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Por que o gelo derrete?

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conceituar estado físico da matéria;
• Caracterizar os três estados físicos da matéria;
• Conceituar as mudanças de estados físicos da matéria.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Propriedades da matéria.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:
• Estados físicos da matéria;
• Mudanças de estados físicos da matéria.

Recursos educacionais:

• Simulações sobre o ponto de fusão e mudanças de estados físicos da matéria. Para visualizar: recursoscfq7.ptdeveloper.net/08_MudancasDeEstado_V2.html;

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/399/imagens/mudancaa.jpg

• Animação sobre a mudança de estado físico da água. Para visualizar: www.lapeq.fe.usp.br/labdig/animacoes/animaluci/becker.php.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/399/imagens/mfase.jpg

 

Preparando a aula:
O professor precisará de dois recipientes distintos (dois copos de formatos diferentes), água e balões de formatos diferentes.

Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula colocando um copo com água sobre a mesa. Pergunte aos alunos qual a diferença que eles podem observar, entre o copo e a água que está no copo?

Desenvolvendo a aula: (30 min.)
Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a principal diferença do material água e do objeto copo é o estado físico em que eles se encontram. Se observarmos na natureza encontraremos materiais com diferentes características, e podemos dizer que a mais visível é o estado físico. Pergunte aos alunos o que são os estados físicos da matéria. Depois de ouvir as respostas, explique que a matéria é formada pela reunião de partículas que se atraem mutuamente. É a intensidade dessas forças de atração que determina em que estado se apresentará a matéria. O estado físico também tem a relação com a velocidade do movimento das partículas de uma determinada substância.
Pergunte aos alunos quais são os estados físicos da matéria. Após as indagações dos alunos, explique que são três os estados físicos da matéria: estado gasoso, como exemplo o ar que respiramos; o estado líquido como exemplo a água dos rios e dos mares; e o estado sólido, exemplo as rochas.
Pegue os recipientes com formatos diferentes e encha-os com o mesmo volume de água. Pergunte aos alunos o que aconteceu com a água presente nos dois recipientes. Após ouvir os alunos, explique que a água adquiriu a forma dos recipientes que as contém, isso porque os líquidos possuem volume fixo. Em seguida, pegue os balões e encha-os. Explique aos alunos que os gases possuem volume e formas variáveis, isso os a lunos podem perceber com as formas distintas dos balões. Já os sólidos possuem formas e volumes fixos.
Depois das explicações, mostre a figura a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/399/imagens/mod.jpg

Figura 1 - modelo de agregação das partículas dos estados físicos da matéria


Peça aos alunos que iniciem a simulação presente no site: http://recursoscfq7.ptdeveloper.net/08_MudancasDeEstado_V2.html. Nessa animação, o aluno deverá escolher um estado físico inicial e um final e, em seguida, deverá variar a temperatura clicando no termômetro. Solicite aos alunos que preencham uma tabela com as informações da animação, como exemplo a tabela a seguir:

Mudança de estado Estado inicial Estado Final   Comportamento da temperatura
Condensação Gasoso Líquido Diminui
Vaporização Líquido Gasoso Aumenta
       

 Peça aos alunos que observem todas as mudanças de estados físicos

Solicite aos alunos que iniciem a outra animação sobre os estados físicos da água presente no site: http://www.lapeq.fe.usp.br/labdig/animacoes/animaluci/becker.php. Pergunte aos alunos o que determinou essas mudanças. Explique-lhes que a temperatura determinou a mudança dos estados fís icos da água. O aumento da temperatura fará o gelo, que era sólido, derreter, tornando-se líquido. Esse processo recebe o nome de fusão. Em seguida, peça aos alunos que visualizem novamente a simulação e anotem as temperaturas de fusão e ebulição da água, ou seja, as temperaturas em que o gelo derreteu e a temperatura em que a água evaporou. Peça aos alunos que citem exemplos de mudanças de estados físicos da água. Após ouvir as indagações dos alunos, explique que podemos observar a condensação da água na formação do orvalho, na chuva. A solidificação pode ser observada quando colocamos água no congelador. E a evaporação pode ser observada quando colocamos a água para ferver.


Sistematizando a aula: (15 min.)
Peça para os alunos responderem as questões a seguir:

  1. Caracterize o estado sólido. Dê exemplos.
  2. Diferencie o estado líquido do estado gasoso.
  3. O que determina a mudança de estados físicos da matéria?
  4. Coloque a tabela elaborada com as informações da segunda animação.
  5. Conceitue sublimação. Dê exemplos.


 

Avaliação
A avaliação poderá ser feita por meio da correção das questões propostas na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • amanda civinski, amanda , Santa Catarina - disse:
    amandacivinski@ymail.com

    29/08/2012

    Três estrelas

    bom mas eu precisava de uma experiencia mais facil de fazer


  • magid , Cláudio de Oliveira , Mato Grosso do Sul - disse:
    magidkaderi@hotmail.com

    30/03/2010

    Cinco estrelas

    simples e prático para abordar em sala. estou fazendo regência em biologia.


  • Assis, UERN , Rio Grande do Norte - disse:
    assis_1987@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Toda e qualqauer atividade onde envolva a experiência prática no ensino de crianças é boa.


  • Daise Vieira Silva, UFRJ/Cederj , Rio de Janeiro - disse:
    daise_vieira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Todos os elementos do processo de ensino a partir desse plano de aula deste professor percebe-se que propicia objetivos,conteúdos e procedimentos metodologicos,que foram devidamente articulados,de forma que contribui para a integração de todos os alunos com o objetivo de não comprometer a formação do aluno,ou seja,foi um momento em que o professor consegue motivar o interesse do aluno pela simplificação do trabalho exposto,estimulando a concentração e a possibilidade de uma ponte com a realidade


Sem classificação.
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