Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A regionalização contemporânea do espaço geográfico mundial.

 

28/05/2012

Autor e Coautor(es)
ALEXIA PADUA FRANCO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e André Luiz Sabino

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio Geografia Desenvolvimento da geografia urbana mundial
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Analisar o processo de regionalização atual do espaço geográfico mundial;

. Pesquisar as formas de representação cartográfica, anteriores e atual, do espaço mundial;

. Observar, descrever e analisar a atual forma de relação entre os países ou blocos, do mundo contemporâneo.

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos / 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Capitalismo e Socialismo.

- Desenvolvimento e subdesenvolvimento.

- Desigualdades sociais.

- Endividamento externo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01 - Quais regiões do mundo que conheço?

1ª estratégia

Apresente o tema central da aula a partir da questão: Qual a atual forma de dividir o mundo em regiões?

Neste momento identifique os conhecimentos que os alunos têm sobre o processo de regionalização mundial e instigue-os a falar sobre o que é capitalismo, desenvolvimento e subdesenvolvimento, além de levantar o conhecimento que tem sobre as relações estabelecidas entre os diferentes países do planeta.

2. Neste momento realize uma tempestade de ideias ou brainstorm.

O objetivo desta atividade é despertar a curiosidade sobre o tema e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos.

Você pode encontrar informações sobre esta técnica no site http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/brainstorming.htm (Acesso em 22 de maio de 2012).

Brainstorm

 Disponível em http://www.simplesecompleto.com/wp-content/uploads/2011/03/brainstorm.jpg. Acesso em 22de maio de 2012.

Aulas 02, 03 e 04 - Regionalização do mundo capitalista: desenvolvimento e subdesenvolvimento.

 2ª estratégia.

 Caracterizar o que é capitalismo, estabelecer a diferença entre países capitalistas desenvolvidos e subdesenvolvidos e pesquisar sobre a atual ordem mundial (divisão do Mundo em países do Norte e países do Sul).

 

Av. Berrini SP x favela SP

Disponível em http://cumachama.files.wordpress.com/2010/11/paraisopolis.jpg. Acesso em 22 de maio de 2012.

Organize seus alunos em duplas e/ou trios, para que pesquisem sobre capitalismo, desenvolvimento e subdesenvolvimento. Eles poderão utilizar tablets, notebooks e UCAs (Programa Um Computador por Aluno) ou, no caso destes recursos não estarem disponíveis para uso em sala de aula, eles deverão ser levados ao laboratório de informática.

Solicite que preencham o quadro abaixo, pesquisando dados sobre os temas nos sites indicados. Você também poderá propor outros sites que julgar pertinentes para o trabalho dos alunos.

 

Definição de capitalismo:

 

 

Objetivo do capitalista:

 

 

Características do capitalismo:

 

 

Características do Desenvolvimento:

 

 

Características do Subdesenvolvimento:

 

 

Divisão do Mundo em países do Norte e países do Sul:

 

 

Sites de pesquisa sugeridos (Acesso em 22 de maio de 2012):

- http://www.youtube.com/watch?v=bsBlSPzb1_c

- http://www.algosobre.com.br/geografia/capitalismo-o.html

- http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/

- http://blogjuvenil.spaceblog.com.br/397349/Geografia-Desenvolvimento-e-Subdesenvolvimento/

- http://www.idealdicas.com/diferencas-desenvolvidos-subdesenvolvidos/

 

3ª estratégia.

Peça aos alunos que continuem o trabalho de pesquisa nos pequenos grupos. Eles deverão encontrar um mapa do mundo dividido em países do Norte (desenvolvidos) e do Sul (subdesenvolvidos).

Este mapa pode ser encontrado em diversos sites da internet, como nos citados abaixo (acesso em 22 de maio de 2012):

- http://profgeoandre.blogspot.com.br/2012/03/mapa-do-mundo-norte-e-sul.html

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_norte-sul

- http://www.grupoescolar.com/pesquisa/norte-e-sul-desigualdades-e-exclusao-social.html

A partir da análise do mapa, os alunos deverão criar questões sobre ele, investigando a forma da linha que divide os dois mundos (Norte e Sul), percebendo que ela é curva, e diferente da Linha do Equador, que divide o mundo em hemisférios norte e sul.

Aproveite para explicar que quando dividimos o mundo em dois hemisféricos, norte e sul, a partir da Linha do Equador, utilizamos letras minúsculas. Já quando dividimos o mundo a partir de critérios socioeconômicos (desenvolvimento e subdesenvolvimento), utilizamos letras maiúsculas na grafia: Mundo Norte e Sul.

As conclusões devem ser registradas em um quadro, como o proposta abaixo:

Questões sobre o mapa do mundo Norte (países capitalistas desenvolvidos) e Sul (países capitalistas subdesenvolvidos ou em desenvolvimento)

Dado a ser observado:

Questões possíveis:

Hipóteses:

Linha divisória do mundo Norte e Sul

 

 

Hemisfério onde está a Austrália

 

 

Posição da Austrália na divisão do mundo em Norte e Sul

 

 

Hemisférios onde está o Brasil

 

 

Posição do Brasil na divisão do mundo em Norte e Sul

 

 

 

Você pode acrescentar outros pontos para observação, trazendo novas questões para o exercício.

Como exemplo sobre possíveis questões e hipóteses, veja o modelo de quadro preenchido a partir da observação do mapa:

Questões sobre o mapa do mundo Norte (países capitalistas desenvolvidos) e Sul (países capitalistas subdesenvolvidos ou em desenvolvimento)

Dado a ser observado:

Questões possíveis:

Hipóteses:

Linha divisória do mundo Norte e Sul

Por que a linha divisória do mundo Norte e Sul não é reta, como a Linha do Equador, que divide a Terra em dois hemisférios: norte e sul?

- A linha divisória do mundo em Norte e Sul, não divide o mundo em duas partes iguais, os hemisférios norte e sul.

- A linha divisória do mundo em Norte e Sul considera o desenvolvimento, o subdesenvolvimento e os países em desenvolvimento.

Hemisfério onde está a Austrália

Por que a Austrália está no hemisfério sul, porém faz parte do mundo do Norte, desenvolvido?

- A Austrália pode ser considerada um país desenvolvido.

- A Renda é melhor distribuída em países desenvolvidos.

Posição da Austrália na divisão do mundo em Norte e Sul

Por que a Austrália está no mundo do Norte, mesmo fazendo parte do hemisfério sul?

Quais são as características de um país que está no Norte do mundo?

- A Austrália apresenta características sociais e econômicas parecidas com as da França e dos Estados Unidos.

- A Austrália é um país desenvolvido.

Hemisférios onde está o Brasil

O que significa o fato de o Brasil estar tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul?

- Nosso país está nos dois hemisférios, porém, considerando seu desenvolvimento, ele se encontra todo no mundo do Sul (subdesenvolvido ou em desenvolvimento)

Posição do Brasil na divisão do mundo em Norte e Sul

Quais características permitem colocar o Brasil no mundo do Sul (capitalista subdesenvolvido ou em desenvolvimento)?

- Apesar dos positivos indicadores econômicos, o Brasil ainda não conseguiu melhorar consideravelmente seus indicadores sociais.

- Ainda temos grandes desigualdades sociais e dependências econômica e tecnológica.

 

Organize os alunos em círculo e socialize suas percepções a partir do trabalho com o mapa do mundo dividido em Norte e Sul.

 

Aulas 05 e 06 - A atual regionalização do mundo capitalista - construção de um mapa conceitual.

4ª estratégia

Nos mesmos agrupamentos de trabalho, os alunos deverão construir um mapa conceitual sobre a atual ordem mundial, que será posteriormente apresentado para os demais alunos. Eles deverão considerar, na execução do trabalho, todos os dados levantados.

O desafio é construir as relações e as conexões possíveis considerando os seguintes temas geradores, que não deverão faltar no mapa conceitual:

          - Regionalização atual do mundo

          - Países do Norte do mundo.

          - Países do Sul do mundo.

          - Dependência e independência (financeira e tecnológica).

          - Desenvolvimento.

          - Subdesenvolvimento.

          - Desigualdades sociais.

A construção de mapas conceituais pressupõe a clareza sobre os conceitos trabalhados e as conexões que eles permitem.

O programa Power Point permite a inserção de objetos, de textos, de ligações e de animações, sendo uma ferramenta adequada para a construção dos mapas conceituais. Com o UCA, a apresentação pode ser construída utilizando o recurso Kpresenter.

Vários exemplos e possibilidades de mapas conceituais podem ser visualizados no artigo científico que você encontra no site http://cienciasecognicao.tempsite.ws/revista/index.php/cec/article/download/641/423. (Acesso em 22 de maio de 2012).

Um exemplo de mapa conceitual sobre a atual ordem mundial, construído com o programa Power Point pode ser visualizado no site http://profgeoandre.blogspot.com.br/2012/03/nova-ordem-mundial-e-regionalizacao-do.html (Acesso em 22 de maio de 2012).

Você pode pedir o auxílio de professores de outras áreas de conhecimento na condução da proposta. Os professores de História, por exemplo, podem auxiliar no entendimento da diferença entre socialismo e capitalismo, o que pode ser agregado ao mapa conceitual, transformando-o em uma atividade interdisciplinar. Os professores de Língua Portuguesa podem contribuir na construção de argumentos e no uso da norma culta para a execução da tarefa.

 

Aulas 07 e 08 – Argumentando sobre o tema.

5ª estratégia  

Este é o momento da exposição dos mapas de conceitos.

Utilizando um projetor, possibilite que os grupos de alunos apresentem seus mapas conceituais, utilizando os argumentos levantados ao longo do trabalho com os temas da aula.

Os alunos deverão apresentar seus mapas de conceitos e permitir que seus colegas realizem perguntas sobre o mesmo, valorizando a atual regionalização do mundo capitalista, onde a acumulação de capital está pautada na crescente desigualdade e nas relações entre acumulação/exploração e desenvolvimento/subdesenvolvimento.

Convide os professores de outras disciplinas para assistirem a apresentação dos alunos e participarem dos debates.

Se possível, grave a leitura dos alunos e as considerações dos presentes.

Por fim, disponibilize todo o material produzido no site da escola ou em um blog construído pelo grupo.

Recursos Complementares

- Documentário A história das coisas, que aborda temas ligados ao meio ambiente e ao sistema capitalista de produção. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17287. Acesso em 22 de maio de 2012.

- Podcast sobre como o capitalismo se tornou mundial e provocou mudanças sociais, culturais, econômicas, políticas e tecnológicas. Nele também encontramos um debate sobre o papel das multinacionais do presente e a atual ordem mundial. Disponível em http://geoleandro.podomatic.com/player/web/2009-04-03T18_13_56-07_00. Acesso em 22 de maio de 2012.

-  Entrevista com George Soros sobre a crise do mundo e atual ordem mundial. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=lJdeduYqQbE&feature=player_embedded. Acesso em 22 de maio de 2012.

- Reportagem sobre a transferência do conflito Oeste Leste (Capitalismo Socialismo) para Norte Sul (Desenvolvimento e Subdesenvolvimento). Disponível em http://profgeoandre.blogspot.com.br/2012/03/o-que-e-o-ocidente-neste-final-de.html. Acesso em 22 de maio de 2012.

Avaliação

O processo de avaliação deve ser contínuo e considerar todas as etapas do desenvolvimento da aula.

Para isso sugerimos avaliar:

a) A atividade de pesquisa sobre o capitalismo, o desenvolvimento e o subdesenvolvimento.

b) A pesquisa, observação e levantamento de questões e hipóteses sobre a atual ordem mundial (Mundo Norte e Sul).

c) Elaboração e apresentação dos mapas conceituais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.