28/10/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Observar que através da alimentação nosso organismo terá um melhor desenvolvimento.
- Iniciação à nutrição
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Alimentação, assunto que faz parte da vida de todos, sem o alimento não tem como viver!
Uma boa alimentação vem acompanhada de frutas, verduras, legumes, cereais entre outras coisas.
Cada um tem suas preferências mas todos precisam de bom alimento e por que não adotar uma alimentação saudável para que a vida seja melhor?
PROBLEMATIZAÇÃO
Podemos iniciar a aula com a imagem a seguir:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://www6.ufrgs.br/revistaoca/anteriores/2006_01/imagens/prato3.jpg acessado em 01/08/2009.
Qual é a primeira sensação que tem ao ver esta imagem?
Como as respostas poderão ser várias, o professor poderá questionar o seguinte:
O que cada aluno consegue ver através desta imagem?
Para que serve o alimento?
Uma boa alimentação ajuda nossa saúde?
Por que o esporte está ligado a hábitos saudáveis?
Sabemos que através de uma boa alimentação nosso organismo ficará mais forte e teremos mais ânimo para realizar atividades cotidianas e praticar esportes.
ATIVIDADE 1
Após as respostas dadas pelos alunos apresente o recurso a seguir, sugiro que salve o recurso em DVD ou pendrive para que sua transmissão possa ser feita na sala de aula, de forma que todos os alunos possam assistí-lo.
Este recurso (vídeo) mostra a importância de ter hábitos saudáveis para o desenvolvimento das práticas esportivas.
Hábitos saudáveis [Esporte na escola]
Professor este vídeo é bem interessante, pois também apresenta uma entrevista com Dunga, vamos explorar os temas abordados nele:
1. Esporte e Qualidade de vida
2. Prevenção ao uso de drogas
3. Boa alimentação
4. Higiene Pessoal
5. Sono
6. Uso de água tratada
7. Alimentos artificiais e enlatados
ATIVIDADE 2
Após conhercermos as preferências de cada aluno vamos elaborar um caderno de receitas, cada aluno poderá trazer sua receita preferida para anexar ao caderno.
CATARSE
Após a degustação das receitas apresente aos alunos a imagem a seguir:
Young Reporters. http://www.youngreporters.org/IMG/gif/Alimentacao.gif acessado em 01/08/2009
Peça para que identifiquem tipos de alimentos que formam a imagem.
Após cada um fará registro (desenho) onde a imagem deverá ser formada por alimentos saudáveis e alimentos calóricos.
A medida que as crianças forem terminando, solicite a elas que fixem seus trabalhos no varal didático da sala de aula.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Finalmente vamos organizar a turma em círculo, sentados para uma discussão, onde todos deverão ir registrando no caderno os apontamentos do que foi discutido (texto) sobre o tema "Como uma boa alimentação pode colaborar para termos boa saúde e um bom desempenho nos esportes"
ROTEIRO DE DISCUSSÃO
1. O que é um alimento é saudável?
2. O que é comer bem?
3. Como o alimento pode estar ligado com nossa saúde?
4. O alimento que ingerimos auxilia na prática de esportes? Como?
Essas questões servirão de base para a produção do texto e ao mesmo tempo retoma os conceitos principais da aula.
Este momento serve para que o professor junto com os alunos retome o assunto e todos possam mostrar o que realmente aprenderam com o desenvolver das atividades.
Agora sabendo o que é alimentação saudável responda:
Então qual sua escolha?
Vamos lançar aos nossos alunos o seguinte desafio: CUIDE DE SUA SAÚDE!!!
Com base na atividade proposta no vídeos, organize com a turma a prática proposta: HANDBOLICHE
Regras do jogo sugerido:
- Para este jogo vamos usar uma bola de borracha
- Dividimos a quadra em doiis, com dois semicírculos nas extremidades onde estarão dispostos em triângulos ou círculos os pinos (garrafas)
- Este espaço não pode ser invadido pelos defensores ou atacantes
- As regras são as mesmas do handebol sendo que os pinos deverão ser derrubados com a bola
- Neste jogo trabalhamos domínio do corpo e da bola, passe, recepção, drible e finalização
Pontuação:
- Azul: 3 pontos
- Vermelha: 2 pontos
- Amarela: 1 ponto
Nome | Tipo |
---|---|
Hábitos saudáveis [Esporte na escola] | Vídeo |
Avaliação deve ocorrer durante a realização de todas as atividades podendo utilizar as produções realizadas pelos alunos e a participação durante os momentos de conversa através dos conceitos formados pelos alunos, intervenções realizadas e respostas dadas aos questionamentos realizados pelo professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!