17/04/2012
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções do que seja fauna, ambiente aquático, leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, KPresenter do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Para realização das atividades que serão propostas, é necessário que você já tenha trabalhado com os alunos o que é Iniciação Científica. O próprio termo " Iniciação" significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. O Projeto de Pesquisa tem como etapas:
A escolha do tema está vinculada ao gosto e interesse dos alunos pelo assunto a ser trabalhado. Desenvolver um assunto que não seja do seu agrado tornará a pesquisa um exercício de tortura e sofrimento.
A etapa seguinte é a problematização, ela é a mola propulsora de todo o Projeto de Pesquisa. São perguntas relacionadas ao tema da investigação e que devem ser elaboradas de uma maneira que se possa respondê-las após a conclusão do estudo proposto no Projeto. O Problema é elaborado pelos próprios alunos e relacionado ao tema escolhido. Os alunos elaboram um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa.
Exemplo:
Tema: A vida das Baleias
Problema: Qual o peso de uma baleia?
O próximo passo é construir as hipóteses que são as possíveis soluções (respostas) para o problema proposto, as quais devem ser comprovadas ou refutadas por meio de experimentação, coleta e análise de dados.
É de suma importância traçar a justificativa (Por que trabalhar com este tema?) e os objetivos (O que pretendemos aprender com este estudo?).
Na justificativa devem ser enumeradas as razões pelas quais o autor escolheu aquele assunto, isto é o interesse sobre o mesmo.
Tendo em vista a importância dos alunos conhecerem sobre a Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação e especificamente, o tema desta aula, qual seja: “A vida das Baleias” os mesmos deverão demonstrar interesse e curiosidade em descobrir como é a vida das baleias, suas características, modo de viver e comportamento no fundo do mar.
As fontes de pesquisas são onde os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido e quais os recursos utilizarão para responderem suas perguntas. Depois de encontrarem as informações os alunos e demais envolvidos no Projeto deverão levar para a sala de aula para serem socializados e refletidos conjuntamente no decorrer de vários encontros.
Na conclusão comprovamos o que sabíamos, tomando como referência o que descobrimos com os estudos científicos.
Na última etapa são elaboradas as referências bibliográficas, que são as fontes de consulta citadas no Projeto (livros, revistas, sites e outros), que utilizamos para desenvolver a pesquisa.
O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flexível, pronto a ser ele mesmo reconstruído ao longo do próprio caminho empreendido pelo pesquisador.
As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser revisto constantemente, após e durante as pesquisas. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações.
Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informações obtidas. O caderno de Projeto será importante para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do Projeto.
Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinada a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios de seus alunos. Lembramos ainda que a aula: “A vida das Baleias” é um subprojeto do Projeto “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação”.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.
Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas, dentre outras ações.
Obras literárias:
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-baleias-internet-611926.shtml . Acesso em 18 de março de 2012.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre a temática da aula e a importância da preservação da Fauna Brasileira. Prepare imagens de ambientes aquáticos para discutir com os alunos sobre a importância dos seres vivos que habitam esses lugares e o quanto são importantes para a natureza. Veja alguns exemplos:
Fonte: http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=6956
Levante alguns questionamentos:
A partir da roda de conversa sobre os tipos de animais que vivem nos ambientes citados acima, surgiu a curiosidade dos alunos em saberem sobre a baleia, animal que pode ser encontrado no mar.
Após as discussões proponha, aos alunos, a construção de um Projeto de Pesquisa. Explique à eles, o que é um Projeto. Para isso faça um levantamento dos seus conhecimentos prévios sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ouça suas hipóteses, oriente-os para que consultem o dicionário, a fim de confirmarem o sentido da referida palavra e registrem o significado encontrado, no caderno de Projetos. Se na escola tiver laptops Classmate, oriente os alunos para acessarem o sítio: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php, visando buscarem o significado da palavra Projeto. Esse significado também poderá ser localizado no dicionário existente na sala de aula: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio Junior: dicionário escolar da Língua Portuguesa. 2 Ed. Curitiba: Positivo, 2011.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a temática discutida na aula anterior. Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que serão realizadas diversas atividades algumas delas individualmente e outras em grupo, pois deverão buscar respostas para situações problema.
Caso prefira, organize os alunos em duplas e oriente-os a registrarem, em uma ficha a justificativa no Projeto. Veja alguns exemplos:
Vamos pesquisar sobre a vida das baleias para descobrir o seu peso e tamanho. |
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Fonte: Acervo da autora
Solicite que os alunos as registrem no caderno de Projeto ou no dossiê e posteriormente as leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma justificativa. Depois, registre na lousa cada justificativa e o nome do aluno que a elaborou.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Todo Projeto de Pesquisa deve ter questões a serem respondidas veja alguns exemplos:
O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE A VIDA DAS BALEIAS
Professor, a problematização assim como todas as etapas do Projeto, pode ser registrada no caderno de Projeto em forma de ficha com escrita e ilustrações.
LEVANTANDO AS HIPÓTESES
Professor, converse com os alunos sobre o próximo passo, construir as hipóteses que são as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas por meio de observação, experimentação, coleta e análise de dados, dentre outras atividades.
Hipótese é o que sabemos sobre alguma coisa, pode estar certa ou não. Portanto, vamos pesquisar para descobrirmos se nossas hipóteses são verdadeiras ou falsas.
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE A VIDA DAS BALEIAS
AS FONTES DE PESQUISA
Em seguida, explique aos alunos que para pesquisarmos precisamos buscar as informações sobre o nosso Projeto. E que as fontes de pesquisas são os locais onde os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido. Pergunte aos alunos em quais locais poderão buscar informações sobre o tema do Projeto.
As fontes serão:
Professor, o registro deverá ser realizado no caderno de Projeto ou em uma ficha preparada com antecedência.
Na metodologia os alunos irão definir como farão a pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.
Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar: o que fazer, quando e quem.
QUANDO O QUE FAZER QUEM
1º passo: Escolher o tema do projeto. Alunos e professor
2º passo: Justificar o Projeto. Alunos e professor
Definir a metodologia.
Montar o cronograma.
3º passo: Problematizar o tema. Alunos e professor
Levantar as hipóteses.
4º passo: Conhecer o ambiente das baleias. Alunos e professor
5º passo: Providenciar textos informativos Alunos e professor
e vídeos sobre as características
do seu corpo e alimentação. .
6º passo: Providenciar curiosidades e vídeos Alunos e professor
sobre baleias para a construção de um
documentário.
7º passo: Realizar entrevista com um biólogo. Alunos e professor
.
8º passo: Concluir a pesquisa e referências Alunos e professor
bibliográficas.
9º passo: Apresentar as descobertas Alunos, professor, familiares
do projeto para as famílias comunidade escolar.
dos alunos e toda a comunidade
escolar.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
A temática “A Vida das Baleias” perpassa as diversas áreas do conhecimento, constituindo-se instrumento básico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem.
O tema favorece a discussão sobre os animais que são os maiores mamíferos que existem no mar. Esses gigantes aquáticos podem ser encontrados em todos os oceanos e mares da Terra. Para suportar o frio das águas polares, apresentam espessa camada de gordura embaixo da pele.
Professor, disponibilize as imagens abaixo para os alunos e promova uma discussão sobre o ambiente que esses animais vivem e a diversidade das espécies.
1. Baleia Jubarte 2. Baleia Anã
3. Baleia orca 4. Baleia Cachalote
1 Imagem:
Fonte: http://istbrasil.blogspot.com.br/2011/08/tem-uma-baleia-querendo-me-engolir.html. Acesso em 12/03/2012.
2 Imagem
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38396&op=all. Acesso em 12/03/2012.
3 Imagem
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia/baleia-6.php. Acesso em 12/032012.
4 Imagem
http://www.mundobordado.no.comunidades.net/index.php?pagina=1647759427. Acesso em 12/03/2012.
Professor, converse com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as baleias. Registre as informações em um pequeno texto que poderá ser construído em dupla.
Após o registro, possibilite um momento para que cada dupla realize a leitura do texto para toda a turma.
Agora, é importante que a turma conheça as características de cada espécie.
Pensando nisso, organize com os alunos a atividade de “Para Casa”. Veja o exemplo abaixo:
Pesquise com seus familiares outras espécies existentes de baleias, você poderá utilizar o seu laptop acessando no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: ( Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia/baleia-6.php. Acesso em 12/03/2012.
Em seguida, elabore um cartaz contendo as informações e imagens coletadas na pesquisa.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre os aspectos pesquisados em casa com seus familiares, depois organize a turma para cada aluno apresente suas descobertas.
Já que estamos falando das características físicas das baleias, vale dizer que o corpo desses animais é totalmente adaptado para facilitar o movimento dentro d'água. Que tal pesquisarmos as características do seu corpo, alimentação e curiosidades?
Segue algumas sugestões de sites e livro:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia/baleia-5.php. Acesso em 15/03/2012.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/baleia/baleia-6.php. Acesso em 15/03/2012.
http://www.not1.com.br/baleia-jubarte-vida-alimentacao-curiosidades-fotos-da-baleia/. Acesso em 15/03/2012.
http://www.colegioweb.com.br/biologia/baleia.html
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-baleias.html
SALERNO, Silvana. Mini Larousse dos Golfinhos e Baleias. Editora Larousse do Brasil. São Paulo, 2005.
Fonte: Acervo da autora
Descrição do Livro: O pequeno leitor vivenciará uma verdadeira aventura pelos mares, mergulhando no curioso mundo dos animais tão especiais e descobrirá, de forma, didática e divertida as características, curiosidades e modo de vida das Baleias, Golfinhos, Orcas e Cachalotes.
Em seguida, oriente os alunos para que em duplas registrem no caderno de Projeto o que descobriram sobre as características das baleias.
Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: Conhecendo as características das Baleias.
Ao terminar, salve em um pendrive e imprima os trabalhos que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados pela escola.
Para finalizar a atividade disponibilize uma cópia do texto para uma leitura juntamente com os alunos, ele traz informações das características das baleias.
Na classificação animal, as baleias são mamíferos pertencentes à classe dos Cetáceos. Sobem constantemente a superfície para respirar porque não têm guelras como os peixes.
Algumas espécies medem mais de 10 metros de comprimento, têm o corpo coberto por uma camada de gordura que é fundamental para manter a temperatura do corpo e a armazenar energia. Seu esqueleto é muito semelhante ao dos mamíferos terrestres de grande porte como, por exemplo, o elefante.
Emitem sons característicos que funcionam para comunicação entre elementos do grupo e também como sonar para ter noção de distâncias.
Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/baleias.html. Acesso em 16/03/2012.
Após exploração da leitura, solicite que os alunos colem o texto, no caderno de Projeto e utilizem um lápis de cor para destacar/sublinhar as informações principais. Veja o modelo de registro a seguir:
Destaque as ideias principais no texto, sublinhando-as com um lápis de cor.
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome as discussões do Projeto sobre as curiosidades e as descobertas a respeito das baleias. Auxilie os alunos a acessarem no programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos para que assistam à alguns documentários:
http://www.youtube.com/watch?v=08qO08gr25g&feature=endscreen&NR=1. Acesso em 16/03/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=5GYD5nT_Du8. Acesso em 16/03/2012.
Em seguida, converse com a turma sobre as curiosidades apresentadas nos documentários. Explique aos alunos o que é um Documentário. Para isso faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que entendem pela palavra documentário. Ouça suas hipóteses, peça que consultem o dicionário para confirmar o sentido da referida palavra .Utilizando o laptop Classmate também poderão buscar o significado da palavra documentário, acessando o sítio: http://www.dicio.com.br/documentario/. ( Acesso em 16/03/2012).
Professor, se preferir, organize os alunos em grupos e elabore um documentário sobre " A Vida das Baleias" utilizando o programa KPresenter do laptop Classmate, seguindo os comandos a seguir: ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação).
Ao abrir o programa escolha a opção “Apresentações na Tela” e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.
Para inserir um título ao slide dê um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “VIDA DAS BALEIAS”.
Insira um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clique em OK.
Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do próximo, exemplos:
Características das Baleias; Alimentação; Curiosidades; Comportamento; Espécies de Baleias.
Agora você deverá orientar os alunos para inserirem as imagens de acordo com o tema de cada slide. Sugerimos que abram o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e digitem o sítio www.google.com.br a seguir digitem: Diversas espécies e cliquem em imagem e depois em pesquisar, selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário.
Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagem espécies) e escolham a imagem que representa o tema, nesse caso, exemplificado, imagem de várias espécies, apertem OK e cliquem com o mouse dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente.
Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides.
Assim que terminarem, salvem o arquivo: cliquem em aba arquivo > salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente.
Para visualizar as apresentações cliquem na aba apresentação > iniciar
Professor, caminhe pela sala de aula e ajude os grupos a formularem frases coesas contendo com objetividade todos os detalhes da observação.
Em seguida, organize um momento para que todos os grupos apresentem e comentem sobre os seus documentários.
7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, faça um levantamento com a turma sobre quem conhece um biólogo, para convidá-lo para uma entrevista na sala de aula. Organize com os alunos um roteiro de perguntas para a realização da entrevista.
Segue abaixo o modelo criado, em 2010, com os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA.
Nome do entrevistado:____________________________________________________ Data____/____/____ Horário:__________________
|
Fonte: Acervo da autora
A partir da entrevista, elabore com os alunos um pequeno texto coletivo com as informações coletadas. Solicite aos alunos que o copie no caderno de Projeto.
8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido: características; ambiente onde vivem as baleias e comportamento com a natureza e o quanto é fundamental a defesa da preservação das baleias em seu ambiente.
Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da pesquisa. Veja o exemplo:
Nosso Projeto já está chegando a etapa final, é bom saber tudo que você aprendeu e a que conclusões chegou.
Para isso, lembre – se de que sua problematização era:
O que as baleias gostam de comer no fundo do mar? |
Conclusões:
Aprendemos que para se alimentarem, as baleias abrem a boca e nadam para a frente pegando peixes, crustáceos e plâncton.
A gora é o momento de cumprir a última etapa da pesquisa, que é a indicação das referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a pesquisa. Os alunos deverão coletar as referências utilizadas no decorrer do Projeto.
9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Concluída a pesquisa é chegado o momento de “Socializar seus resultados” para comunidade escolar. Convide os familiares dos seus alunos para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação, juntamente com os alunos, agende a data e horários e providencie os materiais que julgar necessários.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-baleias-internet-611926.shtml. Acesso em 18/03/2012.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-baleias-internet-611926.shtml. Acesso em 18/03/ 2012.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/baleias.htm. Acesso em 18/03/2012.
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=11277&action=geral. Acesso em 18/03/2012.
http://umahistoria.no.sapo.pt/historia10.htm Acesso em 05/04/2012.
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