29/08/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Conteúdos específicos:
• Teoria da expansão do universo;
• Teoria da origem do universo.
Recursos educacionais:
• Experiência: Expansão do Universo. Para baixar: www.seed.slb.com/pt/scictr/lab/balloon/balloon.pdf;
• Vídeo que ilustra como pode ter ocorrido a grande explosão com duração de 40 segundos: imgsrc.hubblesite.org/hu/db/2003/27/videos/b/formats/low_quicktime.mov.
Preparando a aula:
Na aula anterior, peça aos alunos que tragam: balões, fitas adesivas, fita métrica e caneta ou lápis.
Introduzindo a aula: (5 min.)
Faça a seguinte pergunta aos alunos: Como surgiu o universo? E, a partir das respostas dos mesmos, explique que a origem do universo depende da teoria que está sendo adotada.
Desenvolvendo a aula: (30 min.)
Em seguida, explique que ao observar o céu a olho nu, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de universo.
Já com a observação do céu com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior. Em seguida, faça a seguinte pergunta aos alunos: Como surgiu o universo? A partir das respostas dos alunos explique que existem várias explicações sobre a origem do universo. Há, sobre esse assunto, as explicações religiosas e as científicas. Trataremos aqui a visões científicas. A teoria científica mais aceita atualmente é a do Big Bang (tradução do que em inglês significa “grande explosão”). Essa teoria foi proposta em 1948, por George Gamow (1904-1968).
Em seguida, entregue o roteiro experimental para os alunos. A experiência poderá ser feita em grupo. Norteie os alunos na montagem do experimento e oriente-lhes que anotem as distâncias das estrelas (representadas por pontos) e a circunferência do balão à medida que o balão é inflado.
No final do roteiro experimental, encontra-se uma tabela que deverá ser preenchida pelos alunos com os dados coletados ao longo do experimento. Pergunte a eles se existe um padrão entre o tamanho da circunferência do balão e a distância das estrelas. Após ouvir as respostas dos alunos, explique-lhes que, de acordo com os dados coletados, constatamos que à medida que a circunferência do balão aumenta a distância entre as estrelas (pon tos). Para finalizar, peça para que os alunos comparem os resultados obtidos no experimento com os resultados presentes no site: http://www.seed.slb.com/en/scictr/lab/balloon/res.htm.
OBS.: Professor, o balão inflável é uma analogia indicada para entender a expansão do universo, deixe isso claro para os alunos.
Sistematizando a aula: (15 min.)
Após a experiência levante os dados coletados com os alunos e peça para que eles respondam as seguintes algumas questões sobre o experimento:
Quatro estrelas 3 classificações
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18/09/2011
Quatro estrelasesse e um bom planejamento, parabens!!
04/09/2011
Cinco estrelasa aula é muito boa e possibilita uma interação entre conteúdo e alunos por trazer experimentação e vídeo. Gosto muito das sugestões de wlesley.
24/03/2010
Cinco estrelasachei excelente a aula, muito criativa e não precisamos ficar só na aula expositiva.