa e irão produzir um gibi sobre o que aprenderam da vida e obra de Romero Britto. Para fazer a história em quadrinhos utilize o programa Hagaquê.

 z2

 

 

O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.

Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

 

Link de tutorial do Hagaquê

http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/tutoriais/hagaque/index.htm

 

Estimule a imaginação das crianças na criação da história e depois de terminada a tarefa, faça um lançamento do gibi que dependendo das histórias pode ter mais de um volume e convide a comunidade para o lançamento.

Recursos Complementares
Avaliação

A qualidade das produções dos alunos irão indicar o quanto eles aprenderam sobre a obra e a vida de Romero Britto;

Avalie o trabalho em equipe.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Arlinda Santos, E.E. Mª Neusa Carmo de Souza , Amapá - disse:
    arlindasantos-ap@bol.com.br

    23/03/2015

    Cinco estrelas

    Considerei essa proposta de trabalho muito interessante, visto que os alunos através da biografia do artista, terão mais facilidade de compreenderem esse processo de produção de uma HQ. E com o recurso do Link do Hagaquê; será mais um recurso para a realização da atividade. Adorei essa sugestão. E parabéns para a professora pela produção desse trabalho.


  • karine, Escola Ernesto carneiro , Bahia - disse:
    kssaba2013@gmail.com

    07/04/2013

    Cinco estrelas

    Excelente aula,muito criativa!!! Adorei a sugestão e obrigada colega por compartilhar conosco.


  • Claudia Oliveira da Silva Pavin, ALTAIR DE FATIMA FURIGO POLETTINI PROFA DRA , São Paulo - disse:
    caupavin@yahoo.com.br

    13/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula com isto, podemos trabalhar o cotidiano dos alunos dentro da Arte Visual.


  • lismar antonio alves santos vilela , EE PROFESSORA MARIA COUTINHO , Minas Gerais - disse:
    professorlismar@hotmail.com

    08/03/2012

    Cinco estrelas

    APESAR DE ACHAR (MINHA OPINIÃO) ROMERO BRITO MEIO ESTERIOTIPADO, VOCÊ CRIOU UMA AULA FANTASTICA. PARABENS


  • Joelma , Estou mudando de escola , Distrito Federal - disse:
    JHOELTMA@GMAIL.COM

    17/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, pois o desenvolvimento da mesma visa seguir a proposta triangular desenvolvida por Ana Mae. Pretendo adaptá-la a minha realidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.