Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - A escrita portuguesa – os primórdios.

 

17/04/2012

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar vocábulos dos primórdios da língua portuguesa que, para o leitor de português moderno, causam estranheza, já que se extinguiram ou mudaram de sentido.
  • Analisar o gênero textual carta, comparando-o com o e-mail na modernidade,
  • Analisar estruturas como: destinatário, local, data, vocativo, desenvolvimento, fecho e remetente.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Domínio da leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet (WebQuest)

 

Como estratégia para o desenvolvimento deste tema, adaptamos o sistema de WebQuest , que constitui-se numa nova forma de ensinar e aprender usando a criatividade, com fundamento na aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. A utilização da Internet é voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, a criatividade, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, da aprendizagem colaborativa e da produção de materiais.

Professor, para a criação da aula no formato webQuest, indicamos que consulte tutorial em: http://www.aprendaki.net/webquest/tutorial_webquest.pdf

O recurso é a pesquisa dirigida através de questionamentos e acesso aos sites indicados para busca e criação de um conteúdo pelos grupos, para apresentação em powerpoint.

Professor, a estrutura da WebQuest constitui-se de apresentação, introdução, tarefa, processo e avaliação.

APRESENTAÇÃO

 
Professor, para apresentar a aula:  A escrita Portuguêsa - os primórdios, mostre a charge acima e questione seus alunos a respeito do porquê  da surpresa dos personagens no último quadro. Vejamos se eles perceberão que apesar de defender o purismo no uso do português, o Druída termina falando em latim. Durante a primeira fase de sua história, a língua portuguesa e o galego, que eram ambos originários do latim vulgar, eram impossíveis de ser distinguidos.
 
Comente com seus alunos que Camões, como o Druída da charge, proclamava as virtudes da sua língua, capaz de veicular quaisquer tipos de sentimentos. Ele se opunha àqueles que julgavam as línguas românicas veículos toscos, insuficientes para as altas criações do espírito.
 
E na língua, na qual quando imagina
Com pouca corrupção crê que é a Latina (Lus. I, 33)
Disponível em: http://www.poiesis.org.br/files/mlp/texto_9.pdf. Acesso em 21 mar. 2012.
 

INTRODUÇÃO

 

Professor, imprima o quadro abaixo e afixe na sala de aula para que seus alunos visualizem o período do qual estaremos falando.

DO SÉC. XII À ATUALIDADE - AS DIFERENTES PERIODIZAÇÕES NA

EVOLUÇÃO DO PORTUGUÊS

Figura 35: Quadro com os períodos da evolução do português segundo vários autores.

Imagem disponível em: <http://www.prof2000.pt/users/hjco/gramcom/Imagens/Fig035.jpg>. Acesso em 19 mar 2012.

 

Professor, após apresentar o quadro de evoluções, apresente a  ilustração dos documentos abaixo: Testamento de Afonso II e a carta de Caminha.

Mostre no quadro, a fase de evolução do portugues na época em cada um foi escrito, segundo os vários autores citados.

  • O Testamento de Afonso II é datado do ano 1214
  • A carta de Caminha foi escrita entre 26 de abril e 2 de maio de 1500. 

Encoraje seus alunos a comentarem;

  • O que sabem ou pensam que pode ser o conteúdo de cada documento e elucide o assunto com informações como as que seguem abaixo:

De princípios do século XIII eram já conhecidos dois textos originais escritos em português - a Notícia de Torto e o Testamento de Afonso II. Existem dois exemplares deste testamento, a cópia que foi enviada ao arcebispo de Braga e aquela que foi enviada ao arcebispo de Santiago.

O Testamento de D. Afonso II é um dos textos mais antigos escritos totalmente em Língua Portuguesa. A leitura desse texto de aproximadamente 790 anos causa estranheza aos leitores do português moderno, pois muitas são as palavras e expressões que sumiram ou que adquiriram outros sentidos com o passar dos séculos.

Imagem disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/tempolingua/imagemp18.jpg. Acesso em 19 mar. 2012.

A carta de Caminha

Com a intenção de informar ao rei o descobrimento e apresentar-lhe o que aqui se encontrou, o estilo do autor é claro e marcado pela objetividade, como convém a quem escreve um relatório.

Mas o texto acaba sendo mais do que isso, pois o escrivão não se comportou como um simples burocrata. Sua linguagem nunca é seca ou mesquinha. Pelo contrário, Caminha se dá o direito de ser bem-humorado, fazendo até trocadilhos e brincadeiras ao comparar o corpo das índias com o das mulheres portuguesas.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/carta-de-pero-vaz-de-caminha-historia-e-analise-do-texto.jhtm. Acesso em 21 mar. 2012.

Imagem disponível em: http://veja.abril.com.br/saladeaula/180407/p_07.html. Acesso em 21 mar. 2012

Professor,  após expor seus alunos ao conteúdo dos documentos acima, diga-lhes que irão estudá-lo mais para aprofundarem no assunto.

TAREFA

Professor, imprima as questões e sites para pesquisa abaixo, divida a turma em grupos e entregue as cópias a eles. A maneira dos grupos trabalharem com as questões desta tarefa está descrita no item PROCESSO.

1. Trace o perfil de D. Afonso II.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_reis_de_Portugal

http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/afonso2.html

2. Identifique os dados relacionados ao Testamento de D. Afonso II, como data, cópias, guardiões a quem as cópias foram destinadas e local(is) onde se encontra(m) o(s) original(is).

http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/biblioteca/estudos_de_cronologia.pdf

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1437285

http://cvc.instituto-camoes.pt/tempolingua/07.html

3. Conheça o testamento de D. Afonso II em sua versão original.

http://www.fcsh.unl.pt/philologia/edicoes_interpr2.1.1.pdf

http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/biblioteca/estudos_de_cronologia.pdf

http://www.leitura.gulbenkian.pt/boletim_cultural/files/HALP_04.pdf

4. Conheça a tradução do testamento de D. Afonso II e descreva o sentido do verbo haver no vocabulário arcaico utilizado no testamento. Selecione 5 vocábulos presentes no testamento e apresente um estudo da etimologia das palavras escolhidas para descobrir o sentido atual dessas palavras.

http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/vol%205.1/Daniele_Araujo--Uma_leitura_lexico-semantica_do_Testamento_de_D_Afonso_II.pdf

5. Compare a carta de Caminha com o e-mail na modernidade, analisando estruturas como: destinatário, local, data, vocativo, desenvolvimento, fecho e remetente.

http://pt.wikisource.org/wiki/Carta_a_El_Rei_D._Manuel_%28ortografia_original%29

http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/perovazcaminha/carta.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/o-emailum-genero-textual-dinamico.htm

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/carta-de-pero-vaz-de-caminha-historia-e-analise-do-texto.jhtm

PROCESSO

Professor, oriente os grupos a criarem uma apresentação em  Powerpoint, contendo o desenvolvimento de todos os itens do título - TAREFA. A apresentação poderá ser entregue em CD ou enviada via e-mail ao professor. Os alunos podem usar vídeos para a aresentação do resultado da pesquisa. Caso a escola disponha de acesso à Internet, os alunos poderão desenvolver suas apresentações no PREZI, disponível em: http://prezi.com/login/?next=/your/

As apresentações em Powerpoint serão assistidas por toda a sala em datas pré determinadas e os grupos da audiência devem ser orientados a tomar nota dos pontos positivos e dos itens a ser aprimorados, segundo sua análise crítica. Os alunos devem considerar: a coerência e consistência das informações, clareza da apresentação, desenvoltura do grupo, formatação das lâminas - uso de texto verbal e não verbal, uso de vídeos, a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.

As anotações feitas pelos grupos deverão ser coletadas e guardadas pelos membros de cada grupo até que todas as apresentações sejam vistas, pois estes dados serão requisitados pelo professor posteriormente (no momento da avaliação).

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

§ História "O portal da história: Reis e rainhas de Portugal" -http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/afonso2.html . Acesso em 21 mar. 2012.

§ Artigo "Uma_leitura_lexico-semantica_do_Testamento_de_D_Afonso_II" -http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/vol%205.1/Daniele_Araujo--Uma_leitura_lexico-semantica_do_Testamento_de_D_Afonso_II.pdf. Acesso em 21 mar. 2012.

§ Gramática "Formação e desenvolvimento da língua portuguesa: Das orígens à actualidade" -http://www.prof2000.pt/users/hjco/gramcom/Cap05_02.htm. Acesso em 21 mar. 2012.

§ Artigo "E-mail: Um novo gênero textual" -http://www.veramenezes.com/emailgenero.htm. Acesso em 21 mar. 2012.

§ História "Carta de Pero Vaz de Caminha: História e análise do texto" -http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/carta-de-pero-vaz-de-caminha-historia-e-analise-do-texto.jhtm. Acesso em 21 mar. 2012.

Avaliação

Após assistirem a todas as apresentações, os grupos deverão escrever um texto argumentativo, comentando os itens positivos, negativos e como algum item poderia ter sido melhor explorado pelos outros grupos.

Desta forma, apreciando a avaliação crítica dos trabalhos pelos próprios alunos, o professor poderá ter acesso ao que foi apreendido pelos grupos e prepará-los para um melhor desempenho em outras atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pollianny Pontes Paiva, EM PE CICERO DE CASTRO , Minas Gerais - disse:
    pollypp@gmail.com

    26/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula, pois trabalha a história e evolução da língua, traçando um paralelo e analisando gêneros textuais pretéritos e modernos. Também achei muito interessante a exploração da tecnologia na construção e execução da aula, por contribuir para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem através de WebQuest, elaboração de apresentações em Powerpoint ou Prezi, consulta a sites, hipertextos, etc Pollianny Pontes


  • sueli ferreira mauricio, Escola M. Aurelio B. de Holanda , Minas Gerais - disse:
    suelimau52@gmail.com

    05/06/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, bastante detalhada, e mostra a importancia da escrita na nossa sociedade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.