22/12/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Conhecer a obra de um artista brasileiro contemporâneo;
Utilizar a teoria triangular de Ana Mae para analisar a vida e obra de Romero Britto.
Desenvolver uma história em quadrinhos associando a obra e a biografia de Romero Britto.
Conversar com os alunos se eles já ouviram falar de Romero Britto.
Romero Britto - The Hug too
fonte da imagem: http://www.britto.com.br/
Para que os alunos tenham uma visão ampla do conceito de Arte, é necessário desenvolver esse olhar, uma proposta interessante é utilizar a teoria triangular formulada pela professora Ana Mae.
"Aqui no Brasil, a professora Ana Mae Barbosa adaptou a teoria DBAE ao nosso contexto, denominando-a Proposta Triangular por envolver três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem (obra de arte) e a história da arte. Diz Ana Mae (1991, p. 10): "O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte (...). A escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação (...)".
“Na construção de conhecimentos em arte, o DBAE valoriza não só a produção artística, mas também as informações culturais e históricas, bem como a análise das obras. Esse modo de ensinar arte baseia-se em senti-la, compreendê-la na sua dimensão histórica, apreciá-la esteticamente, analisá-la e refletir sobre ela com espírito crítico, o que requer as quatro instâncias do conhecimento: a produção, a crítica, a estética e a história da arte". Fonte do trecho do texto: http://literatura.moderna.com.br/literatura/arte/icones/pablo/proposta
Essa forma de abordagem do estudo da Arte proporciona aos alunos um entendimento amplo do conceito de arte e os fatores sociais implicados nela.
Na proposta desta aula, os alunos serão convidados a conhecer a vida e a obra de Romero Britto, um representante da Pop-Art, e ao mesmo tempo serão desafiados a organizarem o conhecimento adquirido através da linguagem de quadrinhos, eles aprendem e também se tornam produtores de conhecimentos.
Algumas curiosidades sobre Romero Britto:
Fonte do texto: http://euevcfazendoarte.blogspot.com/2011/03/romero-brito-biografia-obras-e.html
1ª Atividade
Converse com os alunos sobre o conceito que eles têm de Arte e o significado da Arte Moderna. Liste quais artistas de artes plásticas eles conhecem.
Proponha que conheçam a arte de um brasileiro, que está vivo, digo isso, pois na escola há uma tendência em trabalhar com os grandes mestres da pintura, que estão mortos, isso passa uma mensagem para os alunos, que a arte foi produzida e arte que está sendo produzida não merece reconhecimento. É importante trabalhar com todo tipo de artista, inclusive com outras linguagens como a fotografia, a escultura e etc.
Nessa aula enfocaremos a Arte de Romero Britto, principalmente por ser um artista que expressa e divulga sua arte em diferentes possibilidades. Diga para os alunos que a proposta é estudar a vida e obra de Romero Britto, pois depois em trios, cada equipe deverá elaborar uma história em quadrinhos sobre os aspectos que consideraram mais relevantes.
Oriente que os alunos façam uma pesquisa sobre a vida de Romero Britto. http://www.britto.com.br/
Há uma sugestão de site, no entanto estimule aos alunos a encontrarem outras fontes. Peça para que o trio anote os aspectos que acharem mais relevantes.
Fonte da imagem: http://www.britto.com.br/
2ª Atividade
Na atividade anterior os alunos pesquisaram sobre a vida do artista, nesta próxima fase os alunos se encantarão com as obras do artista. Peça para os alunos buscarem as obras de Romero Britto. E que procurem entender quais foram as bases para a criação de seu estilo. No link abaixo há uma sugestão de apresentação com as obras do artista.
http://www.slideshare.net/alinesricardo/romero-brito-2344099
No link os alunos poderão ver obras de Romero Britto em diferentes portadores.
fonte da imagem: http://www.pitoresco.com/espelho/valeapena/romerobrito/romerobrito.htm
No link seguinte os alunos irão ver obras que o Romero Britto produziu para celebridades.
fonte da imagem: http://ego.globo.com/Gente/Fotos/0,,GF73619-9801,00-FAMOSOS+RETRATADOS+PELO+ARTISTA+PLASTICO+ROMERO+BRITO.html#fotogaleria=1
Neste link os alunos poderão baixar imagens das obras de Romero Britto para colorir.
fonte da imagem: http://www.ecolorir.com/pinturas-de-romero-de-brito.html
3ª Atividade
Na fase final da atividade os trios utilizarão as informações coletadas na pesquisa e irão produzir um gibi sobre o que aprenderam da vida e obra de Romero Britto. Para fazer a história em quadrinhos utilize o programa Hagaquê.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.
Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Link de tutorial do Hagaquê
http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/tutoriais/hagaque/index.htm
Estimule a imaginação das crianças na criação da história e depois de terminada a tarefa, faça um lançamento do gibi que dependendo das histórias pode ter mais de um volume e convide a comunidade para o lançamento.
http://cetoledo.blogspot.com/2011/06/projeto-artes-romero-britto.html
http://www.colegioconsolata.com.br/acontece/projetos/2serie/main.htm
http://www.cemma.net.br/crbst_27.html
http://www.artenaescola.org.br/sala_galeria_album.php?album=315
A qualidade das produções dos alunos irão indicar o quanto eles aprenderam sobre a obra e a vida de Romero Britto;
Avalie o trabalho em equipe.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/03/2015
Cinco estrelasConsiderei essa proposta de trabalho muito interessante, visto que os alunos através da biografia do artista, terão mais facilidade de compreenderem esse processo de produção de uma HQ. E com o recurso do Link do Hagaquê; será mais um recurso para a realização da atividade. Adorei essa sugestão. E parabéns para a professora pela produção desse trabalho.
07/04/2013
Cinco estrelasExcelente aula,muito criativa!!! Adorei a sugestão e obrigada colega por compartilhar conosco.
13/03/2012
Quatro estrelasGostei muito dessa aula com isto, podemos trabalhar o cotidiano dos alunos dentro da Arte Visual.
08/03/2012
Cinco estrelasAPESAR DE ACHAR (MINHA OPINIÃO) ROMERO BRITO MEIO ESTERIOTIPADO, VOCÊ CRIOU UMA AULA FANTASTICA. PARABENS
17/02/2012
Quatro estrelasGostei muito da aula, pois o desenvolvimento da mesma visa seguir a proposta triangular desenvolvida por Ana Mae. Pretendo adaptá-la a minha realidade.