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Como é formada a chuva ácida?

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Reconhecer equações de formação de ácidos na chuva ácida;
• Identificar os principais fatores que agravam a chuva ácida;
• Identificar problemas ambientais gerados pela chuva ácida.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Ácidos e Bases;
• Escala de pH;
• Reações de neutralização.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

• Chuva ácida.

Recursos educacionais:

Simulação sobre tema ácidos e bases contextualizando com o tema da chuva ácida: rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso_2005/chuvaacida/qui1_ativ1.swf.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/401/imagens/chu.jpg

 

Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula perguntando aos alunos o que é a chuva ácida. Será que a chuva ácida pode ser perigosa?

Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, explique-lhes que a chuva ácida é formada em função de alguns ácidos que são dissolvidos na água da chuva. Após as explicações divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, peça a eles que iniciem a simulação presente no site do Rived. Diga-lhes que a simulação será orientada pelo professor.
A simulação explica de que maneiras a chuva ácida é formada. No inicio da simulação será necessário informar o nome de um aluno. Depois que o nome for informado a simulação apresenta uma questão problema sobre o lago da cidade. Em seguida apresenta um provável motivo para explicar o ocorrido. Depois apresenta a imagem do lago e de várias nuvens, onde será mostrado o ciclo da água. Nesse ponto, peça aos alunos que observem a escala de pH que existe no canto direito, peça também para que eles cliquem na imagem do livro que se encontra no canto superior direito para obterem informações sobre os ácidos, óxidos e sobre a escala de pH.
Peça aos alunos que anotem o valor final o pH e pergunte-lhes por que o valor do pH está diminuindo. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a água do lago está ficando cada vez mais ácida. Peça para que os alunos prossigam na simulação. Na página seguinte, os alunos deverão clicar nas nuvens e observar o ocorrido. Pergunte a eles o que está acontecendo no interior das nuvens. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que o gás carbônico (CO2) que se encontra na atmosfera, é dissolvido na água das chuvas, formando o ácido carbônico H2CO3, de acordo com a reação a seguir:


H2O(l) + CO2(g) → H2CO3(aq)


Explique aos alunos que o ácido carbônico é útil ao ecossistema, pois participa do processo químico de formação dos solos argilosos. O ácido carbônico reage com o feldspato, formando a argila. É interessante lembrar ainda que o ácido carbônico é um composto instável, desdobrando-se facilmente na natureza novamente em água e dióxido de carbono, ou seja, ocorre a reação inversa:


H2CO3(aq) → H2O(l) + CO2(g)


Explique também que a quantidade de gás carbônico que existe naturalmente na atmosfera não é suficiente para causar chuvas ácidas que causem grandes problemas ao homem e ao meio ambiente.
Após a explicação, peça aos alunos que prossigam na simulação. Na próxima tela, a simulação apresenta a destruição da floresta que beirava o lago, para a instalação de uma fábrica. Novamente, peça para que os alunos observem e anotem o valor do pH. Pergunte-lhes o que está acontecendo com a floresta que beira o lago. Após as indagações dos alunos, peça para eles comparem os valores do pH do lago antes (pH = 5,8) e depois (pH = 2,5) da construção da fábrica. Pergunte por que o valor do pH do lago diminuiu após a instalação da fábrica. Após ouvir-lhes as respostas, explique que a fábrica está lançando na atmosfera os gases dióxido de enxofre (SO2) e óxido de nitrogênio (NO), em grandes quantidades. Peça para que os alunos continuem a simulação e cliquem novamente nas nuvens. Pergunte a eles o que acontece com dióxido de enxofre e com o óxido de nitrogênio ao entrarem em contato com a água da chuva? Após as indagações dos alunos, explique que não só o gás carbônico, mas também outros óxidos reagem com a água para formar ácidos:


SO2(g) + 1/2O2(g) → SO3(g)
SO3 (g) + H2O(l) → H2SO4(aq)

2NO(g) + O2(g) → 2NO2(g)
2NO2(g) + H2O(l) → HNO3(aq) + HNO2(aq)

Esses ácidos se precipita m depois com a água da chuva e, como são ácidos fortes e corrosivos, poluem severamente o ecossistema: rios, lagoas, florestas, mares, têm seu ambiente biológico prejudicado, pois a vida é agredida e ameaçada por esses ácidos. A populaç&ati lde;o humana também sofre efeitos do que se passou a chamar chuva ácida. Explique também que, além da agressão à natureza em si, a chuva ácida deixa suas marcas na arquitetura, em todo o mundo: os ácidos da chuva reagem com a superfície construída, corroendo-a e em alguns casos, até mesmo destruindo algumas de suas partes. A chuva só é considerada ácida quando o seu pH for abaixo de 5,5.
Após as explicações, peça para que os alunos prossigam na simulação. Na tela seguinte eles poderão variar o valor do pH e verificar as alterações ocorridas. Para finalizar a simulação, peça-lhes que respondam as questões propostas no final da simulação e para finalizar a aula peça para os alunos respondam as questões propostas na parte de sistematização da aula.


Sistematizando a aula: (20 min.)

Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão responder às seguintes questões:

Questões

  1. Explique por que a água da chuva tem um caráter ácido.
  2. Por que o pH do lago diminui a medida que a quantidade de chuva aumenta?
  3. Quais os problemas causados pela instalação da fábrica a margem do lago?
  4. Escreva a reação química do dióxido de enxofre e o óxido de nitrogênio com a água.
  5. Quais são os principais fatores que agravam a chuva ácida?
  6. O que pode ser feito para evitar a formação da chuva ácida?


Sugestões de alternativas para o desenvolvimento da aula

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para a turma.


 

Recursos Complementares
Vídeo que simula a chuva ácida em laboratório. Para visualizar este o outros vídeos http://nautilus.fis.uc.pt/bl/conteudos/23/index.html.
Avaliação
A avaliação poderá ser feita através da correção das questões propostas na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • Patricia, Universidade , São Paulo - disse:
    paty_@hotmail.com

    13/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito


  • Maria Regivane teixeira, JOSEFA BRAGA BARROSO EEFM , Ceará - disse:
    regivanneteixeira@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalhar este tema com os alunos utilizando recursos além de didático o tecnológico, é ampliar uma rede de conhecimentos voltado para uma realidade bem próxima deles. Além, é claro, de orientá-lo para os desgastos que a chuva ácida pode proporcionar a natureza depois de priorizarmos os produtos indutrializados.


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