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Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: a gastronomia - UCA

 

05/04/2012

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Interpretar informações;
  • Conhecer parte  da gastronomia do Sul do país;
  • Identificar as comunidades sulistas do município em que vivemos;
  • Compreender a função social da escrita;
  • Trabalhar com diferentes portadores de texto dentre eles, convite, relatório e receita culinária;
Duração das atividades
A previsão é de um trimestre ou mais, ou seja, em torno de 3 meses, mas pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, os alunos deverão reconhecer  a localização geográfica da região sul do país e o que é gastronomia.  Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, é necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos 

1ª Etapa:  DESENCADEANDO E JUSTIFICANDO O TEMA

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar  algumas etapas, tais como:

  1. Definir um tema;
  2. Justificar a escolha do tema;
  3. Elaborar a problematização;
  4. Fazer levantamento das hipóteses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;
  5. Definir as fontes de pesquisas;
  6. Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados,
  7. Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;
  8. Socialização dos resultados/culminância do projeto.


- Professor, a alimentação é um conteúdo a ser explorado na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Além das questões que versam sobre cuidados na manipulação de alimentos; importância dos mesmos para nossa sobrevivência, dentre outras, a alimentação de cada região do país denuncia um estilo cultural, esta abrangência é denominada por gastronomia. A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Cultura muito antiga, a gastronomia esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas. A alimentação passou por várias etapas ao longo do desenvolvimento humano, evoluindo do nômade caçador ao homem sedentário, quando este descobriu a importância da agricultura e da domesticação dos animais  (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia acesso em 13/03/2012).

- Para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Veja uma sugestão:

Procure desencadear este tema: Festas Típicas do Sul: a gastronomia, na tentativa de conhecermos melhor esta rica região do Brasil, para isso, convide os alunos para assistirem a dois vídeos  http://www.youtube.com/watch?v=B6O6Q8-kN04  e http://www.youtube.com/watch?v=sz6qAbAoa9U&feature=related

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

 

Após a sessão faça uma roda de conversa e estimule as seguintes questões:

- Alguém já comeu algum dos alimentos mencionados no vídeo?

- Qual o prato que conhecem mais?

- Quem já esteve em um dos estados sulistas?

- Dentre outras questões.

Comente a importância da gastronomia para ampliarmos nosso horizonte cultural, para isso usarão a metodologia de projeto - Para metodologia de Projetos ver 

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm   (acesso em 13/03/12) que tem como foco a iniciação científica discente.

Se a sua turma for de alfabetização, não perca tempo e liste com os alunos os pratos citados. Esta atividade pode inclusive servir de diagnóstico da hipótese de escrita que os alunos estão para isso, deve ser uma escrita espontânea. Ex.:

 

CHURRASCO

CHIMARRÃO

DOCES

 

 Roda de Conversa

 

MOMENTO DA RODA DE CONVERSA- Escola de Educação Básica da UFU- Turma do 1º ano D- professora: Kellen

Fonte: Acervo da autora

Delimitando o tema e justificando:

Verifique se os alunos realmente se interessaram pelo tema, assim discuta com eles e delimite o tema para não ficar amplo. Neste caso, nós delimitamos para “Festas Típicas do Sul: a gastronomia”, para chegar até esta especificação, foi necessário um amplo debate e condução, para que os alunos percebessem que não seria possível pesquisarmos tudo.

Professor, aproveite o momento e discuta também sobre a importância de pesquisarmos sobre este assunto. Você poderá solicitar que cada um escreva a sua opinião e depois fazer um consolidado. Outra opção é fazerem um texto coletivo, contemplando as opiniões dos alunos.

Veja a seguir o modelo da atividade que realizamos:

  

Atividades  

EU ACHO IMPORTANTE PESQUISAR SOBRE AS FESTAS TÍPICAS DA REGIÃO SUL  - A GASTRONOMIA

 

PORQUE____________________________________________________

___­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________

   

 

2ª Etapa:                PROBLEMATIZAÇÃO

 

-Professor, nesta etapa levantaremos o que os alunos querem saber sobre  o tema, podemos discutir e levantar a "problematização”  oralmente ou os alunos podem fazê-la  por escrito.  Registre cada questão no quadro, para que todos tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema  foi  "induzido" pelo professor, atendendo a uma necessidade do grupo ou do currículo, é importante envolver os alunos.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas nós vamos procurar as respostas. Você poderá distribuir uma ficha para que escrevam, ou poderá solicitar a ajuda de uma pessoa para ir registrando as questões que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relatório ou solicite que arquivem na pasta “Dossiê do Projeto”. Veja uma sugestão de registro:

 

PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL-FESTAS TÍPICAS DA REGIÃO SUL - A GASTRONOMIA

PROBLEMATIZAÇÃO: O QUE EU QUERO SABER:___________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

  Veja a seguir um modelo de Problematização, realizado no 1º semestre de 2011, com o 1º ano “D” que escolheu o tema - Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: a gastronomia, para ser o objeto de pesquisa do PICD– Programa de Iniciação Científica Discente. Cada criança trouxe uma questão a ser respondida ao final da pesquisa.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
1º ANO “D”

NOME: ________________________________________________________________

PROFESSORA ORIENTADORA: KELLEN CRISTINA

DATA: ___/___/2011

 PROBLEMATIZAÇÃO

 

  1. POR QUE A COMIDA SULISTA É DIFERENTE DO RESTANTE DO PAÍS? (GUSTAVO)
  2. POR QUE AS PESSOAS DE LÁ BEBEM CHIMARRÃO TODOS OS DIAS? (LARA)
  3. POR QUE PARA FAZER CHURRASCO ELES VESTEM ROUPAS DIFERENTES? (JOSÉ RUBENS)
  4. POR QUE É QUE EM SANTA CATARINA SE COME FRUTOS DO MAR E NO RIO GRANDE DO SUL SE COME MAIS CARNE VERMELHA? (MARIA EDUARDA)
  5. PODEMOS FAZER ALGUM PRATO DO SUL AQUI EM NOSSA REGIÃO? ( ANA LAURA)
  6. O QUE SE BEBE MAIS: VINHO OU CERVEJA? (MARINA)

___________________________________________________________

NOSSAS IMPRESSÕES POR MEIO DE DESENHO DA PROBLEMATIZAÇÃO

 

 

Para ilustrar os alunos poderão utilizar o programa TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou o KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). É necessário imprimir as ilustrações e colocá-las no Dossiê, mas se a sua escola não faz parte do projeto UCA, os alunos poderão fazer a ilustração na folha A4.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   3ª Etapa:  HIPÓTESES

 Professor, após a construção da PROBLEMATIZAÇÃO do objeto de pesquisa Festas Típicas do Sul: a gastronomia, estimule os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, qual ou quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas? Ao final da pesquisa, além de terem respondido a problematização, confirmarão ou não as hipóteses. Cada criança tentará elaborar uma Hipótese para a questão de um ou mais colegas, inclusive a sua própria. Por meio desta atividade você terá além das hipóteses quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Estas informações serão valiosas para que você possa direcionar o processo de pesquisa.

O registro das hipóteses poderá ser feito por escrito e ilustrado. Solicite que colem no caderno de projeto ou na pasta “Dossiê”, assim ao final, vocês terão organizado todo o processo de elaboração e execução do projeto de pesquisa.

Antes de iniciar a elaboração das hipóteses com os alunos discuta com eles sobre o que eles pensam que são “hipóteses”. Depois de ouvi-los, solicite que pesquisem no dicionário o significado desta palavra. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios http://www.dicio.com.br/hipotese/  ou http://www.brasilescola.com/biologia/a-metodologia-cientifica.htm por meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, podem pesquisar no dicionário que a escola tem.

É importante que os alunos concluam que “hipóteses” são as possíveis respostas para as perguntas que fizemos (problematização), ou seja, o que acreditamos que sabemos sobre o que queremos descobrir.

 

PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL - FESTAS TÍPICAS DA REGIÃO SUL - A GASTRONOMIA

HIPÓTESES: O QUE PENSO SOBRE A QUESTÃO_________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 Veja a seguir um modelo de Hipótese, realizado no 1º semestre de 2011, com o 1º ano “D” que escolheu o tema - Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: a gastronomia, para ser o objeto de pesquisa do PICD– Programa de Iniciação Científica Discente.

As crianças trouxeram uma hipótese sobre um problema levantado.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
1º ANO “D”

NOME: ________________________________________________________________

PROFESSORA ORIENTADORA:  KELLEN CRISTINA  

 DATA: ___/___/2011   ____________________________________________________________

APÓS A CONSTRUÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO DO NOSSO OBJETO DE PESQUISA – DESCOBRINDO O BRASIL - FESTAS TÍPICAS DO SUL: A GASTRONOMIA, APRESENTAREMOS A SEGUIR NOSSA(S) HIPÓTESE(S), OU SEJA, QUAL(IS) A(S) POSSÍVEL(IS) RESPOSTA(S) TEMOS SOBRE A(S) QUESTÃO(ÕES).

AO FINAL DA PESQUISA, ALÉM DE TERMOS RESPONDIDO A PROBLEMATIZAÇÃO, CONFIRMAREMOS OU NÃO NOSSAS HIPÓTESES.

CADA CRIANÇA TENTARÁ ELABORAR UMA HIPÓTESE PARA A QUESTÃO DO COLEGA.

HIPÓTESES

  1.  A COMIDA SULISTA DEVE SER DIFERENTE PORQUE ELES ESTÃO LONGE DA GENTE.  (GUSTAVO)
  2. ELES BEBEM CHIMARRÃO PORQUE GOSTAM. ( ANA LAURA)
  3. ELES VESTEM ROUPAS DIFERENTES PORQUE ACHAM BONITO.  (ANNA LUIZA)
  4. EM SANTA CATARINA TEM MAIS MAR. (LAURA)
  5. ACHO QUE PODEMOS FAZER A COMIDA DELES.  (PEDRO HENRIQUE)
  6. EU PENSO QUE ELES BEBEM MAIS VINHO, PORQUE LÁ TEM MUITA UVA. (MARINA)

 

4ª Etapa: FONTES DE PESQUISA

Professor, nesta etapa, você com os alunos elencarão as Fontes de Pesquisa, ou seja, onde eles irão pesquisar. Esta atividade pode ser complementada  por meio de Tarefa de Casa. Veja um modelo:

 

Tarefa de Casa

Converse com seus familiares, quais as possíveis Fontes de Pesquisa, ou seja, onde poderão pesquisar o tema do Projeto de nossa sala: Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: a gastronomia _____________________________________________________________

_____________________________________________________________

 

 

5ª Etapa:  PESQUISA

 

Professor, nesta trajetória podemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento por meio de várias atividades que vão se entrelaçando, possibilitando assim a interdisciplinaridade, tais como: registro das atividades por meio de relatórios, tabulação de dados, localização geográfica e outros. Há inúmeras formas, estratégias, metodologias para realizarmos uma pesquisa. Aqui orientaremos uma delas, numa perspectiva coletiva.

Atividade 1– Retomar a Problematização em busca das Fontes de Pesquisa para tentar respondê-la.

-Num primeiro momento, divida os alunos em grupos de acordo com as Fontes de Pesquisas elencadas: Grupo da Internet; Grupo Bibliográfico; Grupo Pesquisa de Campo; Entrevista.

-Posteriormente, divida também as questões. Cada grupo deverá se responsabilizar pelas mesmas;

-Observe a organização dos alunos e faça a mediação sempre que necessário;

-Eles tentarão responder as questões com o material disponível anteriormente à divisão de grupos.

 

Atividade 2– Pesquisa de Campo

Um dos objetivos propostos neste projeto é identificar as comunidades sulistas do município. Uma ótima dica é pesquisar no seguinte sítio http://www.paginadogaucho.com.br/ctg/lista.htm (acesso em 16/03/12) se há um CTG (Centro de Tradições Gaúchas) perto de vocês.  Os Centros de Tradições Gaúchas são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento. Visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes. Existem muitos Centros de Tradições Gaúchas no Brasil, mas principalmente no estado do Rio Grande do Sul (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Tradi%C3%A7%C3%B5es_Ga%C3%BAchas acesso em 16/03/12).

Se existir um CTG na sua região marque uma visita, relatando o objetivo – Pesquisa de Campo. Para as escolas da região Sul é mais fácil encontrar estes locais.

Se optar por esta importante atividade, elabore previamente, junto com os alunos um planejamento do trabalho de campo, incluindo etapas como: solicitação de autorização para a visita, autorização da família para ir ao trabalho de campo, agendamento do transporte, roteiro de observação ou entrevista que será realizada.

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1-Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório;

2- Matemática: estimativa do gasto com transporte, elaboração de situações-problema;

3- Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência;

4-  História: resgate da história do local e sua importância cultural.

Converse com os alunos e prepare-os para a Pesquisa de Campo, lembrando-os sobre:

  • Respeito;
  • Disciplina;
  • Escuta;
  • Observação;
  • Organização;
  • Levar o roteiro devidamente estudado.

 

 PESQUISA DE CAMPO

PESQUISA DE CAMPO dos alunos do 1º ano D da ESEBA

Fonte: acervo da autora

 

Além desta fonte, os alunos podem ter vizinhos, familiares, amigos, colegas da família que são descendentes do Sul do País, inclusive alguém na escola. Dessa forma, a pesquisa pode ser individual com as pessoas que os alunos tiverem acesso. Para os alunos das escolas da região Sul é mais fácil, mesmo que não seja natural da região terá diversas pessoas da comunidade para entrevistar.

Professor, após a Pesquisa  de Campo vocês tabularão as informações, o que poderá acontecer em forma de texto coletivo. Poderão também construir uma carta de agradecimento à instituição e pessoas que lhes acolheram.

Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.

 

 

Atividades

RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________

______________________________________________

 

 

Atividade 3– Entrevista

Professor, se a pesquisa de Campo não for suficiente para responder todas as perguntas da problematização, outra fonte de pesquisa importante é a Entrevista. Se você mora em outra região que não seja a região Sul,  convide algum pesquisador ou descendente de algum dos 3 (três) estados: Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul para ministrar uma palestra tentando responder as questões da problematização, mas se sua escola pertence a algum município da região Sul, escolha alguém que conheça sobre o tema e convide para uma entrevista.

Tanto na Entrevista, quanto na Pesquisa de Campo os entrevistados devem ter acesso ao material (Problematização e hipóteses) antecipadamente.

Os alunos terão uma ótima oportunidade de produzir escrita por meio da elaboração do convite para o entrevistado e do relatório que será produzido após a entrevista. Lembre-se de trabalhar os elementos destes gêneros textuais.

O convite deve conter informações específicas, tais como: nome do convidado, Local (nome, endereço da escola e sala), e data da entrevista, o motivo do convite, o nome do remetente ou dos remetentes (ou Tuma). Se for necessário, leve alguns modelos de convites para que eles vejam e percebam a estrutura textual ou solicite que pesquisem e levem para escola alguns modelos de convites.  Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/ (acesso em 17/03/2012).

Atividade 4–  Trabalhando com receitas culinárias

-Como o objeto de nossa pesquisa se refere a gastronomia, é certo que apareçam várias questões  sobre os diferentes pratos da região. Um problema a resolver é descobrir como os mais citados são elaborados. Está é uma ótima oportunidade de trabalharmos com texto instrucional chamado receita. Sobre texto instrucional ver http://aleprindetoledo.wordpress.com/projetos/portugues/texto-instrucional/  (acesso em 16/03/2012)

Justifique a importância desta atividade, pois além de subsidiar um trabalho pedagógico a alimentação expressa necessidades corporais, socioculturais e emocionais dos seres humanos.

-Neste momento os grupos poderão elencar os pratos. Tabule o resultado. Exemplo:

 

PRATO TÍPICO

Nº DE QUESTÕES

CHURRASCO

6

FRUTOS DO MAR

4

DOCES

4

CHIMARRÃO

2

 

Faça uma eleição de qual destes pratos a turma gostaria de confeccionar. A eleição pode ser representada por meio de gráfico:

GRÁFICO ELEIÇÃO GASTRONÔMICA

 

Preparem a receita, divida os ingredientes ou verifique se a escola pode fornecê-los. Marque  o dia da preparação obedecendo os cuidados com a manipulação de alimentos. Convide os familiares que puderem lhes auxiliar e “mãos  à obra”.

 AULA DE CULINÁRIA

 AULA DE CULINÁRIA

Fonte: acervo da autora

 

Vamos supor que a receita sobre Cuca ganhe, já que é um prato doce, o preferido das crianças. Veja um exemplo de receita:

CUCA

Fonte da imagem: http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-cuca (acesso em 17/03/12)

 

Cuca gaúcha

1 xícara de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (11 g)
1/2 xícara de água
1 colher, de sopa, de açúcar

Misturar estes ingredientes e deixar o fermento crescer por 30 min. até formar a esponja.
Juntar os outros ingredientes:

1 e 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 colher, de sopa, de óleo
100 g de margarina
2 ovos
4 xícaras de farinha de trigo

Mexer com colher até obter uma massa homogênea. Deixar crescer por 30 min. Untar uma assadeira bem grande (ou duas médias) e colocar a massa. Deixar crescer novamente, mais 30 min. Colocar bananas em rodelas ou maçãs fatiadas sobre a cuca e espalhar a farofa por cima. Para fazer a farofa:

2 colheres, de sopa, de margarina gelada
5 colheres, de sopa, de açúcar
1 colher, de sopa, de farinha de trigo

Amassar com os dedos até formar uma farofa. Levar a cuca ao forno à 200º por 25 a 30 min. Se a assadeira for pequena, a cuca crescerá demais e será necessário mais tempo no forno, até que um palito espetado no centro da cuca saia seco.

O segredo da cuca é crescer 3 vezes: a esponja, a massa e já colocada na forma. Ela irá crescer ainda mais no cozimento. Por isto, use assadeira grande!

Fonte: http://papo-na-cozinha.blogspot.com.br/2006/09/receita-de-cuca-gacha.html (acesso em 16/03/2012)

 

Neste sítio os alunos poderão acessar a internet por meio de seus laptops e assistir como se faz a Cuca http://tudogostoso.uol.com.br/receita/125-cuca-da-tia-dalila.html (acesso em 16/03/2012)

Professor, você pode elaborar atividades matemáticas diversas, como de resolução de problemas, de cálculos, entre outros.

 

 

Atividades

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Na receita da CUCA temos 3 momentos de preparo e precisamos saber quanto de farinha de trigo temos que providenciar no total. Você pode nos informar?

_________________________________________

_________________________________________

 

 

6ª Etapa:  Confrontando as hipóteses com o que aprendemos.

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização ),  a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

HIPÓTESE

DESCOBERTA

 

 

 

 

 

 

 

 

7º - CONCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para as hipóteses  se elas são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolhermos outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluído nossa pesquisa temos que nos lembrar o quanto é importante também a socialização dos resultados. Uma sugestão para o projeto proposto Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: a gastronomia é a realização de uma Feira Gastronômica.

Os alunos poderão construir convites com a sua mediação em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) de seus laptops, mas se a sua escola não  participa deste projeto, os alunos poderão elaborar o texto no caderno ou em folhas, para depois anexar ao “Dossiê do projeto”.

Organize os alunos em equipes de trabalho para que apresentem o resultado da pesquisa, expliquem as etapas e o que aprenderam ao longo do projeto, pois o objetivo da feira não é apenas a degustação dos alimentos, mas socializar o que aprenderam, divulgar o conhecimento adquirido, assim compreenderão a importância do trabalho de iniciação científica.

-Faça um painel com as fotos das diversas etapas do trabalho, assim além de explicar os alunos terão o que mostrar aos visitantes.

-Caso o “Dossiê do projeto” esteja concluído, deixe-o exposto durante a feira, para que os visitantes analisem e conheçam. Solicite que anotem sua opinião sobre o trabalho em um caderno em anexo.

 

Utilizem novamente  a câmera do laptop WxCam (caminho já citado) para registrar a Feira Gastronômica, por meio de fotos e filmagem ou utilize uma máquina fotográfica digital para que  selecione algumas fotos para anexar ao Dossiê.

 

CAFÉ COLONIAL GAÚCHO

CAFÉ COLONIAL GAÚCHO

Fonte: acervo da autora

CHURRASCO GAÚCHO

CHURRASCO

Fonte: acervo da autora

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Site Página do Gaúcho

http://www.paginadogaucho.com.br/ctg/lista.htm

Acesso em 16 de março de 2012

Sugestões de links para professores:

Artigo “Conceito de Gastronomia”, site Wikipédia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia

Acesso em 13 de março de 2012

 

Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm

Acesso em 13 de março de 2012

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Notícias

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1916

Acesso em 16 de março de 2012

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo  oportunizar aos professores e alunos a  construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam  as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto.

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