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Por que Plutão deixou de ser um planeta?

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Reconhecer os parâmetros que definem um planeta;
• Diferenciar o movimento de rotação do movimento de translação.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Planeta Terra.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

• Características dos planetas;
• Movimentos de translação e de rotação dos planetas.

Recursos educacionais:

Simulação do sistema solar - é um programa livre. Clique no link: dw.com.com/redir?edId=3&siteId=4&oId=1720-2054_4-10477538&ontId=2054_4&spi=6a055eff8884c144b373eac2e010d0ef&lop=link&tag=tdw_dltext<ype=dl_dlnow&pid=10477539&mfgId=6278348&merId=6278348&destUrl=http%3A%2F%2Fwww.download.com%2F3001-2054_4-10477539. para baixar o programa.

 

Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula perguntando aos alunos por que Plutão deixou de ser um planeta.


Desenvolvendo a aula: (30 min.)
No laboratório:
Após ouvir as respostas dos alunos, explique que nessa aula eles descobrirão a resposta para essa pergunta e aprenderão sobre os outros planetas.
Peça para que os alunos iniciem o programa: Solar System 3D Simulator. Solicite a eles que observem a janela do software e pergunte o que está sendo representado. Após ouvir algumas respostas, explique aos alunos que esse programa é uma simulação do sistema solar, explique também que a simulação está em inglês, mas mesmo assim, não será difícil de acompanhar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/397/imagens/sistesol.jpg


 

Pergunte aos alunos por que esse conjunto de planetas mais o sol é chamado de sistema solar. Após ouvir as respostas, explique que esse nome é por causa de todos os planetas, desse sistema, girarem em torno do sol, ou seja, o sol como centro desse conjunto de planetas. Explique, também, que nem sempre foi assim, que por muito tempo o Planeta Terra era considerado o centro do universo, mas com o passar do tempo foi constatado que não era verdade.
Após essa explicação, deixe que os alunos explorem a simulação. Para isso, explique o funcionamento de todos os botões da simulação:
1) Peça aos alunos que cliquem nas quatro setas no canto inferior esquerdo e vejam o que acontece. Explique que nes ses botões eles poderão mover a tela da simulação. Explique que as outras duas setas possibilitam um giro de 180º na tela;
2) Em seguida, solicite aos alunos que movimentem os cursores dos botões “Speed” e “Zoom”. Explique que o botão “Zoom” serve para aproximar ou afastar a perspectiva da imagem. E o botão “speed” serve para aumentar ou diminuir a transição temporal da animação;
3) Por fim, peça para os alunos clicarem n os botões “view” e “orbits

Após isso, pergunte aos alunos quantos planetas a simulação apresenta. Depois de ouvir as respostas, pergunte ainda qual é o nome do último planeta. Para saber, os alunos terão que clicar no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/397/imagens/bot.jpg para abrir uma janela com algumas informações dos planetas. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que o último planeta apresentado pela simulação é Plutão, mas em função de novos parâmetros que definem a classificação como planeta, Plutão não pode mais ser classificado como tal. A questão principal não foi a massa de Plutão, menor que, por exemplo, da Lua terrestre, mas a sua órbita. Para ser considerado planeta, Plutão precisaria ser o objeto dominante em sua órbita, mas essa se encontra com a de Netuno, que é mais de 20 vezes maior. Diante disso, último planeta do sistema solar é o Netuno.
Explique aos alunos que a partir de agora, quando falarmos sobre o sistema solar, não estaremos nos referindo mais a Plutão como planeta.
Em seguida, peça para os alunos aproximem, com o botão “zoom”, do planeta Mercúrio. Pergunte a eles, quais são os dois tipos de movimentos que podemos observar. Peça a eles que também observem os outros planetas e, em seguida, cliquem no botão “orbits”. Explique que os planetas possuem dois tipos de movimentos: um movimento em que o planeta gira em torno do sol, conhecido como translação. E o outro movimento o planeta gira em torno do próprio eixo, movimento este denominado rotação. Para o planeta Terra cada movimento de rotação dura aproximadamente 24 horas e é definido como 1 dia. Já o movimento de translação dura aproximadamente 395 dias e é conheci do como 1 ano.
Peç ;a para que os alunos vejam e registrem as informações sobre o período de rotação (“planet day”) e o período de translação (“orbital period”) dos demais planetas. Pergunte aos alunos o que acontece com o período de translação a medida que o planeta se distancia do sol. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que quanto mais distante do sol é o planeta maior é a sua orbita, ou seja, a distância que o planeta terá que percorrer para dar a volta completa no sol será maior .
Para finalizar a aula, deixe que os alunos explorem a simulação para que eles redijam o relatório.

Sistematizando a aula: (15 min.)

Solicite aos alunos que façam um relatório sobre a simulação. Eesse relatório deverá conter as seguintes informações:

  • Um resumo do que foi observado na simulação;
  • Por que Plutão não é mais considerado um planeta?
  • Um desenho esquematizando o sistema solar;
  • O que é movimento de translação e de rotação. E dados desses movimentos extraídos da simulação.

Sugestões de alternativas para o desenvolvimento da aula

  • Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.
  • O professor poderá explorar outros tópicos com esta simulação, como pedir para os alunos verificarem o comportamento da temperatura média dos planetas em função da proximidade com sol
     
Avaliação
A avaliação poderá ser realizada por meio da correção do relatório que será feito pelos alunos. As especificações do relatório encontram-se na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • Cleiriane Freitas, UFRR , Roraima - disse:
    cfreitas86@gmail.com

    21/04/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula MARAVILHOSA!!! foi de tirar o fôlego, uma ideia genial sem sombra de dúvidas. Parabéns professor.


  • Viviane Simas, Escola Mater Dei , Bahia - disse:
    vi.simas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito boa a aula! O recurso então, fantástico. Usarei na minha aula da proxima semana.


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