Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Para que serve a camada de ozônio?

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar a importância da camada de ozônio;
• Identificar os males causados pelas radiações UVA e UVB;
• Relacionar o CFCs com a destruição da camada de ozônio;
• Identificar o fator de proteção de um protetor solar;
• Identificar medidas preventivas à exposição solar.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• A atmosfera.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

• Camada de Ozônio.

Recurso educacional:

 

Preparando a aula:
Peça aos alunos que levem alguns frascos de protetores solar ou imagens de rótulos de protetores solar.

Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula perguntando aos alunos qual a utilidade da camada de ozônio.

Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e peça para eles iniciarem a simulação presente no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) sobre a camada de ozônio.
Após o término da simulação, pergunte aos alunos qual a importância da camada de ozônio para os seres vivos. Após as respostas dos alunos, explique que a camada de ozônio tem a função de absorver a radiação ultravioleta do tipo B (UVB), radiação esta emitida pelo sol. Após a explicação, peça aos alunos para olharem novamente a simulação ou mostre a figura a seguir e explique o que está ocorrendo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/398/imagens/CamaDeOzonio.jpg

Em seguida, pergunte aos alunos quais são os efeitos que a radiação UVB pode provocar nos seres humanos. Após as respostas dos alunos, explique que a radiação UVB causa danos cumulativos, causa envelhecimento precoce, diminuição do sistema de defesa natural da pele e, além disso, é a principal causadora de câncer de pele.
Pergunte aos alunos o que está acontecendo com a camada de ozônio. Depois de ouvir as respostas dos alunos, explique que em função do desenvolvimento industrial aumentou-se a produção de produtos que emitem os clorofluorcarbonetos (CFC). Esses gases são compostos por átomos de cloro, flúor e carbono. Quando chegam à estratosfera, eles são decompostos pelos raios ultravioletas. O cloro resultante reage quimicamente com a molécula de ozônio (O3) destruindo-a e, além disso, reage com o átomo de oxigênio evitando a formação de uma nova molécula de ozônio. Para evitar isso, os CFCs têm sido substituídos por outros gases que não agridem a camada de ozônio.
Após isso, pergunte se além da camada de ozônio existem outras formas de nos protegermos das radiações emitidas pelo sol. Depois de ouvir as respostas dos alunos, explique que podemos nos prevenir dos males causados pela exposição prolongada à luz solar usando regularmente protetor solar. O protetor solar, além de nos proteger das radiações UVB, também nos protege da radiação UVA que causa danos imediatos como vermelhidão, ressecamento e diminuição da resistência na pele.
Logo após isso, entregue para cada grupo um frasco de protetor solar ou rótulos de protetores solar. Em seguida, peça para aos alunos que leiam as informações apresentadas. Pergunte o que é a sigla FPS que aparece nos rótulos e quais os valores apresentados. Após coletar os dados dos alunos, explique que o Fator de Proteção Solar representado pela sigla FPS, é estabelecido com base na proteção proporcionada pela aplicação de uma quantidade de 2 miligramas do produto em cada centímetro quadrado do corpo. Estudos demonstraram que muitos consumidores usam menos da metade dessa dosagem. Em seguida, explique aos alunos que peles mais sensíveis necessitam de um fator de proteção maior. Um produto com FPS 8, por exemplo, permite a exposição da pele ao sol por um período 8 vezes maior do que seria permitido sem a sua utilização. Contudo, isto não significa dizer que o usuário estará livre de queimaduras, pois, passado esse tempo, a pele sofrerá danos, como se nenhum produto tivesse sido utilizado (fonte: INMETRO).
Discuta com os alunos outras medidas preventivas para diminuir a exposição solar, como usar chapéu, evitar exposição nos horários de maior insolação e fazer uso constante de protetor solar.
Para finalizar a aula, peça aos alunos que respondam às questões propostas no final da aula.

Sistematizando a aula: (20 min.)

Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão responder às questões abaixo:

Questões

  1. Explique a importância da camada de ozônio.
  2. Explique como está ocorrendo a destruição da camada de ozônio.
  3. O que é o FPS de um protetor solar? Qual é o FPS mais indicado para a sua pele?
  4. Qual é a região mais afetada pela destruição da camada de ozônio? E o que acontece com a concentração do ozônio durante os meses de setembro e outubro?
  5. Que medidas preventivas devem ser adotadas para diminuir à exposição da radiação UV?

Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para a turma.

 


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Buraco na Camada de Ozônio Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação poderá ser feita por meio da correção das respostas às questões propostas na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nivea , estudante , Bahia - disse:
    nivea_ione@windowslive.com

    18/07/2011

    Três estrelas

    eu achei bom mais nao tinha o que eu estava nessecitndo mais foi bom


  • Claudia Lisméia da Silva Moraes Codognotto, Escola Municipal Luís Cláudio Josué-Pólo/Distr.Nova Casa Verde , Mato Grosso do Sul - disse:
    claudia.codognotto@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula e os recursos que foram utilizados, realmente promovem a interatividade entre o aluno e a tecnologia.Muito bem escolhido o tema e bem abordado,além de trazer para a aula situações de cotidiano dos alunos promovendo assim a observação e surgimento de espírito crítico.Só não sei se conseguiria realizá-las com minhas turmas em apenas uma aula de 50 minutos.De qualquer forma, parabéns aos professores que à elaboraram.


  • MARIA CRISTINA SILVA DE JESUS, EL SHADAI COLEGIO , São Paulo - disse:
    crissjs@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bem legal!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.