Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A vida das baleias - UCA/Metodologia Científica

 

17/04/2012

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Investigar a vida das baleias;
  • Identificar as características e o modo de viver das baleias;
  • Reconhecer a baleia azul como o maior mamífero existente;
  • Conhecer alguns dos hábitos das baleias e seu comportamento no mar;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 540 minutos – 9 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções do que seja fauna, ambiente aquático, leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, KPresenter do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Para realização das atividades que serão propostas, é necessário que você já tenha trabalhado com os alunos o que é Iniciação Científica. O próprio termo " Iniciação" significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. O Projeto de Pesquisa tem como etapas:

 A escolha do tema está vinculada ao gosto e interesse dos alunos pelo assunto a ser trabalhado. Desenvolver um assunto que não seja do seu agrado tornará a pesquisa um exercício de tortura e sofrimento.

 A etapa seguinte é a problematização, ela é a mola propulsora de todo o Projeto de Pesquisa. São perguntas relacionadas ao tema da investigação e que devem ser elaboradas de uma maneira que se possa respondê-las após a conclusão do estudo proposto no Projeto. O Problema é  elaborado pelos próprios alunos e relacionado ao tema escolhido. Os alunos elaboram um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa.


      Exemplo:
     Tema: A vida das Baleias

      Problema: Qual o peso de uma baleia?

O próximo passo é construir as hipóteses que são as possíveis soluções (respostas) para o problema proposto, as quais devem ser comprovadas ou refutadas por meio de experimentação, coleta e análise de dados.

É de suma importância traçar a justificativa (Por que trabalhar com este tema?) e os objetivos (O que pretendemos aprender com este estudo?).

Na justificativa devem ser enumeradas as razões pelas quais o autor escolheu aquele assunto, isto é o interesse sobre o mesmo.

Tendo em vista a importância dos alunos conhecerem sobre a Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação e especificamente, o tema desta aula, qual seja: “A vida das Baleias” os mesmos deverão demonstrar interesse e curiosidade em descobrir como é a vida das baleias, suas características, modo de viver e comportamento no fundo do mar.

As fontes de pesquisas são onde os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido e quais os recursos utilizarão para responderem suas perguntas. Depois de encontrarem as informações os alunos e demais envolvidos no Projeto deverão levar para a sala de aula para serem socializados e refletidos conjuntamente no decorrer de vários encontros.

Na conclusão comprovamos o que sabíamos, tomando como referência o que descobrimos com os estudos científicos.

 Na  última etapa são elaboradas as referências bibliográficas, que são as fontes de consulta citadas no Projeto (livros, revistas, sites e outros), que utilizamos para desenvolver a pesquisa.

 O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flexível, pronto a ser ele mesmo reconstruído ao longo do próprio caminho empreendido pelo pesquisador.
As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser revisto constantemente, após e durante as pesquisas. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações.

Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informações obtidas. O caderno de Projeto será importante para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do Projeto.

Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinada a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios de seus alunos. Lembramos ainda que a aula: “A vida das Baleias” é um subprojeto do Projeto “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação”.

 

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

RODA DE CONVERSA

Professor, para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.

Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras ações.

 Obras literárias:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-baleias-internet-611926.shtml . Acesso em 18 de março de 2012.

 Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre a temática da aula e a importância da preservação da Fauna Brasileira. Prepare imagens de ambientes aquáticos para discutir com os alunos sobre a importância dos seres vivos que habitam esses lugares e o quanto são importantes para a natureza. Veja alguns exemplos:

 

 animais

Fonte:  http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=6956

 

 plantas aquaticas

Fonte: http://jackdesenhos.arteblog.com.br/173196/PINTURA-EM-PAINEL-FUNDO-DO-MAR-ORCA-BALEIA-GOLFINHO-PEIXES-CORAIS-PAINEIS-PARA-FESTAS-INFANTIS/

  

Levante alguns questionamentos:

  • Quais os animais aparecem na cena?
  • Onde eles vivem?
  • Quais os seus hábitos mais frequentes na natureza?
  • Qual a importância desses animais para a natureza?
  • Todos os seres vivos presentes na imagem são animais?Justifique sua resposta.

 

  Definindo o Tema

A partir da roda de conversa sobre os tipos de animais que vivem nos ambientes citados acima, surgiu a curiosidade dos alunos em saberem sobre a baleia, animal que pode ser encontrado no mar.

Após as discussões proponha, aos alunos, a construção de um Projeto de Pesquisa. Explique à eles, o que é um Projeto. Para isso faça um levantamento dos seus conhecimentos prévios sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ouça suas hipóteses, oriente-os para que consultem o dicionário, a fim de confirmarem o sentido da referida palavra e registrem o significado encontrado, no caderno de Projetos. Se na escola tiver laptops Classmate, oriente os alunos para acessarem o sítio: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php, visando buscarem o significado da palavra Projeto. Esse significado também poderá ser localizado no dicionário existente na sala de aula: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio Junior: dicionário escolar da Língua Portuguesa. 2 Ed. Curitiba: Positivo, 2011.

  

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, retome a temática discutida na aula anterior. Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que serão realizadas diversas atividades algumas delas individualmente e outras em grupo, pois deverão buscar respostas para situações problema.

 JUSTIFICANDO O PROJETO

Caso prefira, organize os alunos em duplas e oriente-os a registrarem, em uma ficha a justificativa no Projeto. Veja alguns exemplos:

   

         Vamos pesquisar sobre a vida das baleias para descobrir o seu peso e tamanho.

  

                       Para pesquisar a quantidade de espécies baleias que existem no mar.

 

                    Vamos descobrir como as baleias nadam e quantos filhotes elas podem ter.

 

                                   Para aprender o que elas preferem comer no fundo do mar.

  Fonte: Acervo da autora

Solicite que os alunos as registrem no caderno de Projeto ou no dossiê e posteriormente as leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma justificativa. Depois, registre na lousa cada justificativa e o nome do aluno que a elaborou.

  

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 PROBLEMATIZANDO

Todo Projeto de Pesquisa deve ter questões a serem respondidas veja alguns exemplos: 

             O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE A VIDA DAS BALEIAS

  • Como as baleias vivem?
  • O que as baleias gostam de comer no fundo do mar?
  • Por que elas soltam água pelas costas?
  • Qual é o seu peso e tamanho?
  • Como elas nadam?
  • Quantos filhotes elas podem ter?
  • Quantas espécies de baleias existem?

Professor, a problematização assim como todas as etapas do Projeto, pode ser registrada no caderno de Projeto em forma de ficha com escrita e ilustrações.

 

LEVANTANDO AS HIPÓTESES

Professor, converse com os alunos sobre o próximo passo, construir as hipóteses que são as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas por meio de observação, experimentação, coleta e análise de dados, dentre outras atividades.

Hipótese é o que sabemos sobre alguma coisa, pode estar certa ou não. Portanto, vamos pesquisar para descobrirmos se nossas hipóteses são verdadeiras ou falsas.

             O QUE JÁ SABEMOS SOBRE A VIDA DAS BALEIAS

  • As baleias vivem no mar.
  • Elas se alimentam de peixes ou animais pequenos.
  • Por que elas bebem muita água do mar.
  • O seu peso é 100 quilos e medem 2 metros.
  • Batendo as nadadeiras e o rabo.
  • 10 filhotes.
  • Existem várias espécies.

 AS FONTES DE PESQUISA

Em seguida, explique aos alunos que para pesquisarmos precisamos buscar as informações sobre o nosso Projeto. E que as fontes de pesquisas são os locais onde os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido. Pergunte aos alunos em quais locais poderão buscar informações sobre o tema do Projeto.

As fontes serão:

  • dicionários
  • livros
  • vídeos
  • entrevistas
  • revistas,
  • fotografias, dentre outros

Professor, o registro deverá ser realizado no caderno de Projeto ou em uma ficha preparada com antecedência.

Na metodologia os alunos irão definir como farão a pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.

  • Descobrir a importância das baleias para a fauna.
  • Destacar as características de cada espécie.
  • Procurar textos informativos que destacam a importância das baleias.
  • Organizar um documentário com as descobertas das pesquisas.
  • Realizar entrevista com um biólogo.
  • Apresentar as descobertas realizadas.

Cronograma

Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar: o que fazer, quando e quem.

QUANDO        O QUE FAZER                                                             QUEM

1º passo:            Escolher o tema do projeto.                              Alunos e professor

2º passo:            Justificar o Projeto.                                              Alunos e professor

                              Definir a metodologia.

                              Montar o cronograma.

3º passo:           Problematizar o tema.                                          Alunos e professor

                            Levantar as hipóteses.

4º passo:          Conhecer o ambiente das baleias.                    Alunos e professor

                         

5º passo:        Providenciar textos informativos                           Alunos e professor

                         e vídeos sobre as características

                        do seu corpo e alimentação.                                      .

 

6º passo:          Providenciar curiosidades e vídeos                     Alunos e professor

                           sobre baleias para a construção de um

                           documentário.

 

7º passo:          Realizar entrevista com um biólogo.                    Alunos e professor

.

8º passo:         Concluir a pesquisa e referências                       Alunos e professor

                          bibliográficas.

 

  9º passo:      Apresentar as   descobertas                                     Alunos, professor, familiares                                                                                                         

                         do projeto para as famílias                                           comunidade escolar.

                         dos alunos e toda a comunidade

                         escolar.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

A temática “A Vida das Baleias perpassa as diversas áreas do conhecimento, constituindo-se instrumento básico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem.

O tema favorece a discussão sobre os animais que são os maiores mamíferos que existem no mar. Esses gigantes aquáticos podem ser encontrados em todos os oceanos e mares da Terra. Para suportar o frio das águas polares, apresentam espessa camada de gordura embaixo da pele.

Professor, disponibilize as imagens abaixo para os alunos e promova uma discussão sobre o ambiente que esses animais vivem e a diversidade das espécies.

 

 baleia jubarte cachalote

                 1. Baleia Jubarte                                                                                                      2. Baleia Anã                                                                         

 

 

orca anã

                       3. Baleia orca                                                                                                     4. Baleia Cachalote

  

1 Imagem:

Fonte: http://istbrasil.blogspot.com.br/2011/08/tem-uma-baleia-querendo-me-engolir.html. Acesso em 12/03/2012.

 

2 Imagem

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38396&op=all. Acesso em 12/03/2012.

 

3 Imagem

 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia/baleia-6.php. Acesso em 12/032012.

 

4 Imagem

 http://www.mundobordado.no.comunidades.net/index.php?pagina=1647759427. Acesso em 12/03/2012.

  

Explorando as Imagens

Professor, converse com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as baleias. Registre as informações em um pequeno texto que poderá ser construído em dupla.

Após o registro, possibilite um momento para que cada dupla realize a leitura do texto para toda a turma.

Agora, é importante que a turma conheça as características de cada espécie.

Pensando nisso, organize com os alunos a atividade de “Para Casa”. Veja o exemplo abaixo:

 

menino 

Pesquise com seus familiares outras espécies existentes de baleias, você poderá utilizar o seu laptop acessando no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: ( Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia/baleia-6.php. Acesso em 12/03/2012.

 Em seguida, elabore um cartaz contendo as informações e imagens coletadas na pesquisa.

  

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

  

Professor, converse com os alunos sobre os aspectos pesquisados em casa com seus familiares, depois organize a turma para cada aluno apresente suas descobertas.

Já que estamos falando das características físicas das baleias, vale dizer que o corpo desses animais é totalmente adaptado para facilitar o movimento dentro d'água. Que tal pesquisarmos as características do seu corpo, alimentação e curiosidades?

 Segue algumas sugestões de sites e livro:

  • Características

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia/baleia-5.php. Acesso em 15/03/2012.

 livro baleia  

 

  • Alimentação

            http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia/baleia-6.php. Acesso em 15/03/2012.

 

  • Curiosidades e espécies

 

http://www.not1.com.br/baleia-jubarte-vida-alimentacao-curiosidades-fotos-da-baleia/. Acesso em 15/03/2012.

 http://www.colegioweb.com.br/biologia/baleia.html

 http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-baleias.html

 

SALERNO, Silvana. Mini Larousse dos Golfinhos e Baleias. Editora Larousse do Brasil. São Paulo, 2005.

livro baleia

Fonte: Acervo da autora

 Descrição do Livro: O pequeno leitor vivenciará uma verdadeira aventura pelos mares, mergulhando no curioso mundo dos animais tão especiais e descobrirá, de forma, didática e divertida as características, curiosidades e modo de vida das Baleias, Golfinhos, Orcas e Cachalotes.

  

Em seguida, oriente os alunos para que em duplas registrem no caderno de Projeto o que descobriram sobre as características das baleias.

Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: Conhecendo as características das Baleias.

Ao terminar, salve em um pendrive e imprima os trabalhos que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados pela escola.

Para finalizar a atividade disponibilize uma cópia do texto para uma leitura juntamente com os alunos, ele traz informações das características das baleias.

  

Leitura do texto informativo

Algumas características...

Na classificação animal, as baleias são mamíferos pertencentes à classe dos Cetáceos. Sobem constantemente a superfície para respirar porque não têm guelras como os peixes.

Algumas espécies medem mais de 10 metros de comprimento, têm o corpo coberto por uma camada de gordura que é fundamental para manter a temperatura do corpo e a armazenar energia. Seu esqueleto é muito semelhante ao dos mamíferos terrestres de grande porte como, por exemplo, o elefante.

Emitem sons característicos que funcionam para comunicação entre elementos do grupo e também como sonar para ter noção de distâncias.

  

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/baleias.html. Acesso em 16/03/2012.

 

Após exploração da leitura, solicite que os alunos colem o texto, no caderno de Projeto e utilizem um lápis de cor para destacar/sublinhar as informações principais. Veja o modelo de registro a seguir:

Destaque as ideias principais no texto, sublinhando-as com um lápis de cor.

  

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, retome as discussões do Projeto sobre as curiosidades e as descobertas a respeito das baleias. Auxilie os alunos a acessarem no programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos para que assistam à alguns documentários:

 documentário

http://www.youtube.com/watch?v=08qO08gr25g&feature=endscreen&NR=1. Acesso em 16/03/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=5GYD5nT_Du8. Acesso em 16/03/2012.

 Em seguida, converse com a turma sobre as curiosidades apresentadas nos documentários. Explique aos alunos o que é um Documentário. Para isso faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que entendem pela palavra documentário. Ouça suas hipóteses, peça que consultem o dicionário para confirmar o sentido da referida palavra .Utilizando o laptop Classmate também poderão buscar o significado da palavra documentário, acessando o sítio: http://www.dicio.com.br/documentario/. ( Acesso em 16/03/2012).

  

Professor, se preferir, organize os alunos em grupos e elabore um documentário  sobre " A Vida das Baleias" utilizando o programa KPresenter do laptop Classmate, seguindo os comandos a seguir:          ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação).

Ao abrir o programa escolha a opção “Apresentações na Tela” e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.

Para inserir um título ao slide dê um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “VIDA DAS BALEIAS”.

Insira um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clique em OK.

Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do próximo, exemplos:

Características das Baleias; Alimentação; Curiosidades; Comportamento; Espécies de Baleias.

Agora você deverá orientar os alunos para inserirem as imagens de acordo com o tema de cada slide. Sugerimos que abram o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e digitem o sítio www.google.com.br  a seguir digitem: Diversas espécies e cliquem em imagem e depois em pesquisar, selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário.

Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagem espécies) e escolham a imagem que representa o tema, nesse caso, exemplificado, imagem de várias espécies, apertem OK e cliquem com o mouse dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente.

Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides.

Assim que terminarem, salvem o arquivo: cliquem em aba arquivo > salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente.

Para visualizar as apresentações cliquem na aba apresentação > iniciar

Professor, caminhe pela sala de aula e ajude os grupos a formularem frases coesas contendo com objetividade todos os detalhes da observação.

Em seguida, organize um momento para que todos os grupos apresentem e comentem sobre os seus documentários.

 

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, faça um levantamento com a turma sobre quem conhece um biólogo, para convidá-lo para uma entrevista na  sala de aula.  Organize com os alunos um roteiro de perguntas para a realização da entrevista.

 

Segue abaixo o modelo criado, em 2010, com os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA.

 entrevista

Nome do entrevistado:____________________________________________________

Data____/____/____                                                         Horário:__________________

  

  1. Onde e em que você trabalha?
  2. Nosso projeto é “A Vida das Baleias”, o que você sabe a respeito da alimentação das baleias? O que elas comem?
  3. Qual é a espécie que possui a maior baleia?
  4. Como elas fazem para respirar embaixo da água?
  5. As baleias são perigosas aos seres humanos?
  6. Você sabe qual é o peso e o tamanho de uma baleia?
  7. Você já cuidou ou teve algum contato com  baleia? Conte como foi.
  8. Como a baleia se comunica?
  9. Quantos filhotes a baleia pode ter por gestação?
  10. O que podemos fazer para preservar o ambiente das baleias?

 Fonte: Acervo da autora  

A partir da entrevista, elabore com os alunos um pequeno texto coletivo com as informações coletadas. Solicite aos alunos que o copie no caderno de Projeto.

  

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 CONCLUINDO A PESQUISA

Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido: características; ambiente onde vivem as baleias e comportamento com a  natureza e o quanto é fundamental a defesa da preservação das baleias em seu ambiente.

Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da pesquisa. Veja o exemplo:

Nosso Projeto já está chegando a etapa final, é bom saber tudo que você aprendeu e a que conclusões chegou.

Para isso, lembre – se de que sua problematização era:

 

O que as baleias gostam de comer no fundo do mar?

  

Conclusões:

Aprendemos que para se alimentarem, as baleias abrem a boca e nadam  para a frente pegando peixes, crustáceos e plâncton.

A gora é o momento de cumprir a última etapa da pesquisa, que é a indicação das referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a pesquisa. Os alunos deverão coletar as referências utilizadas no decorrer do Projeto.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Concluída a pesquisa é chegado o momento de “Socializar seus resultados” para comunidade escolar. Convide os  familiares dos seus alunos para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação, juntamente com os alunos, agende a data e horários e providencie os materiais que julgar necessários.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

  •  Sugestões de aula de baleia

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-baleias-internet-611926.shtml. Acesso em 18/03/2012.

  •  Livros de obras literárias

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-baleias-internet-611926.shtml. Acesso em 18/03/ 2012.

  •  Artigo - Introdução sobre as baleias

http://ciencia.hsw.uol.com.br/baleias.htm. Acesso em 18/03/2012.

 

Sugestões de links para alunos:

  •  Ecologia - Curiosidades e características da baleia franca

 http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=11277&action=geral. Acesso em 18/03/2012.

  •  História Infantil – A Baleia Azul

http://umahistoria.no.sapo.pt/historia10.htm Acesso em 05/04/2012.

Avaliação

              Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com referência direta com o aluno ou grupo.                                                                                                                                                                                                                                                  Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projeto de Iniciação Cientifica e se, quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.