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Projeto: Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sudeste - a gastronomia - UCA

 

05/04/2012

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala e leitura de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura do gênero textual - receita;
  • Realizar receitas culinárias;
  • Organizar dados em gráficos.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, de 4 a 5 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

alunos 

"Professor, o processo de ensino e aprendizagem, fundamentado na Iniciação Científica para as séries iniciais do Ensino Fundamental pressupõe um trabalho dinâmico e interdisciplinar, em que os alunos são os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hipóteses, as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados. Para isso, a atuação do professor enquanto mediador, orientador deste processo é fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos não é significativo. Nas séries iniciais, a metodologia científica não visa apenas o conteúdo trabalhado no projeto, mas ensinar as estratégias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos."

Assim, esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos. É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno separado para o projeto – “Dossiê”,  no intuito de registrar todo o processo de realização do projeto. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

1ª etapa: o que é a metodologia de pesquisa?

Professor, antes de iniciar o projeto de pesquisa com seus alunos e elencar os temas que eles gostariam de pesquisar, é importante explicar o que é a metodologia de pesquisa, para que eles compreendam quais suas etapas e objetivos.

Comece sua aula organizando seus alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o tema, perguntando-lhes, por exemplo:

·O que é pesquisa?

·Quem aqui conhece um pesquisador?

·Algum de vocês já realizou uma pesquisa? Conte como foi esse processo.

·Na opinião de vocês para que se realiza uma pesquisa?

 

Deixe com que eles falem e exponham suas opiniões, pois as crianças trazem seus conhecimentos prévios sobre diferentes assuntos.

Em seguida, conte para eles que a metodologia de pesquisa é um trabalho dinâmico que pode envolver diferentes áreas do conhecimento, no qual eles também são autores, ou seja, participam de todas as etapas do desenvolvimento do projeto de pesquisa: escolhendo um tema de seu interesse para pesquisar ou opinando sobre o tema sugerido pelo professor, problematizando e levantando questões e dúvidas sobre o tema em pesquisa, ou seja, o que gostariam de descobrir, levantando as hipóteses, o que pensam a respeito de suas perguntas, buscando as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados.

Você também poderá providenciar para mostrar aos alunos, um dossiê, no qual estão contidas todas as etapas de um projeto desenvolvido por sua turma anterior ou por outra turma de outro professor.

 

2ª etapa: Escolha do tema

- Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.

1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.

Veja a seguir algumas sugestões de livros e sítios que você poderá utilizar para desencadear o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos:

Livros sobre a Festa Junina

Carnaval e Festas Juninas - Coleção Você Sabia ? Sítio do Picapau Amarelo
   Autor: Mendes, Miguel
   Editora: Globo Editora

Como é bom Festa Junina – Volume I
   Autor: Avi, Ivã Ramon do Amaral
   Editora: Esfera

Como é bom Festa Junina – Volume II
   Autor: Vários
   Editora: Esfera

 

Sitios:

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-sudeste.htm

http://www.grupoescolar.com/buscar/festas_tipicas%20regiao_sudeste

 

No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, o respeito a escolha do outro, dentre outras.

 

Imagem 1: alunos do 1ano "A" da ESEBA na rodinha elencando temas para pesquisa.

rodinha 

Fonte: acervo da autora.

 

menina lapis 

Veja a seguir alguns exemplos de atividades para esse momento realizadas com os alunos do 1º ano da Eseba em 2011.

 

1- Escreva abaixo o nome dos temas de projetos de pesquisa que foram sugeridos pela turma e numere-os:

 

Número

Temas

Número de votos

1

Universo

02

2

Animais marinhos

02

3

Barcos

04

4

Dengue

02

5

Festas típicas

07

6

Relógio

01

7

Borboletas

05

8

Pomar

03

 

 Professor, o gráfico é um importante recurso para tratar as informações e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organização e classificação, por meio da comparação.  Mas, se os seus alunos ainda não têm vivência com gráficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o sítio: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 12/03/2012- para que conheçam. Você poderá utilizar o laptop UCA, mas caso sua escola não faça parte deste projeto, leve revistas, jornais ou leve-os ao laboratório de informática.

 

2 - Represente no gráfico abaixo a quantidade de votos que cada tema recebeu:

   

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 X

 

 

 

 X

 

 X

 

 X

 

 

 

 X

 

 X

 

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 

 X

 X

 X

 x

X

 X

 X

 X

 X

TEMAS

1

2

3

4

5

6

7

8

 

3 - Resolução de situações-problema: Agora responda as questões observando o gráfico:

 

a) Qual o tema mais votado pelos alunos?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual o projeto menos votado?

d) Quais projetos receberam o mesmo número de votos?

e) Em qual sugestão você votou? Por quê?

 

Observação: é importante delimitar com seus alunos a especificidade do que será pesquisado, para que o projeto não seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo. Nesse sentido, a partir do projeto sugerido, FESTAS TÍPICAS, delimitamos com eles, a região que gostariam de estudar, no caso a Sudeste que é onde habitam, e dentro dela a gastronomia, a partir das festas típicas desta região. Assim, no presente projeto, o tema de pesquisa que será desenvolvido é a gastronomia das festas típicas na região Sudeste.

 

Como detonar esse tema com seus alunos?

- Para desenvolver esta pesquisa com seus alunos, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:

- Separe imagens de festas típicas da região Sudeste, como carnaval, festa junina, folia de reis, congado, dentre outras, e leve para a rodinha.

- Leve o globo terrestre para a sala de aula ou um mapa e trabalhe com os alunos a localização geográfica da região Sudeste.

- Caso você já tenha participado de uma festa dessa região, leve fotos ou então questione os alunos sobre algumas festas típicas da região Sudeste, e verifique se eles conhecem alguém dessa região, se já moraram nela, e se já participaram ou conhecem alguém que participou de alguma dessas festas.

- Se você e seus alunos habitam nessa região, retome com eles as festas típicas de sua região e município.

Mostre as imagens e pergunte a eles:

 

  • Como as pessoas se vestem nessas festas?
  • Elas estão felizes?
  • O que elas comem nessas festas?
  • Que tal descobrir um pouco mais sobre esse tema?

 

3ª etapa: Justificando o tema

- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.

- Nesse sentido, questione os alunos sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça para que registrem.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

  1. Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre as “Festas típicas do sudeste: a gastronomia”. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

 

Eu quero estudar sobre a gastronomia das festas típica do Sudeste porque...

 

- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas.

 

4ª etapa: Problematização

- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

- Deixe que eles conversem uns com os outros e em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:

 

Aluno

O quero saber sobre o tema?

Alex

Quais festas típicas ocorrem no Sudeste?

Ana Paula

Que tipo de roupa usamos nas festas típicas do Sudeste?

Angelo

Quais comidas são consumidas em cada festa típica do Sudeste?

Arthur

Por que comemoramos a festa junina?

Bianca

Quais comidas são consumidas na festa junina?

Evellyn

Como se faz bolo de milho?

Gabrielle

Milho é bom para a saúde?

Isabella

Como o milho vira pipoca?

Marcelo

Do que é feito o curau?

Paulo Douglas

Por que na festa junina servem tantos pratos feitos com o milho?

 

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

1 - Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

 

O que eu quero saber sobre a gastronomia das festas típica é...

 

 

 

 

 

5ª etapa: Hipóteses

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Veja um exemplo a seguir:

Questionamento da criança - problema

 

Bianca

Quais comidas encontramos na festa junina?

 

Hipótese da criança sobre seu questionamento?

 

Bianca

Eu acho que na festa junina encontramos milho cozido, pão de queijo, pipoca, canjicada e pé de moleque.

 

Sugestão de atividade para esse momento:

menino tarefa

- Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.

Depois, represente sua hipótese por meio de uma colagem e escrita.

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa

- Para realizar a pesquisa é fundamental definir com os alunos em que meios poderão procurar informações sobre o tema pesquisado. É importante ressaltar com os alunos que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado de checar se as fontes são seguras e verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa.

- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que vocês possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

1. Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

  • Livros
  • Revistas
  • Internet
  • Fotografias
  • Entrevistas
  • Palestras

 2.  Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza?

 

7ª etapa: Execução

- Você irá atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem, na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa. Mas, é necessário inseri-los no processo de decisão, por meio de questionamentos, debates e conversas sobre cada etapa.

 

- Como iniciar a pesquisa?

No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos algumas festas típicas da região Sudeste. Depois, elencamos uma festa típica que despertou maior interesse dos alunos e abordamos a gastronomia da mesma, no caso a festa junina. Lembre-se que o que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

menina lapis

Sugestões de atividades para esse momento:

1) Em rodinha converse com os alunos sobre as festas típicas que eles conhecem da região sudeste. Depois faça uma lista com os nomes das festas para anexar na sala de aula. Como atividade de registro, solicite que façam uma lista com os nomes das festas típicas que foram elencados pela turma.

Lembre-os que a região sudeste é composta pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Se precisar recorra ao mapa ou globo terrestre para mostrar a localização geográfica com os alunos.

 No sítio http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-sudeste.htm, você encontrará informações sobre algumas festas típicas do Sudeste, como por exemplo:

·Carnaval;

·Batuque;

·Samba de lenço;

·Folia de reis ou reisado;

·Congado;

·Ticumbi;

·Dança de São Gonçalo;

· Festa de Iemanjá;

- Veja abaixo imagens de festas típicas do Sudeste:

 

Festa de Iemanjá                                                                                                                    Carnaval

 iemanja carnaval

 

Folia de Reis

fe

Fonte das imagens: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-sudeste.htm

 

2) Oriente-os a realizarem pesquisas na internet, buscando informações e imagens sobre as diferentes festas típicas da região Sudeste. Depois eles poderão ler uns para os outros as informações que encontrarem.

Lembre-se de orientá-los sobre o registro das fontes de pesquisa; qual foi o sítio pesquisado e a data de acesso.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla  Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- Eles também poderão pesquisar em revistas, livros e outros materiais que trouxeram de casa para compor as fontes de pesquisa.

- Em seguida, solicite que cada um produza um texto com suas palavras, contando sobre as informações da festa típica que pesquisou.

 

3) Construa um quadro comparativo com os alunos, retratando as características das festas típicas do Sudeste pesquisadas por eles. Veja um exemplo:

 

FESTA TÍPICA

VESTIMENTA

COMIDAS

BEBIDAS

Carnaval

Fantasias e roupas leves.

Frutas, lanches naturais e leves e outros.

Muita água, água de coco, sucos, refrigerantes e outros.

Festa Junina

Trajes caipiras.

Milho, pipoca, canjicada, pé de moleque, caldos e outros.

Quentão, água e refrigerantes e outros.

Folia de Reis

Coroas e trajes brilhosos.

Galinhada, feijão tropeiro, feijoada, dentre outros.

Refrigerante, água e outros.

  

4) Escolha com sua turma, uma das festas típicas de maior interesse de todos para que se pesquise, enfocando sua gastronomia. Se precisar faça uma votação. No presente projeto, a festa escolhida foi a festa junina.

 

5) Pesquisa Histórica: depois de escolher a festa típica sobre a qual irão aprofundar suas pesquisas, resgate com os alunos a tradição da festa junina, apresentando à turma a origem da celebração e dos costumes.

Para tanto, você poderá pedir que pesquisem em casa com seus familiares e depois socializarem na rodinha.

Ou então, poderá montar um texto expositivo, no qual, irá expor um pouco da história dessa festa tradicional. Explore esse tipo de texto com os alunos, abordando as suas  características, bem como as informações trazidas pelos mesmos. Você também poderá propor uma interpretação a partir do texto abordado.

No sítio http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm, você encontra um pouco mais sobre a história dessa festa típica. 

Sugestão:

 Acesse no sítio http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm um texto sobre a origem da festa junina. Explore o texto com seus alunos

e depois proponha a intepretação de texto. Veja um exemplo abaixo:

 

Interpretação de texto:

·Como se chamava a festa junina no princípio? Por quê?

·O que se comemorava nesse período?

·Por qual país essa festa foi trazida para o Brasil de acordo com historiadores?

·Que influências essa festa recebeu de outros países como a China e a França?

·De acordo com o texto, no mês de junho homenageiam-se quais santos?

·Para que os nordestinos aproveitam a festa?

festa junina

Fonte da imagem: http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/04/festa-junina-2011-musicas-comidas.html

 menino tarefa

6)Tarefa de casa: solicite que os alunos tragam fotos deles participando de uma festa junina.

 

7) Montando um painel: reúna as fotos dos alunos, dialogue com eles na rodinha sobre:

·Vocês se lembram desse momento?

·Como e onde foi?

·Você gostou de se vestir assim?

·O que você comeu nessa festa?

·Você gosta de festa junina? Por quê?

Deixe  que os alunos falem e exponham suas opiniões. Depois monte um painel com as fotos deles para expor na sala.

 

8) Entrevista com familiares: solicite que os alunos realizem uma entrevista com um familiar resgatando com ele conhecimentos e vivencias dos mesmos sobre a festa junina. Veja um exemplo abaixo:

Nome do entrevistado:

Idade:

Roteiro de entrevista

·Você já participou de festa junina?

·Quando foi?

·Onde ela ocorreu?

·Para que você comemora a festa junina?

·O que você vestiu?

·Quais comidas havia?

·E bebidas?

·De qual comida típica de festa junina você mais gosta?

 

9) Socialização da entrevista: deixe que os alunos leiam o resultado das entrevistas na rodinha. Anote no quadro as comidas típicas da festa junina que os pais disseram gostar mais. E marque na frente de seus nomes quantas vezes essa comida foi citada, em seguida proponha a confecção de um gráfico retratando as comidas típicas preferidas dos familiares da turma. Veja abaixo um exemplo:

  

 

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMIDAS TÍPICAS

PAMONHA

CANJICA

PIPOCA

MILHO COZIDO

BISCOITO DE QUEIJO

BOLO DE MILHO

CURAU

 

 

Observe com seus alunos que a maioria dos pratos típicos consumidos na festa junina tem como base de preparo o milho. Para explorar essa questão aborde o texto informativo abaixo:

 

Texto informativo:

 "O fato de junho ser a época da celebração pela colheita do milho, colabora para que o alimento seja o ingrediente principal dos preparos de pratos típicos da Festa Junina, especialmente pela abundância oferecida pelas pequenas e médias propriedades rurais, raízes da cultura caipira."

 

Fonte: Texto adaptado pela professora a partir da reportagem de Sheila Blasques Nobile, publicado na revista Guia Escolar, Ano 1, Nº 2, 2011.

milho

Fonte da imagem: http://www.agrovalor.com.br/2011/noticias/3083-usina-inicia-producao-de-etanol-de-milho

  

10) Palestra com uma nutricionista: que tal convidar uma nutricionista para falar um pouco para os alunos sobre os benefícios do milho para a saúde das pessoas?

- Caso em sua escola tenha uma nutricionista, convide-a com antecedência para que ela possa preparar uma apresentação para os alunos, ou então convide um familiar ou conhecido que seja nutricionista para falar sobre esse alimento.

- Como registro, os alunos poderão fazer um texto relatando o que aprenderam sobre a palestra e fazer um desenho para representar o momento.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint  (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

 

11) Porque o milho vira pipoca?

 Para trabalhar essa questão com seus alunos convide um professor de ciências de sua escola, e leve-os para a cozinha para observarem o que acontece com o milho quando ele é submetido ao calor e a pressão.

- Você também poderá pesquisar com eles na internet utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

No sítio http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/porque-shtml-426103.shtml, você encontra a seguinte explicação:

“Como o milho vira pipoca e por que nem todo milho estoura?
Conteúdos: pressão e propriedades da água em estado gasoso

Essa dúvida pode ocorrer sempre que alguém passa pelo pipoqueiro da escola! Um grão de milho é formado por amido e água, envoltos por uma película. Na panela (ou no microondas), o calor de aproximadamente 200 graus Celsius faz com que as moléculas de água passem para o estado gasoso, provocando sua expansão. Ocorre então uma pressão no interior do grão, que cozinha o amido e estoura a película. Se ela tiver um furinho, o vapor de água escapa durante o aquecimento e o grão não estoura. ”

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/porque-shtml-426103.shtml

Você também encontra essa resposta no sítio: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-milho-vira-pipoca

Nos dois textos encontram-se palavras complexas para o entendimento dos alunos, medie essa situação explicando com suas palavras de forma simples e lúdica para as crianças.

Você poderá levar um saquinho de pipoca e um milho verde e mostrar para os alunos a diferença dos dois. Deixe que peguem e sintam a diferença entre um e outro.

Depois explique que o milho de pipoca tem menos água em seu “corpinho” do que o milho verde. Por isso, quando colocamos o milho de pipoca no fogo dentro da panela, a água que está dentro dele vira uma fumaça (o vapor) e tenta sair de dentro dele, estourando sua casquinha, e o que estava dentro do milho (o amido) vira uma gelatina branca que vai aumentando de tamanho, e vira a pipoca.

Outra sugestão: proponha um trabalho de campo, no qual, os alunos visitarão uma fazenda onde há o cultivo de milho. Dessa forma, proponha que eles investiguem na visita como se cultiva, como cuida e colhe o milho.

Se optar por esta importante atividade, elabore previamente, junto com os alunos um planejamento do trabalho de campo, incluindo etapas como: solicitação de autorização para a visita, autorização da família para ir ao trabalho de campo, agendamento do transporte, roteiro de observação ou entrevista que será realizada.

Eles poderão fotografar esse momento utilizando a Webcam que fica na área de trabalho de seus laptops. Ou então você mesmo poderá fotografar, revelar as fotos e montar um painel para ser exposto no dia da apresentação do projeto.

Ao final lembre-se de elaborar um relatório do trabalho. Além de ser um importante gênero textual ele organiza  e sistematiza as informações pesquisadas.

 

12) Colocando a mão na massa: escolha com seus alunos alguns pratos típicos para serem feitos com a turma, trabalhe o gênero textual receita e o modo de preparo desses pratos.

Os alunos demonstraram maior curiosidade em pratos cujo preparo tem como base o milho. Ao final do projeto farão a barraca do milho para que as pessoas degustem os pratos típicos da festa junina feitos de milho e que eles aprenderam a fazer.

Você poderá realizar várias receitas com as crianças, uma em cada dia, ou então convidar um familiar para vir até a escola ensinar as crianças a fazerem a receita e realizá-la com elas.

Peça os ingredientes da receita para as famílias, se não tiver em sua escola. Ou então a pessoa convidada poderá levar os ingredientes no dia do preparo da receita.

Lembre-se de sempre providenciar a receita para que os alunos leiam e tenham em sua pasta de atividades do projeto de pesquisa.

Veja um exemplo:

- Inicie trabalhando na sala de aula a receita. Aborde as características desse gênero textual, explorando com os alunos para que ele serve e qual a sua finalidade.

- Leia a receita com eles.

 

Trabalhando a receita de bolo de milho

Ingredientes:

·1 lata de milho escorrido

·1 lata de flocos de milho (use a lata para medir)

·4 ovos

·1 vidro de leite de coco (200 ml)

·1 e ½ xícara (chá) de açúcar

·3 colheres de manteiga

·1 colher (sopa) de fermento em pó

·Margarina para untar a forma

·Flocos de milho para polvilhar

Modo de Preparo:

·Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo e coloque numa forma de buraco no meio de 20 cm de diâmetro, untada e polvilhada com flocos de milho. Leve ao forno médio, preaquecido, por 45 min ou até dourar. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 1 hora

 

- Em seguida proponha a resolução de situações-problema a partir da receita:

·Qual a quantidade de milho utilizada na receita?

·Qual a quantidade de manteiga utilizada?

·Para que serve a margarina na receita?

·E os flocos de milho?

·Se a receita rende oito porções, qual deve ser a quantidade de cada ingrediente, se eu quiser fazer a receita para o dobro de alunos?

 

- Depois de explorar os ingredientes e o modo de preparo, leve os alunos para a cozinha e prepare a receita com eles.

- Em seguida degustem o bolo. Fotografem esse momento, utilizando a Webcam que fica na área de trabalho de seus laptops.

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

- Nesse momento do projeto, as crianças deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida elas deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:

 

Aluno

Problema

Hipótese

Conclusão

Paulo Douglas

Por que na festa junina servem tantos pratos feitos com o milho?

Porque milho é muito gostoso

Porque o mês de junho é mês de colheita do milho.

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

- Nessa fase você irá organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresentação cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais característicos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa é socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.

- Nesse projeto, sugerimos uma forma de socialização que envolveu os pais, que foi  a realização de uma feira gastronômica, na qual os alunos decidiram montar uma barraca do milho, ofertando receitas confeccionadas por eles durante o projeto.

Organizando a feira gastronômica: barraca do milho!!!

- Professor, lembre-se de retomar com os alunos as características da festa junina na confecção da barraca. Para tanto, converse com eles sobre:

 

  • Que roupas vamos vestir no dia da apresentação?
  • Como será decorada nossa barraca?
  • Ela será uma barraca do milho, então que tal enfeitarmos com palhas de milho?
  • Quem vai servir cada comida?

 

- Confeccione também com os alunos cartazes com as receitas das comidas que serão servidas, cartazes contando o que descobriram e murais com fotos dos momentos do projeto.

- Divida os alunos em grupos para que cada um tenha a função de apresentar ou explicar algum elemento ou etapa da pesquisa para os pais e visitantes.  Registre este importante momento.

- Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.

Recursos Complementares

Livros sobre a Festa Junina

Carnaval e Festas Juninas - Coleção Você Sabia ? Sítio do Picapau Amarelo
   Autor: Mendes, Miguel
   Editora: Globo Editora

Como é bom Festa Junina – Volume I
   Autor: Avi, Ivã Ramon do Amaral
   Editora: Esfera

Como é bom Festa Junina – Volume II
   Autor: Vários
   Editora: Esfera

Festas Juninas
   Autor: Brandão, Toni
   Editora: Studio Nobel

Brincadeiras na Festa Junina
   Autor: Oshima, Célia / Martinez, Eliane
   Editora: Paulinas

Festas Juninas (livro de culinária)
   Autor: Capuani, Rosalina M.
   Editora: Pancast

Festas e delícias juninas (livro de culinária)
   Autor: Melhoramentos
   Editora: Melhoramentos

Sítios:

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-sudeste.htm

http://www.grupoescolar.com/buscar/festas_tipicas%20regiao_sudeste

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/regiao-sudeste-do-brasil.html

http://regiao-sudeste.info/mos/view/Folclore_Regi%C3%A3o_Sudeste/

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma, observaram e vivenciaram as situações propostas. Analise se compreenderam a história da Festa Junina e ampliaram seu repertório sobre a gastronomia dessa tradição, realizando receitas, e degustando os pratos preparados e se souberam explicar para os visitantes no dia do encerramento do projeto, o que aprenderam. Observe também se interpretaram informações durante as leituras e pesquisas, se respeitaram a fala dos colegas desenvolvendo a habilidade de escuta, se resolveram situações-problema e aprenderam a organizar dados em gráficos.

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