24/03/2012
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o conhecimento sobre questões ambientais, relacionadas à flora brasileira. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização dos programas KolourPaint e Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Iniciação científica: um caminho para a investigação
Professor, o trabalho pautado na Iniciação Científica com alunos do Ensino Fundamental, requer o conhecimento de algumas características básicas que constituem a base de uma pesquisa. Sendo assim, destacamos o diálogo e os processos de comunicação em geral, como princípios norteadores das ações científicas, pois possibilitam a expressão autêntica do aluno, em suas curiosidades, dúvidas e necessidades. Neste sentido, um Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, porém, necessita abarcar os seguintes momentos:
A flexibilidade e a dinamicidade são características essenciais de um Projeto, não sendo constituído por etapas rígidas e definidas a priori. Mas é organizado pelos sujeitos envolvidos no processo de investigação, sendo que todas as etapas são interdependentes e contam com a voz de todos que dele participam. Neste sentido, o tempo para a realização de um Projeto dependerá do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade, podendo ser desenvolvido ao longo de um ano letivo, bem como em um tempo relativamente menor. A criatividade dos participantes necessita ser valorizada, pois a realização de uma pesquisa demanda estar imbricado, a partir das constantes reflexões e dúvidas sobre o tema em estudo. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação” o qual conta com um subprojeto denominado “Animais do cerrado” que será desenvolvido no presente momento.
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Definição do tema: a vez e a voz dos alunos
Professor, a Definição do Tema do Projeto consiste em um primeiro momento de organização do Projeto de Iniciação Científica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugestão do próprio professor, ou mesmo dos alunos. O que irá concretizar a escolha do tema é realmente o envolvimento e o interesse da turma como um todo com o mesmo.
Sugerimos que você organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos com opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que terá como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que terá oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto “Animais do cerrado” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática.
Os alunos, de forma geral, têm um interesse aguçado pelo tema animais, o que nos instiga a investir em ações pedagógicas que de fato aliem o interesse dos alunos e a aprendizagem dos conteúdos curriculares. Neste sentido, para o presente momento, sugerimos que você instigue a curiosidade e o desejo, dos educandos, em realizar um Projeto sobre os animais do cerrado. Para isso, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, os sítios sugeridos abaixo, para assistirem alguns vídeos interessantes sobre o cerrado:
Recursos do Portal
Tempestade de ideias: explorando os vídeos
Professor, o trabalho com vídeos em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico, pois envolve imagem e som, despertando o interesse dos alunos sobre o seu conteúdo. O trabalho a ser realizado após os vídeos é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:
Após todos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado acerca dos animais que vivem nas regiões do bioma cerrado, para que possamos contribuir com a sua preservação. Também é interessante que a turma perceba a relevância da fauna do cerrado, frente a sua grande diversidade. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.
Agora, converse com a turma sobre o que os alunos acham de iniciarem um trabalho de pesquisa para conhecerem mais os animais que vivem no cerrado. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.
Elabore com a turma um Título para o Projeto. Você já deve ter percebido que um Projeto de Iniciação Científica está pautado no diálogo e na participação efetiva de todos os envolvidos no processo. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.
Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta catálogo, onde se guardariam cada folha do Projeto. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e os dados da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre os animais do cerrado, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Veja o exemplo a seguir:
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
Título do projeto: Animais do cerrado
Aluno: Turma: Professor: |
Imprima os desenhos dos alunos para que os colem na capa do caderno. Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar a capa com o seu desenho e explicá-lo para o grupo. Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo dos animais do cerrado. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos claros e definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Por isso, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo dos animais do cerrado. É importante explicar para a turma o que são objetivos, recorrendo a exemplos próximos ao cotidiano dos alunos. Depois, inicie o processo de construção dos objetivos com a turma. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe-a em um mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
Após a elaboração dos objetivos, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique para a turma que para fazermos uma pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre o cerrado. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou em outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazerem uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partirem da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.
Exemplos:
Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.
Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos escrevam no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:
O que é cerrado?
Hipótese: É um lugar com árvores altas.
Em quais regiões do Brasil, podemos encontrar o bioma cerrado?
Hipótese: Na região sudeste.
Quais animais vivem no cerrado?
Hipótese: Leões e tigres.
O que os animais comem?
Hipótese: Os animais se alimentam de outros animais.
Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes e algumas Estratégias Metodológicas que poderão recorrer para buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes e as estratégias sugeridas pelo grupo.
É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de pesquisa:
Também ressaltamos algumas Estratégias Metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:
Professor, a participação dos familiares é fundamental durante todo o desenvolvimento do Projeto. Por isso, sugerimos que você elabore uma atividade de casa com a turma, na qual os alunos deverão contar para os familiares a pesquisa que irão realizar e fazer uma sondagem do interesse dos mesmos em participar e contribuir com alguns momentos da execução da pesquisa. Em sala de aula, organize uma roda de conversa para ouvir dos alunos o retorno dos familiares quanto ao interesse pelo tema e quais seriam as contribuições dos mesmos.
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros tipos de trabalho. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da pesquisa como um todo e promove o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, uma ação fundamental a ser realizada em um trabalho científico, consiste em retomar com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Por isso, sugerimos que você retome com os alunos os processos consolidados até o presente momento: Definição do Tema, Construção da Justificativa e dos Objetivos, bem como as Fontes e as Estratégias Metodológicas, que poderão recorrer para buscar aprender mais sobre a temática e o Cronograma. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.
Inicialmente, propomos uma atividade de pesquisa sobre o que é cerrado e as regiões que possuem este tipo de bioma. Para tornar o trabalho mais interessante, leve para a sala de aula um Mapa Regional do Brasil, de preferência em tamanho ampliado.
Num primeiro momento, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido a seguir. O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado.
Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=961&sid=2
Exploração do texto online
Os alunos poderão realizar a leitura do texto dispensando atenção especial às informações sobre os animais do cerrado. Solicite que expressem oralmente o que descobriram sobre esta região. Os alunos poderão relatar:
No caderno de Projeto, solicite que os alunos escrevam um resumo das informações que consideraram mais relevantes no texto. Veja o exemplo abaixo:
Que legal! Hoje acessamos o sítio da “Farmanguinhos” da Fundação Oswaldo Cruz e descobrimos muitas informações sobre o bioma cerrado.
Agora, escreva abaixo um resumo contendo as ideias principais do texto trabalhado.
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Após o registro, possibilite um momento para que cada aluno possa realizar a leitura do resumo para toda a turma.
Agora, é importante que a turma conheça as regiões do Brasil compostas pelo bioma cerrado. Peça aos alunos para acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido abaixo:
Fonte: http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/cerrado.htm
Exploração do texto online
Após a leitura do texto online peça aos alunos para relatarem o que compreenderam do texto. Instigue-os a pensarem sobre:
É importante que percebam as regiões brasileiras que possuem este tipo de bioma: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia.
Agora, utilize o Mapa Regional do Brasil para explorar com a turma, as regiões do Brasil, nas quais estão inseridos os estados constituídos pelo bioma cerrado. Depois desta exploração, disponibilize uma cópia da imagem abaixo para cada aluno e solicite que colem no caderno de Projeto e utilizem um lápis de cor para demarcar as regiões trabalhadas. Veja o modelo de registro a seguir:
Que interessante! Hoje descobrimos as regiões do Brasil que são constituídas pelo bioma cerrado.
Agora, vamos colorir no desenho do mapa do Brasil abaixo, as regiões por nós estudadas.
Fonte: http://colorir-desenho.com/mapa-do-brasil-para-colorir
Professor, você poderá convidar um biólogo, ou mesmo um geógrafo para trabalhar com a turma sobre o bioma cerrado, explorando as suas características como o clima, a vegetação e os animais que nele vivem. A turma poderá elaborar um roteiro de entrevista para ser realizado com o profissional convidado. Este momento constitui um recurso pedagógico essencial no trabalho com Iniciação Científica, pois a turma poderá dialogar e esclarecer suas dúvidas a partir do diálogo.
Também sugerimos um trabalho intenso, em vários momentos da pesquisa, na biblioteca da escola, com o intuito de explorar os livros, jornais, revistas e outras fontes de pesquisa, disponíveis na escola. Logo abaixo elencamos alguns títulos que tratam especificamente sobre o tema em estudo e que podem fazer parte da pesquisa dos alunos. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.
Animais que só moram no cerrado. Ciência Hoje das Crianças (164) Dez/2005.
GAERTNER, Willian. Olobo Kiko e o cerrado brasileiro. Araxá: CBMM.
Coleção Atlas Visual. Animais. Editora Ática.
Um importante trabalho com a turma no processo de investigação é perceber a riqueza da exploração do conteúdo de uma letra de música. Neste sentido, disponibilize a cópia da letra da música abaixo e aproveite para ouvi-la com a turma a partir do sítio que disponibilizamos após a letra da música:
Seriema, a Princesa do Cerrado
De manhã, todos os dias
Nasce o sol lindo e dourado
Com seus raios cor de ouro,
Projeta lindos bordados
Nas palmas dos Buritis,
Pelos córregos do Cerrado
Dando vida a este poema
Se escuta da Seriema, o lindo canto afinado!
Seriema, teu canto,
É lindo demais!!
Sentimento profundo, lembrança, saudades
Teu canto me trás
Seriema, teu canto, é lindo demais!
Me faz tão feliz!
Recordando momentos
Inesquecíveis que não voltam mais
Tardezinha, quando o sol,
Se esconde atrás da serra,
Aparece o véu da noite,
Para escurecer a terra!
E a Princesa do Cerrado,
Com seu canto encantador
Abre o bico, ergue a cabeça,
Num ritual de louvor
Agradece a Natureza com seu canto
Sua Alteza, agradece ao Criador.
Fonte: http://letras.terra.com.br/fruto-do-cerrado/1454991/
Para ouvir a música acesse:
Fonte: http://palcomp3.com/frutodocerrado/#!/seriema-a-princesa-do-cerrado
Explore com a turma o conteúdo da letra da música a partir dos seguintes aspectos:
Agora, solicite que utilizem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e acessem o sítio sugerido abaixo para que possam conhecer um pouco mais sobre a Seriema. Aproveite para ouvir com a turma o som que a ave emite a partir do sítio a seguir:
Reportagem do sítio Saúde Animal - Seriema
Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/seriema.htm
O registro da atividade poderá ser feito com um desenho da ave e do seu habitat. Os alunos deverão realizar a atividade no caderno de Projeto. Ao terminarem o desenho, possibilite um momento de socialização das atividades, organizando um momento em que cada aluno possa falar sobre o que e como registrou.
Agora, explique para a turma que terá como desafio realizar uma pesquisa nos sítios sugeridos abaixo, com o intuito de conhecer e buscar informações sobre os animais que vivem no bioma cerrado. Para isso, organize a turma em duplas, para que o trabalho possa ser pautado no diálogo e na troca de ideias durante as buscas e leitura dos textos.
Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/os-animais-cerrado.htm
Fonte: http://www.pequi.org.br/cerrado_avi.html
Fonte: http://www.pequi.org.br/cerredo_herpetofauna.html
Fonte: http://www.pequi.org.br/cerrado_inseto.html
Após a consulta aos sítios sugeridos acima, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Proponha que os grupos aprofundem a pesquisa sobre um dos tipos de animais do cerrado, tais como: aves, mamíferos, répteis e insetos. Depois, cada grupo terá como desafio construir um cartaz contendo as características dos animais pesquisados e outras informações que julgarem pertinentes. Proponha para a turma uma pesquisa de imagens dos animais e proceda à impressão das mesmas para compor o cartaz. Em seguida, explique para a turma que o cartaz será apresentado pelo grupo à turma e aos colegas de outras turmas, com o intuito de divulgar o conhecimento.
Para aprofundarem o conhecimento sobre os animais do cerrado, sugerimos que os alunos assistam aos vídeos abaixo:
Globo Repórter Cerrado Parte 1
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IL1dngwcWfY&feature=related
Cerrado - Biomas do Brasil - Bom Dia Brasil
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1DL39hKwb9o&feature=related
Após assistirem aos vídeos possibilite um momento de diálogo sobre as seguintes questões:
O trabalho com os animais do cerrado pode se estender por uma série de atividades que vão desde a observação de imagens até leitura de textos diversos das mais variadas fontes, o que demandará o interesse e a necessidade dos participantes.
Após o momento de diálogo sobre a preservação do cerrado, organize a turma em duplas e solicite que façam uma propaganda oral para conscientização da comunidade escolar e dos familiares, sobre o que aprenderam. Estipule um tempo para preparação e organização das propagandas e depois registre cada apresentação recorrendo à filmagem. Para isso, cada dupla poderá filmar a sua própria apresentação, utilizando o laptop Classmate através do caminho Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera, este é o caminho para gravar. O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Assista com a turma as gravações e disponibilize para as outras turmas da escola e para os familiares.
Para a finalização do trabalho, é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, o trabalho realizado durante todo o Projeto. Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, para que cada grupo possa elaborar um texto, contendo informações sobre os animais pesquisados, destacando o seu habitat, alimentação e importância para o meio ambiente. Depois, o texto deverá ser trabalhado em sala de aula e divulgado pela escola e aos familiares, a partir de cópias do mesmo, bem como poderá ser disponibilizado na web da escola.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, nesta etapa do trabalho de pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da pesquisa.
Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.
Nome | Tipo |
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Você sabia? Guardiões da Biosfera - Cerrado - Veredas | Vídeo |
Você sabia? Guardiões da Biosfera: cerrado: bichos em extinção | Vídeo |
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Cerrado - Ocupação | Vídeo |
Sugestões de links para alunos:
Reportagem "A história do cerrado”, site Instituto Ciências Hoje -
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2009/11/a-historia-do-cerrado. Acesso em 16 de março de 2012
Sugestões de links para professores:
Reportagem "Floresta e cerrado sob risco de extinção", site Revista Superinteressante -
http://super.abril.com.br/ecologia/floresta-cerrado-risco-extincao-444950.shtml. Acesso em 16 de março de 2012
Reportagem "Floresta e cerrado sob risco de extinção", site Ciência à Mão – Portal de Ensino de Ciências –
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=t2k&cod=_ciencias_cie1g36. Acesso em 16 de março de 2012
A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Animais do cerrado”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Cinco estrelas 1 classificações
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27/03/2012
Cinco estrelasEstou iniciano minha vida profissional. Estou louca com os temas que vejo. Exploar um assunto assim...nen imaginava.