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Escola e Democracia: como é a cidadania no contexto escolar?

 

16/04/2012

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Filosofia Relações de poder e democracia
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a cidadania na escola na perspectiva dos papéis de cada sujeito inserido nessa instituição;
  • Identificar a concepção de cidadania da comunidade escolar (professores, técnicos, pais, alunos e direção) a partir de uma pesquisa de iniciação científica;
Duração das atividades
16 aulas de 50 minutos / 800 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre pesquisa científica: tema, problemas, objetivos, metodologia.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2: Identificação do conhecimento dos alunos sobre cidadania.

1. O professor iniciará a aula com apresentação de uma charge. O objetivo é motivar os alunos com relação ao tema de pesquisa que será apresentado logo após a discussão da charge:

Sugestão de Charge:

(clique na imagem abaixo para assistir)

imagem charge 1   http://charges.uol.com.br/2011/03/18/cotidiano-e-com-a-onda-de-arrastoes/, acesso em 21/03/2012

Com a charge acima é possível debater com os alunos como a ausência de compromisso social e a questão da violência nas cidades estão banalizados. Nesse vídeo, aparece a situação de concorrência entre assaltantes (banalização da violência), e da forma como o maitre do restaurante reage (aceitando suborno). 

Deve ficar claro para os alunos que estes, e outros elementos em destaque, compõem a discussão de cidadania.

2. Em seguida, realizar uma dinâmica para identificar e registrar o conhecimento da turma sobre o conceito de cidadania.

O professor deve criar um quadro para preencher com as "categorias", ou palavras-chaves que aparecem nas falas dos alunos.

Sugestão de dinâmica técnica brainstorming ou "tempestade de ideias". Veja explicação da técnica clicando nos links abaixo:

Sugestão de sites com explicação da técnica brainstorming:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming, acesso em 21/03/2012

http://educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm, acesso em 21/03/2012

Sugestão de modelo para o quadro do conceito da turma sobre cidadania:

CONCEITO DA TURMA SOBRE CIDADANIA
Categoria 1 Ex: "responsabilidade", "dever social", "denunciar crimes"
Categoria 2 Ex: "votar"
Categoria 3 Ex: "ajudar o próximo"
Categoria 4 Ex: "não jogar lixo no chão"
Categoria 5 Ex: "pagar impostos"

 

3. Em seguida, exibir um vídeo sobre "exercício de cidadania" com o objetivo de aproximar o conceito da realidade dos alunos:

Sugestão de vídeo:

Esse vídeo permite deixar claro que existem formas viáveis de crianças e adolescentes exercerem cidadania.

 

 

No entanto, o professor, juntamente com os alunos, deve questionar: será que o conceito de cidadania já está claro para turma?

4. Uma estratégia de ensino, lúdica e consistente de tirar a dúvida acima é utilizando um Quiz on line.

O professor deve indicar um quiz on line para os alunos jogarem: vamos jogar o Quiz da Cidadania?

Sugestão de Quiz sobre Cidadania:

imagem quiz

Fonte: Google Imagens (clique aqui para acessar link da imagem)

Sugestão de site para construção de quiz on line:

http://www.xisde.com.br, acesso em 21/03/2012

 

Aula 3. Cidadania na escola: complementando o quadro do conceito.

1. O professor dialogará com a turma revelando que, após o preenchimento do quadro, e ao verem os resultados do Quiz, todos terão uma noção, dentro do grupo, de que o conhecimento sobre cidadania ainda pode ser ampliado.

Esclareça que, quando buscamos ampliar conhecimentos, ou responder perguntas complexas, podemos fazer isso mediante uma atividade chamada pesquisa científica.

Além da pergunta "o que é cidadania", podemos questionar "o que é cidadania na escola?". Em seguida indague-os: alguém sabe responder esta pergunta? Será que existe uma cidadania específica da escola?

Repita a técnica "tempestade de ideias" para registro das respostas. Comunique à turma que complementaremos o quadro da aula anterior, só que, desta vez, com os conhecimentos dos alunos sobre cidadania na escola.

Sugestão de quadro completo:

Conceito de Cidadania Conceito de Cidadania na Escola
Categoria 1         Ex: "responsabilidade", "dever social", "denunciar crimes"  "estudar", "fazer tarefas"                                  
Categoria 2 Ex: "votar" "respeitar os colegas", "respeitar professores"
Categoria 3 Ex: "ajudar o próximo" "cumprir as normas da escola"
Categoria 4 Ex: "não jogar lixo no chão" "votar quando tem eleição da direção"
Categoria 5 Ex: "pagar impostos" "ajudar quando colegas, professores ou a escola precisa"

 

2. Em seguida o professor convidará a turma para uma pesquisa exploratória sobre Cidadania na escola.

O professor explicar o que é pesquisa exploratória.

´pesquisa exploratória

Fonte: Google Imagens, acesso em 22/03/2012

Veja sugestão de sites e referências sobre pesquisa exploratória abaixo:

Sugestão de sites e material para alunos acessarem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_explorat%C3%B3ria,

http://www.oficinadapesquisa.com.br/_OF.TIPOS_PESQUISA.PDF,

http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf,

Sugestão de site com referencial teórico para o professor:

http://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/viewFile/11638/6840..,

 

3. Imediatamente, dividirá a turma em 04 grupos, para facilitar o cumprimento das tarefas.

 

Aula 4, 5 e 6: Elaboração do Projeto de Pesquisa

1. Explicar à turma a importância de elaborar um projeto de pesquisa, na perspectiva da organização do processo de investigação.

Em seguida, o professor deve dialogar com a turma sobre "pesquisa científica"  e construção de projetos.

Caso seja necessário, explicar cada parte que compõe um projeto, antes de iniciar a construção do mesmo. Como referência de metodologia de pesquisa, especificamente sobre elementos do projeto sugerimos o site abaixo:

Sugestão de site que aborda os elementos do projeto de pesquisa  (para os alunos acessarem):

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm, acesso em 21/03/2012

Sugestão de guia prático de metodologia de pesquisa sobre projetos (para o professor acessar):

http://www.ufop.br/demet/metodologia.pdf, acesso em 21/03/2012

2. Na aula seguinte, o professor conduzirá a construção coletiva de um projeto.

É importante garantir que, pelo menos, os seguintes pontos sejam definidos:

- TEMA

- PROBLEMA

- OBJETIVOS

- METODOLOGIA

3. Na próxima aula concluir o projeto de pesquisa, e anunciar que nossa próxima etapa será o levantamento do "estado da arte" do tema.

Explicar o que significa "estado da arte", e comunicar o que faremos já na próxima aula.

Sugestão de sites sobre "estado da arte" para o professor acessar:

http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf, acesso em 21/03/2012

http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4365, acesso em 21/03/2012

 

Aula 6, 7, 8, 9: Identificação do "estado da arte": o que já existe sobre os temas

1. Nessa aula, o professor solicitará à turma que selecionem artigos e sites que abordem os temas cidadania (de maneira geral) e cidadania na escola.

Sugestão de organização dos grupos na coleta das fontes:

Levantamento das fontes pelos grupos
Grupo 1 Fontes para o tema Cidadania
Grupo 2 Fontes para o tema Cidadania na Escola
Grupo 3 Fontes para o tema Cidadania
Grupo 4 Fontes para o tema Cidadania na Escola

Os grupos iniciarão a coleta dessas fontes nessa aula e concluirão na próxima.

2. Na aula seguinte, iniciar a construção de um texto que explique: o que é cidadania. Esta tarefa será coordenada pelos grupos 1 e 3, já que foram eles que buscaram as fontes deste tema. Eles socializarão as informações com o restante dos grupos, que se organizarão, para que, nesta aula, cada equipe de pesquisadores produza um texto. O professor recolherá os textos e fará uma síntese para próxima aula.

Obs: É importante frisar com os alunos que, a divisão de temas em grupos é meramente didática, pois todos deverão tomar conhecimento do conteúdo trabalhado por outros grupos, daí a necessidade da dinâmica da aula.

3. Nessa aula, o professor apresentará a síntese, e os alunos (em diálogo aberto) terão oportunidade de complementar essa pequena revisão de literatura.

Informar que estes estudos deverão ser contínuos até o final  da pesquisa, e, quem não contribuiu com a complementação naquela aula, eventualmente poderá fazê-lo durante o processo de pesquisa.

4. Em outro momento, será a vez da construção do texto sobre Cidadania na Escola. Tarefa coordenada, em sala de aula, pelos grupos 2 e 4. Cada grupo também será responsável por um texto e, o professor recolherá as produções e fará uma síntese para próxima aula.

5. Apresentação da última síntese, sobre Cidadania na Escola.

 

Aula 10 - "Iniciação à Pesquisa documental": nossas "Cartas Oficiais"

1. O professor dialogará com os alunos sobre seus papéis sociais na instituição escolar. Questione-os a partir das perguntas abaixo:

a) Você sabe quais são seus deveres como estudante?

b) Tem conhecimento dos seus direitos em relação à escola?

c) Você sabe onde estão previstos seus direitos e deveres?

d) Será que seus direitos e deveres restringem-se ao que está escrito em algum documento oficial?

O objetivo é motivá-los a buscar mais informações sobre seus papéis sociais na escola: direitos e deveres.

Obs: Com relação à pergunta do item "d", o ganho seria maior com uma discussão sobre "valores éticos" com professor da área de Filosofia.

2. Solicitar que os grupos invistam, neste momento, na leitura e análise de dois documentos importantes:

Estatuto da Criança e do Adolescente  - Artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Fonte: Google Imagens (clique para link)

 

 

regimento escolar  - Artigos do Regimento Interno da Escola

Fonte: Google Imagens (clique para acessar link)

 

Obs.: Dependendo da faixa etária da turma a leitura na íntegra dos documentos supracitados pode ser inviável. Será necessário, portanto, que o professor faça uma apresentação geral dos mesmos (exposição oral), e selecione alguns artigos para os alunos tomarem conhecimento e analisarem o conteúdo dos documentos.

Nesse momento, seria interessantíssimo, um trabalho em parceria com outros colegas de áreas diferentes (história, sociologia, etc.) e outros profissionais que não fazem parte da escola (entrevistas com advogados, membros do Conselho Tutelar, etc.).

Complementar o quadro de síntese do referencial teórico, com informações dessa "pesquisa documental" realizado com os documentos oficiais.

Sugestão:

Levantamento das fontes documentais
Grupo 1 ECA
Grupo 2 Regimento Escolar
Grupo 3 ECA
Grupo 4 Regimento Escolar

3. No próximo encontro, cada grupo irá discutir suas percepções sobre os artigos dos documentos oficiais estudados. O professor fará o registro dos artigos desses documentos que a turma aprovou como fundamentais para constar como referências dos "direitos e deveres" associados à discussão da Cidadania na escola. Assim como, esses mesmos artigos deverão constar do relatório final da pesquisa.

Aula 11, 12 e 13: Construção do instrumento de coleta de dados empíricos: roteiro de entrevistas

1. Informar aos alunos que, diante dos conhecimentos já adquiridos sobre o tema "Cidadania na Escola", falta apenas conhecer as percepções dos sujeitos que vivem essa cidadania na prática: representantes da comunidade escolar. No entanto, é preciso elencar perguntas relevantes a serem feitas aos entrevistados.

O professor dirá que, neste momento, faremos uma entrevista semi estruturada, ou seja, contendo questões fechadas e algumas abertas.

Em seguida peça aos alunos que se reúnam nos grupos, e cada grupo terá até o final da aula para sugerir duas questões para cada sujeito da comunidade escolar (família, alunos, professores, técnicos e direção).

Por uma questão de organização e viabilidade técnica da pesquisa, o grupo que entrevistará alguns técnicos também o fará com a direção, já que o contingente de recursos humanos é menor, nesses setores.

Portanto, cada grupo poderá ficar responsável para aplicação dos questionários à determinados grupos, conforme sugerido abaixo:

Grupo 1: Alunos do 9º ano

Grupo 2: Família (pais, mães, outro responsável)

Grupo 3: Servidores Técnicos  (secretaria escolar, portaria, cozinha, etc.) e Direção da escola (incluindo vices)

Grupo 4: Servidores Docentes que atuam no 9º ano.

2. Posteriormente, elencar todas as perguntas e apresentá-las em data show para selecionarmos as questões do roteiro de entrevista.

Exemplo de Roteiro:

1) Você tem conhecimento dos seus direitos e deveres na escola? (  ) sim   (   )não

Cite alguns: ____________________________________________________

2) Você sabe os direitos e deveres dos alunos? (  ) sim   (   )não

Cite alguns: ____________________________________________________

3) Você conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)? (  ) sim   (   )não

Se a resposta por positiva, mencione seus conhecimentos (artigos, direitos tutelados, etc.):

4) Você sabe se a escola possui algum regimento interno? (  ) sim   (   )não

Se a resposta for positiva, pergunte: você já teve acesso a ele? Se, sim, o que você conhece desse documento?

 

Obs: Para aplicação do questionário aos alunos, a primeira s segunda pergunta deverá ser alterada para a seguinte redação: "2) Você sabe os direitos e deveres da família na escola?"

Dica: Ética na pesquisa: o professor deve conversar com os alunos sobre a forma de abordagem dos entrevistados. Mesmo tratando-se, eventualmente, de colegas aos pesquisadores, estes devem agir com seriedade para não invalidar as entrevistas com condutas tendenciosas ou atitudes que levem o entrevistado a não contribuir efetivamente com as respostas. Para discussão de Ética na pesquisa, sugerimos convidar um membro do Comitê de Ética da Universidade Federal inserida na região onde se encontra a escola.

3. Deve-se conversar com os alunos também sobre a amostra necessária para aplicação dos questionários. Sugerimos 10% no caso dos alunos e da família, com exceção dos demais grupos, professores, técnicos e direção que, neste caso, é viável aplicar a todos.

 

Aula 14: Aplicação dos questionários

questionarios

Fonte: Google Imagens (clique aqui para link)

1. Os alunos solicitarão, por escrito, permissão à direção da escola,  para aplicação dos questionários.

Quanto às famílias eles poderão fazê-los com alguns voluntários, no início ou final do turno. Ainda, o envio dos questionários por email, pode ser uma alternativa viável.

2. O ideal é aplicar a todos entrevistados no mesmo dia, para que na aula seguinte possamos para discussão dos dados.

 

Aula 15: Conversa sobre os dados da entrevista e início da compilação

1. Realizar uma conversa rápida sobre as percepções dos pesquisadores com a experiência das entrevistas.

2. Solicitar que dois grupos organizem dos dados quantitativos (dos percentuais das respostas  "sim" e "não" das questões fechadas). Os demais grupos irão identificar as categorias mais presentes nas respostas, e organizá-las em função dos sujeitos entrevistados como no exemplo abaixo:

Sugestão de quadro para organização das categorias de maior incidência nas respostas:

Sujeitos Categorias
Família  
Alunos  
Professores  
Técnicos  
Direção  

3. De posse destas sínteses, o professor organizará uma apresentação com uma síntese final da pesquisa para ser apresentada e debatida na próxima aula.

 

Aula 16: Apresentação da Síntese Final dos dados da pesquisa (bibliográfica e empírica)

1. O professor apresentará a Síntese Final em forma de um quadro, e paralelamente apresentará os quadros de síntese dos conceitos de "Cidadania" e "Cidadania na escola", assim como o quadro das fontes documentais.

2. Diante destes quadros, os alunos deverão observar até que ponto as falas dos entrevistados aproximam ou distanciam dos outros referenciais (bibliográficos e documentos oficiais)

3. Ainda nesta aula, o professor informará que cada grupo, como tarefa de casa, ficará responsável pela conclusão de um relatório sobre suas percepções da pesquisa.

O relatório deve conter os seguintes pontos:

a) Introdução: apresentar o tema, problema, objetivos, com suas palavras;

b) Apresentação das fontes, com base nos registros do grupo, e discussão dos dados;

c) Considerações finais: em função dos dados coletados, e da discussão da aula anterior, apresentar algumas conclusões do grupo.

4. Deve ser informado que, na última aula, será feita uma avaliação coletiva do processo de pesquisa.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cidadania [Recreio com história] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

1. Organizar os alunos em uma roda de conversa para que eles se expressem verbalmente sobre os seguintes pontos:

  • O que você identificou de mais importante com a pesquisa, em termos de conhecimentos?
  • Qual etapa da pesquisa você acha que não funcionou? E qual etapa ocorreu parcialmente?
  • Como você avalia sua participação individual e em grupo?

2. O professor, para efeitos de avaliação restrita ao aprendizado da temática "Cidadania na Escola", poderá solicitar que escrevam uma redação como resposta à seguinte pergunta:

- Após nossa pesquisa, o que você entende por Cidadania na Escola?

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