17/04/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Como estratégia para o desenvolvimento deste tema, adaptamos o sistema de WebQuest , que constitui-se numa nova forma de ensinar e aprender usando a criatividade, com fundamento na aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. A utilização da Internet é voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, a criatividade, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, da aprendizagem colaborativa e da produção de materiais.
Professor, para a criação da aula no formato webQuest, indicamos que consulte tutorial em: http://www.aprendaki.net/webquest/tutorial_webquest.pdf
O recurso é a pesquisa dirigida através de questionamentos e acesso aos sites indicados para busca e criação de um conteúdo pelos grupos, para apresentação em powerpoint.
Professor, a estrutura da WebQuest constitui-se de apresentação, introdução, tarefa, processo e avaliação.
Professor, imprima o quadro abaixo e afixe na sala de aula para que seus alunos visualizem o período do qual estaremos falando.
EVOLUÇÃO DO PORTUGUÊS
Figura 35: Quadro com os períodos da evolução do português segundo vários autores.
Imagem disponível em: <http://www.prof2000.pt/users/hjco/gramcom/Imagens/Fig035.jpg>. Acesso em 19 mar 2012.
Professor, após apresentar o quadro de evoluções, apresente a ilustração dos documentos abaixo: Testamento de Afonso II e a carta de Caminha.
Mostre no quadro, a fase de evolução do portugues na época em cada um foi escrito, segundo os vários autores citados.
Encoraje seus alunos a comentarem;
De princípios do século XIII eram já conhecidos dois textos originais escritos em português - a Notícia de Torto e o Testamento de Afonso II. Existem dois exemplares deste testamento, a cópia que foi enviada ao arcebispo de Braga e aquela que foi enviada ao arcebispo de Santiago.
O Testamento de D. Afonso II é um dos textos mais antigos escritos totalmente em Língua Portuguesa. A leitura desse texto de aproximadamente 790 anos causa estranheza aos leitores do português moderno, pois muitas são as palavras e expressões que sumiram ou que adquiriram outros sentidos com o passar dos séculos.
Imagem disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/tempolingua/imagemp18.jpg. Acesso em 19 mar. 2012.
A carta de Caminha
Com a intenção de informar ao rei o descobrimento e apresentar-lhe o que aqui se encontrou, o estilo do autor é claro e marcado pela objetividade, como convém a quem escreve um relatório.
Mas o texto acaba sendo mais do que isso, pois o escrivão não se comportou como um simples burocrata. Sua linguagem nunca é seca ou mesquinha. Pelo contrário, Caminha se dá o direito de ser bem-humorado, fazendo até trocadilhos e brincadeiras ao comparar o corpo das índias com o das mulheres portuguesas.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/carta-de-pero-vaz-de-caminha-historia-e-analise-do-texto.jhtm. Acesso em 21 mar. 2012.
Imagem disponível em: http://veja.abril.com.br/saladeaula/180407/p_07.html. Acesso em 21 mar. 2012
Professor, após expor seus alunos ao conteúdo dos documentos acima, diga-lhes que irão estudá-lo mais para aprofundarem no assunto.
1. Trace o perfil de D. Afonso II.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_reis_de_Portugal
http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/afonso2.html
2. Identifique os dados relacionados ao Testamento de D. Afonso II, como data, cópias, guardiões a quem as cópias foram destinadas e local(is) onde se encontra(m) o(s) original(is).
http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/biblioteca/estudos_de_cronologia.pdf
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1437285
http://cvc.instituto-camoes.pt/tempolingua/07.html
3. Conheça o testamento de D. Afonso II em sua versão original.
http://www.fcsh.unl.pt/philologia/edicoes_interpr2.1.1.pdf
http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/biblioteca/estudos_de_cronologia.pdf
http://www.leitura.gulbenkian.pt/boletim_cultural/files/HALP_04.pdf
4. Conheça a tradução do testamento de D. Afonso II e descreva o sentido do verbo haver no vocabulário arcaico utilizado no testamento. Selecione 5 vocábulos presentes no testamento e apresente um estudo da etimologia das palavras escolhidas para descobrir o sentido atual dessas palavras.
5. Compare a carta de Caminha com o e-mail na modernidade, analisando estruturas como: destinatário, local, data, vocativo, desenvolvimento, fecho e remetente.
http://pt.wikisource.org/wiki/Carta_a_El_Rei_D._Manuel_%28ortografia_original%29
http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/o-emailum-genero-textual-dinamico.htm
Professor, oriente os grupos a criarem uma apresentação em Powerpoint, contendo o desenvolvimento de todos os itens do título - TAREFA. A apresentação poderá ser entregue em CD ou enviada via e-mail ao professor. Os alunos podem usar vídeos para a aresentação do resultado da pesquisa. Caso a escola disponha de acesso à Internet, os alunos poderão desenvolver suas apresentações no PREZI, disponível em: http://prezi.com/login/?next=/your/
As apresentações em Powerpoint serão assistidas por toda a sala em datas pré determinadas e os grupos da audiência devem ser orientados a tomar nota dos pontos positivos e dos itens a ser aprimorados, segundo sua análise crítica. Os alunos devem considerar: a coerência e consistência das informações, clareza da apresentação, desenvoltura do grupo, formatação das lâminas - uso de texto verbal e não verbal, uso de vídeos, a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.
As anotações feitas pelos grupos deverão ser coletadas e guardadas pelos membros de cada grupo até que todas as apresentações sejam vistas, pois estes dados serão requisitados pelo professor posteriormente (no momento da avaliação).
Sugestões de links para professores:
§ História "O portal da história: Reis e rainhas de Portugal" -http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/afonso2.html . Acesso em 21 mar. 2012.
§ Artigo "Uma_leitura_lexico-semantica_do_Testamento_de_D_Afonso_II" -http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/vol%205.1/Daniele_Araujo--Uma_leitura_lexico-semantica_do_Testamento_de_D_Afonso_II.pdf. Acesso em 21 mar. 2012.
§ Gramática "Formação e desenvolvimento da língua portuguesa: Das orígens à actualidade" -http://www.prof2000.pt/users/hjco/gramcom/Cap05_02.htm. Acesso em 21 mar. 2012.
§ Artigo "E-mail: Um novo gênero textual" -http://www.veramenezes.com/emailgenero.htm. Acesso em 21 mar. 2012.
§ História "Carta de Pero Vaz de Caminha: História e análise do texto" -http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/carta-de-pero-vaz-de-caminha-historia-e-analise-do-texto.jhtm. Acesso em 21 mar. 2012.
Após assistirem a todas as apresentações, os grupos deverão escrever um texto argumentativo, comentando os itens positivos, negativos e como algum item poderia ter sido melhor explorado pelos outros grupos.
Desta forma, apreciando a avaliação crítica dos trabalhos pelos próprios alunos, o professor poderá ter acesso ao que foi apreendido pelos grupos e prepará-los para um melhor desempenho em outras atividades.
Cinco estrelas 2 classificações
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26/09/2012
Cinco estrelasGostei muito desta aula, pois trabalha a história e evolução da língua, traçando um paralelo e analisando gêneros textuais pretéritos e modernos. Também achei muito interessante a exploração da tecnologia na construção e execução da aula, por contribuir para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem através de WebQuest, elaboração de apresentações em Powerpoint ou Prezi, consulta a sites, hipertextos, etc Pollianny Pontes
05/06/2012
Cinco estrelasGostei muito da aula, bastante detalhada, e mostra a importancia da escrita na nossa sociedade.