Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reaproveitamento de materiais usados

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
ELENA ROQUE DE SOUZA ALMEIDA
imagem do usuário

CUIABA - MT NTE/CEFAPRO (Cuiabá)

Elena Roque de Souza Almeida

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Sobre a importância da participação no cuidado com o meio ambiente, tornando-se multiplicador dessa ação, incentivando seus familiares a desenvolverem a coleta seletiva e a preservação do ambiente, mantendo-o livre de queimadas, poluição e destruição.

Duração das atividades
Doze aulas com duração de uma hora aula cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diagnosticar o conhecimento que os estudantes já possuem com relação ao tema, através de questionários e conversas informais para elaborar um planejamento que contemple informações atendendo às necessidades apresentadas.

Estratégias e recursos da aula

Com o propósito de resgatar a sensibilização e o respeito dos educandos, pela natureza, me propus à elaboração do Projeto Meio Ambiente, que visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas e estimular a participação espontãnea dos estudantes como sujeitos principais dessas ações, permitindo práticas em equipe, explorando a multiplicidade das formas de aprender, pensei então, em ações ligadas à coleta seletiva do lixo, tempo de decomposição de materiais usados, reciclagem e o uso do solo, tais como confeccionar adubo orgânico, o plantar, o regar, o arrancar ervas daninhas, constituem uma forma de aprendizado saudável e criativo. Integrar, também, a reflexão com os alunos sobre hábitos alimentares saudáveis. O que se deve ou não comer. Oferecer uma merenda escolar que contenha hortaliças produzidas na própria escola e, principalmente, sem uso de agrotóxicos, é a melhor maneira de se adquirir hábitos saudáveis e que poderão ser adotados pelos familiares, posteriormente.
Este projeto se integra ao processo de formação social, buscando o resgate ao cuidado e preservação do ambiente e a interação com todos os alunos da escola, professores, funcionários, pais e comunidade. 

Serão propostas as seguintes ações:

 • Os alunos assistirão alguns vídeos, de acordo com o conteúdo;
• Será utilizada a Internet onde os alunos terão acesso aos sites educativos, para pesquisar sobre Meio Ambiente, ler textos diversificados, bem como se familiarizar com o uso do computador.
• Através de aula expositiva serão trabalhados elementos e recursos que estimulem a participação dos estudantes como agentes principais das ações desenvolvidas na escola, como confecção de cartazes sobre por que e como preservar o meio ambiente; painel com o tempo de decomposição dos materias que são jogados nos rios, nas ruas, quintais baldios (pneus, latas, plásticos, papéis, chicletes, embalagens, etc.).
• Exposição dos cartazes no pátio escolar e nas ruas cincunvizinhas, com diferentes tipos de paisagens (naturais e transformadas pelo homem, saudáveis e poluidas);
• Serão dadas aos alunos histórias sobre o meio ambiente, sem a fala dos personagens para que os mesmos as completem utilizando o que aprenderam, e para que preencham o espaço que representa a intervenção do narrador;
• Os alunos terão que identificar as diferentes paisagens, reconhecendo os benefícios ou malefícios causados, bem como a intervenção que pode ser feita;

• Depois de produzidas e revisadas pela professora, as histórias serão impressas, em forma de uma revistinha da turma, que poderá ser utilizada como recurso para leitura e sensibilização dos colegas de outras salas, familiares e vizinhos.

* Confeccionar adubo orgânico, reconhecendo este como natural e não prejudicial à saúde e benéfico ao meio ambiente uma vez que é produzido com o reaproveitamento de materiais usados.

*Plantar uma horta suspensa utilizando o adubo produzido por eles mesmos e reutilizando garrafas pet nesse trabalho.

* Elaborar escala para regrar as plantas e horta;

* Regrar e cuidar das plantas e horta;

* Colher e entregar as hortaliças à merendeira para que se utilize no tempeiro da merenda escolar.

* Relatar por escrito o conhecimento adquirido, se influenciou ou não nas suas atitudes habituais e como isso ocorreu.

* reutilizar materiais, como jornais ou revistas usadas para confeccionar variedades: fazer canudinhos e criar bandeijas, cestas, enfeites de mesa, caixas para presentes;

* Reciclar papel utilizando jornais e revistas usadas.

* Confeccionar quadros, cartões, porta retrato, blocos de anotações com o papel reciclado por eles próprios

* Confecção de roupas com materiais usados (tampinhas, plásticos, embalagens de bolacha

É tempo de reciclar

Efeito estufa

Estoque de árvores

Conselhos úteis para economizar água

Recursos Educacionais
Nome Tipo
É tempo de reciclar Animação/simulação
Você Sabia?Guardiões da Biosfera - Pantanal - Berçario de Aves Vídeo
Puzzle das fábricas Animação/simulação
Cuide do planeta Vídeo
Efeito estufa Animação/simulação
Meu mundo Animação/simulação
Estoque de árvores Animação/simulação
Conselhos úteis para economizar água Animação/simulação
Avaliação
  A avaliação será formativa.                                                                

As estratégias serão avaliadas no final de cada semana, com o intuito de reestruturação de sua metodologia, caso necessário, para ser repetida nos próximos dias.
Cada atividade desenvolvida será avaliada ao seu término, para que no final do bimestre ocorra uma avaliação geral do projeto, que será registrada em um relatório final.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria de Fàtima Raimundo, Secretaria Municipal de Educação de MURIAE , Minas Gerais - disse:
    fafaraimundo@gmail.com

    28/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, sua aula é ótima! Você poderia complementar com desenhos realizados pelos alunos e fixá-los nos ônibus da cidade. Os alunos vâo ficar entusiasmados com essa publicaçâo.


  • elisson, pedro pedrossian , Mato Grosso - disse:
    adv.elisson@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! aula excelente!


  • Roney, escola muincipal , Maranhão - disse:
    dioney.pontes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótimo trabalho, acho que as crianças aprenderam bastante coisas


  • Daniel, artur borges , Mato Grosso - disse:
    danielantoniodealmeida@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Que aula bacana. Vou aplicar na minha sala.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.