Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Por que as pessoas migram?

 

28/09/2009

Autor y Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ao término das aulas o aluno deverá ser capaz de reconhecer os movimentos migratórios e identificar as causas das migrações.

Duração das atividades
02 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • organização política brasileira;

  • divisão regional do Brasil;
  • as 04 operações matemáticas (soma, subtração, multiplicação e divisão);

  • montar e calcular dados por meio de regra de 3 simples.

Estratégias e recursos da aula

Introdução ao tema

Por que as pessoas migram?

O professor inicia o tema solicitando aos alunos uma pesquisa acerca das origens familiares. Isso deve ser feito com entrevista com as seguintes questões:

  • Onde nasceu o pai e/ou a mãe?

  • Com que idade veio para esta cidade?

  • Por que saiu de sua cidade de origem?

 

Professor, esta solicitação você faz em um pequeno espaço de tempo.

 

Aula 1

Atividade 1 - organizando os dados

Com o retorno das informações, construa com os alunos os dados que devem ser anotados no caderno:

Número de pessoas naturais do município: (soma de todos os pais/mães naturais do município)

Número de pessoas imigrantes: (soma de todos os pais/mães imigrantes)

Observe que o número total da amostragem é 2 x número de alunos (número de pais + número de mães), mas este número deve ser verificado porque pode haver alunos com apenas um dos progenitores. Caso os alunos morem com avós, tios ou outros, estes devem ser considerados no lugar do pai e/ou mãe.

Explique para os alunos que estão fazendo uma pesquisa por amostragem, e que o resultado pode ser considerado para toda a população do município.

Atividade 2 - analisando a primeira pergunta e as respostas obtidas

Para análise da primeira pergunta (onde nasceu o pai e/ou a mãe?), leve para a sala de aula um mapa político do Brasil (de parede) e um mapa político do Brasil reproduzido em folha A-4 para cada aluno. Será anotado em cada Estado do país o número de emigrantes que veio para o município. 

Calcule com os alunos a porcentagem de imigrantes:

Número total da amostra = 100%

Número de imigrantes     =  x

x = Número de imigrantes * 100 / Número total da amostra

 

Este resultado é a porcentagem de imigrantes. Professor, também é possível calcular a porcentagem de imigrantes por Estado ou por região.

Aula 2

Atividade 1 - analisando as causas das migrações

A próxima ação é retomar à questão inicial: por que as pessoas migram? Para esta análise, professor retorne à entrevista que os alunos fizeram com os pais. Conforme os alunos apresentem a razão de migração de seus pais, analise, junto com eles, para classificar este motivo a partir dos seguintes critérios:

  • Motivos econômicos: (exemplo: procurar emprego; transferência no emprego; “perda de terras para o banco”);

  • Motivos sociais: (exemplo: sofria preconceito racial, religioso; questões de saúde);

  • Motivos políticos: (exemplo: perseguição política; golpes políticos como o que aconteceu em Honduras em julho de 2009 ou como o que ocorreu no Brasil em 1964, obrigando muitas pessoas a saírem do país para não serem presas ou mortas);

  • Motivos culturais: (exemplo: dificuldades de adaptação à cultura local; procura de cultura condizente com seus princípios e ideais);

  • Migração forçada: (exemplo: alagamento por barragem; áreas de risco de inundação; áreas de risco de deslizamento; perseguição política).

Breve comentário sobre o tema:

Desde o início dos tempos as pessoas mudam. As causas desses movimentos populacionais são diversas e, a cada período histórico, também mudam.

No princípio, quando os grupos eram nômades, as mudanças era devido ao esgotamento ou falta de recursos naturais e, consequentemente, a busca por melhores condições de sobrevivência. O pequeno desenvolvimento tecnológico nas primeiras comunidades fixadas também era causa de migrações por estas mesmas razões. As guerras, conquistas e invasões também provocaram migrações.

Com o desenvolvimento das sociedades e as mudanças no modo de produção, as causas foram sendo diversificadas. Muitos acontecimentos mundiais foram causa de migrações. Entre eles podemos citar:

a) a Revolução Industrial e o grande números de ingleses que foram para a América do Norte;

b) a II Grande Guerra e a migração dos judeus saindo da Europa para diversas regiões do mundo;

c) a emigração dos moradores do Nordeste brasileiro, devido à seca, dirigindo-se para as diversas regiões do Brasil;

d) a imigração de brasileiros na região Centro-oeste a partir da década de 1950, com apoio governamental, para colonização;

e) a imigração, no Brasil, de estrangeiros para trabalhar na lavoura no início do século XX;

f) a emigração de brasileiros, para o exterior, no período de ditadura militar (1964-1989).

atividade 2 - analisando uma situação

Professor, apresente aos alunos a Animação sobre os retirantes: Portal Dia-a-dia Educação – acesso em 24/07/2009 – a animação aborda a vida no agreste nordestino , causa de emigração daquele lugar. O endereço é: 

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/player.php?id=9087 .

 

Depois de assistir a animação o professor encaminha análise do recurso a partir dos seguintes questionamentos:

  • De que trata animação?

  • Esta situação de dificuldades de sobrevivência pode levar as pessoas a desejarem mudar de lugar para viver?

  • Como seria a classificação desta migração? Forçada? Econômica? Social?

Importante lembrar que, muitas vezes, as razões que levam à migração são conjuntas. Por exemplo, no caso dos retirantes nordestinos, são razões econômicas que levam a uma migração forçada.

Após a discussão da animação o professor solicita que os alunos produzam um texto com o título “Por que as pessoas migram?”. Os critérios para esta produção são a presença das informações das aulas seja nos conteúdos desenvolvidos pelo professor, seja nas discussões ou, ainda, nos recursos utilizados. A presença de dados coletados pelo próprio aluno também é desejável, isso dará uma personalização maior ao material.

Recursos Complementares

1. Sobre pesquisa por amostragem: Populações e amostras - http://leg.ufpr.br/~paulojus/CE003/ce003/node3.html.

2. A letra da música da animação: Triste partida (Patativa do Assaré) - http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/82378/.

3. Alternativa de vídeo sobre as migrações nordestinas (com a mesma música) - http://www.youtube.com/watch?v=r-8rsqTJi-0.

Avaliação

Deve ser feita a partir da:
1. participação na elaboração coleta dos dados:

a) Fez a entrevista?

b) Trouxe os dados?

c) participou do cálculo das porcentagens?

2. Elaboração do texto dentro dos critérios solicitados:
◦ Fez o texto? O texto é coerente? Tem começo, meio e fim?
◦ Contém os conteúdos trabalhados? Total? Parcial?
◦ Traz quesitos individuais?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • paula, não sei , Bahia - dijo:
    ga_tinha@hotmail.com

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    aula muito interresante, aprendi e entendi muitas coisas que não sabia nem entendia de reito! muito boa parabens


  • piero, sw , São Paulo - dijo:
    piero_timao@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    exclarecedor!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.