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Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – Variação linguística no gênero discursivo conto popular

 

18/04/2012

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as características do gênero discursivo "conto popular".
  • Verificar, por meio de análise de textos, a função das variedades linguísticas na construção das personagens.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos da estrutura narrativa.
  • Saber que língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

lupa2

Disponível em:

http://www.faroldenoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2011/08/lupa-2.jpg

O gênero conto popular origina-se da tradição oral, das histórias contadas de geração em geração, por um contador de histórias, fatores estes que determinam algumas características desse gênero. Com esta proposta de trabalho, a qual faz parte de um projeto maior de iniciação científica, intitulado “Uma lupa na língua”, pretende-se levar os alunos a reconhecer as características do conto popular e também a refletir sobre as diferenças da língua portuguesa falada nas várias regiões do Brasil, buscando valorizar a riqueza de possibilidades linguísticas, de modo a evitar atitudes preconceituosas por parte dos alunos com relação a modos de falar diferentes daqueles com que estão habituados.

Atividade 1

Primeira etapa do  projeto: análise e avaliação da situação inicial

 Observação:

Nesta etapa, objetiva-se despertar o interesse do aluno pelas atividades que serão realizadas, buscando sensibilizá-lo para o tema que será estudado.  É importante dar voz ao aluno, envolvendo-o ativamente no projeto, para isso, faz-se necessário aproveitar todas as manifestações dos estudantes, buscando relacioná-las, quando possível, ao tema que será desenvolvido. Neste momento, o professor terá condição de avaliar o conhecimento prévio dos alunos a respeito da temática selecionada, levando-os a fazer inferências e a levantar hipóteses sobre o que vão estudar.

folclore 

Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_go6nIfLHr8c/SjJGhF8L_HI/AAAAAAAABDE/Tgjhdqv2Geg/s1600-h/folclore.jpg

1. Para apresentar o gênero discursivo conto popular aos alunos, o professor deverá exibir, para eles, o vídeo em que tio Barnabé conta a Pedrinho a história do Saci.

http://www.youtube.com/watch?v=nWNc5SESSLU

2. Após assistirem ao vídeo, o professor deverá conversar com os alunos, perguntando a eles:

a. No início do vídeo, Emília pede à tia Nastácia que conte  a ela uma história – a festa no céu. Você já conhecia esse conto?

b. Na segunda parte do texto, Pedrinho vai procurar Tio Barnabé para saber a história do Saci- Pererê. Você já conhecia a história do Saci? Comente.

3. O conto, geralmente, é uma narrativa curta, com poucas personagens e espaços, sujeita às lembranças de quem conta.  O conto popular  é de  criação coletiva, visto quem narra um conto inevitavelmente  acrescenta a ele fatos novos, pequenas alterações.

Você conhece outras versões da história do Saci? Conte para os colegas.

4. Os contos populares, mesmo quando apresentados na forma escrita, podem manter características do modo  de falar das populações das regiões e comunidades  de que se originam e do tempo em que foram coletados. Esses fatores  produzem as  variedades linguísticas, presentes nos contos.

a. Para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre  tema variação linguística, o professor solicita a eles que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo sobre esse assunto.

Variação linguística:

http://www.youtube.com/watch?v=_Y1-ibJcXW0&feature=related

5. O professor deverá aproveitar o momento para ouvir os alunos e esclarecer possíveis dúvidas que eles tenham a respeito do tema variação linguística. A partir dessa conversa,  o professor define, juntamente com eles, os passos do projeto a ser desenvolvido por eles, quais sejam.

a. Delimitação do tema:  o emprego das variedades linguísticas na construção do gênero discursivo conto popular.

b. Perguntas de pesquisa:

  • Como são produzidas as variedades linguísticas?
  • Qual é a função das variedades linguísticas na construção da  personagem?

c. Justificativa:

Os contos populares apresentam um caráter universal.  Ao ouvirmos ou lermos diferentes versões de uma mesma história, além de podermos conhecer outros povos e aprender a respeitar sua cultura e os seus costumes podemos também refletir sobre as diferenças da língua portuguesa falada nas diversas regiões do Brasil, indicando, por exemplo, palavras que, em outras regiões, são diferentes da região onde vivemos.

d. Cronograma: 05 aulas de 50 minutos

c. Metodologia:  o professor deverá dispor os alunos, em grupo de cinco elementos cada, para realizar a leitura e análise dos contos selecionados. Cada grupo deverá analisar um conto que deverá se sorteado dentre os seguintes:

A festa no céu – Luís da Câmara Cascudo

Disponível em:

http://ciganagabriela.blogspot.com.br/2009/05/conto-festa-no-ceu.html

As três velhasLuís da Câmara Cascudo

Disponível em:

http://www.jangadabrasil.com.br/janeiro53/im53010c.htm

Saci-Pererê – versão Monteiro Lobato

Disponível em:

http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/lendas/gerais/g_saciML.htm

Vida e morte do Malazarte – Ruth Guimarães

Disponível em:

http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro82/es8200927.asp

O soldado e o rei

Disponível em:

http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro82/es8200923.asp

Negrinho do Pastoreio

Disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-lendas-e-mitos-do-folclore/negrinho-do-pastoreio-3.php

 

Atividade 2

Segunda etapa: desenvolvimento do tema -  momento privilegiado de construção de conhecimento e elaboração de questionários para responder a perguntas das pesquisas.

Esta  etapa  é o momento de desenvolver atividades que possibilitem o aprofundamento do tema em estudo, preparando os alunos para a etapa seguinte, quando eles trabalharão de forma autônoma. 

1. O professor orientará os alunos a realizarem uma pesquisa bibliográfica sobre:

câmaracascudo  

Disponível em:

http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/2865.html

a. Luís da Câmara Cascudo-  professor, escritor e folclorista, nascido no Rio grande do Norte. Dedicou sua vida à docência e à pesquisa da cultura popular. Câmara Cascudo definiu os contos populares em diferentes categorias.

 Disponível em:

http://educacao.uol.com.br/biografias/luis-da-camara-cascudo.jhtm

http://www.infoescola.com/biografias/luis-camara-cascudo/

b. Folclore brasileiro

Disponível em:

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

http://www.brasilescola.com/historiab/folclore-brasileiro.htm

c. Variação linguística

Disponível em:

http://educacao.uol.com.br/portugues/variacoes-linguisticas-o-modo-de-falar-do-brasileiro.jhtm

http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm

 

Atividade 3

Terceira etapa: Aplicação e tabulação dos dados coletados.

Os alunos deverão analisar o conto selecionado e analisá-lo de acordo com o seguinte roteiro:

1.  Os contos populares são narrativas de tradição oral que expressam costumes, crenças de um povo de determinada cultura. É comum encontrar nesse gênero a presença de seres com poderes sobrenaturais, feitiços, palavras mágicas, encantos e crendices.

Quais desses aspectos estão presentes no conto lido? Comente.

2. Nos contos populares, o momento histórico em que o fato aconteceu não é especificado. Assim como nos contos de fadas, muitos contos iniciam-se com expressões como “Era uma vez...” que remetem o leitor a um tempo imaginário, e não a um tempo real.

No conto lido, que outras expressões de tempo são empregadas?

A omissão dessas expressões prejudicaria a sequência dos acontecimentos na narrativa? Explique.

3. Geralmente, nos contos populares, são  mantidas as características do modo de falar das regiões e comunidades de que se originam e do tempo em que foram coletados.

No conto lido, predomina a linguagem formal ou informal? Justifique.

Há o registro de uma linguagem típica de uma determinada região do Brasil? Qual?

Que elementos comprovam a resposta dada à questão anterior?

4. Observe:

Variação linguística: é a propriedade das línguas se modificarem, de acordo com a situação de uso e das características do falante, tais como faixa etária, classe social, grau de instrução, dentre outras.

Variedades linguísticas:  são os modos de se falar e escrever uma língua de acordo com as possibilidades de variação de seus elementos.

Identifique, no conto lido, palavras e expressões que caracterizam os personagens, conforme sua faixa etária  e classe social.

5. O registro de uma determinada variedade linguística pode exercer função importante no texto literário, como no caso do conto: ajuda a compor as características de uma personagem, apresentando informações sobre o grupo representado por essa personagem.

Caracterize as personagens do conto lido,  a partir da variedade linguística empregada na fala de cada uma delas.

 

Atividade 4

Quarta etapa: finalização do projeto

Nesta etapa, os alunos elaborarão a síntese dos estudos realizados, buscando responder às perguntas de pesquisa, anteriormente estabelecidas, quais sejam:

  • Como são produzidas as variedades linguísticas?
  • Qual é a função das variedades linguísticas na construção da  personagem?

Os alunos deverão ainda proceder à redação do projeto, de acordo com as normas da ABNT.

Disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estrutura-de-um-trabalho-academico/trabalho-escolar.php

Para finalizar, o grupo deverá preparar a apresentação  do projeto desenvolvido, a ser exposta no K-word.

Recursos Complementares

1.  Para ampliar os conhecimentos a respeito do tema pesquisado, os alunos poderão assistir aos vídeos abaixo – programa do Jô – sobre variação linguística:

 Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=NrtrLbDPC-Y

2. Vídeos sobre variação linguística:

http://www.youtube.com/watch?v=n2MrD0WxosU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=EpoOylCsaWw&feature=related

 http://www.youtube.com/watch?v=ZfrboiIpXDg

Avaliação

Após a apresentação dos trabalhos, o professor deverá propiciar um momento para que  os alunos reflitam sobre as ações bem-sucedidas, as dificuldades encontradas e os conhecimentos adquiridos referentes ao tema abordado no projeto. Para a avaliação formal, os alunos deverão ser orientados pelo professor a redigir o trabalho final escrito, de acordo com as normas da ABNT  para serem avaliados.

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