Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de Iniciação Científica - Uma lupa na língua - Letramento Digital

 

12/04/2012

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir o termo letramento digital
  • Pesquisar a origem epistemológica do termo letramento
  • Identificar a diferença entre letramento e alfabetização
  • Reconhecer os atuais tipos de letramento e novas tecnologias 
Duração das atividades
15 aulas – de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de nenhum conhecimento específico prévio trabalhado pelo professor. Recomenda-se que o professor tenha conhecimento de como utilizar a ferramenta wiki.

Estratégias e recursos da aula
  • Professor, antes de iniciar esse trabalho é necessário que os alunos saibam o que é um projeto de Iniciação Cientifica, as etapas existentes e como conduzir o projeto. Para ajudá-lo, sugerimos a leitura do artigo Uma forma possível de se trabalhar com projetos, de Josué Geraldo Botura do Carmo, disponível em http://www.educacaoliteratura.com.br/index%2049.htm – Texto acessado em 22/03/2012.

Artigo

Nesse artigo, são descritas as etapas de um projeto científico, a saber:

Tema (assunto)

Delimitação do tema (qual aspecto do assunto iremos estudar?)

Justificativa (por que estudar esse assunto? Por que ele é relevante?)

Hipóteses (Perguntas de pesquisa)

Objetivos (onde queremos chegar com essa pesquisa?)

Metodologia (como faremos a pesquisa? Aplicaremos questionários?)

Cronograma (o que faremos e quando faremos?)

O artigo também aborda como o trabalho final deve ser escrito.

 

Passo 1 –  Leitura do artigo e apresentação do tema a ser estudado

O professor poderá propor a leitura desse artigo em sala e sua posterior discussão. Os alunos deverão compreender qual a proposta apresentada pelo professor e o que deverá ser feito durante todo o projeto de pesquisa.

Uma vez o texto lido e discutido, o professor deverá apresentar um tema a ser estudado, nesse caso, o letramento digital.

  • Professor, esteja preparado para lidar com objeções por parte dos alunos, principalmente por conta da palavra letramento. Mas explique a eles que é esse justamente um dos objetivos da pesquisa: definir ou conhecer o referido termo.

 

Para melhor condução dessa primeira discussão em sala, recomenda-se que o professor leia o artigo Novas  Práticas de  Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura, de Magda Soares, disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdfEsse artigo apresenta uma definição para letramento ou letramentos como prefere a autora.

Letramento digital

 

Como atividade para a aula seguinte, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem o termo letramento digital e tragam suas opiniões para serem discutidas em sala.

  • Professor, lembre a seus alunos de anotarem a referência bibliográfica. Isso é requisito básico numa pesquisa e além do mais, essa anotação a cada pesquisa facilitará a elaboração de referência bibliográfica ao final do projeto.

 

 

Passo 2 – Delimitação do tema ou apresentação de um novo tema

Nessa segunda aula, os alunos estarão um pouco mais familiarizados com o que seria um projeto de pesquisa e já tem um tema a ser estudado e já terão feito uma pesquisa inicial sobre o tema. Falta agora decidir o que estudar realmente. Afinal, o assunto é bem abrangente e não é possível esgotá-lo.

Para iniciar uma discussão sobre o que foi pesquisado, o professor poderá fazer essas perguntas:

  • O que é letramento digital?
  • Por que ele recebe esse nome?
  • Quais são exemplos de letramento digital?
  • Você se vê como um letrado digital? Por que?

 

À medida que a discussão vai acontecendo, os alunos se sentirão à  vontade ou não para estudar o tema proposto.

  • Professor, tenha em mente que o trabalho deve ser agradável e que os alunos deverão se identificar com o tema, para que se tenha bons resultados. Por isso, não imponha temas, apenas apresente-os. E caso os alunos prefiram tratar de uma vertente do tema apresentado, encare com naturalidade e permita isso aos alunos.

Do tema proposto, por exemplo, podem surgir outros, tais como:

  • O uso ( ou a falta de uso ) da internet na escola      
  • Inclusão digital (quem usa internet, quem não usa, por que não usa?)
  • Educação a distância (adolescentes também podem estudar a distância? Quais cursos) 
  • Ensino e Novas Tecnologias

 

Passo 3 – Justificativa e definição das perguntas de pesquisa ou hipóteses

Uma vez o tema delimitado, o professor deverá fazer com que os alunos justifiquem sua escolha. Essa etapa  seria uma boa oportunidade para os alunos explicarem porque preferem outro tema ao invés daquele apresentado pelo professor.

Os alunos deverão apresentar razões porque o tema escolhido por eles é mais relevante do que o apresentado, ou porque concordam com o tema escolhido. Enfim, deverão responder a uma pergunta essencial: por que queremos pesquisar esse tema e não outro?

  • Professor, não aceite justificativas de que o tema escolhido é relevante porque os alunos simplesmente gostam dele. É necessário apresentar justificativas relevantes e significativas.

 

Quanto às hipóteses, elas deverão ser entendidas também como suposições e podem ser confirmadas ou refutadas durante ou ao final do trabalho. Como hipóteses, caso o tema seja letramento, apresentamos:

Ø  Os adolescentes sabem o que é letramento digital?

Ø  Eles utilizam algumas ferramentas de letramento digital? Quais são elas?

Ø  Letramento é reconhecimento de letras apenas?

Ø  Os professores possuem letramento digital e estão preparados para lidar com novas tecnologias com os alunos?

 

Passo 4 - Definição dos objetivos

Espera-se que os alunos possam definir o que esperam aprender com o tema estudado, quais respostas ou encaminhamentos espera-se com essa pesquisa. No caso de letramento digital, os objetivos são conhecer a definição do termo letramento e as suas implicações, a relação entre letramento e novas tecnologias.

  • Professor, para a melhor condução da pesquisa, sugerimos que você utilize o quadro abaixo. Ele deverá ser entregue aos alunos e eles deverão completá-lo e em seguida, deverá ocorrer uma discussão sobre como o trabalho deverá ser realizado.

 

 

TÍTULO DO TRABALHO

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS (O QUE VOCÊ PRETENDE COM ESSE TRABALHO?)

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA (POR QUE VOCÊ ACHA QUE ESSE ASSUNTO É INTERESSANTE OU IMPORTANTE? COMO ESSE ASSUNTO FOI ESCOLHIDO)

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS

 

 

 

 

 

 

FONTES DE PESQUISA

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

 

 

 

 

 

Passo 5 – Definição da metodologia

Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos a decidir como a pesquisa será feita, se questionários serão aplicados, se sim, como serão elaborados, como serão tabulados. Deve ser feita uma descrição de como a pesquisa será conduzida.

 

Passo 6 – Cronograma

Nessa etapa, o professor em parceria com os alunos, deverá definir datas para a realização de cada uma das atividades a serem realizadas.

Os alunos deverão criar um quadro de tarefas e a previsão de realização das mesmas. Essa divisão pode ser feita em dias, semanas ou meses.

  • Professor, lembre aos alunos que estão previstos 15 encontros de 50 minutos cada e que eles irão ocorrer no decorrer do semestre ou ano. Essa divisão fica a critério do professor.

 

 

Passo 7 – Socialização da pesquisa

Ao contrário de muitas pesquisas que são apresentadas apenas após  suas conclusões, essa deverá ser apresentada a medida que é criada. Para tal, os alunos deverão criar e alimentar uma wiki.

  •  Professor, caso você julgue pertinente, a apresentação do que é uma wiki pode ser feita no inicio da apresentação da pesquisa a ser realizada.

 

Sugerimos a leitura do que é wiki disponível no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki e/ou apresentação de um vídeo sobre wikis, definição e como montar uma wiki. Esse vídeo está disponível no link  http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c

Como fazer uma wiki

 

Para se montar uma wiki, apresentamos o site http://pt.wikia.com/wiki/P%C3%A1gina_principal.

Como fazer uma Wiki

Como fazer uma Wiki 2

Recursos Complementares

A seguir, algumas sugestões para leitura para subsidiar as discussões em sala.

Avaliação

Tendo em vista a natureza desse trabalho  que se estenderá por alguns meses ou mesmo ao longo do ano, conforme escolha do professor, a avaliação deverá ser feita ao longo de todo o processo, isto é, desde a escolha do tema até a apresentação da versão final do projeto.

Deverão ser levados em consideração os seguintes critérios:

  • envolvimento efetivo nas atividades propostas
  • contribuição com material bibliográfico
  • pontualidade na entrega das atividades
  • demonstração de que domina o tema estudado
  • criatividade e clareza na elaboração da wiki
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosemarie Roma Vianna, Colégio Sedes Sapirntiae , São Paulo - disse:
    roseamor@terra.com.br

    13/04/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula. Nossa escola vem aplicando projetos há 8 anos com um resultado excelente para os alunos. Alguns deles estão no nosso site. Caso haja interêsse interesse temos muito prazer em trocar experiência. att: Rosemarie Roma Vianna


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.