12/04/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Não há necessidade de nenhum conhecimento específico prévio trabalhado pelo professor. Recomenda-se que o professor tenha conhecimento de como utilizar a ferramenta wiki.
Nesse artigo, são descritas as etapas de um projeto científico, a saber:
Tema (assunto)
Delimitação do tema (qual aspecto do assunto iremos estudar?)
Justificativa (por que estudar esse assunto? Por que ele é relevante?)
Hipóteses (Perguntas de pesquisa)
Objetivos (onde queremos chegar com essa pesquisa?)
Metodologia (como faremos a pesquisa? Aplicaremos questionários?)
Cronograma (o que faremos e quando faremos?)
O artigo também aborda como o trabalho final deve ser escrito.
Passo 1 – Leitura do artigo e apresentação do tema a ser estudado
O professor poderá propor a leitura desse artigo em sala e sua posterior discussão. Os alunos deverão compreender qual a proposta apresentada pelo professor e o que deverá ser feito durante todo o projeto de pesquisa.
Uma vez o texto lido e discutido, o professor deverá apresentar um tema a ser estudado, nesse caso, o letramento digital.
Para melhor condução dessa primeira discussão em sala, recomenda-se que o professor leia o artigo Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura, de Magda Soares, disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf. Esse artigo apresenta uma definição para letramento ou letramentos como prefere a autora.
Como atividade para a aula seguinte, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem o termo letramento digital e tragam suas opiniões para serem discutidas em sala.
Passo 2 – Delimitação do tema ou apresentação de um novo tema
Nessa segunda aula, os alunos estarão um pouco mais familiarizados com o que seria um projeto de pesquisa e já tem um tema a ser estudado e já terão feito uma pesquisa inicial sobre o tema. Falta agora decidir o que estudar realmente. Afinal, o assunto é bem abrangente e não é possível esgotá-lo.
Para iniciar uma discussão sobre o que foi pesquisado, o professor poderá fazer essas perguntas:
À medida que a discussão vai acontecendo, os alunos se sentirão à vontade ou não para estudar o tema proposto.
Do tema proposto, por exemplo, podem surgir outros, tais como:
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Passo 3 – Justificativa e definição das perguntas de pesquisa ou hipóteses
Uma vez o tema delimitado, o professor deverá fazer com que os alunos justifiquem sua escolha. Essa etapa seria uma boa oportunidade para os alunos explicarem porque preferem outro tema ao invés daquele apresentado pelo professor.
Quanto às hipóteses, elas deverão ser entendidas também como suposições e podem ser confirmadas ou refutadas durante ou ao final do trabalho. Como hipóteses, caso o tema seja letramento, apresentamos:
Ø Os adolescentes sabem o que é letramento digital?
Ø Eles utilizam algumas ferramentas de letramento digital? Quais são elas?
Ø Letramento é reconhecimento de letras apenas?
Ø Os professores possuem letramento digital e estão preparados para lidar com novas tecnologias com os alunos?
Passo 4 - Definição dos objetivos
Espera-se que os alunos possam definir o que esperam aprender com o tema estudado, quais respostas ou encaminhamentos espera-se com essa pesquisa. No caso de letramento digital, os objetivos são conhecer a definição do termo letramento e as suas implicações, a relação entre letramento e novas tecnologias.
TÍTULO DO TRABALHO
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OBJETIVOS (O QUE VOCÊ PRETENDE COM ESSE TRABALHO?)
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JUSTIFICATIVA (POR QUE VOCÊ ACHA QUE ESSE ASSUNTO É INTERESSANTE OU IMPORTANTE? COMO ESSE ASSUNTO FOI ESCOLHIDO)
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OBJETIVOS
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FONTES DE PESQUISA
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METODOLOGIA
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Passo 5 – Definição da metodologia
Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos a decidir como a pesquisa será feita, se questionários serão aplicados, se sim, como serão elaborados, como serão tabulados. Deve ser feita uma descrição de como a pesquisa será conduzida.
Passo 6 – Cronograma
Nessa etapa, o professor em parceria com os alunos, deverá definir datas para a realização de cada uma das atividades a serem realizadas.
Os alunos deverão criar um quadro de tarefas e a previsão de realização das mesmas. Essa divisão pode ser feita em dias, semanas ou meses.
Passo 7 – Socialização da pesquisa
Ao contrário de muitas pesquisas que são apresentadas apenas após suas conclusões, essa deverá ser apresentada a medida que é criada. Para tal, os alunos deverão criar e alimentar uma wiki.
Sugerimos a leitura do que é wiki disponível no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki e/ou apresentação de um vídeo sobre wikis, definição e como montar uma wiki. Esse vídeo está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c
Para se montar uma wiki, apresentamos o site http://pt.wikia.com/wiki/P%C3%A1gina_principal.
A seguir, algumas sugestões para leitura para subsidiar as discussões em sala.
Tendo em vista a natureza desse trabalho que se estenderá por alguns meses ou mesmo ao longo do ano, conforme escolha do professor, a avaliação deverá ser feita ao longo de todo o processo, isto é, desde a escolha do tema até a apresentação da versão final do projeto.
Deverão ser levados em consideração os seguintes critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
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13/04/2012
Quatro estrelasGostei muito da aula. Nossa escola vem aplicando projetos há 8 anos com um resultado excelente para os alunos. Alguns deles estão no nosso site. Caso haja interêsse interesse temos muito prazer em trocar experiência. att: Rosemarie Roma Vianna