28/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Papel do Estado e das classes sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ao término das aulas os alunos deverão conhecer:
- os conceitos de "domínio público", "bem público" e de "gestão pública";
- o trâmite da água: da fonte aos domicílios.
dominar o conceito de soberania;
reconhecer o ciclo da água completo.
Aula 1:
O professor inicia apresentando o “ciclo da água” (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9996/ciclodaagua.swf).
Depois, discute o ciclo a partir do seguinte: A água é essencial à vida, e está disponível na natureza fazendo, há muitos anos, este ciclo que a renova. Então, a água que usamos hoje já foi usada anteriormente por nós mesmos e/ou por outras pessoas no decorrer dos tempos.
E apresenta o problema:
- De quem é a água?
- Será que essa água que se renova por meio do "ciclo da água" tem dono?
- As pessoas compram água?
- Quem vende água, como e quando ficou dono dela para poder vendê-la?
A instigação do professor deve levar os alunos a buscar respostas a estes questionamentos e a fazer outros. Tanto as hipóteses quanto as perguntas dos alunos devem ser anotadas.
Professor, coloque na discussão pontos como: se a água não tem dono, por que pagamos pela água que chega nas nossas casas? A Água não é uma mercadoria? E a água à venda em garrafas, copos e galões?
Aula 2:
Professor, apresente este conteúdo de forma dialogada com os alunos, sempre a partir dos questionamentos e hipóteses levantados no encontro anterior. Explique que:
- a água é um recurso dotado de valor econômico e que permite a produção de outros recursos e/ou bens;
- por conta da essencialidade da água, ela atrai investimentos de muitos países.
- em muitos países houve a privatização da exploração e distribuição da água, e que isso encarece os serviços.
Leve para seus alunos a lei nº. 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que “Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal [...]” e discuta com eles seu conteúdo (a lei está disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9433.htm. Acesso em: 17 ago 2009). A discussão da lei deve ser feita a partir dos questionamentos, buscando respondê-los; sua leitura e análise vai auxiliar no entendimento de "bem público" e de "gestão pública".
Também é importante discutir com os alunos a respeito da água consumida no município: de onde é retirada? Onde é tratada? Como é feito esse tratamento? Como é a rede de distribuição? A companhia de coleta/tratamento/distribuição é pública ou privada? Toda a população tem acesso a água tratada?
Convide seus alunos a criarem um podcast informando sobre as questões da água. Para isso os alunos organizam-se em cinco grupos e cada grupo cria um programa. Os programas devem focar a garantia de distribuição universal da água, que é um dos objetivos do Fórum Mundial de Águas; cada grupo trabalha com uma das versões do Fórum, apresentando os avanços e retrocessos em cada um desses eventos.
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Nome | Tipo |
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O ciclo da água | Animação/simulação |
Ciclo urbano da água | Animação/simulação |
Sites:
- Agência Nacional de Águas: http://www.ana.gov.br;
- Livro O Aquífero Guarani (http://www.oaquiferoguarani.com.br/).
Avaliação deve acontecer no decorrer das aulas, de acordo com:
Participação na discussão inicial: respondendo, questionando, contribuindo com dados/informações, relacionando o recurso com o questionamento feito pelo professor;
Participação na apresentação do conteúdo, fazendo questionamentos e trazendo contribuições;
Análise da lei;
Construção do podcast: trabalho em grupo; conteúdo.
Cinco estrelas 3 classificações
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19/02/2014
Cinco estrelasDe grande valor acadêmico/educacional este material, ainda que possa ser ainda muito enriquecido, parabéns ao(s) autor(es).
12/10/2010
Cinco estrelasColega sua aula é maravilhosa. Aplicarei na minha turma Parabéns ELIette
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula tão bem elaborada, sou professora de tecnologias e vou recomendá-la aos meus colegas de escola. Graças à tecnologia e a criatividade de nossos professores, a educação vai sofrer por mudanças radicais.Mais uma vez, parabéns!