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A quem pertence a água? OU Água é mercadoria?

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Papel do Estado e das classes sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das aulas os alunos deverão conhecer:

- os conceitos de "domínio público", "bem público" e de "gestão pública";

- o trâmite da água: da fonte aos domicílios.

Duração das atividades
03 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • dominar o conceito de soberania;

  • reconhecer o ciclo da água completo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor inicia apresentando o “ciclo da água” (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9996/ciclodaagua.swf).

O ciclo da água

 Depois, discute o ciclo a partir do seguinte: A água é essencial à vida, e está disponível na natureza fazendo, há muitos anos, este ciclo que a renova. Então, a água que usamos hoje já foi usada anteriormente por nós mesmos e/ou por outras pessoas no decorrer dos tempos.

E apresenta o problema:

- De quem é a água?

- Será que essa água que se renova por meio do "ciclo da água" tem dono?

- As pessoas compram água? 

- Quem vende água, como e quando ficou dono dela para poder vendê-la?

A instigação do professor deve levar os alunos a buscar respostas a estes questionamentos e a fazer outros. Tanto as hipóteses quanto as perguntas dos alunos devem ser anotadas.

Professor, coloque na discussão pontos como: se a água não tem dono, por que pagamos pela água que chega nas nossas casas? A Água não é uma mercadoria? E a água à venda em garrafas, copos e galões?

 

Aula 2:

Professor, apresente este conteúdo de forma dialogada com os alunos, sempre a partir dos questionamentos e hipóteses levantados no encontro anterior. Explique que:

- a água é um recurso dotado de valor econômico e que permite a produção de outros recursos e/ou bens;

- por conta da essencialidade da água, ela atrai investimentos de muitos países.

- em muitos países houve a privatização da exploração e distribuição da água, e que isso encarece os serviços.

 

Leve para seus alunos a lei nº. 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que “Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal [...]” e discuta com eles seu conteúdo (a lei está disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9433.htm. Acesso em: 17 ago 2009). A discussão da lei deve ser feita a partir dos questionamentos, buscando respondê-los; sua leitura e análise vai auxiliar no entendimento de "bem público" e de "gestão pública".

       Também é importante discutir com os alunos a respeito da água consumida no município: de onde é retirada? Onde é tratada? Como é feito esse tratamento? Como é a rede de distribuição? A companhia de coleta/tratamento/distribuição é pública ou privada? Toda a população tem acesso a água tratada?

        Convide seus alunos a criarem um podcast informando sobre as questões da água. Para isso os alunos organizam-se em cinco grupos e cada grupo cria um programa. Os programas devem focar a garantia de distribuição universal da água, que é um dos objetivos do Fórum Mundial de Águas; cada grupo trabalha com uma das versões do Fórum, apresentando os avanços e retrocessos em cada um desses eventos.

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Recursos Educacionais
Nome Tipo
O ciclo da água Animação/simulação
Ciclo urbano da água Animação/simulação
Recursos Complementares

Sites:

- Agência Nacional de Águas: http://www.ana.gov.br;

- Livro O Aquífero Guarani (http://www.oaquiferoguarani.com.br/).

Avaliação

Avaliação deve acontecer no decorrer das aulas, de acordo com:

  1. Participação na discussão inicial: respondendo, questionando, contribuindo com dados/informações, relacionando o recurso com o questionamento feito pelo professor;

  2. Participação na apresentação do conteúdo, fazendo questionamentos e trazendo contribuições;

  3. Análise da lei;

  4. Construção do podcast: trabalho em grupo; conteúdo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
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Opiniões

  • Lucas Nonato da Silva Lacerda, Anchieta educ. , São Paulo - disse:
    lucas_slacerda@live.com

    19/02/2014

    Cinco estrelas

    De grande valor acadêmico/educacional este material, ainda que possa ser ainda muito enriquecido, parabéns ao(s) autor(es).


  • elietteduarte gonçalves, C.E.Maria da Conceição Perira Pinto , Rio de Janeiro - disse:
    eliette_tata@hotmail.com

    12/10/2010

    Cinco estrelas

    Colega sua aula é maravilhosa. Aplicarei na minha turma Parabéns ELIette


  • Dulcemar de Carvalho Brioschi, Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira , Mato Grosso do Sul - disse:
    dulcebrioschi2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula tão bem elaborada, sou professora de tecnologias e vou recomendá-la aos meus colegas de escola. Graças à tecnologia e a criatividade de nossos professores, a educação vai sofrer por mudanças radicais.Mais uma vez, parabéns!


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