Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de Paz nas escolas

 

18/04/2012

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender como se dá a construção das relações interpessoais;

- Conhecer o processo de mediação e pacificação dos conflitos interpessoais;

- Pesquisar as relações interpessoais entre alunos e seus pares e alunos e professores;

- Pesquisar essas mesmas relações  no entorno e na própria escola;

- Construir instrumentais para a pesquisa de campo;

- Conceituar termos do senso comum de forma científica;

- Pesquisar artigos, notícias, textos que tratam da questão das relações na escola.

Duração das atividades
15 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisa conhecer o significado de análise crítica e fundamentação teórica.

Estratégias e recursos da aula

 

Aulas 1 e 2 - definindo o objeto de pesquisa e os conceitos

 

Inicie a aula com um "brainstorm" (tempestade cerebral - reunião de ideias em forma de listas a fim de facilitar uma decisão) sobre o conceito de violência e de paz. Divida o quadro em duas partes e recolha dos grupos as diferentes ideias.

 

PAZ

VIOLÊNCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

Recolhidos os diferentes conceitos de Paz e Violência, os alunos, divididos em grupos de 6 a 8 componentes, irão pesquisar na Internet dicionários que trazem os conceitos de Paz e Violência. Não havendo Internet disponível, os alunos pesquisam em dicionários e na biblioteca da escola.

 

Grupo 1:

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php, acesso em 18.03.12

http://www.priberam.pt/dlpo/, acesso em 18.03.12

 

Grupo 2:

http://www.dicio.com.br/, acesso em 18.03.12

http://74.86.137.64-static.reverse.softlayer.com/, acesso em 18.03.12

 

Grupo 3:

http://www.dicionarioweb.com.br/, acesso em 18.03.12

http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:P%C3%A1gina_principal, acesso em 18.03.12

 

Aulas 4, 5 e 6: analisando um projeto de forma crítica.

 

Exiba o filme Toy Story 3 para a turma.

Filme disponível em: http://www.mp3mp4mp5players.net/baixar-filme-toy-story-3-dublado.html, acesso em 06.04.12.

Personagens de Toy Story 3 com Buzz apontando para demais personagens

Remeta os alunos ao seguinte site:

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2096, acesso em 18.03.12. Neste site há um projeto sobre bullying em escolas do interior de São Paulo.

Os alunos farão uma leitura do projeto no site. Roteiro de leitura:

1. Os alunos lerão toda a página com instruções em seus laptops ou em grupos utilizando um laptop;

2. Em seguida, os alunos, em grupos de 6 a 8 componentes, irão fazer o mesmo exercício que se encontra na página, ou seja, o professor conduzirá um debate sobre bullying e somente depois os alunos irão escrever suas percepções sobre este fenômeno e sugerir soluções para acabar com este problema;

3.Peça que numa roda de conversa nos grupos, postem suas opiniões e dividam com a sala o que opinaram sobre o projeto. Este exercício, além de proporcionar um estudo crítico, também pode prepará-los para o projeto final.

 

Para fechar essa pesquisa bibliográfica, os alunos irão escrever textos resumindo as informações que conseguiram reunir. Esses textos irão compor a fundamentação teórica e introdução do projeto de pesquisa.

 

Aula 7: a problematização, a justificativa e as hipóteses.

 

Os alunos, divididos em grupos de 6 a 8 alunos, irão levantar os problemas que envolvem a temática pesquisada. Faça um questionamento com os alunos de forma crítica analisando o material que já produziram:

Roteiro para a crítica do material produzido:

1. O que vocês sugeriram?

2. Vocês acham que são viáveis as sugestões?

3. Como colocar em prática tais sugestões?

4. Elas se aplicam a qualquer realidade de violência ou será necessário fazer adaptações para diferentes realidades?

Outros questionamentos para que os alunos se orientem ao produzir as respostas de forma crítica:

1 - Existe violência na escola?

2 - O que causa violência na escola?

3 - Quais as possíveis explicações para o fenômeno da violência nas escolas?

4 - A violência na escola é diferente da violência na sociedade?

 

Definida a qual pergunta a pesquisa irá responder, passe para a etapa do levantamento das hipóteses.

1 - Questione com os alunos as possíveis respostas à questão escolhida.

2 - Peça que façam o registro destas hipóteses em caderno ou texto no laptop.

 

Aula 8: definindo o universo da pesquisa e indo a campo.

 

Os grupos, juntamente com o professor irão definir o universo da pesquisa entre as seguintes opções:

a) a própria escola e mais uma escola no entorno;

b) a própria escola e uma escola em um bairro mais distante com realidades diferentes;

c) a própria escola e uma instituição para crianças e adolescentes: abrigo, creche, centro de formação, centro de atividades para adolescentes, etc;

d) a própria escola e uma instituição em cidade vizinha.

Além do campo de pesquisa, deverão os alunos definir quantos profissionais irão entrevistar bem como quantos alunos.

 

Definido o universo, os grupos irão construir o instrumental de pesquisa. Para esta pesquisa, iremos utilizar:

a) entrevista semiestruturada;

b) recursos de gravação: celular, gravador ou o próprio laptop.

 

Modelo de entrevista semiestruturada:

INSTRUMENTAL DE PESQUISA - PARA O  PROFISSIONAL

NOME DA ESCOLA:

SÉRIES EM QUE ATUA:

PROFISSIONAL ENTREVISTADO:

(   ) PROFESSOR       (   ) SUPERVISOR       (   ) DIRETOR       (   ) COORDENADOR       (   ) OUTRO: __________________

 

1 – COMO VOCÊ PERCEBE A VIOLÊNCIA NESTA ESCOLA?

2 – HÁ ALGUMA AÇÃO ESPECÍFICA PARA COMBATER ESSA VIOLÊNCIA?

3 – QUAIS SUGESTÕES VOCÊ DARIA PARA MELHORAR O AMBIENTE DAS RELAÇÕES NESTA ESCOLA?

4 – QUAL SUA OPINIÃO SOBRE UM PROJETO DE PAZ NA ESCOLA?

 

PARA ESTA ENTREVISTA, OUTRAS PERGUNTAS PODERÃO SER FEITAS DE ACORDO COM AS RESPOSTAS OBTIDAS POR SE TRATAR DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA.

 

Modelo de instrumental para o aluno:

 

INSTRUMENTAL DE PESQUISA - PARA O ALUNO

NOME DA ESCOLA:

SÉRIE OU ANO QUE ESTUDA:

IDADE: ______________

HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ NA ESCOLA? __________________

1 – COMO VOCÊ PERCEBE A VIOLÊNCIA NESTA ESCOLA?

2 – HÁ ALGUMA AÇÃO ESPECÍFICA PARA COMBATER ESSA VIOLÊNCIA?

3 – QUAIS SUGESTÕES VOCÊ DARIA PARA MELHORAR O AMBIENTE DAS RELAÇÕES NESTA ESCOLA?

4 – QUAL SUA OPINIÃO SOBRE UM PROJETO DE PAZ NA ESCOLA?

5 – VOCÊ JÁ SOFREU VIOLÊNCIA NESTA ESCOLA?

6 – VOCÊ JÁ COMETEU ALGUM ATO VIOLENTO NESTA ESCOLA?

 

PARA ESTA ENTREVISTA, OUTRAS PERGUNTAS PODERÃO SER FEITAS DE ACORDO COM AS RESPOSTAS OBTIDAS POR SE TRATAR DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA.

 

Aulas 10 a 13 - organizando os dados

 

Os grupos trazem os resultados da pesquisa para a sala de aula ou para o laboratório de informática, se a escola dispuser de um, e tratam esses dados organizando-os. Para tal, os alunos criarão tabelas para os números e para as definições conceituais advindas das respostas.

Modelo de quadro para compilação dos dados:

 

 

Profissional 1

Profissional 2

Profissional 3

Profissional 4

NOME DA ESCOLA:

 

 

 

 

SÉRIES EM QUE ATUA:

 

 

 

 

PROFISSIONAL ENTREVISTADO:

(   )PROFESSOR       (  )SUPERVISOR       (   ) DIRETOR      

( )COORDENADOR  (   ) OUTRO: ______

 

 

 

 

 

COMO VOCÊ PERCEBE A VIOLÊNCIA NESTA ESCOLA?

 

 

 

 

HÁ ALGUMA AÇÃO ESPECÍFICA PARA COMBATER ESSA VIOLÊNCIA?

 

 

 

 

 QUAIS SUGESTÕES VOCÊ DARIA PARA MELHORAR O AMBIENTE DAS RELAÇÕES NESTA ESCOLA?

 

 

 

 

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE UM PROJETO DE PAZ NA ESCOLA?

 

 

 

 

 

 

 

Estudante 1

Estudante 2

Estudante 3

Estudante 4

NOME  DA ESCOLA:

 

 

 

 

IDADE:

 

 

 

 

SÉRIE OU ANO QUE ESTUA:

 

 

 

 

HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ NA ESCOLA?

 

 

 

 

COMO VOCÊ PERCEBE A VIOLÊNCIA NESTA ESCOLA?

 

 

 

 

HÁ ALGUMA AÇÃO ESPECÍFICA PARA COMBATER ESSA VIOLÊNCIA?

 

 

 

 

QUAIS SUGESTÕES VOCÊ DARIA PARA MELHORAR O AMBIENTE DAS RELAÇÕES NESTA ESCOLA?

 

 

 

 

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE UM PROJETO DE PAZ NA ESCOLA?

 

 

 

 

VOCÊ JÁ SOFREU VIOLÊNCIA NESTA ESCOLA?

 

 

 

 

VOCÊ JÁ COMETEU ALGUM ATO VIOLENTO NESTA ESCOLA?

 

 

 

 

 

 

Aulas 14 e 15: a análise crítica dos dados

 

Os alunos irão analisar os dados com base nas hipóteses levantadas observando se foram confirmadas tais hipóteses ou não.

 

De posse da compilação dos dados, os alunos irão fazer uma análise crítica dos mesmos escolhendo entre as opções abaixo:

 

a) escrita de um artigo crítico;

Esquema do artigo:

Introdução com fundamentação teórica a partir da pesquisa dos conceitos:

Descrição das etapas da pesquisa

Conclusão a partir da análise dos dados levantados

 

b) escrita de um texto livre resumindo a pesquisa:

Este texto poderá ser postado em um blog ou enviado por email para os grupos. Os textos reunidos poderão fazer parte de um caderno de textos que pode ser replicado e distribuído na escola.

 

c) escrita de uma proposta de intervenção:

O projeto apresentado poderá seguir o modelo:

 

     TÍTULO DO PROJETO:

     ESCOLA:

     SÉRIES PARTICIPANTES:

     JUSTIFICATIVA:

     OBJETIVO GERAL:

     OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

     ESTRATÉGIAS OU AÇÕES:

     CRONOGRAMA:

     MATERIAIS NECESSÁRIOS:

     RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS:

Recursos Complementares

1 - Sugestão de link para o professor:

 

Site do Klick Educação, um portal para professores de ensino fundamental e médio: http://www.klick.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4757-,00.html, acesso em 18.03.12.

 

2 - Sugestão de artigo para o professor:

 

Artigo intitulado "As crianças e a violência na escola: espelhos da sociedade": http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/197, acesso em 18.03.12.

Avaliação

Avalie o quanto os alunos conseguem desenvolver a pesquisa de forma autônoma bem como o envolvimento dos mesmos. Avalie a aprendizagem da construção dos instrumentais de pesquisa bem como a construção dos conceitos de paz e violência para além do senso comum.  Avalie a qualidade do material apresentado em sala sempre primando pela boa organização dos dados com vistas a prepará-los para a pesquisa científica.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • VIVIANE MATTOS PEREIRA, E M E F BELARMINA SOARES , Pará - disse:
    vivianemattospereira@hotmail.com

    13/02/2015

    Quatro estrelas

    Estou amando este site.


  • Itagiba Ramos Borges, Prefeitura Municipal de João Pessoa , Paraíba - disse:
    itagibaborges@yahoo.com.br

    06/05/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns professor Klênio pelo projeto apresentado que muito contribuiu para o meu aprendizado nesta área de construção de projetos no PROINFO III ,nas escolas municipais de João Pessoa- Pb. Sou professora de História da EM Dom Helder Câmara. Agradecida envio votos de felicidades a ti e ao teu grupo de colaboradores. Muita Paz!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.