Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Evolução: descobrindo porque as cobras rastejam

 

02/04/2012

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Durante esta aula, serão desenvolvidos conhecimentos sobre a evolução, a adaptação e a seleção natural das espécies, destacando as ações dos seres humanos nesses processos.

Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre os conceitos de evolução humana.

Estratégias e recursos da aula

Atividade: Sensibilização

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2 e 3, utilizando, para tanto, um data show.

16

Imagem 1

evolução 3

Disponível < http://oestranhocurioso.blogspot.com/2010/06/drops-no-final-das-contas-seriamos.html > acesso feito dia 15/03/2012

Imagem 2

evolução 5

Disponível <http://nacaoitaquera.blogspot.com/2011_07_01_archive.html> acesso feito dia 15/03/2012

Imagem 3

evolução 2

Disponível <http://grupoallankardec.blogspot.com/2011/05/como-acontece-nossa-evolucao.html acesso feito dia 15/03/2012

Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2 e 3 , cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

  • Ao observar estas imagens, o que mais chamou a sua atenção?
  • Na sua opinião, qual a ligação existente entre as imagens?
  • Você já ouviu falar que os seres humanos “vieram” do macaco? Qual a sua opinião sobre isso?
  • O que você entende por “evolução”?


Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

Atividade – Pesquisando as diferenças

17

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a entregar o Texto 1 para os/as alunos/as e solicitar, em um primeiro momento, que os/as mesmos/as façam uma leitura silenciosa. Caso o/a professor/a não tenha recursos para impressão, cabe a ele/a preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os/as alunos/as façam a leitura. O/a professor/a pode ainda apresentar aos/as alunos/as o Texto 1 por meio de um data show.

Texto: Teorias da Evolução
Disponível < http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/teorias-da-evolucao.php >acesso feito dia 15/03/2012

Finalizada a leitura, cada aluno/a deverá responder individualmente em seu caderno as perguntas do Questionário 1.

Questionário 1

  1. Qual a ideia central da teoria de Lamarck?

  2. Explique a teoria da Seleção Natural.

  3. Qual a diferença existente entre as teorias da Abiogênese e da Biogênese?

  4. Como ocorre o processo de adaptação?

  5. Qual foi a primeira evidência da evolução?

A seguir, os/as alunos/as deverão socializar oralmente as respostas para que o conteúdo possa ser consolidado.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento/a a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

Atividade - Na onda do conhecimento

18

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks os Áudios 1, 2, 3 e 4. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o  software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Áudios 1, 2, 3 e 4 se encontram disponíveis. Vale destacar que o software Amarok deverá ser utilizado para abrir os Áudios 1, 2, 3 e 4.

O/a professor/a pode executar previamente o download dos Áudios 1, 2, 3 e 4 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão ou os/as alunos/as não tenha acesso ao netbooks.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalizada a apresentação dos Áudios 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a solicitar que cada aluno/a responda individualmente em seu caderno as perguntas que compõem o Relatório 1.

Relatório 1

  1. Quem foi Lamarck?
  2. O que é seleção sexual?
  3. Explique a ideia central da teoria Criacionista.
  4. Qual foi o primeiro interesse de estudo de Darwin?
  5. Quanto tempo durou a viagem de Darwin ao redor do mundo? Que tipo de material foi coletado por ele?
  6. Por que Darwin planejava escrever o seu livro em segredo? E o que fez ele mudar de ideia?
  7. Por que o livro “Origem das Espécies” causou tantas criticas à Darwin?
  8. Qual foi o acontecimento mais importante na vida de Darwin?
  9. Na sua opinião, qual a diferença entre as teorias de Lamarck e de Darwin? Explique.



A seguir, os/as alunos/as deverão socializar oralmente as respostas para que o conteúdo dos Áudios 1, 2, 3 e 4  possa ser consolidado.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento/a a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

Atividade – Viajando no conhecimento

19

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar sites por meio dos quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre a as teorias da evolução. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo:

evolução 6

Disponível <   http://www.planetabio.com/evolucionistas.html    >acesso feito dia 15/03/2012

evolução 1

Disponível <   http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/18576/bdsv_exercicio_3__milhao_silvio_com_participantes_evolucao.swf?sequence=1> acesso feito dia 15/03/2012

 

 

 

 

 

 

Atividade – Pesquisando a arte da ilusão

20

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de quatro alunos/as para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de coletar informações sobre cinco espécies de seres vivos que utilizam a camuflagem e o mimetismo para se adaptarem ao meio em que vivem. Para tanto, os sites abaixo poderão ser indicados. As informações coletadas deverão ser organizadas para a elaboração do Relatório 2. 

Disponível < http://alquimistaspontocom.blogspot.com/2009/02/camuflagem.html > acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://ciencia.hsw.uol.com.br/camuflagem-animal.htm> acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://pt.wikipedia.org/wiki/Mimetismo > acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://www.google.com.br/search?q=qual+a+diferen%C3%A7a+camuflagem+e+mimetismo%3B&hl=pt-BR&sa=X&prmd=imvnsfd&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=TVtiT6uxCcWRgwfqxdT8Ag&ved=0CDMQsAQ&biw=1272&bih=641 > acesso feito dia 15/03/2012

 

Relatório 2

Defina o que é camuflagem natural.

Em que consiste o mimetismo?

Qual diferença existe entre camuflagem e mimetismo?

O que é auto mimetismo?

Por que, na natureza, qualquer tipo de vantagem aumenta a chance de sobrevivência? Explique.

Por que os soldados usam roupas camufladas?

Selecione 5 imagens que ilustram a camuflagem e 5 imagens que ilustram o mimetismo.

Com o término do relatório de atividade, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

Atividade – Investigando e conhecendo

21

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de quatro alunos/as para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de coletar informações para o preenchimento das Tabelas 1 e 2, referentes, respectivamente, ao número de habitantes e a quantidade de alimentos produzidos no Brasil. Para tanto, os sites abaixo poderão ser indicados.

Disponível < http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1766 > acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://br.monografias.com/trabalhos3/deficit-habitacional/deficit-habitacional2.shtml > acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://www.brasilescola.com/brasil/o-crescimento-da-populacao-brasileira.htm > acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://www.scielo.br/pdf/ea/v9n24/v9n24a08.pdf  > acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2008/07/17/421683/produo-alimentos-x-produo-biocombustiveis.html > acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=278 > acesso feito dia 15/03/2012

Tabela 1

ANO

Quantidade de habitantes

1970

 

1980

 

1990

 

2000

 

2010

 

Tabela 2

ANO

Quantidade de alimentos produzidos

1970

 

1980

 

1990

 

2000

 

2010

 

Finalizado o preenchimento das Tabelas 1 e 2, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

  • A população brasileira aumentou ou diminuiu nas últimas décadas?
  • E a quantidade de alimentos produzidos: aumentou ou diminuiu?
  • As variações na população e na produção de alimentos são compatíveis?
  • Que conclusões podem ser deduzidas analisando-se os dados das Tabelas 1 e 2?
  • Na sua opinião, o crescimento da população é sinônimo de evolução? Justifique sua resposta.
     

Atividade – Pesquisando no Laboratório de Informática

22

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas para que os/as alunos/as criem uma história em quadrinhos sobre o tema abordado durante a aula. Será necessária a orientação, por parte do/a professor/a, para que os/as alunos/as acessem os sites abaixo mencionados utilizando a internet através do software Mozilla Firefox.

Historia em quadrinhos

Disponível < http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ > acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA > acesso feito dia 15/03/2012

Na criação da história em quadrinhos os/as alunos/as deverão abordar o conteúdo estudado durante a aula, explicando, de forma lúdica o que eles/as aprenderam.

Concluída a atividade, as duplas deverão socializar com as demais as histórias que por elas foram criadas, utilizando, para tanto um data show conectado aos netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento/a a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

Atividade - Pesquisando no Laboratório de Biologia

23

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Biologia. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes ao Experimento 1 devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o Experimento 1.

Experimento 1: Guerra dos bicos

 

 

 

 

 

 

Disponível  <  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3597/Guerra_dos_Bicos-1.pdf?sequence=1 > acesso feito dia 15/03/2012


Atividade – Problematizando, hipotetizando e respondendo 

24

 

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a problematizar a temática recorrendo, para tanto, às questões abaixo:

  •  Antes de rastejarem, as cobras tinham pernas?

 Após a problematização, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a elaborarem hipóteses com o intuito de aprimorarem suas respostas.

Concluída a elaboração de hipóteses, cabe ao/a professor/a trabalhar o Texto 2 com os/as alunos/as adotando o mesmo procedimento já adotado em relação ao Texto 1.

Texto 2: Antes de rastejar, as cobras tinham pernas
Disponível < http://blogs.estadao.com.br/radar-cientifico/2011/02/08/56/ > acesso feito dia 15/03/2012

Finalizada a leitura do Texto 2, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. A questão abaixo pode ser usada pelo/a professor/a para estimular esse debate:

  • Se as cobras um dia tiveram pernas, é possível que uma mutação genética tenha feito com que essas pernas desaparecessem?

  A par

A partir desse debate, a problematização e as hipóteses podem ser resgatadas no sentido de viabilizar os devidos esclarecimentos a partir do conteúdo do Texto 2.

Atividade – Praticando a interdisciplinaridade

25

Cabe ao/a professor/a entrar em contato com o/a professor/a de Geografia e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, sejam desenvolvidas explicações sobre a Pangeia. Com isso, os/as alunos/as podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Geografia.

Sugestão de aulas do Portal do Professor referentes à temática

A formação dos continentes
Disponível < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12658 > acesso feito dia 15/03/2012

Continental Divide: The Breakup of Pangaea
Disponível < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18248> acesso feito dia 15/03/2012

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Charles Darwin, o pai da evolução biológica - Parte II Áudio
Lamarckismo - Parte I Áudio
Charles Darwin, o pai da evolução biológica - Parte I Áudio
Guerra dos bicos Experimento prático
Lamarckismo - Parte II Áudio
Exercício sobre evolução Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pedro, CEEPC , Paraíba - disse:
    pbmoleque@ig.com.br

    13/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, eusempre me fiz essa pergunta só que nunca consegui encontrar a resposta. Agora com essa aula eu consegui. Valeu


  • Renato, EE Alves Azevedo , Espírito Santo - disse:
    renatomartins@yahoo.com.br

    03/04/2012

    Cinco estrelas

    Material fantastico, muito bem elaborada a aula. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.