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Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - O galego-português

 

20/04/2012

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender como o latim sofreu alterações que levaram ao surgimento do galego-português, dando origem ao português.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas da influência do império Romano na península ibérica.
  • Domínio da leitura e da escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Trabalho em grupo
  • Uso da internet
  • Discussão em grupo

 

Atividade 1

Professor, para dar início aos trabalhos de pesquisa, converse com seus alunos sobre os romanos na península ibérica e colha contribuições a partir dos conhecimentos de História que eles já têm.

OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA

Imagem disponível em: <http://www.prof2000.pt/users/grupoa/ricard5.gif>.

Para ajudar o professor

Sobre as origens da língua portuguesa, Paul Teyssier (1982, p. 6 e 8), em seu livro História da Língua Portuguesa, cita  que os romanos desembarcam na Península no ano 218 a.C. A sua chegada constituiu um dos episódios da Segunda Guerra Púnica. Deram cabo dos cartagineses no ano de 209 e empreenderam, então, a conquista do país. Todos os povos da Península, com exceção dos bascos, adotaram o latim como língua e, mais tarde, todos abraçaram o cristianismo. A Invasão muçulmana e a Reconquista foram acontecimentos determinantes na formação de três línguas peninsulares — o galego-português, o castelhano e o catalão. Os primeiros textos escritos na língua galego-portuguesa apareceram no século XIII.

  • Essa explanação servirá para que os alunos levantem hipóteses a respeito do assunto e trabalhem em função delas.

 

Uma pergunta que poderá surgir: quais as línguas faladas nas regiões?

 

Professor, peça a seus alunos que associem as línguas abaixo à sua região de origem:

  1. galego-português

  2. castelhano

  3. catalão

( 3 ) a leste na península Ibérica

( 1 ) a oeste na península Ibérica

( 2 ) no centro da península Ibérica

 

Após as respostas dos alunos, apresente a eles o mapa linguístico disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Linguistic_map_Southwestern_Europe.gif. Acesso em 10 abr. 2012. Nele, a progressão do desenvolvimento das línguas citadas é representado em animação. Eles poderão, então, rever suas respostas, confirmá-las se estiverem corretas ou corrigi-las, conforme as respostas acima.

 

Atividade 2

PESQUISA - Revisão Bibliográfica

 

TROVADORISMO NA PENÍNSULA IBÉRICA MEDIEVAL

 

Professor, faça um breve comentário sobre a lírica medieval galego-portuguesa.

A informação abaixo é importante para que os alunos obtenham noções básicas  para depois começarem a pesquisa.

Gêneros da lírica galaico-portuguesa: lírico (cantigas de amigo, cantigas de amor) e satírico (cantigas de escárnio, cantigas de maldizer). Todos eles contendo composições que vão do século XII ao século XIV. Os trovadores mais famosos foram o rei Afonso X de Castela e o rei D. Diniz de Portugal.

Disponível em:http://www.jackbran.pro.br/literatura/trovadorismo_portugues.htm. Acesso em 10 abr. 2012.

 

Para orientar os alunos, os seguintes questionamentos são sugeridos para a revisão bibliográfica

 

  • Qual é a origem da lírica trovadoresca medieval?

(Resposta para o professor: origem árabe, germânica ou grega, mas o mais provável é que seja de origem litúrgica, uma vez que não restam vestígios do gênero nessas culturas. Disponível em: http://auladeliteraturaportuguesa.blogspot.com.br/2008/06/origem-das-cantigas-de-amigo_18.html. Acesso em 18 abr. 2012)

  • Por que a língua galaico-portuguesa foi escolhida para a expressão literária na península ibérica da idade média, inclusive pelo rei castelhano Afonso X, o Sábio, que escreveu as suas Cantigas de Santa Maria em galego-português?
  • Como eram chamados os autores e os intérpretes?
  • Como era apresentada esta poesia?
  • Devido à tradição oral e coletiva da época, como esta literatura foi preservada e chegou até nós e onde se encontra documentada?

Imagem disponível em: <http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ4SyTu2ZGttj1b339R4Qzrk62gKkBQAu6M0oqBZbVWOok5c1-y>. Acesso em 13 mar. 2012.

 

Professor, divida a turma em 4 grupos, entregue-lhes os questionamentos. Além disso, sorteie um tipo de cantiga para que cada grupo pesquise. Explique aos estudantes que depois da pesquisa, deverão apresentar  o tema que lhe coube, conforme os sites abaixo:

  1. cantigas de amigo: http://www.colegioweb.com.br/literatura/as-cantigas-de-amigo.html
  2. cantigas de amor: http://www.colegioweb.com.br/literatura/as-cantigas-de-amor-.html
  3. cantigas de escárnio: http://www.colegioweb.com.br/literatura/as-cantigas-satiricas-de-escarnio-e-de-maldizer.html
  4. cantigas de maldizer: http://www.colegioweb.com.br/literatura/as-cantigas-satiricas-de-escarnio-e-de-maldizer.html

Professor, marque a apresentação e a entrega da pesquisa para a mesma data.

 

SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS:

 

No dia da apresentação e entrega das respostas das perguntas, para finalizar a atividade, promova um debate para comparar as cantigas apresentadas com a música popular brasileira. Aproveite para discutir a lei antibaixaria que proíbe a utilização de recursos públicos para promover shows que ofendam as mulheres ao comentar as cantigas de escárnio e maldizer, mostrando o vídeo do Jornal Hoje em http://www.youtube.com/watch?v=by2CWnGe5tw . Acesso em 18 abr. 2012.

 

Atividade 3 e 4

 

  • Seguem duas sugestões de atividades. É necessário que cada professor analise qual é a sugestão de atividade mais adequada para sua turma ou escola e, ainda, se alguns alunos poderão ficar com a sugestão 1 e outros com a 2, de acordo com as possibilidades e condições de cada um.

     

 

  • Sugestão 3. PESQUISA DE CAMPO

 

Professor, peça que cada grupo entreviste um falante do galego-português a respeito da condição de sua língua num país de língua castelhana. Peça que imprimam a tela do diálogo da entrevista usando a tecla Print screen e entregue ao professor em CD ou enviar via e-mail. O diálogo também deverá ser representado ou filmado por integrantes do grupo para apresentação aos outros grupos da sala.

Professor, prepare seus alunos para terem bons questionamentos na entrevista através da análise do artigo e opiniões contidas no link http://pglingua.org/opiniom/4827-requiem-por-um-neofalante-que-nao-foi, acessado em: 13 mar. 2012, e através da análise das ilustrações que se seguem:

Comentário do link:

# Chegaremos à normalidade?— Carlos Morell 01-03-2012 20:36

Os que temos sensibilidade e compromisso pela língua temos que aspirar a que o uso do nosso idioma seja tão normal como em Brasil ou Portugal.

Imagem disponível em: < http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNIwFfiWzdCDuNfqVlS94ozH5l4PtTgL9u1yCvo6Sd-gvbxG0h >. Acesso em 13 mar. 2012.

 

Imagem disponível em: <http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSZT9YUZj-m1FoMmm__khs8kN3vGTZI2IM3PfCi2FAiLFShwyXW>. Acesso em 13 mar. 2012.

 

Sugestão 4 - Conhecendo o Galego na Atualidade

 

O galego e o português são duas variantes evoluídas do antigo galego-português medieval. A influência da pronúncia espanhola faz que o galego pareça um"espanhol a falar português".

Disponível em: http://www.xoan.net/recursos/Pt_da_Gz.pdf. Acesso em 18 abr. 2012.

 

Professor, proponha uma atividade de pesquisa sobre as seguintes áreas da língua galega. Divida os alunos em grupos e distribua as sugestões abaixo de modo que cada grupo fique com uma delas.

  • Escrita: padrão da Real Academia Galega e Instituto Galego da Língua. Qual o paradoxo existente na escrita galega devido à maciça escolarização espanhola da população? Cite 5 exemplos. (resposta: a escrita baseia-se na fala espanhola para representar a fala galega. Ex.: nh passa à escrita como ñ.)
  • Espanholismos: cite 10 exemplos e comente a posição adotada pelos escritores de dicionários galegos em relação a eles.
  • Galeguismos: palavras diferentes das usadas no português padrão, mas que são patrimoniais do idioma. Cite 10 exemplos.
  • Pronome de solidariedade: explicação e uso.
  • Hiperenxebrismos: palavras galeguizadas artificialmente. Explique a razão e cite 10 exemplos.
  • Erros e Arcaísmos: explique a diferença entre um e outro e cite 10 exemplos.
  • Nomes próprios: cite 3 nomes próprios na forma galega, também existentes em países lusófonos.
  • Calão: explique a visão do galego a respeito de termos de natureza sexual e termos sobre religião.
  • Frases feitas e expressões: cite 10 exemplos.

 

SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS

 

CRIAÇÃO DE UM BLOG

Professor, para socializar os resultados, peça aos alunos que criem um blog para postarem as informações da entrevista ou a pesquisa dos aspectos sugeridos acima (tutorial em: http://www.youtube.com/watch?v=6a16Ea-AiYk ) , mas antes disso, eles deverão digitar e enviar os resultados da pesquisa para o e- mail do professor.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

§  Artigo " A Língua Portuguesa da Galiza" - http://www.xoan.net/recursos/Pt_da_Gz.pdf Acesso em 18 abr. 2012.

§  Literatura "Trovadorismo em Portugal" -  http://www.jackbran.pro.br/literatura/trovadorismo_portugues.htm Acesso em 13 mar. 2012.

§  Artigo "A poesia Trovadoresca" -  http://www.freewebs.com/oprofajuda/APoesisaTrovadoresca.pdf  Acesso em 13 mar. 2012.

Sugestões de links para professores:

§  Artigo "Diálogo entre dois cancioneiros - o trovadorismo galego português nos séculos XIII e XIV." - http://www.letramagna.com/josebarros.pdf Acesso em 16 abr. 2012.

§  Artigo "Trovador" - http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovador  Acesso em 17 abr. 2012.

§  Artigo " Breve Histórico da Península Ibérica "  - http://www.filologia.org.br/revista/45/02.pdf  Acesso em 18 abr. 2012.

Avaliação

O professor deverá solicitar que os estudantes escrevam um relatório com os dados da pesquisa, digitá-lo no K word e enviar por e-mail e na data combinada para que ele possa avaliá-los através da produção escrita. 

Durante as atividades, o professor deverá ficar atento, considerando:

  • a participação no debate e na apresentação
  • o cumprimento das tarefas
  • o resultado da entrevista
  • a pesquisa/Blog, conforme a opção adotada.
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