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Fermentadas ou destiladas? Descobrindo a química das bebidas

 

17/04/2012

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender a diferenciar bebidas fermentadas e destiladas e processos de fermentação e destilação fracionadas. Além disso, poderá dimensionar os problemas associados ao consumo abusivo de álcool, compreender as diretrizes da Lei Seca e o modo de funcionamento do “bafômetro”, de modo que será capaz de participar de uma campanha de sensibilização quanto ao uso de bebidas alcoólicas na comunidade escolar.

Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o conteúdo trabalhado durante o nono ano do ensino fundamental, principalmente aquele referente à Química do cotidiano, a saber: misturas, transformações e funções químicas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – Descobrindo as diferenças

9

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a entregar aos/as alunos/as o Texto 1 e solicitar que os/as mesmos/as façam uma leitura silenciosa. Caso o/a professor/a não tenha recursos para impressão, cabe a ele/a preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os/as alunos/as façam a leitura. O/a professor/a pode ainda apresentar aos/as alunos/as o Texto 1 por meio de um data show.

Texto: Bebidas destiladas e fermentadas
Disponível < http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/bebidas-destiladas-fermentadas.htm > acesso feito dia 14/03/2012

Finalizada a leitura, cada aluno/a deverá responder individualmente em seu caderno as perguntas do Questionário 1.

Questionário 1

  1. Qual a diferença entre uma bebida destilada e uma bebida fermentada?
  2. Qual é fórmula da molécula do etanol?
  3. Dê três exemplos de bebidas destiladas e esclareça a matéria-prima e o teor alcoólico de cada uma delas.
  4. Dê três exemplos de bebidas fermentadas e esclareça a matéria-prima e o teor alcoólico de cada uma delas.
     

A seguir, os/as alunos/as deverão socializar oralmente as respostas para que o conteúdo possa ser consolidado.

2ª Atividade – Simulação e pesquisa

10

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão, de forma lúdica, visualizar uma simulação sobre o consumo abusivo o álcool. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo:

alcoolismo 1

Disponível < http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_alcoolismo.htm > acesso feito dia 14/03/2012


Finalizada a visualização da simulação, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

  • Qual sentimento a história de Pedro desperta em você?
  • Você conhece alguma pessoa que passa ou já passou por esse problema?
  • O que você achou da atitude de Pedro de compartilhar seu problema com o professor?
  • Na sua opinião, qual é o papel da família no tratamento do alcoolismo?

Concluído o debate, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em três grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre o consumo abusivo de álcool.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações em sites específicos.

Grupo 1: Álcool
Disponível < http://www.cebrid.epm.br/index.php > acesso feito dia 14/03/2012

Grupo 2: Álcool e adolescência
Disponível < http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl33.htm > acesso feito dia 14/03/2012

Grupo 3: Sancionada nova lei sobre o consumo de bebidas para menores
Disponível < http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=216503 > acesso feito dia 14/03/2012

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações para responder a questões específicas para cada um deles.

Grupo 1: Álcool

* Quais foram os primeiros registros históricos do consumo de bebidas alcoólicas na sociedade?
* Quais são os efeitos agudos do álcool?
* Quais são os problemas associados ao consumo abusivo de álcool na gravidez?


Grupo 2: Álcool e adolescência

* Qual é a ação do álcool no sistema nervoso central?
* Por que o consumo de álcool na adolescência vem crescendo a cada ano?
* Quais são os sinais precoces de alcoolismo na adolescência?


Grupo 3: Sancionada nova lei sobre o consumo de bebidas para menores

* Por qual motivo o governo de São Paulo sancionou a nova lei?
* Qual a diferença existente entre essa nova lei e a lei antiga?
* Onde os adolescentes podem procurar tratamento?
 

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

3ª Atividade – Pesquisando

11

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de quatro integrantes para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações para a elaboração do Relatório 1. Para tanto, os sites abaixo poderão ser indicados.

Disponível <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_seca > acesso feito dia 14/03/2012

Disponível < http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/34500/lei-n-11705-2008-tolerancia-zero-aplicada-ao-codigo-de-transito-brasileiro  > acesso feito dia 14/03/2012

Disponível <  http://www.dprf.gov.br/PortalInternet/leiSeca.faces > acesso feito dia 14/03/2012


Relatório 1

  1.   A "Lei Seca" só existe no Brasil?
  2. Como ela funciona em outros países?
  3. Cite três medidas tomadas pela "Lei Seca" em outros países.
  4. Quais são as punições da "Lei Seca" no Brasil?
  5.  De acordo com a "Lei Seca", qual quantidade de bebida alcoólica pode ser consumida antes de dirigir?
  6. Após beber, quanto tempo é necessário esperar antes de dirigir?
  7. Como é feita a abordagem aos motoristas nas blitz da "Lei Seca"
  8. O teste de bafômetro é uma obrigatoriedade?
  9.  O que determina a "Lei Seca" sobre a venda de bebidas alcoólicas nas proximidades das rodovias?

Finalizada a elaboração do Relatório 1,cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

  • Qual é o objetivo da "Lei Seca"?
  • Como foram estabelecidos os limites da "Lei Seca"?
  • Na sua opinião, a "Lei Seca" vem sendo cumprida?
  • Comer um chocolate com recheio de licor, por exemplo, pode provocar um resultado positivo no teste do bafômetro?
  • Fazer bochecho com antisséptico bucal que contenha álcool pode provocar um resultado positivo no teste do bafômetro?


4ª Atividade – Construindo e aprendendo

12

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Química.
No primeiro momento da atividade cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necessários para elaboração do Experimento 1, os quais se encontram especificados a seguir. No segundo momento, o/a professor/a deverá separar todos os materiais necessários para a elaboração do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a deverá explicar, também posicionado na bancada, o procedimento pertinente, tal como detalhado a seguir, salientando a importância do cuidado no manuseio das vidrarias e soluções químicas.No quinto momento da aula, o/a professor/a deverá conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o Experimento 1. As questões apresentadas a seguir podem ser adotadas para tanto.

 

Experimento 1 – Construindo um bafômetro

Material por grupo:

02 Tubos de ensaio;
01 mL de Ácido Sulfúrico;
01 mL de Dicromato de Potássio;
02 gotas de Álcool Etílico;
01 gota de Essência de hortelã.

Procedimento:

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a colocarem cerca de 1 mL de solução de dicromato de potássio (solução de coloração alaranjada) em um tubo de ensaio e a adicionarem cerca de 1 mL de ácido sulfúrico diluído e 2 gotas de álcool etílico.

Em seguida, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a repetirem o mesmo procedimento anterior em outro tubo de ensaio  e adicionar à nova mistura uma gota de essência de hortelã.

Finalizado o procedimento, o/a professor/a deve aquecer os dois tubos de ensaio, com o auxilio de uma pinça de madeira, em uma chama pequena, até chegar à ebulição.
 

Discussão:

A discussão sobre os fenômenos observados no Experimento 1 pode ser norteada pelas seguintes questões:

  • Qual é a coloração obtida?
  • Por que ocorre mudança de cor?
  • Qual é o odor característico?


5ª Atividade - Na onda da informação

13

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks os Áudios 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o  software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Áudios 1 e 2 se encontram disponíveis. Vale destacar que o  software Amarok deverá ser utilizado para abrir os Áudios 1 e 2.

O/a professor/a pode executar previamente o download dos Áudios 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão ou os/as alunos/as não tenha acesso aos netbooks.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalizada a apresentação dos Áudios 1 e 2, cabe ao/a professor/a solicitar que cada aluno/a responda individualmente em seu caderno as perguntas que compõem o Relatório 2.

Relatório 2

  1. Qual micro-organismo é utilizado na fabricação da cachaça?
  2.  Qual é a função das leveduras?
  3. Como é possível visualizar as leveduras?
  4. Qual é o processo químico que as leveduras sofrem para “transformar” a cachaça?
  5. Qual a diferença entre o fermento de laboratório e o fermento caipira?
  6.  Qual foi a bebida que a vaca Mimosa consumiu?
  7. O que é fermentação?
     

A seguir, os/as alunos/as deverão socializar oralmente as respostas para que o conteúdo dos Áudios 1 e 2  possa ser consolidado.


6ª Atividade – Pesquisando no Laboratório de Química

14

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 2 e 3 no Laboratório de Química.
No primeiro momento da atividade cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necessários para elaboração do Experimento 2 e 3, os quais se encontram especificados a seguir. No segundo momento, o/a professor/a deverá separar todos os materiais necessários para a elaboração do Experimento 2 e 3. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a deverá explicar, também posicionado na bancada, o procedimento pertinente, tal como detalhado a seguir, salientando a importância do cuidado no manuseio das vidrarias e soluções químicas. No quinto momento da aula, o/a professor/a deverá conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o Experimento 2 e 3. As questões apresentadas a seguir podem ser adotadas para tanto.

 

Experimento 2: Processo de fermentação

 

Material por grupo:

1 Erlenmeyer de 300 mL;
01 Proveta;
01 Termômetro;
02 Rolhas;
01 Tubo de vidro no formato de U;
02 Tubos de ensaio;
50 mL de caldo de cana;
150 mL de água;
01 colher de sopa rasa de fermento em pó.

 

Procedimento:

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a colocarem, no erlenmeyer de 300 mL, 50 mL de caldo de cana e 150 mL de água.

Em seguida, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a adicionarem uma colher de sopa rasa de fermento de pó dissolvido em um pouco de água.

Finalizada o procedimento, é preciso tampar o erlenmeyer com a rolha que contém o tubo de vidro em U e deixar fermentar por 3 ou 4 dias. Depois disso, o/a professor/a deve orientar os alunos a destampar o erlenmeyer e cheirar seu conteúdo.

A discussão sobre os fenômenos observados no Experimento 2 pode ser norteada pelas seguintes questões:

  • O que aconteceu com a temperatura do erlenmeyer?
  • O que isso significa?
  • O que representam as bolhas que saem do tubo de vidro em U?

 

OBSERVAÇÃO: Os sabores e cheiros diferentes das bebidas destiladas e fermentadas decorrem de sementes ou frutos incluídos na mistura durante a fermentação.

Fonte: Levorato; A. R. et al. Química: Ensino Médio, 2 º Edição. 2007. Paraná

 

Experimento 3: Destilação fracionada

Material por grupo:

01 Manta elétrica;
01 Condensador;
01 Mangueira,
01 Béquer ou erlenmeyer;
01 Balão de destilação;
500 mL de mistura de álcool e água;
01 Termômetro. 

Procedimento:

fermentada

Disponível <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/8305/destilacao02.gif?sequence=1 > acesso feito dia 14/03/2012

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a utilizarem uma coluna de fracionamento como se vê na figura acima. Cabe ao/a professor/a explicar que, nesse tipo aparelhagem, só há uma passagem por onde o vapor conseguirá passar.

Em seguida, os/as alunos/as devem ser orientados a montar os equipamentos com o objetivo de compor um sistema de destilação.  O início do experimento se dará com o aquecimento da manta, que deverá chegar à temperatura de até 78,85 °C. É importante prestar muita atenção no termômetro para não passar da temperatura indicada.

O líquido que deverá estar completamente evaporado é o álcool, que, por ser mais volátil, evapora-se mais facilmente do que a água. A partir dessa temperatura, o béquer ou erlenmeyer deverá ser trocado, pois à temperatura de 96 ° C, a água começará a entrar em ebulição.

Portanto, nesse exato momento do experimento será possível visualizar as duas misturas homogêneas distintamente separadas uma da outra.

OBSERVAÇÃO: O bico de bunsen não pode ser utilizado para o aquecimento, porque o vapor de álcool pode escapar do sistema e provocar um incêndio.  A manta elétrica é a mais indicada para evitar possíveis acidentes.

A discussão sobre os fenômenos observados no Experimento 3 pode ser norteada pelas seguintes questões:

  • Qual líquido evaporou primeiro?
  • Qual a temperatura registrada durante a evaporação do álcool?
  • Por que o tubo de fracionamento tem que ser comprido?

     

Disponível < http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2005/destilacaofracionada/ramiro.html  > acesso feito dia 14/03/2012

7ª Atividade – Praticando a interdisciplinaridade

15

Cabe ao/a professor/a entrar em contato com o/a professor/a de História para pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma discussão sobre a importância econômica da cana de açúcar no Brasil. Com isso, eles/as podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de História.

A aula em questão pode ser empregada para discutir a importância do açúcar ao longo da História do Brasil.

Sugestão de aula do Portal do Professor referente à temática:

Disponível < http://www.historiadigital.org/historia-do-brasil/brasil-colonial/ciclo-do-acucar/resumo-ciclo-do-acucar/  > acesso feito dia 14/03/2012


Atividade – Sensibilização

26  

Cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as a realização de uma campanha para sensibilização da comunidade escolar quanto ao uso de bebidas alcoólicas. Essa campanha pode ter caráter educativo e envolver a elaboração de faixas, cartazes ou folders, assim como a realização de palestras. É possível ainda desenvolver a campanha por meio de uma apresentação artística, seja ela uma peça teatral ou um conjunto de esquetes. 

Essa apresentação artística pode ser feita por meio da elaboração de uma peça teatral ou de esquetes. Essa apresentação artística pode ser feita para a escola, de modo que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cachaça Áudio
Fermento para cachaça Áudio
Recursos Complementares

Link do Portal que pode ser consultado pelo/a professor/a no planejamento de sua aula:

Artigo "Solução Global do Problema" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011901.pdf > acesso feito dia 14/03/2012

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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