Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo - Momento Histórico - 1

 

20/04/2012

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • realizar atividades de iniciação científica;
  • pesquisar para compreender a estética dos anos 1700;
  • analisar as relações apresentadas, na Literatura, entre homem e natureza;
  • criticar se a literatura realmente é elo entre homem e natureza na transformação do real em imaginário.  
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos na disciplina de História, sobre:

  • o movimento Inconfidência Mineira;
  • Antônio Francisco Lisboa, seu apelido e sua morte;
  • características e transformações das estruturas produtivas;
  • a Arte a partir dos movimentos sociais.
Estratégias e recursos da aula
  • Discussão coletiva sobre os passos de uma metodologia científica. - noções básica - noções    

  • Exibição de vídeo. 

  • Exploração de filmes. 

  • Realização de pesquisa em grupo. 

A pesquisa que propomos, nessa unidade, visa a analisar as relações apresentadas, na Literatura, entre homem e natureza, buscando a visão crítica de que a literatura sempre demonstrou ser elo entre  homem e natureza na transformação do real em imaginário. O aluno fará pesquisa dirigida sobre o momento histórico e a origem do movimento literário Arcadismo, sobre a hegemonia  econômica alcançada pela burguesia, além do momento histórico vivido na Europa em relação ao Brasil.

 

MOTIVAÇÃO:

 

1. LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS

O professor perguntará se os alunos já participaram de algum Projeto de Iniciação Científica.

  • Os alunos, que disserem que sim, deverão relatar para a turma o que é um Projeto de Iniciação Científica (PIC), se o trabalho que desenvolveu foi interessante, o que se objetivava "descobrir".
  • Se todos já tiverem participado, discutirão a experiência. Mesmo se algum aluno tiver noções ou nenhum aluno tiver participado, o professor apresentará as linhas gerais de um projeto.

 

2.  IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA

 

  • Salientar que a iniciação à pesquisa científica é importante porque exercita os instrumentos de construção de conhecimentos.

iniciação_científica

 Imagem disponível em:

http://promovetelecom.com.br/informativo/images/iniciacao_cientifica.jpghttp://promovetelecom.com.br/informativo/images/iniciacao_cientifica.jpg 

 

Atividade 1

O professor convidará todos os alunos, experientes ou não, a acessarem o site abaixo para conhecerem as etapas da Pesquisa de Iniciação Científica: http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf.

http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdfpelo professor William 

 

Professor, para que os alunos não fiquem dispersos ao lerem o texto, individualmente,  você poderá dividir a turma em quatro grupos e solicitar a leitura por partes. Caberá uma parte para cada grupo.

Ao final, para socializar o texto, você deverá solicitar aos alunos que façam uma apresentação, em dia agendado, do que foi lido. Sugira a eles que apresentem suas partes com criatividade. Eles poderão gravar um vídeo com as informações, apresentá-las por meio de slides, cartazes e outras estratégias.

Etapas da Pesquisa Científica (Cada item será melhor explicado abaixo.)

1. Escolha do tema2. Revisão de literatura 2. Revisão de literatura

2. Revisão de literatura3. Justificativa

3. Justificativa4. Formulação do problema

4. Formulação do problema

5. Determinação de objetivos

6. Metodologia

7. Coleta de dados

8. Tabulação dos dados

9. Análise e discussão dos resultados

10.Conclusão da análise dos resultados

11.Redação e apresentação do trabalho científico 

1. Escolha do tema

– O que vou pesquisar?

– Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver

– Assunto interessante para o pesquisador

– Originalidade não é pré-requisito

– Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações, debates, discussões 

2. Revisão de literatura

Conversar com os alunos explicando:

– Quem já pesquisou algo semelhante?

– Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos

– Pesquisas e publicações na área

3. Justificativa

– Por que estudar esse tema?

– Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar

– Importância pessoal ou cultural

– A justificativa deve ser convincente 

4. Formulação do problema

– Que respostas estou disposto a dar?

– Definir claramente o problema

– Delimitá-lo em termos de tempo e espaço 

5. Determinação de objetivos

– O que pretendo alcançar com a pesquisa?

– Objetivo geral – qual o propósito da pesquisa?

– Objetivos específicos – abertura do objetivo geral em outros menores (possíveis capítulos) 

6. Metodologia

– Como se procederá a pesquisa?

– Caminhos para se chegar aos objetivos propostos

– Qual o tipo de pesquisa?

– Qual o universo da pesquisa?

– Será utilizado a amostragem?

– Quais os instrumentos de coleta de dados?

– Como foram construídos os instrumentos de pesquisa?

– Qual a forma que será usada para a tabulação de dados?

– Como interpretará e analisará os dados e informações?

– Explicitar a metodologia de pesquisas de campo ou de laboratório é bastante importante

– Pesquisa bibliográfica – leitura como material primordial

– Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc.

– Universo da Pesquisa – total de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo

– Amostra – parte do universo

– Instrumentos de Pesquisa – instrumentos de medidas ou instrumentos de coleta de dados. Uso de bibliografias que orientem escolhas.

– Instrumentos de pesquisa mais utilizados:

• Observação

• Entrevista

Questionário – perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha

• Formulários 

7. Coleta de dados

– Como será o processo de coleta de dados?

– Como? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde?

8. Tabulação dos dados

– Como organizar os dados obtidos?

– Recursos: índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos 

9. Análise e discussão dos resultados

– Como os dados coletados serão analisados?

– Confirmar ou refutar hipótese anunciada 

10. Conclusão da análise dos resultados

– Sintetizar os resultados obtidos

– Evidenciar as conquistas alcançadas com o estudo

– Indicar as limitações e as reconsiderações 

Convidará os alunos agora a  assistirem ao vídeo:

Projeto de pesquisa: http://www.youtube.com/watch?v=F6YBitHt9_Q&feature=related 

  • Professor, assistir a esse vídeo não é redundância. É mais uma forma de dar segurança aos alunos sobre o trabalho que irão fazer. Esse vídeo será também um facilitador para você. Os alunos não entenderam alguma etapa? Peça que voltem ao vídeo. 

Quando os alunos estiverem seguros sobre o que é uma pesquisa científica e sobre as partes que a compõem, o professor pedirá que iniciem as atividades abaixo descritas. 

Atividade 2

Ativação  de conhecimentos prévios:

Para iniciar os trabalhos, o professor fará perguntas sobre a Inconfidência Mineira, tema estudado em séries anteriores:

  •  Quem se lembra do nome Antônio Francisco Lisboa? E de Tiradentes? (nome e codinome da mesma pessoa)
  • Por que esse homem foi enforcado?
  • Como vocês imaginam as condições de vida naquela época?
  • Vamos conhecer melhor esse período?

Na sequência, os alunos assistirão aos vídeos (links abaixo) com o objetivo de listar as informações e fazer um quadro com as informações que não se repetem.

Vídeo 1 Vídeo 2 Vídeo 3
     
     

Em seguida, o professor promoverá a discussão sobre o tema: Momento histórico do movimento literário "Arcadismo" no Brasil. 
 

Vídeo 1

http://www.youtube.com/watch?v=CUXUXzvR2P0&feature=related

Vídeo 2

http://www.youtube.com/watch?v=VdO0OI5Dhpo&feature=relmfu

Vídeo 3

http://www.youtube.com/watch?v=XgTakiuKBwY&feature=related

 

Atividade 3

  • Professor, explique aos alunos que desenvolverão uma pesquisa e que, para essas aulas, selecionou apenas alguns passos da pesquisa científica. Para o estudo do tema, seria importante começar lendo muito sobre o assunto, por isso a opção pela Pesquisa Bibliográfica. O que já foi pesquisado sobre o assunto?

 

INÍCIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM GRUPO - PARTE 1

 

Nessa etapa, os alunos serão convidados a irem ao Laboratório de Informática e, em duplas, deverão acessar sites (listados abaixo) para  realizarem uma pesquisa dirigida sobre:

 

  • o momento histórico e a origem do movimento literário denominado Arcadismo;

  • sobre a decadência do pensamento barroco;

  •  sobre a hegemonia  econômica alcançada pela burguesia, além do momento histórico vivido na Europa em relação ao Brasil.

 

Professor, você pode dividir os temas acima entre as duplas, de modo que duas ou três duplas estudem o mesmo assunto.

 

O aluno desenvolverá a pesquisa bibliográfica, seguindo os passos:

 

1- Ler integralmente o texto.

2- Anotar ou digitar em word as informações novas trazidas pelo texto;

3- Responder aos seguintes questionamentos:  (digitar as respostas)

 

3.1.  Que razões levaram à denominação do século XVIII como o Século das Luzes?

3.2-.O que recebeu o nome de  Iluminismo burguês e por que esse movimento preparou a Revolução Francesa?

3.3. Qual a importância desses fatos no Arcadismo no Brasil?

 

Sugestão de sites para a pesquisa:.

  • Professor, distribua os sites entre os alunos, sugerindo a eles aqueles sites que dizem respeito às partes de responsabilidade de cada dupla.
     

Vídeo-aula Arcadismo http://www.youtube.com/watch?v=LcbIS-Xf474&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=3VBkxhXTDMY

http://www.brasilescola.com/literatura/arcadismo-neoclassicismo.htm

http://www.alunosonline.com.br/portugues/o-arcadismo-no-brasil.html

 

SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS - PARTE 1

 

Para a socialização dos resultados da pesquisa,  PARTE 1, o professor deverá eleger um representante de cada grupo para expor em forma de slides as principais informações para a turma. O professor marcará uma data para a apresentação.

 

1. Depois da apresentação da pesquisa, professor e alunos, em círculo,  poderão conversar sobre  um  tema (perguntas) tais como:

Sugestão:

Na revisão bibliográfica que fizeram, (PARTE 1 acima) encontraram afirmações semelhantes a: " fugere urbem (fugir da cidade)" " os árcades voltam-se para a natureza em busca de uma vida simples". Como isso ocorreu?

Nos textos escritos à epoca denominada Arcadismo, a busca da natureza foi somente um modismo estético?

Os poetas árcades apenas arremedavam o pensamento de Horácio  que foi grande poeta clássico?

 

2.  REVISÃO BIBLIOGRÁFICA - PARTE II 

 

Para a revisão bibliográfica, PARTE II, sugira aos alunos acesso aos seguintes sites:

 

Vídeo-aula Arcadismo http://www.youtube.com/watch?v=LcbIS-Xf474&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=3VBkxhXTDMY 

http://www.brasilescola.com/literatura/arcadismo-neoclassicismo.htmhttp://www.algosobre.com.br/literatura/arcadismo.html  

http://www.alunosonline.com.br/portugues/o-arcadismo-no-brasil.html

 

O professor deverá informar que todos os textos que serão lidos e discutidos em grupos nesta parte estarão complementando o estudo que já foi feito.

DIVIDIRÁ A TURMA EM DOIS GRUPOS QUE FARÃO 2 PESQUISAS SOBRE 2 TEMAS.

 

  • 1ª pesquisa -   TEMA - Sobre o Arcadismo no Brasil - deverá ser escrita, para ser entregue ao professor.
  • 2ª pesquisa - TEMA - O Arcadismo e o Neoclassicismo - deverá  ser uma apresentação livre, cada grupo escolherá como apresentar à classe.  Poderá ser em forma de jogral, gravado no youtube, com cartazes, em forma de slides, entre outras.

Antes de iniciarem a pesquisa, com a ajuda do docente, os alunos poderão chegar às seguintes  perguntas que serão os problemas a serem resolvidos na pesquisa.

1-  Que razões levaram à denominação do século XVIII com o Século das Luzes?

2- O que recebeu o nome de  Iluminismo burguês e por que esse movimento preparou a Revolução Francesa?

3- Qual a importância desses fatos no Arcadismo no Brasil?

4- Por que os árcades se refugiavam na natureza?

5- Qual a natureza dessa relação?

 

Professor, ao receber a pesquisa escrita, faça a revisão e devolva ao grupo em forma de apreciação oral. Peça aos alunos para destacarem dos textos informações que considerarem importantes e criarem um blog para divulgá-las.

 

http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/arcadismo. 

 

Tutorial para criação de um blog, disponível em:

http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf

Uma das possibilidades de serviço gratuito é o Blogger (www.blogger.com).

 

 Atividade 4 (opcional)

Para que os alunos formem conclusões sobre o momento histórico, o professor poderá  indicar a locação e exibição do filme: "Os Inconfidentes". Direção de Joaquim Pedro de Andrade, com José Wilker, Paulo César Pereio, Fernando Torres; "Xica da Silva. Direção Cacá Diegues. Com Zezé Motta, José Wilker, Walmor Chagas.

Filme os inconfidentes

Imagem disponível em:

http://www.filmesepicos.com/2009/06/os-inconfidentes-1972.html 

 

Após discussão sobre o tema do filme, o professor poderá determinar um tempo, que considerar suficiente, para a discussão do conteúdo.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá recolher os trabalhos escritos (pesquisados) para leitura e correção, mas deverá também atentar-se para a participação coletiva dos alunos durante o desenvolvimento das atividades. Além disso, deverá avaliar a participação individual dos alunos em todas as fases das atividades. Para tanto, deverá elencar critérios, tais como:

1. Participaram da aula?

2. Demonstraram interesse pelo tema?

3. Leram os textos para a pesquisa bibliográfica?

  • As apresentações orais poderão ser avaliadas por toda a turma.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.