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Composição Química da Célula numa perspectiva de Iniciação Científica.

 

24/04/2012

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os compostos químicos presentes na célula.
  • Identificar a importância de todas as substâncias que compõem a célula.
  • Associar os nutrientes presentes nos alimentos aos componentes químicos da célula.
  • Aproximar o conhecimento teórico e o conhecimento prático.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário o estudo inicial da citologia.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Trabalhar o assunto "Composição Química das Células" na Biologia é muitas vezes considerado pelo professor como um grande desafio. O referido conteúdo, além de ser extenso, vem nos livros didáticos, de modo geral, acompanhado de muitas estruturas químicas, o que sobrecarrega o aluno e faz com que a maioria venha a se desinteressar uma vez que as aulas, na maioria das vezes, ficam no abstrato. Por outro lado, se observa que quando o aluno consegue relacionar tal aprendizado com situações cotidianas, o mesmo acaba se interessando cada vez mais pelo assunto e contribuindo em sala de aula, dando exemplos que ocorrem em seu dia a dia. Neste sentido, é necessário que o professor tenha clareza deste fato e procure estabelecer uma aproximação do abstrato com o concreto.

ATIVIDADE 1- Você é o que você come?

Sugerimos que o professor inicie o trabalho com essa temática fazendo uma abordagem inicial sobre o desejo dos adolescentes de terem um corpo malhado, saudável e como isso é influenciado ou tem relação com os alimentos que consomem.

Neste sentido, o professor deverá utilizar imagens que tragam para o contexto da aula elementos que propiciem uma discussão. Para a projeção das imagens, o professor deverá utilizar um aparelho data show. Enquanto projeta cada uma das imagens o professor deverá ir estabelecendo um diálogo com os alunos acerca do que estão vendo dirigindo-lhes perguntas, tais como as apontadas a seguir.

  • Quais são as impressões que essa imagem lhe transmite?
  • Em que aspectos você se identifica com essa imagem?
  • Em que aspectos você não se identifica com essa imagem?

 

E após expor todas as imagens:

  • O que essas imagens têm em comum?
  • O que elas mostram de divergente?

 

corpo sarado

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_vpjrUMFZimg/TB0Cia7ciDI/AAAAAAAABy8/yTPEx3yHo3E/s1600/brad_pit.jpg. Acessado em 20/04/2012.

vida saudável

Fonte da imagem: http://imagens.dicascaseiras.com//corrida-exercicio-fisico-vida-saudavel.jpg. Acessado em 20/04/2012.

vc é o q come

Fonte da imagem: http://revistashape.uol.com.br/images/stories/molhos-materia.jpg. Acessado em 20/04/2012.

Após essa discussão os alunos deverão assistir ao vídeo "10 dicas para uma alimentação saudável" disponível no endereço 

http://www.youtube.com/watch?v=w0LZ5IQV_qg&feature=related (acessado em 20/04/2012).

Para a realização desta atividade será necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Caso não seja possível a conexão com a internet, o professor deverá salvar previamente os documentos da pesquisa em um dispositivo de armazenamento de mídia, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso, ou projetá-lo utilizando um data show.

Depois que todos tiverem assistido ao vídeo uma vez, o professor deverá pedir aos alunos que o revejam e anotem todas as vezes que em que o locutor faz  referências ao termo "nutriente (s)" e, em seguida, promover a socialização desta informação. Terminada a socialização, o professor deverá lançar outros questionamentos, como:

  • O que são nutrientes?
  • Por que o nosso organismo precisa deles?
  • Quais são os nutrientes que nosso organismo precisa?
  • Como adquirir esses nutrientes?

 

Os alunos deverão registrar suas respostas espontâneas a partir do que souberem sobre o assunto ou levantar hipóteses, que deverão ser registradas, utilizando o editor de texto  do Word e enviadas ao professor, por e-mail.

Atividade 2 - Analisando rótulos

Professor, esta atividade é uma adaptação do artigo "INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS DOS RÓTULOS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA” de Eda Maria Rodrigues de Aguiar da Silva e Eliane Strack Schimin. É importante o professor ler o artigo, até mesmo para relacionar com os teóricos que as autoras dialogam ao longo do artigo. A produção encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1084-4.pdf. Acesso em 23/03/2012.

Obs.: Se a escola na qual você trabalha possuir horários de encontros com outros professores (semanal ou mensal), proponha para a coordenação a leitura deste artigo, pois independentemente que o assunto proposto seja uma prática para ser aplicada no ensino de Biologia, outros professores de outras disciplinas poderão transpor esta intenção de aula para a sua prática. Neste sentido, o professor poderá estabelecer uma relação de pesquisa antes, durante e depois de suas aulas, sendo assim, um professor pesquisador reflexivo.

Para iniciar esta atividade é importante que o professor já tenha pedido anteriormente aos alunos, que trouxessem de casa alguns rótulos de alimentos que fazem parte de sua alimentação. Assim, no primeiro dia de aula que o professor reservou para iniciar o assunto "Composição Química da Célula", os alunos já devem estar com os rótulos que utilizarão ao longo de algumas aulas. Antes de explicar quais são os compostos químicos que fazem parte da composição química da célula, o professor poderá iniciar com a leitura dos rótulos, por exemplo.

Na abordagem inicial, poderão surgir muitas dúvidas provenientes dos alunos. Porém, a princípio a dúvida poderá ser anotada e no momento propício, quando o aluno sentir clareza no assunto, poderá ele mesmo respondê-la.

Vejamos um exemplo:

Imagem disponível em http://www.parolima.com/Imagens/escolhasuabarrinha1.gif. Acesso em 23/03/2012.

A composição das barras de cereais varia muito. Elas podem ter carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Então, o segredo para descobrir um tesouro nutricional está na leitura do rótulo. A dica é conferir os ingredientes e nutrientes. A Agência Nacional de Saúde (ANVISA) determina que os fabricantes devem informar o que entra na composição do produto em ordem decrescente: o que aparece em primeiro é o que há em maior quantidade. Assim, quem quer comer uma barrinha com cereais deve olhar em que posição eles aparecem nos ingredientes.

"O interessante é que ocupem o primeiro ou o segundo lugar na lista", ensina a nutricionista Késia Quintaes, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Texto extraído http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/35/artigo35776-1.asp. Acesso em 23/03/2012.

Cada grupo de 3 alunos deverá analisar todos os rótulos trazidos por eles, de modo que sejam analisado pelo menos 3 rótulos diferentes. Após a análise dos rótulos pelos alunos, o professor deverá pedir que eles anotem:

  • Quais são os nutrientes apontados?
  • Quais são os nutrientes que aparecem em todos os rótulos?
  • O que aparece no rótulo e não é nutriente?
  • O que é valor calórico?
  • Qual a importância do rótulo para nós?
  • Qual a diferença de gorduras trans, gorduras saturadas e gorduras totais?
  • Qual a importância das fibras?

 

Os alunos deverão registrar suas respostas no caderno e escolher dentre os três componentes do grupo quem irá socializá-las no momento em que o professor retomar o trabalho com toda a turma. Nessa socialização cabe ao professor fazer intervenções no sentido de corrigir enganos conceituais e confirmar as informações corretas.  

Neste momento o professor deverá ir registrando no quadro os componentes químicos que vão sendo relatados e quantas vezes eles aparecem nos diferentes rótulos analisados. Esses dados deverão ser tabulados pelos alunos, e representados em forma de tabela e de um gráfico a serem construídos utilizando do Software Excel. Este material produzido pelos alunos deverá ser discutido no relatório do módulo de aulas, na atividade 7.

Atividade 3 - Química celular

Neste momento, faz-se necessário que o professor  aprofunde ainda mais o conteúdo que começou a ser trabalhado anteriormente. Para sistematizar as informações, os alunos poderão utilizar a tabela abaixo para fazer anotações referentes aos compostos químicos que constituem uma célula. Para elaborar a síntese de cada composto químico - orgânico ou inorgânico - e dispor as informações na tabela, os alunos deverão utilizar o próprio material de estudo. As informações poderão ser pesquisadas no seguinte endereço eletrônico http://www.profpc.com.br/Qu%C3%ADmica_das_c%C3%A9lulas.htm (acesso em 23/03/2012). Para a realização desta pesquisa será necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Caso não seja possível a conexão com a internet, o professor deverá salvar previamente o documento da pesquisa em um dispositivo de armazenamento de mídia, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso.

A tabela abaixo representa um modelo que pode ser utilizado.

Composição Química da Célula

Substâncias Inorgânicas Substânicas Orgânicas
Água                                             Sais Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos Nucléicos

Ex.:

Solvente universal.

Acelera a velocidade das reações que ocorrem nas células.

Meio de transporte.

Proteção térmica.

Fundamental para a vida de todos os seres vivos

                                                                                                   

                    

 

 

 

Atividade 4 - Explorando rótulos

De acordo com Silva e Schimin (2009, p.7), "a aprendizagem é construída quando o aluno entende o conhecimento como parte do “seu mundo”, incorporando-o às suas informações prévias fazendo associações e a partir destas, poderá utilizar o conhecimento científico para intervenção em seu ambiente, na resolução de desafios a ele apresentados". Caminhando nesta perspectiva, o que procuramos fazer é exatamente propiciar um espaço para que o aluno perceba e compreenda as relações existentes entre a teoria e a prática no que tange o seu cotidiano.

A utilização das informações nutricionais dos rótulos dos alimentos que fazem parte do cotidiano do aluno representa uma forma construtora e motivadora, pois pode envolver os diversos conhecimentos, seja  do cotidiano ou da teoria. O envolvimento desta atividade poderá permitir uma maior integração e motivação entre aluno/aluno e aluno/professor. Esta integração é importante, pois permite a assimilação de aspectos químicos envolvidos na alimentação e principalmente o aspecto da funcionalidade nutricional. Podemos afirmar que esta forma de trabalhar pode contribuir para uma educação mais dinâmica e participativa, tanto por parte do aluno quanto por parte do professor.

Professor, podemos utilizar novamente os rótulos trazidos pelos alunos, porém devemos analisar outros que ainda não foram utilizados. Acreditamos que , a partir da repetição da atividade, mas com outros materiais que diversificarão as informações, é possível avaliar se os alunos estão compreendendo ou não tal assunto. Além disso, ao analisar diferentes rótulos, novos elementos serão incorporados à discussão, principalmente em relação à importância destes compostos orgânicos e inorgânicos para a manutenção da vida dos seres.

Observação: os alunos deverão registrar em seus cadernos todos os novos questionamentos advindos desta atividade para que sejam utilizados na atividade 5.

Vejamos alguns exemplos:

Exemplo 1

Informação Nutricional – porção de 45g
Valor calórico 70kcal 3%
Carboidratos 8g 2%
Proteínas 1g 3%
Gorduras Totais 1g 5%
Fibra alimentar 0g 0%
Cálcio 81mg 10%
Ferro 0mg 0%
Sódio 41mg 2%
% - Valores diários com base em uma dieta de 2500 calorias
 

http://4.bp.blogspot.com/_vHECVCIh1HU/TRj_FKFjinI/AAAAAAAAACM/_7z1O_8wrK4/s1600/rotulo+sorvete.jpg. Acesso em 23/03/2012.

Observando a tabela que contém a informação nutricional do produto, o aluno poderá visualizar a presença dos seguintes compostos químicos: CARBOIDRATOS - PROTEÍNAS - GORDURAS - CÁLCIO - FERRO - SÓDIO

Obs.: É importante lembrar que, apesar da água não aparecer na tabela nutricional, ela é citada na lista de ingredientes utilizados, que está disposto no rótulo do produto.

 A partir deste reconhecimento o aluno poderá utilizar a seguinte tabela para sistematizar as informações coletadas: 

Nutrientes encontrados no Sorvete
Substâncias Inorgânicas Substâncias Orgânicas
Água Sais Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos Nucléicos
X Cálcio X X X    
  Ferro          
  Sódio          

Algumas reflexões poderão surgir tais como:

1. Qual a importância principal dos Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Sais Minerais e Água para o ser humano?

2. Os sais minerais Cálcio, Ferro e Sódio desempenham funções específicas. Que funções são essas?

3. Por que apesar da importância de cada nutriente, não devemos consumir nenhum deles em excesso?

4. O fato deste produto não possuir nenhum indício de vitaminas e ácidos nucléicos quer dizer que podemos ter algum tipo de problema?

 

Exemplo 2

http://3.bp.blogspot.com/_oRJaeKwAXic/TBu6ypTj4lI/AAAAAAAAC3M/9PUAOyoe3W0/s1600/rotulo3.jpg. Acesso em 23/03/2012.

Apesar de alguns nutrientes se repetirem em diferentes produtos é importante que o aluno perceba que há componentes que diferem de um produto para o outro. No caso da polenta congelada, por exemplo, surgiram novos componentes: a gordura trans e a fibra alimentar.

Nutrientes encontrados na Polenta Congelada
Substâncias Inorgânicas Substâncias Orgânicas
Água

Sais Minerais

Carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos Nucléicos
  Sódio X Gorduras totais X    
      Gorduras Saturadas      
      Gorduras Trans      

Outras questões que poderão surgir:

1. O que é gordura trans?

2. Qual a principal função da fibra alimentar?

3. Como podemos diferenciar a gordura saturada da gordura insaturada?

4. Por que podemos afirmar que este produto é rico em carboidrato?

5. O que pode acontecer ao indivíduo que não se alimenta de sais minerais como o Sódio? O que pode provocar o excesso de sódio em nosso organismo?

Composição média por 100ml do produto
  Quant. IDR*
Valor Energético (calorias) 46,4kcal  -
Proteínas 3,0g 6,0
Carboidratos 4,9g  -
Lipídios 1,6g  -
Fibra alimentares 0,10g  -
Vitamina C 6,0mg 10,0
Vitamina E 1,49 UI 10,0
Selênio 7,0mcg 10,0
Zinco 1,5mg 10,0
Cálcio 160,0mg 20,0
* Ingestão diária recomendado

leite paramalat

http://www.distribuidoracaue.com.br/fotos/539.jpg. Acesso em 23/03/2012.

Nutrientes encontrados no Leite de caixinha longa vida Parmalat
Substâncias Inorgânicas Substâncias Orgânicas
Água Sais Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos Nucléicos
X Zinco X X X Vitamina C  
  Cálcio       Vitamina E  
  Selênio          

Perguntas a respeito da observação:

1. Qual a função do Zinco e Selênio em nosso organismo?

2. O que poderá provocar ao indivíduo a falta ou o excesso de Cálcio em nosso organismo?

3. Qual a importância da Vitamina C e E para nosso organismo?

4. Onde podemos encontrar ácidos nucléicos?

Atividade 5 - Pesquisando na internet

Em grupos de três, os alunos deverão reunir seus novos questionamentos em um documento único que será a referência para uma pesquisa a ser realizada na internet. Para a realização desta atividade será necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Como os apontamentos dos alunos é o que orientará a pesquisa, sugerimos que eles acessem o site de buscas Google, digitem os termos de busca e selecionem os materiais para a pesquisa. Cabe ao professor uma atenção redobrada neste momento, não somente para garantir que os alunos não desviarão o foco da pesquisa, mas também para ajudá-los na seleção de sites confiáveis. 

Cada grupo de alunos deverá fazer seus registros, discuti-los e eleger um componente para socializar suas perguntas e respostas.

Ao término deste momento de busca de novas informações, o professor deverá organizar as carteiras em círculo para a socialização da produção dos grupos. Deve ser destinado um tempo ao final da socialização para que os grupos façam perguntas entre si, de modo que todas as dúvidas sejam esclarecidas. 

Atividade 6 - Tenho me alimentado corretamente? Analisando e montando tabelas alimentares

Para enriquecer ainda mais este momento, o professor deverá distribuir aos alunos uma cópia impressa da tabela alimentar disponível no endereço http://medicinaealimentacao.com/?id=825&TABELA-ALIMENTAR-TABELA-NUTRICIONAL-%96-NUTRIENTES/ (acesso em 20/04/2012), que apresenta os nutrientes de diversos tipos de alimentos.

De posse da tabela, os alunos deverão analisá-la. Para orientar essa análise, o professor poderá direcionar, perguntas a serem registradas no mesmo arquivo da tabela, tais como:

  • Qual é o alimento mais rico em proteínas?
  • E em vitaminas?
  • Qual é o alimento mais rico em ferro?

Outras questões poderão advir dos alunos, por isso professor, fique atento e dê voz ao aluno; sempre que solicitar a fala é importante deixá-lo expor suas ideias, curiosidades ou dúvidas.

Após explorar essa tabela, os alunos deverão registrar em uma outra tabela ou planilha do Excel o seu cardápio diário, discriminando para cada alimento que consome em um dia que considere que se alimenta bem: quantidade; calorias; proteínas; vitaminas; ferro; potássio etc. Dessa maneira, os adolescentes poderão verificar a variedade e a quantidade de nutrientes consumidos em um dia e iniciar uma reflexão sobre sua dieta. 

Após a análise da primeira tabela e a montagem de sua própria tabela nutricional, que poderá ser realizada individualmente ou em duplas, o professor deverá solicitar que os alunos avaliem se o teor nutricional da sua alimentação está adequado às suas necessidades orgânicas. 

Para subsidiar essa avaliação, sugerimos que os alunos:

1- Façam o teste online disponível no endereço: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/equi20000804_dieta07.shtml. Acessado em 20/04/2012.

2- Leiam artigos sobre alimentação na adolescência, como o disponibilizado no endereço: http://www.anutricionista.com/alimentacao-na-adolescencia-como-fazer.html. Acessado em 20/04/2012.

Atividade 7 - Fechamento

Numa perspectiva de Iniciação Científica, sugerimos que cada aluno resgate todos os registros feitos em todas as atividades e faça um relatório deste módulo de aulas. O relatório poderá ser elaborado em grupo, o que enriquecerá a discussão, mas cada aluno deverá fazer o seu, uma vez que há aspectos comuns e individuais no decorrer das atividades.O professor deverá  pontuar alguns itens de um relatório de pesquisa que serão imprescindíveis neste documento. Se essa é uma experiência nova, cabe ao professor orientar aos alunos como elaborar item por item e dar atenção a cada grupo, orientando-os no resgate das informações e na escrita.

  • Título - uma frase que sintetize o que foi estudado.
  • Objetivos - O que se espera que o aluno aprenda neste estudo (Pode ser fornecido pelo professor).
  • Justificativa - Por que é importante estudar este tema?
  • Desenvolvimento da aula - as ações desenvolvidas ao longo da aula.
  • Discussão - perguntas que nortearam o desenvolvimento da aula e das pesquisas, incluindo aquelas colocadas pelo professor no início da aula: O que são nutrientes? Por que o nosso organismo precisa deles? Quais são os nutrientes que nosso organismo precisa? Como adquirir esses nutrientes?

Outras questões necessárias para o fechamento da aula e que o professor deve apontar para constar neste relatório são: "Qual é a relação entre o que comemos e a composição química da célula?" "Quais são os componentes químicos das células e suas funções orgânicas?"

  • Resultados - respostas às questões pesquisadas, incluindo aquelas colocadas pelo professor no início da aula (mesmas do item anterior).
  • Conclusões ou considerações finais - privilegiando os novos conhecimentos adquiridos pelo aluno.
Recursos Complementares

 

Sugestões de recursos para alunos e professores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NEVES, A.P.; GUIMARAES, .P.I.C; MERÇON, F. Interpretação de rótulos de alimentos no ensino de química. Química Nova na Escola, v.31. nº 1. 2009.

SILVA, E.M.R.A.; SCHIMIN, E.S. Informações nutricionais dos rótulos: um recurso didático no estudo da composição química da célula. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1084-4.pdf? Acesso em 20 de março de 2012.

SUGESTÕES DE LINKS PARA OS PROFESSORES

http://oespacobemestar.blogspot.com.br/2010/05/rotulagem-nutricional.html. Acesso em 20/04/2012.

http://www.brasilescola.com/biologia/quimica-celula.htm. Acesso em 23/03/2012.

http://estudeonline.net/revisao_detalhe.aspx?cod=272. Acesso em 23/03/2012.

http://www.livrodacelula.org/index.php?acao=exibir&cap=40. Acesso em 23/03/2012.

http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_rotulagem.pdf. Acesso em 23/03/2012.

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula. O relatório final deverá ser utilizado como instrumento de avaliação quantitativa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Maria das Dores Silva, colegio est. Bartolomeu de Gusmão , Bahia - disse:
    dores_dutra@hotmail.com

    10/09/2014

    Quatro estrelas

    Achei a aula bem interessante por estar no contexto do aluno e isto leva-o a pensar que a quimica não é o bicho papão que como alguns pensam mas es´ta ligado em tudo que os cercam


  • ANA LÉCIA REIS, COLÉGIO ESTADUAL , Bahia - disse:
    analeciareis@hotmail.com

    18/02/2014

    Quatro estrelas

    ATIVIDADES PRATICA ÓTIMAS NO ENTANTO NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACESSAR O VÉDEO. AMEI ELE VAI ENRIQUECER AINDA MAIS MINHA AULA


Sem classificação.
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