20/04/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Conhecimentos na disciplina de História, sobre:
Discussão coletiva sobre os passos de uma metodologia científica.
Exibição de vídeo.
Exploração de filmes.
1. LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS
O professor perguntará se os alunos já participaram de algum Projeto de Iniciação Científica.
2. IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA
Imagem disponível em:
http://promovetelecom.com.br/informativo/images/iniciacao_cientifica.jpg
O professor convidará todos os alunos, experientes ou não, a acessarem o site abaixo para conhecerem as etapas da Pesquisa de Iniciação Científica:
Professor, para que os alunos não fiquem dispersos ao lerem o texto, individualmente, você poderá dividir a turma em quatro grupos e solicitar a leitura por partes. Caberá uma parte para cada grupo.
Ao final, para socializar o texto, você deverá solicitar aos alunos que façam uma apresentação, em dia agendado, do que foi lido. Sugira a eles que apresentem suas partes com criatividade. Eles poderão gravar um vídeo com as informações, apresentá-las por meio de slides, cartazes e outras estratégias.
Etapas da Pesquisa Científica (Cada item será melhor explicado abaixo.) 1. Escolha do tema 2. Revisão de literatura 3. Justificativa 4. Formulação do problema 5. Determinação de objetivos 6. Metodologia 7. Coleta de dados 8. Tabulação dos dados 9. Análise e discussão dos resultados 10.Conclusão da análise dos resultados 11.Redação e apresentação do trabalho científico |
1. Escolha do tema – O que vou pesquisar? – Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver – Assunto interessante para o pesquisador – Originalidade não é pré-requisito – Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações, debates, discussões |
2. Revisão de literatura Conversar com os alunos explicando: – Quem já pesquisou algo semelhante? – Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos – Pesquisas e publicações na área |
3. Justificativa – Por que estudar esse tema? – Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar – Importância pessoal ou cultural – A justificativa deve ser convincente |
4. Formulação do problema – Que respostas estou disposto a dar? – Definir claramente o problema – Delimitá-lo em termos de tempo e espaço |
5. Determinação de objetivos – O que pretendo alcançar com a pesquisa? – Objetivo geral – qual o propósito da pesquisa? – Objetivos específicos – abertura do objetivo geral em outros menores (possíveis capítulos) |
6. Metodologia – Como se procederá a pesquisa? – Caminhos para se chegar aos objetivos propostos – Qual o tipo de pesquisa? – Qual o universo da pesquisa? – Será utilizado a amostragem? – Quais os instrumentos de coleta de dados? – Como foram construídos os instrumentos de pesquisa? – Qual a forma que será usada para a tabulação de dados? – Como interpretará e analisará os dados e informações? – Explicitar a metodologia de pesquisas de campo ou de laboratório é bastante importante – Pesquisa bibliográfica – leitura como material primordial – Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc. – Universo da Pesquisa – total de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo – Amostra – parte do universo – Instrumentos de Pesquisa – instrumentos de medidas ou instrumentos de coleta de dados. Uso de bibliografias que orientem escolhas. – Instrumentos de pesquisa mais utilizados: • Observação • Entrevista • Questionário – perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha • Formulários |
7. Coleta de dados – Como será o processo de coleta de dados? – Como? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde? |
8. Tabulação dos dados – Como organizar os dados obtidos? – Recursos: índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos |
9. Análise e discussão dos resultados – Como os dados coletados serão analisados? – Confirmar ou refutar hipótese anunciada |
10. Conclusão da análise dos resultados – Sintetizar os resultados obtidos – Evidenciar as conquistas alcançadas com o estudo – Indicar as limitações e as reconsiderações |
Convidará os alunos agora a assistirem ao vídeo:
Projeto de pesquisa: http://www.youtube.com/watch?v=F6YBitHt9_Q&feature=related
Quando os alunos estiverem seguros sobre o que é uma pesquisa científica e sobre as partes que a compõem, o professor pedirá que iniciem as atividades abaixo descritas.
Para iniciar os trabalhos, o professor fará perguntas sobre a Inconfidência Mineira, tema estudado em séries anteriores:
Na sequência, os alunos assistirão aos vídeos (links abaixo) com o objetivo de listar as informações e fazer um quadro com as informações que não se repetem.
Vídeo 1 | Vídeo 2 | Vídeo 3 |
Em seguida, o professor promoverá a discussão sobre o tema: Momento histórico do movimento literário "Arcadismo" no Brasil.
Vídeo 1
http://www.youtube.com/watch?v=CUXUXzvR2P0&feature=related
Vídeo 2
http://www.youtube.com/watch?v=VdO0OI5Dhpo&feature=relmfu
Vídeo 3
http://www.youtube.com/watch?v=XgTakiuKBwY&feature=related
Atividade 3
INÍCIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM GRUPO - PARTE 1
Nessa etapa, os alunos serão convidados a irem ao Laboratório de Informática e, em duplas, deverão acessar sites (listados abaixo) para realizarem uma pesquisa dirigida sobre:
o momento histórico e a origem do movimento literário denominado Arcadismo;
sobre a decadência do pensamento barroco;
sobre a hegemonia econômica alcançada pela burguesia, além do momento histórico vivido na Europa em relação ao Brasil.
Professor, você pode dividir os temas acima entre as duplas, de modo que duas ou três duplas estudem o mesmo assunto.
O aluno desenvolverá a pesquisa bibliográfica, seguindo os passos:
1- Ler integralmente o texto.
2- Anotar ou digitar em word as informações novas trazidas pelo texto;
3- Responder aos seguintes questionamentos: (digitar as respostas)
3.1. Que razões levaram à denominação do século XVIII como o Século das Luzes?
3.2-.O que recebeu o nome de Iluminismo burguês e por que esse movimento preparou a Revolução Francesa?
3.3. Qual a importância desses fatos no Arcadismo no Brasil?
Sugestão de sites para a pesquisa:.
Vídeo-aula Arcadismo http://www.youtube.com/watch?v=LcbIS-Xf474&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3VBkxhXTDMY
http://www.brasilescola.com/literatura/arcadismo-neoclassicismo.htm
http://www.alunosonline.com.br/portugues/o-arcadismo-no-brasil.html
SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS - PARTE 1
Para a socialização dos resultados da pesquisa, PARTE 1, o professor deverá eleger um representante de cada grupo para expor em forma de slides as principais informações para a turma. O professor marcará uma data para a apresentação.
1. Depois da apresentação da pesquisa, professor e alunos, em círculo, poderão conversar sobre um tema (perguntas) tais como:
Sugestão:
Na revisão bibliográfica que fizeram, (PARTE 1 acima) encontraram afirmações semelhantes a: " fugere urbem (fugir da cidade)" " os árcades voltam-se para a natureza em busca de uma vida simples". Como isso ocorreu?
Nos textos escritos à epoca denominada Arcadismo, a busca da natureza foi somente um modismo estético?
Os poetas árcades apenas arremedavam o pensamento de Horácio que foi grande poeta clássico?
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA - PARTE II
Para a revisão bibliográfica, PARTE II, sugira aos alunos acesso aos seguintes sites:
Vídeo-aula Arcadismo http://www.youtube.com/watch?v=LcbIS-Xf474&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3VBkxhXTDMY
http://www.brasilescola.com/literatura/arcadismo-neoclassicismo.htm
http://www.alunosonline.com.br/portugues/o-arcadismo-no-brasil.html
O professor deverá informar que todos os textos que serão lidos e discutidos em grupos nesta parte estarão complementando o estudo que já foi feito.
DIVIDIRÁ A TURMA EM DOIS GRUPOS QUE FARÃO 2 PESQUISAS SOBRE 2 TEMAS.
Antes de iniciarem a pesquisa, com a ajuda do docente, os alunos poderão chegar às seguintes perguntas que serão os problemas a serem resolvidos na pesquisa.
1- Que razões levaram à denominação do século XVIII com o Século das Luzes?
2- O que recebeu o nome de Iluminismo burguês e por que esse movimento preparou a Revolução Francesa?
3- Qual a importância desses fatos no Arcadismo no Brasil?
4- Por que os árcades se refugiavam na natureza?
5- Qual a natureza dessa relação?
Tutorial para criação de um blog, disponível em:
http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf
Uma das possibilidades de serviço gratuito é o Blogger (www.blogger.com).
Atividade 4 (opcional)
Para que os alunos formem conclusões sobre o momento histórico, o professor poderá indicar a locação e exibição do filme: "Os Inconfidentes". Direção de Joaquim Pedro de Andrade, com José Wilker, Paulo César Pereio, Fernando Torres; "Xica da Silva. Direção Cacá Diegues. Com Zezé Motta, José Wilker, Walmor Chagas.
Imagem disponível em:
http://www.filmesepicos.com/2009/06/os-inconfidentes-1972.html
Após discussão sobre o tema do filme, o professor poderá determinar um tempo, que considerar suficiente, para a discussão do conteúdo.
Sugestão de outros links para professores e alunos:
O primeiro e o segundo site mostram exemplos de projetos em andamento e os outros mostram como fazer um projeto de iniciação científica.
http://www.slideshare.net/nanddokordheiro/projeto-de-iniciao-cientifica
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-De-Pesquisa-Assedio-Moral-No/3208.html
http://www.zemoleza.com.br/como_fazer_projeto.asp
http://www.youtube.com/watch?v=-ZnYres2cAo
http://www.youtube.com/watch?v=wdW66c_-HuU
Link que pode ser usado pelo professor no planejamento de sua aula:
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura009.asp
O professor deverá recolher os trabalhos escritos (pesquisados) para leitura e correção, mas deverá também atentar-se para a participação coletiva dos alunos durante o desenvolvimento das atividades. Além disso, deverá avaliar a participação individual dos alunos em todas as fases das atividades. Para tanto, deverá elencar critérios, tais como:
1. Participaram da aula?
2. Demonstraram interesse pelo tema?
3. Leram os textos para a pesquisa bibliográfica?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!