Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como surgiu o universo?

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender e diferenciar a Teoria do Big Bang da Teoria da Expansão do Universo.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Planeta Terra;
• Corpos celestes.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:
• Teoria da expansão do universo;
• Teoria da origem do universo.

 

Recursos educacionais:

• Experiência: Expansão do Universo. Para baixar: www.seed.slb.com/pt/scictr/lab/balloon/balloon.pdf;

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/391/imagens/bala.jpg

• Vídeo que ilustra como pode ter ocorrido a grande explosão com duração de 40 segundos: imgsrc.hubblesite.org/hu/db/2003/27/videos/b/formats/low_quicktime.mov.

 

Preparando a aula:

Na aula anterior, peça aos alunos que tragam: balões, fitas adesivas, fita métrica e caneta ou lápis.

Introduzindo a aula: (5 min.)

Faça a seguinte pergunta aos alunos: Como surgiu o universo? E, a partir das respostas dos mesmos, explique que a origem do universo depende da teoria que está sendo adotada.

Desenvolvendo a aula: (30 min.)

Em seguida, explique que ao observar o céu a olho nu, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de universo.
Já com a observação do céu com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior. Em seguida, faça a seguinte pergunta aos alunos: Como surgiu o universo? A partir das respostas dos alunos explique que existem várias explicações sobre a origem do universo. Há, sobre esse assunto, as explicações religiosas e as científicas. Trataremos aqui a visões científicas. A teoria científica mais aceita atualmente é a do Big Bang (tradução do que em inglês significa “grande explosão”). Essa teoria foi proposta em 1948, por George Gamow (1904-1968).
Em seguida, entregue o roteiro experimental para os alunos. A experiência poderá ser feita em grupo. Norteie os alunos na montagem do experimento e oriente-lhes que anotem as distâncias das estrelas (representadas por pontos) e a circunferência do balão à medida que o balão é inflado.
No final do roteiro experimental, encontra-se uma tabela que deverá ser preenchida pelos alunos com os dados coletados ao longo do experimento. Pergunte a eles se existe um padrão entre o tamanho da circunferência do balão e a distância das estrelas. Após ouvir as respostas dos alunos, explique-lhes que, de acordo com os dados coletados, constatamos que à medida que a circunferência do balão aumenta a distância entre as estrelas (pon tos). Para finalizar, peça para que os alunos comparem os resultados obtidos no experimento com os resultados presentes no site: http://www.seed.slb.com/en/scictr/lab/balloon/res.htm.


OBS.: Professor, o balão inflável é uma analogia indicada para entender a expansão do universo, deixe isso claro para os alunos.

Sistematizando a aula: (15 min.)

Após a experiência levante os dados coletados com os alunos e peça para que eles respondam as seguintes algumas questões sobre o experimento:

  1. Qual a relação que existe entre a circunferência e a distância entre os pontos?
  2. De acordo com o que foi estudado, qual teoria está relacionada com o processo de encher o balão?
  3. Mostre o vídeo sobre a Grande Explosão e peça para que os alunos expliquem o que ocorreu no vídeo e relacionem com a Teoria do Big Bang e a Teoria da Expansão do Universo.
  4. Existe alguma semelhança entre os seus resultados e os resultados encontrados no site?

 

Recursos Complementares
Para o aluno:
Sistema solar - simulação sobre o sistema solar. Para visualizar http://www.rived.mec.gov.br/sistema/upload/zip/176.zip.
Avaliação
Faça a avaliação da participação dos alunos na execução do experimento e das respostas às questões que foram propostas no experimento.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.