Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alimente-se bem e seja um campeão!

 

28/10/2009

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar que através da alimentação nosso organismo terá um melhor desenvolvimento.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Iniciação à nutrição

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Alimentação, assunto que faz parte da vida de todos, sem o alimento não tem como viver!

Uma boa alimentação vem acompanhada de frutas, verduras, legumes, cereais entre outras coisas.

Cada um tem suas preferências mas todos precisam de bom alimento e por que não adotar uma alimentação saudável para que a vida seja melhor?

PROBLEMATIZAÇÃO

Podemos iniciar a aula com a imagem a seguir:


undefined

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://www6.ufrgs.br/revistaoca/anteriores/2006_01/imagens/prato3.jpg acessado em 01/08/2009.

Qual é a primeira sensação que tem ao ver esta imagem?

Como as respostas poderão ser várias, o professor poderá questionar o seguinte:

O que cada aluno consegue ver através desta imagem?

Para que serve o alimento?

Uma boa alimentação ajuda nossa saúde?

Por que o esporte está ligado a hábitos saudáveis?

Sabemos que através de uma boa alimentação nosso organismo ficará mais forte e teremos mais ânimo para realizar atividades cotidianas e praticar esportes.

ATIVIDADE 1

Após as respostas dadas pelos alunos apresente o recurso a seguir, sugiro que salve o recurso em DVD ou pendrive para que sua transmissão possa ser feita na sala de aula, de forma que todos os alunos possam assistí-lo.

Este recurso (vídeo) mostra a importância de ter hábitos saudáveis para o desenvolvimento das práticas esportivas.

Hábitos saudáveis [Esporte na escola]

Professor este vídeo é bem interessante, pois também apresenta uma entrevista com Dunga, vamos explorar os temas abordados nele:

1. Esporte e Qualidade de vida

2. Prevenção ao uso de drogas

3. Boa alimentação

4. Higiene Pessoal

5. Sono

6. Uso de água tratada

7. Alimentos artificiais e enlatados

  • Realize um momento de corversa com os alunos sobre a importância de ter uma alimentação saudável e como essa alimentação pode interferir na prática de esportes.
  • Questione sobre o que cada um entende por alimentação saudável, peça para que os alunos por meio de registro (desenho) demonstre qual é seu prato preferido.
  • Pedir para que cada um realize em casa registro no caderno sobre os alimentos mais consumidos pela família,  para que na pró xima aula possamos  comparar as semelhanças e diferenças entre cada aluno através de exposição oral, o professor poderá anotar no quadro negro os alimentos mais consumidos e os menos consumidos pelas familias.

  • ATIVIDADE 2

    Após conhercermos as preferências de cada aluno vamos elaborar um caderno de receitas, cada aluno poderá trazer sua receita preferida para anexar ao caderno.

    • O professor poderá organizar o livro separando em duas partes : receitas calóricas e não calóricas.
    • Realizar uma conversa com os alunos sobre alimentos que  consideram saudáveis ou não, pedindo para que justifiquem suas respostas, antes de realizar a divisão das receitas.
    • Juntamente com os alunos por em prática algumas receitas, aproveitando este momento para enfatizar a necessidade de termos hábitos alimentares saudáveis.
    • Solicite aos estudantes que escolham dentre as receitas que foram sugeridas pelas famílias, uma que poderia ser preparada junto com a turma, de fácil execução em uma aula. Nesta oportunidade o professor também poderá trabalhar a hiigiene na cozinha.

    CATARSE

    Após a degustação das receitas apresente aos alunos a imagem a seguir:

    Young Reporters. http://www.youngreporters.org/IMG/gif/Alimentacao.gif acessado em 01/08/2009

     Peça para que identifiquem tipos de alimentos que formam a imagem.

    Após cada um fará registro (desenho) onde a imagem deverá ser formada por alimentos saudáveis e alimentos calóricos.

    A medida que as crianças forem terminando, solicite a elas que fixem seus trabalhos no varal didático da sala de aula.

    PRÁTICA SOCIAL FINAL

    Finalmente vamos organizar a turma em círculo, sentados para uma discussão, onde todos deverão ir registrando no caderno os apontamentos do que foi discutido (texto) sobre o tema "Como uma boa alimentação pode colaborar para termos boa saúde e um bom desempenho nos esportes"

    ROTEIRO DE DISCUSSÃO

1. O que é um alimento é saudável?

2. O que é comer bem?

3. Como o alimento pode estar ligado com nossa saúde?

4. O alimento que ingerimos auxilia na prática de esportes? Como?

    Essas questões servirão de base para a produção do texto e ao mesmo tempo retoma os conceitos principais da aula.

    Este momento serve para que o professor junto com os alunos retome o assunto e todos possam mostrar o que realmente aprenderam com o desenvolver das atividades.

    Agora sabendo o que é alimentação saudável responda:

    • Que tipo de comida você escolheria:
    • Qual carne prefere? Frita, cozida ou grelhada?
    • Água, suco ou refrigerante?
    • E para sobremesa...  Frutas, doces ou cereais?

Então qual sua escolha?

Vamos lançar aos nossos alunos o seguinte desafio: CUIDE DE SUA SAÚDE!!!

Com base na atividade proposta no vídeos, organize com a turma a prática proposta: HANDBOLICHE

Regras do jogo sugerido:

- Para este jogo vamos usar uma bola de borracha

- Dividimos a quadra em doiis, com dois semicírculos nas extremidades onde estarão dispostos em triângulos ou círculos os pinos (garrafas)

- Este espaço não pode ser invadido pelos defensores ou atacantes

- As regras são as mesmas do handebol sendo que os pinos deverão ser derrubados com a bola

- Neste jogo trabalhamos domínio do corpo e da bola, passe, recepção, drible e finalização

Pontuação:

- Azul: 3 pontos

- Vermelha: 2 pontos

- Amarela: 1 ponto

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Hábitos saudáveis [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação deve ocorrer durante a realização de todas as atividades podendo utilizar as produções realizadas pelos alunos e a participação durante os momentos de conversa através dos conceitos formados pelos alunos, intervenções realizadas e respostas dadas aos questionamentos realizados pelo professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.