29/08/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Conteúdos específicos:
• Estados físicos da matéria;
• Mudanças de estados físicos da matéria.
Recursos educacionais:
• Simulações sobre o ponto de fusão e mudanças de estados físicos da matéria. Para visualizar: recursoscfq7.ptdeveloper.net/08_MudancasDeEstado_V2.html;
• Animação sobre a mudança de estado físico da água. Para visualizar: www.lapeq.fe.usp.br/labdig/animacoes/animaluci/becker.php.
Preparando a aula:
O professor precisará de dois recipientes distintos (dois copos de formatos diferentes), água e balões de formatos diferentes.
Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula colocando um copo com água sobre a mesa. Pergunte aos alunos qual a diferença que eles podem observar, entre o copo e a água que está no copo?
Desenvolvendo a aula: (30 min.)
Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a principal diferença do material água e do objeto copo é o estado físico em que eles se encontram. Se observarmos na natureza encontraremos materiais com diferentes características, e podemos dizer que a mais visível é o estado físico. Pergunte aos alunos o que são os estados físicos da matéria. Depois de ouvir as respostas, explique que a matéria é formada pela reunião de partículas que se atraem mutuamente. É a intensidade dessas forças de atração que determina em que estado se apresentará a matéria. O estado físico também tem a relação com a velocidade do movimento das partículas de uma determinada substância.
Pergunte aos alunos quais são os estados físicos da matéria. Após as indagações dos alunos, explique que são três os estados físicos da matéria: estado gasoso, como exemplo o ar que respiramos; o estado líquido como exemplo a água dos rios e dos mares; e o estado sólido, exemplo as rochas.
Pegue os recipientes com formatos diferentes e encha-os com o mesmo volume de água. Pergunte aos alunos o que aconteceu com a água presente nos dois recipientes. Após ouvir os alunos, explique que a água adquiriu a forma dos recipientes que as contém, isso porque os líquidos possuem volume fixo. Em seguida, pegue os balões e encha-os. Explique aos alunos que os gases possuem volume e formas variáveis, isso os a lunos podem perceber com as formas distintas dos balões. Já os sólidos possuem formas e volumes fixos.
Depois das explicações, mostre a figura a seguir:
Figura 1 - modelo de agregação das partículas dos estados físicos da matéria
Peça aos alunos que iniciem a simulação presente no site: http://recursoscfq7.ptdeveloper.net/08_MudancasDeEstado_V2.html. Nessa animação, o aluno deverá escolher um estado físico inicial e um final e, em seguida, deverá variar a temperatura clicando no termômetro. Solicite aos alunos que preencham uma tabela com as informações da animação, como exemplo a tabela a seguir:
Mudança de estado | Estado inicial | Estado Final | Comportamento da temperatura |
Condensação | Gasoso | Líquido | Diminui |
Vaporização | Líquido | Gasoso | Aumenta |
Peça aos alunos que observem todas as mudanças de estados físicos
Solicite aos alunos que iniciem a outra animação sobre os estados físicos da água presente no site: http://www.lapeq.fe.usp.br/labdig/animacoes/animaluci/becker.php. Pergunte aos alunos o que determinou essas mudanças. Explique-lhes que a temperatura determinou a mudança dos estados fís icos da água. O aumento da temperatura fará o gelo, que era sólido, derreter, tornando-se líquido. Esse processo recebe o nome de fusão. Em seguida, peça aos alunos que visualizem novamente a simulação e anotem as temperaturas de fusão e ebulição da água, ou seja, as temperaturas em que o gelo derreteu e a temperatura em que a água evaporou. Peça aos alunos que citem exemplos de mudanças de estados físicos da água. Após ouvir as indagações dos alunos, explique que podemos observar a condensação da água na formação do orvalho, na chuva. A solidificação pode ser observada quando colocamos água no congelador. E a evaporação pode ser observada quando colocamos a água para ferver.
Sistematizando a aula: (15 min.)
Peça para os alunos responderem as questões a seguir:
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/08/2012
Três estrelasbom mas eu precisava de uma experiencia mais facil de fazer
30/03/2010
Cinco estrelassimples e prático para abordar em sala. estou fazendo regência em biologia.
24/03/2010
Cinco estrelasToda e qualqauer atividade onde envolva a experiência prática no ensino de crianças é boa.
24/03/2010
Cinco estrelasTodos os elementos do processo de ensino a partir desse plano de aula deste professor percebe-se que propicia objetivos,conteúdos e procedimentos metodologicos,que foram devidamente articulados,de forma que contribui para a integração de todos os alunos com o objetivo de não comprometer a formação do aluno,ou seja,foi um momento em que o professor consegue motivar o interesse do aluno pela simplificação do trabalho exposto,estimulando a concentração e a possibilidade de uma ponte com a realidade