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Como os médicos determinam a dose de um medicamento?

 

05/11/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Verificar a importância das doses indicadas, do intervalo de dosagem e da duração total do tratamento, para um ajuste posológico adequado e efetivo;
• Ler e interpretar dados apresentados graficamente;
• Fazer cálculos de concentração.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Compreender adequadamente o conceito químico de concentração;
• Saber ler e interpretar gráficos no plano cartesiano;
• Conceito de concentração.
Estratégias e recursos da aula
 

Conteúdos específicos:
• Cálculos de concentração em massa.

 Recurso educacional:

Química: em casa e na farmácia

 

Preparando a aula:
Em aula anterior, peça aos alunos que tragam caixas e/ou bulas de medicamentos, que não sejam mais utilizadas, para que seja possível verificar a concentração do princípio

ativo de alguns medicamentos.

Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula perguntando se eles já tomaram algum medicamento. Pergunte ainda, como é possível determinar a dose do medicamento que será ministrada para o tratamento.

Desenvolvendo a aula: (30 min.)
No laboratório:
Em função da disponibilidade dos computadores, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos.
Após ouvir aos alunos, explique à turma que existem várias formas de determinar a dose de um medicamento para um determinado tratamento. Uma delas é de determinar qual a

concentração do medicamento no sangue necessária para combater a enfermidade e qual o tempo em que essa concentração diminui a um nível em que o medicamento não fará mais efeito.
Diante disso, peça aos alunos que iniciem a simulação na Atividade 1, na qual os alunos farão a leitura de uma questão problema, que será discutida ao longo da exploração. Continuando

a simulação, peça aos alunos para clicarem na Atividade 2, na qual eles terão acesso à informações sobre os antibióticos e suas ações como medicamentos.

Como o texto apresenta muitaspalavras que talvez os alunos terão acesso pela primeira vez, sugira à turma que anotem essas palavras e pesquisem no dicionário,

se tiver acesso à internet poderá ser um dicionário eletrônico.

Essa atividade deverá ser feita antes de prosseguir com a simulação. Exemplos de algumas palavras que os alunos poderão encontrar: concentração plasmática, posologia, antibiótico,

penicilina, patogênicos, síntese e outras.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/395/imagens/medica.jpg


Peça para que cada grupo apresente uma palavra que julgou desconhecida e que apresente o seu significado ao restante da turma. Depois que todas as palavras, cujo significado era

desconhecido, foram apresentadas, monte um dicionário que poderá ser disponibilizado em um documento de texto digital ou transcrito no quadro.
Após essa etapa, peça aos alunos para prosseguirem na animação. Explique que, nessa parte da animação, os alunos terão acesso a um experimento, em que eles terão que indicar

qual a dose mais adequada para combater uma colônia de bactérias. Peça para que eles leiam as instruções apresentadas e em seguida poderão fechá-la. Solicite aos alunos que cliquem

na opção “ver gráfico” para abrir um gráfico. Peça aos alunos que identifiquem os eixos e as unidades das grandezas apresentadas no gráfico. Explique que o gráfico indica a variação da

concentração plasmática em função do tempo (em horas) e o relógio ajudará a determinar esse tempo decorrido. Explique também, que o gráfico possui uma subdivisão no eixo “y”,

onde temostrês regiões: nível subótimo, nível terapêutico e nível tóxico, indicando respectivamente: ação não satisfatória do medicamento, ação satisfatória do medicamento e ação

prejudicial do medicamento. Nessa etapa os alunos terão que escolher uma das doses do medicamento e observar o comportamento da colônia de bactérias ao longo do tempo.

Os alunos deverão escolher todas asdoses do medicamento. Pergunte aos alunos se uma das doses não é indicada para o tratamento. Peça para que eles justifiquem.

Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a dose de10mg ao longo do tempo não atinge o nível terapêutico, sendo assim não é indicada para o tratamento.

E a dose de 60mg em um curto espaço de tempo atinge o nível tóxico, podendoacarretar prejuízos à saúde do indivíduo.
Pergunte aos alunos qual das doses é a mais indicada para o tratamento. Após as respostas dos alunos, explique que as doses de 20mg e de 40mg poderão ser utilizadas

para o tratamento,mas a dose de 40mg é a mais indicada, pois permanece um tempo maior no organismo.
Depois desses questionamentos, pergunte aos alunos por que a concentração do remédio aumenta e depois de um tempo ela vai diminuindo? Após ouvir as respostas dos alunos,

expliqueque a concentração aumenta ao longo do tempo porque o medicamento é absorvido aos poucos. E diminui depois de um certo ponto, pois o medicamento está sendo

consumido paracombater a enfermidade. Peça a eles que observem o gráfico novamente. Após as conc lusões dos alunos, explique que a concentração dos medicamentos tende a

diminuir ao longo do tempo, pois estes são consumidos pelo organismo.
Solicite aos alunos que prossigam na animação. Na próxima etapa os alunos deverão indicar qual a dose e qual o intervalo de tempo que deverão ser ministradas sucessivas doses do

medicamento. A simulação não apresenta as doses de 10mg e de 60mg, pois estas foram excluídas na etapa anterior.
Peça aos alunos que escolham a dose de 20mg e escolham todos os intervalos de tempo e observem o comportamento do gráfico para cada um. Eles deverão repetir o procedimento

com a dose de 40mg. Pergunte aos alunos qual das doses e qual o intervalo mais indicado para o tratamento. Explique que a dose de 20mg no intervalo de duas em duas horas é mais

indicada, pois é a que fica maior tempo no organismo e no nível terapêutico. Peça aos alunos que determinem a concentração do medicamento no sangue (concentração plasmática)

em µg/mL após 8 horas.
Em seguida, peça aos alunos que resolvam abaixo utilizando a bula do medicamento tylenol (clique na palavra tylenol para abrir a bula ou no

link: http://www.bulas.med.br/index.pl - digite tylenol no campo de busca.
• Para tratar um resfriado, um adulto ingeriu 3 comprimidos de 750 mg. Explique se a dosagem do medicamento foi correta. Qual seria
a dose mais indicada para esse adulto?

Sistematizando a aula: (15 min.)
Para finalizar a aula, os alunos deverão elaborar um relatório contendo as seguintes informações:
• Apresentar as palavras desconhecidas e os seus respectivos significados;
• De que maneira a química ajudou a determinar as doses de um medicamento;
• Apresente os resultados obtidos na simulação.



Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na

própria sala de aula.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Química: em casa e na farmácia Animação/simulação
Avaliação
A avaliação poderá ser feita por meio da elaboração de um relatório sobre a simulação e os resultados colhidos. As especificações do relatório estão disponíveis na parte de sistematização da aula.
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