28/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Papel do Estado e das classes sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ao término das aulas o aluno deverá conhecer as riquezas naturais brasileiras: petróleo bem como suas utilidades.
O aluno deve conhecer o processo de formação do petróleo e dominar os conceitos de:
riquezas naturais;
potencial energético.
Aula 1:
O professor fala dos recursos naturais brasileiros: água em abundância, biodiversidade, e potencial energético.
Em seguida presenta aos alunos notícias a respeito da produção de petróleo no Brasil – isso pode ser feito de diversas maneiras:
1 - levar jornais e revistas para a sala de aula; fazer cartazes com as manchetes publicadas e/ou faladas na TV;
2 - fazer apresentação de slides com manchetes das notícias publicadas sobre o assunto ;
3 - levar os alunos para o laboratório de informática e solicitar que eles procurem as notícias).
A seguir alguns endereços que trazem notícias sobre nosso petróleo:
Folha on line - Entenda o que é a camada pré-sal – acesso em 22 jul 2009.http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440468.shtml
UOL notícias - Exploração de camada pré-sal pode colocar Brasil entre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo – acesso em 22 jul 2009.http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2007/11/08/ult1913u78565.jhtm.
Gazeta do Povo/Curitiba-PR - Pré-sal pode zerar déficit da Petrobras em 6 anos – acesso em 22 jul 2009. http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=902205&tit=Pre-sal-pode-zerar-deficit-da-Petrobras-em-6-anos.
Folha on line - Lula defende nova lei do petróleo para que país se beneficie com descobertas – acesso em 22 jul 2009. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u595085.shtml.
E pergunta:
de quem é esse petróleo?
Se você cavar um poço no quintal de sua casa e achar petróleo, ele é seu?
As hipóteses, dúvidas, certezas e contribuições gerais dos alunos devem ser anotadas.
Aula 2: no laboratório de informática.
Para saber das diversos usos possíveis a partir do petróleo, o professor pergunta aos alunos:
para que serve o petróleo? Coordenando breve discussão a respeito. Em seguida convida os alunos a
utilizarem a animação “petróleo em alto mar” para que os alunos conheçam as possibilidades de uso do produto.
Aula 3: Apresentação do Conteúdo
O petróleo é um combustível fóssil, isto é, é formado ao longo de milhões de anos pela decomposição de animais e vegetais.
O primeiro poço de petróleo foi 1859, quando, nos Estados Unidos da América e a profundidade era de 21 metros. Este país é um dos maiores produtores de petróleo do mundo; mas também é o maior consumidor.
Outros grandes produtores de petróleo são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Venezuela.
No Brasil, as primeiras explorações em busca de petróleo deram-se em fins do século XIX porém, as primeiras descobertas do óleo só aconteceram na década de 1930, na Bahia.
No sentido de garantir a soberania nacional sobre a possível produção de petróleo no Brasil foi a assinada da lei 2.004 (pelo presidente Getúlio Vargas), por meio desta lei, pesquisa, lavra, refino e transporte de petróleo e outros hidrocarbonetos seriam feitas pela União. Este monopólio foi ampliado em 1963 passando a incluir importação e exportação. A mesma lei instituiu a Petróleo Brasileiro S.A..
A sanção da lei só aconteceu após intensa campanha popular que teve, entre os líderes, Monteiro Lobato.
O ano de 1997 é significativo para a produção de petróleo no Brasil. Primeiro porque o país passou a produzir mais de 1.000.000 (um milhão) de barris de petróleo por dia. Segundo porque foi sancionada a lei 9.478 que abriu, para a iniciativa privada, as atividades da indústria petrolífera.
A seguir, alguns artigos da lei 9.478 (publicada no Diário Oficial da União Nº 150, de 07 de agosto de 1997), no capítulo V, Seção I, Artigo 21 diz:
Art. 1º As políticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia visarão aos seguintes objetivos:
I - preservar o interesse nacional: (...)
Art. 3º Pertencem à União os depósitos de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos existentes no território nacional, nele compreendidos a parte terrestre, o mar territorial, a plataforma continental e a zona econômica exclusiva.
Art. 4º Constituem monopólio da União, nos termos do art. 177 da Constituição Federal, as seguintes atividades:
I - a pesquisa e lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos;
II - a refinação de petróleo nacional ou estrangeiro;
III - a importação e exportação dos produtos e derivados básicos resultantes das atividades previstas nos incisos anteriores;
IV - o transporte marítimo do petróleo bruto de origem nacional ou de derivados básicos de petróleo produzidos no País, bem como o transporte, por meio de conduto, de petróleo bruto, seus derivados e de gás natural.
Art. 5º As atividades econômicas de que trata o artigo anterior serão reguladas e fiscalizadas pela União e poderão ser exercidas, mediante concessão ou autorização, por empresas constituídas sob as leis brasileiras, com sede e administração no País.
Art. 3º Pertencem à União os depósitos de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos existentes no território nacional, nele compreendidos a parte terrestre, o mar territorial, a plataforma continental e a zona econômica exclusiva.
Art. 21 Todos os direitos de exploração e produção de petróleo e gás natural em território nacional, nele compreendidos a parte terrestre, o mar territorial, a plataforma continental e a zona econômica exclusiva, pertencem à União, cabendo sua administração à ANP.
(Fonte: http://www2.petrobras.com.br. Acesso em 04 ago 2009)
Em 2003 a Petrobras dobrou a produção, passando dos 2.000.000 (dois milhões) de barris/dia. A maior parte desta produção é retirada do fundo do oceano. Bom lembrar que a empresa é especialista em extração de petróleo em água profundas; entre suas ações inclui-se a exportação de plataformas de exploração em alto mar.
Segundo a Petrobras, das 339 concessões exploratórias, 150 são operadas em parceria com a iniciativa privada, destas, em 75 a empresa não opera; das 306 concessões de produção, 23 são operadas em parceria com a iniciativa privada, destas, em 11 a empresa não opera;
Apresenta a localização das plataformas de petróleo:
Fonte:http://www2.petrobras.com.br/Petrobras/portugues/plataforma/images/imgPlataformaOperacoes.jpg. Acesso em 05 ago 2009.
Ao concluir o conteúdo o professor retoma a primeira questão problematizadora: o petróleo é nosso? E solicita aos alunos um texto argumentativo.
Nome | Tipo |
---|---|
Petróleo em alto mar | Animação/simulação |
Mais Informações:
Jazidas de petróleo: A plataforma continental brasileira é rica em jazidas de petróleo. Dela são extraídas 60% da produção nacional. As reservas de petróleo do país somam 2.816 milhões de barris. O petróleo começou a ser explorado no Brasil em 1953. Atualmente, a produção é quase toda consumida internamente, exportando-se apenas uma pequena porção já refinada. (Fonte: Petrobras).
"Justamente por conta do desconhecimento sobre o potencial da camada pré-sal o governo decidiu que retomará os leilões de concessões de exploração de petróleo no Brasil apenas nas áreas localizadas em terra e em águas rasas. Afinal, se a camada for única, o Brasil ainda não tem regras de como leiloaria sua exploração". (Fonte: APAPE - Associação nacional dos Participantes das Petros;Revista Plenitude)
Caso o professor deseje tratar de especificidades pode solicitar aos aluno acesso ao endereço de “Refinarias Petrobras” , há detalhes de todas as refinarias e informações numéricas a respeito da produção/venda, capacidade, origem do óleo, produção de derivados.
A avaliação deve ser feita durante todo o processo a partir de critérios estabelecidos pelo professor:
O aluno discutiu sobre a questão do petróleo? Trouxe para o debate informações, questionamento, dúvidas?
O aluno participou da discussão a respeito das utilidades do petróleo?
Auxiliou ou solicitou auxílio dos colegas no laboratório de informática?
O aluno fez o texto argumentativo?
O conteúdo do texto é pertinente?
Quatro estrelas 3 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa!!
24/03/2010
Cinco estrelasMagnifico
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula, mas gostaria da inserção do momento da reflexão coletiva e dialética das opiniões dos alunos sobre "O Petróleo é nosso?"