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Animais do cerrado

 

24/03/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características relativas ao clima e  a vegetação que compõem o cerrado;
  • Descobrir o habitat e o modo de sobrevivência dos animais típicos da região do cerrado;
  • Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o conhecimento sobre questões ambientais, relacionadas à flora brasileira. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização dos programas KolourPaint e  Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

Iniciação científica: um caminho para a investigação

Professor, o trabalho pautado na Iniciação Científica com alunos do Ensino Fundamental, requer o conhecimento de algumas características básicas que constituem a base de uma pesquisa. Sendo assim, destacamos o diálogo e os processos de comunicação em geral, como princípios norteadores das ações científicas, pois possibilitam a expressão autêntica do aluno, em suas curiosidades, dúvidas e necessidades.  Neste sentido, um Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, porém, necessita abarcar os seguintes momentos:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos objetivos;
  4. Elaboração das perguntas que serão pesquisadas;
  5. Levantamento das hipóteses, ou seja, ter clareza do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto;
  6. Definição das fontes de pesquisas;
  7. Construção de um cronograma para realização das atividades;
  8. Execução das atividades previamente planejadas;
  9. Confrontação das hipóteses e das informações pesquisadas,
  10. Divulgação dos resultados/culminância do projeto.

 

A flexibilidade e a dinamicidade são características essenciais de um Projeto, não sendo constituído por etapas rígidas e definidas a priori. Mas é organizado pelos sujeitos envolvidos no processo de investigação, sendo que todas as etapas são interdependentes e contam com a voz de todos que dele participam. Neste sentido, o tempo para a realização de um Projeto dependerá do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade, podendo ser desenvolvido ao longo de um ano letivo, bem como em um tempo relativamente menor. A criatividade dos participantes necessita ser valorizada, pois a realização de uma pesquisa demanda estar imbricado, a partir das constantes reflexões e dúvidas sobre o tema em estudo. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação” o qual conta com um subprojeto denominado “Animais do cerrado” que será desenvolvido no presente momento.

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Definição do tema: a vez e a voz dos alunos

Professor, a Definição do Tema do Projeto consiste em um primeiro momento de organização do Projeto de Iniciação Científica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugestão do próprio professor, ou mesmo dos alunos. O que irá concretizar a escolha do tema é realmente o envolvimento e o interesse da turma como um todo com o mesmo.

Sugerimos que você organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos com opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que terá como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que terá oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto “Animais do cerrado” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática.

Os alunos, de forma geral, têm um interesse aguçado pelo tema animais, o que nos instiga a investir em ações pedagógicas que de fato aliem o interesse dos alunos e a aprendizagem dos conteúdos curriculares. Neste sentido, para o presente momento, sugerimos que você instigue a curiosidade e o desejo, dos educandos, em realizar um Projeto sobre os animais do cerrado. Para isso, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, os sítios sugeridos abaixo, para assistirem alguns vídeos interessantes sobre o cerrado:

Recursos do Portal

 

 

 

 

 

 

Tempestade de ideias: explorando os vídeos

Professor, o trabalho com vídeos em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico, pois envolve imagem e som, despertando o interesse dos alunos sobre o seu conteúdo. O trabalho a ser realizado após os vídeos é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou dos vídeos;
  • Quem já conhece os lugares ou mesmo as plantas e animais apresentados;
  • Região onde se passam os episódios;
  • Personagens envolvidos;
  • Tipo de vegetação;
  • Animais encontrados.

Após todos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado acerca dos animais que vivem nas regiões do bioma cerrado, para que possamos contribuir com a sua preservação. Também é interessante que a turma perceba a relevância da fauna do cerrado, frente a sua grande diversidade. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.

Agora, converse com a turma sobre o que os alunos acham de iniciarem um trabalho de pesquisa para conhecerem mais os animais que vivem no cerrado. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.

Elabore com a turma um Título para o Projeto. Você já deve ter percebido que um Projeto de Iniciação Científica está pautado no diálogo e na participação efetiva de todos os envolvidos no processo. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta catálogo, onde se guardariam cada folha do Projeto. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e os dados da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre os animais do cerrado, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Veja o exemplo a seguir:

 

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

 

 

Título do projeto: Animais do cerrado

 

 

Imagem colada: feita pelo aluno no programa KolourPaint

 

 

 

Aluno:

Turma:

Professor:

Imprima os desenhos dos alunos para que os colem na capa do caderno. Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar a capa com o seu desenho e explicá-lo para o grupo. Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo dos animais do cerrado. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos claros e definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Por isso, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo dos animais do cerrado. É importante explicar para a turma o que são objetivos, recorrendo a exemplos próximos ao cotidiano dos alunos. Depois, inicie o processo de construção dos objetivos com a turma. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe-a em um mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir quais animais vive na região do cerrado;
  • Conhecer o habitat destes animais;
  • Saber quais as regiões do Brasil que possuem a vegetação do cerrado;
  • Aprender a realizar uma pesquisa;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias;
  • Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.

Após a elaboração dos objetivos, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique para a turma que para fazermos uma pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre o cerrado. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou em outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazerem uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partirem da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.

Exemplos:

  • O que é cerrado?
  • Em quais regiões do Brasil, podemos encontrar o bioma cerrado?
  • Quais animais vivem no cerrado?
  • O que eles comem?
  • Quais sons os animais do cerrado emitem?

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos escrevam no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

O que é cerrado?

Hipótese: É um lugar com árvores altas.

Em quais regiões do Brasil, podemos encontrar o bioma cerrado?

Hipótese: Na região sudeste.

Quais animais vivem no cerrado?

Hipótese: Leões e tigres.

O que os animais comem?

Hipótese: Os animais se alimentam de outros animais.

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes e algumas Estratégias Metodológicas que poderão recorrer para buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes e as estratégias sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas Estratégias Metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevistas
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

Professor, a participação dos familiares é fundamental durante todo o desenvolvimento do Projeto. Por isso, sugerimos que você elabore uma atividade de casa com a turma, na qual os alunos deverão contar para os familiares a pesquisa que irão realizar e fazer uma sondagem do interesse dos mesmos em participar e contribuir com alguns momentos da execução da pesquisa. Em sala de aula, organize uma roda de conversa para ouvir dos alunos o retorno dos familiares quanto ao interesse pelo tema e quais seriam as contribuições dos mesmos.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros tipos de trabalho. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da pesquisa como um todo e promove o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, uma ação fundamental a ser realizada em um trabalho científico, consiste em retomar com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Por isso, sugerimos que você retome com os alunos os processos consolidados até o presente momento: Definição do Tema, Construção da Justificativa e dos Objetivos, bem como as Fontes e as Estratégias Metodológicas, que poderão recorrer para buscar aprender mais sobre a temática e o Cronograma. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, propomos uma atividade de pesquisa sobre o que é cerrado e as regiões que possuem este tipo de bioma. Para tornar o trabalho mais interessante, leve para a sala de aula um Mapa Regional do Brasil, de preferência em tamanho ampliado.

Num primeiro momento, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido a seguir. O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado.

cerrado 2

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=961&sid=2

Exploração do texto online

Os alunos poderão realizar a leitura do texto dispensando atenção especial às informações sobre os animais do cerrado. Solicite que expressem oralmente o que descobriram sobre esta região. Os alunos poderão relatar:

  • Os tipos de animais: mamíferos, répteis e aves que habitam o bioma cerrado;
  • As características da vegetação e do clima do cerrado;
  • As regiões que possuem o bioma cerrado.

No caderno de Projeto, solicite que os alunos escrevam um resumo das informações que consideraram mais relevantes no texto. Veja o exemplo abaixo:

Que legal! Hoje acessamos o sítio da “Farmanguinhos” da Fundação Oswaldo Cruz e descobrimos muitas informações sobre o bioma cerrado.

Agora, escreva abaixo um resumo contendo as ideias principais do texto trabalhado.

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Após o registro, possibilite um momento para que cada aluno possa realizar a leitura do resumo para toda a turma.

Agora, é importante que a turma conheça as regiões do Brasil compostas pelo bioma cerrado. Peça aos alunos para acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido abaixo:

Cerrado 8

Fonte: http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/cerrado.htm

Exploração do texto online

Após a leitura do texto online peça aos alunos para relatarem o que compreenderam do texto. Instigue-os a pensarem sobre:

  • Quais regiões do Brasil são constituídas pelo bioma cerrado?

É importante que percebam as regiões brasileiras que possuem este tipo de bioma: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia.

Agora, utilize o Mapa Regional do Brasil para explorar com a turma, as regiões do Brasil, nas quais estão inseridos os estados constituídos pelo bioma cerrado. Depois desta exploração, disponibilize uma cópia da imagem abaixo para cada aluno e solicite que colem no caderno de Projeto e utilizem um lápis de cor para demarcar as regiões trabalhadas. Veja o modelo de registro a seguir:

Que interessante! Hoje descobrimos as regiões do Brasil que são constituídas pelo bioma cerrado.

Agora, vamos colorir no desenho do mapa do Brasil abaixo, as regiões por nós estudadas. 

 Caatinga 14

Fonte: http://colorir-desenho.com/mapa-do-brasil-para-colorir

Professor, você poderá convidar um biólogo, ou mesmo um geógrafo para trabalhar com a turma sobre o bioma cerrado, explorando as suas características como o clima, a vegetação e os animais que nele vivem. A turma poderá elaborar um roteiro de entrevista para ser realizado com o profissional convidado. Este momento constitui um recurso pedagógico essencial no trabalho com Iniciação Científica, pois a turma poderá dialogar e esclarecer suas dúvidas a partir do diálogo.

Também sugerimos um trabalho intenso, em vários momentos da pesquisa, na biblioteca da escola, com o intuito de explorar os livros, jornais, revistas e outras fontes de pesquisa, disponíveis na escola. Logo abaixo elencamos alguns títulos que tratam especificamente sobre o tema em estudo e que podem fazer parte da pesquisa dos alunos. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.

Animais que só moram no cerrado. Ciência Hoje das Crianças (164) Dez/2005.

 GAERTNER, Willian. Olobo Kiko e o cerrado brasileiro. Araxá: CBMM.

Coleção Atlas Visual. Animais. Editora Ática.

Um importante trabalho com a turma no processo de investigação é perceber a riqueza da exploração do conteúdo de uma letra de música. Neste sentido, disponibilize a cópia da letra da música abaixo e aproveite para ouvi-la com a turma a partir do sítio que disponibilizamos após a letra da música:

Seriema, a Princesa do Cerrado

Fruto do Cerrado

De manhã, todos os dias
Nasce o sol lindo e dourado
Com seus raios cor de ouro,
Projeta lindos bordados
Nas palmas dos Buritis,
Pelos córregos do Cerrado
Dando vida a este poema
Se escuta da Seriema, o lindo canto afinado!

Seriema, teu canto,
É lindo demais!!
Sentimento profundo, lembrança, saudades
Teu canto me trás
Seriema, teu canto, é lindo demais!
Me faz tão feliz!
Recordando momentos
Inesquecíveis que não voltam mais

Tardezinha, quando o sol,
Se esconde atrás da serra,
Aparece o véu da noite,
Para escurecer a terra!
E a Princesa do Cerrado,
Com seu canto encantador
Abre o bico, ergue a cabeça,
Num ritual de louvor
Agradece a Natureza com seu canto
Sua Alteza, agradece ao Criador.

Fonte: http://letras.terra.com.br/fruto-do-cerrado/1454991/

Para ouvir a música acesse:

Fonte: http://palcomp3.com/frutodocerrado/#!/seriema-a-princesa-do-cerrado

Explore com a turma o conteúdo da letra da música a partir dos seguintes aspectos:

  • O nome da ave típica do cerrado;
  • Aspectos da vegetação do cerrado.

Agora, solicite que utilizem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e acessem o sítio sugerido abaixo para que possam conhecer um pouco mais sobre a Seriema. Aproveite para ouvir com a turma o som que a ave emite a partir do sítio a seguir:

Reportagem do sítio Saúde Animal - Seriema

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/seriema.htm

O registro da atividade poderá ser feito com um desenho da ave e do seu habitat. Os alunos deverão realizar a atividade no caderno de Projeto. Ao terminarem o desenho, possibilite um momento de socialização das atividades, organizando um momento em que cada aluno possa falar sobre o que e como registrou.

Agora, explique para a turma que terá como desafio realizar uma pesquisa nos sítios sugeridos abaixo, com o intuito de conhecer e buscar informações sobre os animais que vivem no bioma cerrado. Para isso, organize a turma em duplas, para que o trabalho possa ser pautado no diálogo e na troca de ideias durante as buscas e leitura dos textos.

 Cerrado 9  

Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/os-animais-cerrado.htm

 

Cerrado 10  

Fonte: http://www.pequi.org.br/cerrado_avi.html

 

Cerrado 11  

Fonte: http://www.pequi.org.br/cerredo_herpetofauna.html

 

Cerrado 12  

Fonte: http://www.pequi.org.br/cerrado_inseto.html

Após a consulta aos sítios sugeridos acima, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Proponha que os grupos aprofundem a pesquisa sobre um dos tipos de animais do cerrado, tais como: aves, mamíferos, répteis e insetos. Depois, cada grupo terá como desafio construir um cartaz contendo as características dos animais pesquisados e outras informações que julgarem pertinentes. Proponha para a turma uma pesquisa de imagens dos animais e proceda à impressão das mesmas para compor o cartaz. Em seguida, explique para a turma que o cartaz será apresentado pelo grupo à turma e aos colegas de outras turmas, com o intuito de divulgar o conhecimento.

 

Para aprofundarem o conhecimento sobre os animais do cerrado, sugerimos que os alunos assistam aos vídeos abaixo:

Globo Repórter Cerrado Parte 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IL1dngwcWfY&feature=related

 

Cerrado - Biomas do Brasil - Bom Dia Brasil

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1DL39hKwb9o&feature=related

 

Após assistirem aos vídeos possibilite um momento de diálogo sobre as seguintes questões:

  • Como é a vegetação do cerrado?
  • Quais animais vocês observaram nos vídeos?
  • O bioma cerrado está sendo preservado?
  • O que podemos fazer para ajudar?

O trabalho com os animais do cerrado pode se estender por uma série de atividades que vão desde a observação de imagens até leitura de textos diversos das mais variadas fontes, o que demandará o interesse e a necessidade dos participantes. 

Após o momento de diálogo sobre a preservação do cerrado, organize a turma em duplas e solicite que façam uma propaganda oral para conscientização da comunidade escolar e dos familiares, sobre o que aprenderam. Estipule um tempo para preparação e organização das propagandas e depois registre cada apresentação recorrendo à filmagem. Para isso, cada dupla poderá filmar a sua própria apresentação, utilizando o laptop Classmate através do caminho Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera, este é o caminho para gravar. O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Assista com a turma as gravações e disponibilize para as outras turmas da escola e para os familiares.

Para a finalização do trabalho, é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, o trabalho realizado durante todo o Projeto. Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, para que cada grupo possa elaborar um texto, contendo informações sobre os animais pesquisados, destacando o seu habitat, alimentação e importância para o meio ambiente. Depois, o texto deverá ser trabalhado em sala de aula e divulgado pela escola e aos familiares, a partir de cópias do mesmo, bem como poderá ser disponibilizado na web da escola.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da pesquisa.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Cerrado - Veredas Vídeo
Você sabia? Guardiões da Biosfera: cerrado: bichos em extinção Vídeo
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Cerrado - Ocupação Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Reportagem "A história do cerrado”, site Instituto Ciências Hoje -

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2009/11/a-historia-do-cerrado. Acesso em 16 de março de 2012

 

Sugestões de links para professores:

Reportagem "Floresta e cerrado sob risco de extinção", site Revista Superinteressante -

http://super.abril.com.br/ecologia/floresta-cerrado-risco-extincao-444950.shtml. Acesso em 16 de março de 2012

 

Reportagem "Floresta e cerrado sob risco de extinção", site Ciência à Mão – Portal de Ensino de Ciências –

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=t2k&cod=_ciencias_cie1g36. Acesso em 16 de março de 2012

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Animais do cerrado”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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