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Projeto: Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sudeste - músicas e danças - UCA

 

05/04/2012

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala e leitura de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Identificar a música enquanto gênero textual;
  • Elaborar paródias a partir das músicas juninas;
  • Resolver situações-problema;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Descobrir quais são as festas típicas da Região Sudeste e as suas músicas;
  • Aprender a dançar a quadrilha.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre, entre 4 a 5 meses de duração, mas pode variar de acordo com as necessidades apresentadas por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla  Firefox, utilizar a Webcam e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Iniciação Científica para as séries iniciais do Ensino Fundamental pressupõe um trabalho dinâmico e interdisciplinar, em que os alunos são os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hipóteses, as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados. Para isso, a atuação do professor enquanto mediador, orientador deste processo é fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos não é significativo. Nas séries iniciais, a metodologia científica não visa apenas o conteúdo trabalhado no projeto, mas ensinar as estratégias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.

Assim, esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos. É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno separado para o projeto – “Dossiê”, no intuito de registrar todo o processo de realização do projeto. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

1ª etapa: o que é a metodologia de pesquisa? – Uma aula de 60 min

Professor, antes de iniciar o projeto de pesquisa com seus alunos e elencar os temas que eles gostariam de pesquisar, é importante explicar o que é a metodologia de pesquisa, para que eles compreendam quais suas etapas e objetivos.

Comece sua aula organizando seus alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o tema, perguntando-lhes, por exemplo:

·O que é pesquisa?

·Quem aqui conhece um pesquisador?

·Algum de vocês já realizou uma pesquisa? Conte como foi esse processo.

·Na opinião de vocês para que se realiza uma pesquisa?

 

Deixe que falem e exponham suas opiniões, pois as crianças trazem conhecimentos prévios sobre diferentes assuntos.

Em seguida, conte para eles que a metodologia de pesquisa é um trabalho dinâmico que pode envolver diferentes áreas do conhecimento, no qual eles também são autores, ou seja, participam de todas as etapas do desenvolvimento do projeto de pesquisa: escolhendo um tema de seu interesse para pesquisar ou opinando sobre o tema sugerido pelo professor, problematizando e levantando questões e dúvidas sobre o tema em pesquisa, ou seja, o que gostariam de descobrir, levantando as hipóteses, o que pensam a respeito de suas perguntas, buscando as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados.

Você também poderá providenciar para mostrar aos alunos, um dossiê, no qual estão contidas todas as etapas de um projeto desenvolvido por sua turma anterior ou por outra turma de outro professor.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

Desenhe o que você compreendeu sobre o que é a metodologia de pesquisa.

 

 

 

 

2ª etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada.

Como detonar esse tema com seus alunos?

- Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.

1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos, gravuras ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.

- Para desenvolver esta pesquisa com seus alunos, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:

- Separe vídeos ou imagens de festas típicas da região Sudeste, como carnaval, festa junina, folia de reis, congado, dentre outras, e leve para mostrar aos alunos. Veja a sugestão de alguns vídeos:

http://www.dasmariasblog.com/post/1415/festas-juninas-video-ensina-a-dancar-a-tradicional-quadrilha-das-e-as-letras-das-musicas-tocadas-na-quermesse. Acesso em 15/03/2012. Esse vídeo apresenta uma quadrilha junina, festa típica do Brasil e também da região Sudeste e mostra as músicas típicas desta festa.

http://www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=3865 Congado na região Sudeste

  

- Leve o globo terrestre para a sala de aula ou um mapa e trabalhe com os alunos a localização geográfica da região Sudeste, explique para eles que a região Sudeste é composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

- Caso você já tenha participado de uma festa típica dessa região, leve fotos ou então questione os alunos sobre algumas festas típicas da região Sudeste, e verifique se eles  já participaram ou conhecem alguém que participou de alguma dessas festas.

Mostre as imagens ou vídeos e pergunte a eles:

  • Como as pessoas se vestem nessas festas?
  • Onde ocorrem essas festas?
  • O que elas estão dançando?
  • Que tal descobrir um pouco mais sobre esse tema?

 

Você poderá também levar uma música típica desta festa e ouvir e cantar  com os alunos. Veja a seguir a sugestão de alguns sítios: 

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/musicas_festa_junina.htm

http://ensinar-aprender.blogspot.com/2011/06/23-musicas-para-festa-junina-quadrilha.html

http://www.amusicaquevemdeminas.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=159&Itemid=70 – Acesso em 15/03/2012. - músicas típicas.

Fonte: http://www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=3865 - imagens do Congado na região Sudeste acesso em 12/03/2012.

 

2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça  que cada aluno dê sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras.

menina lapis

Veja a seguir alguns exemplos de atividades para esse momento realizadas com os alunos do 1º ano da Eseba em 2011.

Professor, você poderá listar  os temas sugeridos em um quadro e fazer a tabulação dos votos, assim os alunos terão uma melhor visibilidade dos dados. Veja uma sugestão:

 

Número

Temas

Número de votos

1

 

 

2

 

 

3

 

 

4

 

 

5

 

 

6

 

 

7

 

 

8

 

 

 

Professor, o gráfico é um importante recurso para tratar as informações e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organização e classificação, por meio da comparação.  Mas, se os seus alunos ainda não têm vivência com gráficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o sítio, para conhecerem: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 12/03/2012-  Você poderá utilizar o laptop UCA, mas caso sua escola não faça parte deste projeto, leve revistas, jornais ou leve-os ao laboratório de informática, para realizar a pesquisa.

Professor, depois de tabular os dados, ou seja, contar quantos votos cada tema recebeu e organizá-los em uma tabela, proponha a realização do gráfico. Você poderá fazer uma tabela, imprimir e os alunos preencherem. Outra opção é utilizar folhas de um caderno ou bloco quadriculado. Você poderá fazer na lousa e os alunos fazem individualmente, assim vão interpretando as informações da tabela e representando no gráfico. Veja um modelo de gráfico que foi realizado com os alunos do 1º ano da Eseba, após a eleição do tema.

  1. Represente no gráfico abaixo a quantidade de votos que cada tema recebeu:

 

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 X

 

 

 

 x

 

 X

 

 X

 

 

 

 x

 

 X

 

 X

 X

 x

 x

 X

 

 X

 X

 x

 x

 X

 X

 X

 X

 X

TEMAS

1

2

3

4

5

6

7

8

 

Você poderá também trabalhar com legenda, ou seja, para cada tema faça um quadrinho e utilize a mesma cor nele que vai utilizar na tabela.

A partir do gráfico proponha a resolução de situações-problema:

 

2 - Responda as questões observando o gráfico:

a) Qual o tema mais votado pelos alunos?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual o projeto menos votado?

d) Quais projetos receberam o mesmo número de votos?

e) Em qual sugestão você votou? Por quê?

 

Observação: é importante delimitar com seus alunos a especificidade do que será pesquisado, para que o projeto não seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo. Nesse sentido, a partir do projeto sugerido FESTAS TÍPICAS, delimitamos com eles, a região que gostariam de estudar, no caso a Sudeste que é onde habitam, e dentro dela as músicas e danças, a partir das festas típicas desta região. Assim, no presente projeto, os alunos irão pesquisar sobre as músicas e danças das festas típicas na região Sudeste.

 

3ª etapa: Justificando o tema

- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.

- Nesse sentido, questione os alunos sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça para que registrem.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

  1. Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre as “Festas típicas do Sudeste: músicas e danças”. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

 

Eu quero estudar sobre as músicas e danças das festas típicas do Sudeste porque...

 

 

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem oTux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, eles poderão fazer a mesma atividade em folha de papel ou no caderno de projeto. Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas.

 

4ª etapa: Problematização

- Nesta etapa do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

-Deixe  que eles conversem uns com os outros e em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

- No presente projeto, as perguntas dos alunos direcionaram a pesquisa para músicas e danças da Festa Junina, já que essa festa faz parte do contexto dos alunos.

Veja a seguir alguns questionamentos, elaborados pelos alunos do 1º ano da Eseba/2011:

 

Aluno

O quero saber sobre o tema?

Alex

Quais festas típicas ocorrem no Sudeste?

Ana Paula

Qual é a dança da festa junina?

Angelo

Como surgiu a quadrilha?

Arthur

Que roupa se usa para dançar a quadrilha?

Bianca

Como se dança a quadrilha?

Evellyn

Por que tem um noivo e uma noiva na quadrilha?

Gabrielle

Quais músicas são tocadas na festa junina?

Paulo Douglas

Por que não pode soltar balão?

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

 

 O que eu quero saber sobre as músicas e danças das festas típicas do sudeste:

 

 

 

 

 

5ª etapa: Hipóteses

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Veja um exemplo a seguir:

Questionamento da criança - problema

 

Ana Paula

Qual é a dança da festa junina?

 

Hipótese da criança sobre seu questionamento?

 

Ana Paula

Eu acho que á a quadrilha.

 

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Represente sua hipótese por meio de um desenho com cola colorida.

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa

- Para realizar a pesquisa é fundamental definir com os alunos em que meios poderão procurar informações sobre o tema pesquisado. É importante ressaltar com eles que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado de checar se as fontes são seguras e verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa.

- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que vocês possam ir construindo um banco de dados sobre diferentes fontes de pesquisa.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

  1. Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

 

  • Livros
  • Revistas
  • Internet
  • Fotografias
  • Entrevistas
  • Palestras

 

     2. Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza?

 

7ª etapa: Execução

- Você irá atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem diferentes estratégias de pesquisa, na busca de solucionar seus questionamentos, a partir dos  conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa. Mas, é necessário inseri-los no processo de decisão, por meio de questionamentos, debates e conversas sobre cada etapa.

 

- Como iniciar o processo de pesquisa?

- No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos algumas festas típicas da região Sudeste. Depois, elencamos uma festa típica que despertou maior interesse dos alunos e abordamos as danças e músicas típicas, no caso a festa junina. Lembre-se que o que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

1) Em rodinha, converse com os alunos sobre as festas típicas que eles conhecem da região Sudeste. Depois, faça uma lista com os nomes das festas para anexar na sala de aula. Como atividade de registro, solicite que façam uma lista com os nomes das festas típicas que foram elencados pela turma.

2) Aproveite todos os momentos para trabalhar a escrita com os alunos, de forma contextualizada, nesta atividade você poderá propor uma escrita espontânea, se a sua turma for de 1º ano, assim terá um diagnóstica da escrita. Se for turma de 2º ou 3º anos poderá fazer um ditado.

·Carnaval;

·Festa junina;

·Batuque;

·Folia de reis ou reisado;

·Congada;

·Festa de Iemanjá;

 menino pesquisa

3) Oriente-os a realizarem pesquisas na internet, buscando informações e imagens sobre as festas típicas do Sudeste listadas por eles. Depois, eles poderão ler uns para os outros as informações que encontrarem. Lembre-se de orientá-los sobre o registro das fontes de pesquisa; qual foi o sítio pesquisado e a data de acesso.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios de pesquisa por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- Eles também poderão pesquisar em revistas, livros e outros materiais que trouxeram de casa para compor as fontes de pesquisa.

- Em seguida, solicite que cada um produza um texto com suas palavras, contando sobre as informações da festa típica que pesquisou, destacando em seu texto o tipo de dança correspondente em cada festa, por exemplo: Festa Junina- quadrilha.

- Reúna as imagens e textos dos alunos e monte um painel.

4) Construa um quadro com os alunos, retratando as características das festas típicas do Sudeste pesquisadas por eles. Veja um exemplo:

 

 

FESTA TÍPICA

VESTIMENTA

DANÇAS

PERÍODO DO ANO EM QUE OCORRE

Carnaval

Fantasias e roupas leves.

Samba, axé, dentre outras.

Meses de fevereiro e março.

Festa Junina

Trajes caipiras.

Quadrilha e Forró.

Mês de junho.

Congada

Roupas de cor azul e vermelho.

Lutas, bailados e cantos.

Especialmente no de outrubro.

 

5) Escolha com sua turma, uma das festas típicas de maior interesse de todos para que se pesquise, enfocando as danças e músicas presentes na mesma. Se precisar faça uma votação. No presente projeto, as perguntas dos alunos direcionaram as pesquisas para as danças e músicas sobre a festa junina.

 

6) Pesquisa Histórica: resgate com os alunos a tradição da festa junina, em seguida proponha uma pesquisa para saber qual é a dança típica dessa festa, no caso a quadrilha.

Para tanto, você poderá pedir que pesquisem em casa com seus familiares e depois socializarem na rodinha.

Em seguida, você poderá pesquisar e montar um texto expositivo, no qual, irá expor aspectos dessa dança. Explore esse tipo de texto com os alunos, ou seja, se é um texto informativo, jornalístico ou outro, abordando as suas características, bem como as informações contidas nele.

Sugestão:

 

 

Quadrilha

 

          É uma dança folclórica própria dos festejos juninos, nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil foi introduzida como dança de salão que, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des Chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc. No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

 

Fonte: http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/

 

quadriilha

Fonte: http://www.pulsarimagens.com.br/details.php?tombo=07JPR837&search=PA&ordem_foto=74&total_foto=2110  - Acesso em 15/03/2012 - crianças dançando quadrilha.

- Você poderá propor uma interpretação a partir do texto trabalhado por você:

·Onde surgiu a quadrilha?

·Como a quadrilha foi introduzida no Brasil?

·O que é importante para que a dança ocorra?

·Quais as marcações da dança expostas no texto?

·Como é a quadrilha no Rio de Janeiro?

·O que você acha dessa dança?

 

7) Vídeos: Selecione vídeos na internet que retratem a dança da “quadrilha” e mostre para os alunos assistirem. Peça que eles comparem os passos que apareceram em cada quadrilha, e o tipo de música.

- Nos sítios abaixo você encontra alguns vídeos para trabalhar com seus alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=UTJaifHoglE

http://www.youtube.com/watch?v=HbYQ22Vu5V0

http://www.youtube.com/watch?v=iMdRqhy8ORw&feature=related

 Acesso em 15/03/2012

- Depois de ver os vídeos com os alunos converse com eles na rodinha questionando-os:

·As pessoas dançam da mesma forma nos vídeos que assistimos?

·Que tipo de música se toca na quadrilha?

·Você já dançou quadrilha?

·Como foi esse momento?

·Existem diferenças na quadrilha de sua escola, com as quadrilhas dos vídeos?

 

- Proponha que eles façam um desenho representando a dança da quadrilha.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

menino tarefa

8) Para casa: solicite que os alunos tragam fotos com eles participando de uma festa junina e dançando quadrilha.

 

9) Montando um painel: reúna as fotos dos alunos, dialogue com eles na rodinha sobre:

·Vocês se lembram desse momento?

·Como e onde foi?

·Você gostou de se vestir assim?

·Com quem você dançou?

·Você gosta de dançar quadrilha? Por quê?

 

- Deixe que os alunos falem e exponham suas opiniões. Depois monte um painel com as fotos deles para expor na sala.

 

10) Porque tem noivo e noiva na dança da quadrilha?

- Você poderá realizar uma pesquisa com seus alunos ou selecionar informações em livros e sítios, para que eles possam formar sua opinião sobre essa pergunta.

- Veja um exemplo:

No sítio http://turmadochapeu.com.br/como-formar-uma-boa-quadrilha-fazer-amigos-e-influenciar-pessoas/ diz que existe os noivos na quadrilha, pois, a dança seria na realidade o baile de comemoração do casamento.

“A quadrilha caipira nas festas juninas é aberta pelo “noivo e pela noiva”, pois a quadrilha representa o grande baile do falso casamento.”

Fonte: http://turmadochapeu.com.br/como-formar-uma-boa-quadrilha-fazer-amigos-e-influenciar-pessoas/

No sítio http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm traz informações sobre Santo Antônio que, de acordo com tradições é o Santo casamenteiro, nesse sentido em junho é comemorado o dia de Santo Antônio e a quadrilha seria a dança  para comemorar o casamento que o Santo ajudou a acontecer.

 “Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão”.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

 

- Depois de ler os textos com os alunos e explorar esse gênero textual, converse com eles para ver o que compreenderam sobre esta curiosidade. Como registro, solicite que façam um desenho representando o que descobriram com o texto e depois escrevam abaixo suas conclusões.

Já que o assunto é casamento, por que não explorar uma brincadeira de corda com os alunos que trabalhe as letras do alfabeto com o tema namorado?

- Para brincar leve seus alunos para o pátio, e convide um deles para lhe ajudar a bater a corda. Os outros deverão fazer uma fila e esperar a vez deles de pular. Enquanto pulam vocês recitam a parlenda abaixo:

Suco gelado,

Cabelo arrepiado,

Qual é a letra do seu namorado?

A, B, C....

 - Recite a parlenda e diga as letras do alfabeto, quando a criança errar na brincadeira, a última letra do alfabeto recitada será a letra do nome do seu namorado. Lembre-os que é só uma brincadeira, pois eles ainda não têm idade para namorar.

 

Eles poderão fotografar esse momento utilizando a Webcam que fica na área de trabalho de seus laptops. Ou então você mesmo poderá fotografar, revelar as fotos e montar um painel para ser exposto no dia da apresentação do projeto.

 

11) Por que não podemos soltar balão?

- Para trabalhar com essa pergunta, explore com seus alunos a música abaixo, cante com eles várias vezes.

BALÃOZINHO 

Popular

Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.

Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.

Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.

 

- Em seguida explore a letra da música oralmente com seus alunos, questionando-lhes sobre:

·Qual é o nome da música?

·Sobre o que ela fala?

·Você gostou dessa música?

·De acordo com ela pode se soltar balão? Por quê?

 

- Reproduza a letra da música para seus alunos e trabalhe a seguinte atividade de registro:

·Circule de lápis de cor vermelho as palavras que rimam com balão.

·Grife com o lápis de cor azul as palavras que rimam com pai.

·O que acontece se o balão cair nas matas?

 

12) Pesquisa de músicas mais tocadas na quadrilha:

- Professor, em rodinha pergunte aos alunos quais são as músicas que eles lembram que tocam nas quadrilhas. Cante com eles. Caso seja necessário, pesquise com eles em livros, CD e vídeos, músicas e letras de músicas que tocam na quadrilha.

- Também poderão pesquisar na internet utilizando os laptops UCA Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), ou irem até o laboratório de informática.

- No sítio http://www.suapesquisa.com/musicacultura/musicas_festa_junina.htm, você encontra diversas letras de músicas que são tocadas na quadrilha e festas juninas.

- Depois, questione os alunos qual das músicas pesquisadas eles gostaram, escreva o nome dela na lousa e faça uma votação para saber qual é a música preferida da turma.

- Veja um exemplo abaixo:

 

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MÚSICA

CAI, CAI BALÃO

CAPELINHA DE MELÃO

PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO

SONHO DE PAPEL

PULA A FOGUEIRA

 

13) Resolução de situação-problema:

 Observe o gráfico e responda:

a) Qual a música preferida dos alunos?

b) Quantos votos ela recebeu?

c) Qual foi a menos votada?

d) Quais músicas receberam o mesmo número de votos?

e) Em qual sugestão você votou? Por quê?

 

14) Explorando letras de músicas: selecione com seus alunos algumas letras das músicas que eles mais gostaram e aborde com eles. Veja as sugestões a seguir:

Lembre-se de trabalhar as características deste gênero textual, sua estrutura, sua linguagem poética, para que eles façam a diferenciação entre outros tipos de textos.

 

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

__________________________________________

PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.

A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.

E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.

__________________________________________

SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.

Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.

Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar. 

__________________________________________

CAI, CAI, BALÃO

Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.

menina lapis

Sugestão de atividade explorando a letra da música:

- Que tal fazer uma paródia com a turma a partir da letra de uma música?

- Veja uma paródia construída pela professora com os alunos do 1º ano da ESEBA em 2011.

 

 

PARÓDIA

LETRA ORIGINAL

PULA A FOGUEIRA

Autores: alunos do 1º ano A

Vamos pesquisar Iaiá, 
Vamos pesquisar Ioiô.
Nossa turma vai compartilhar                                                               Como dançar quadrilha amor

Neste dia de festança
todos vão cair na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e trocas                                                                              Com os seus familiares em favor da educação

Neste dia tão bonito
todos cantam e festejam                                                                              Só não soltam balão
Pois é muito perigoso, e se ele cai no chão                                                                            Queima toda a  plantação.

PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho

Pula a fogueira Iaiá, 
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar. Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça em louvor a São João.

Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.

 

15) Passos da quadrilha: para trabalhar essa questão com seus alunos, você poderá convidar um professor de dança para conversar com eles e ensinar alguns passos da quadrilha.

- Você também poderá pesquisar com eles os passos na internet utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).  Lembre-os de registrar as fontes consultadas, o sítio e a data de acesso.

 

- Esclareça aos alunos que há variações para os passos ou marcações da quadrilha de acordo com cada região, município e até mesmo escolas. Explore com eles os passos que aparecerem na pesquisa, leve-os para o pátio ou quadra da escola e vivencie concretamente os passos.

- Converse com eles que alguns passos são marcados pela tendência francesa, pois a quadrilha também é de origem francesa.

- Depois, poderão escolher quais passos querem utilizar na quadrilha que apresentarão ao final do projeto, ou então poderão inventar passos novos.

 

Veja no texto a seguir alguns passos que podem ser explorados com seus alunos:

 

PASSOS DE QUADRILHA

►Travessê de damas
Cavalheiros tomam as damas e andam de mãos dadas até o centro do salão, encontrando-se com a fila da frente.

►Anarriê
Os pares, ainda de mãos dadas, voltam em marcha-a-ré até o ponto em que estavam e se separam, ficando cavalheiros em frente às damas.

►Travessê de cavalheiros
As damas ficam paradas e os cavalheiros atravessam o salão, parando em frente à dama do outro par, cujo cavalheiro faz também o mesmo.

►Travessê de damas
Com balanceio ao centro. Os cavalheiros ficam parados e as damas seguem até o centro do salão. Ao se encontrarem com as damas dos pares da frente, dão-se os braços, fazem duas meias-voltas, indo depois para seus lugares.

►Travessê geral
As duas filas atravessam o salão ao mesmo tempo, cruzando-se no centro pela direita. Ao chegarem aos lugares voltam a ficar de frente para o par.

►Balancê
Seguem somente os cavalheiros e ao se encontrarem com as damas, vão entrelaçando o braço direito no braço direito da dama. Dão duas voltinhas e retornam a seus lugares, ficando de frente para o par.

►Balancê com seus pares
Cavalheiro de frente para sua dama. Ambos fazem o balanceio, sem sair do lugar.

►Otreofá
Outra vez.

►Grande chène
A dama dá a mão ao cavalheiro e este a mão esquerda à direita de outra dama e passam a trocar de mãos até que voltam a encontrar seus pares.

►Granmuliné
Os pares ficam à vontade, fazendo brincadeiras e algazarras.

►Sangé
Os cavalheiros rodam as damas pela sua esquerda, passando-as para trás e a cada sinal do marcador, largam as mãos das mesmas e vão pegar as da sua frente até chegarem aos pares certos.

►Preparar o caranchê
Todos param de marchar. As damas de frente para os cavalheiros, que pegam na mão direita dela, usando também a mão direita.

►Grande chène creché ou garranché
A dama dá a mão ao cavalheiro e este a mão esquerda à direita de outra dama e passam a trocar de mãos e de dama até que voltam a encontrar seus pares.

►Beija-flor
Os pares seguem até o meio da sala, as damas estendem a mão direita para o cavalheiro beijar.

►Cortesia
Os cavalheiros dão um passo para trás sem largar a mão da dama, ficando semi-ajoelhados. As damas dão duas voltinhas pela esquerda, os cavalheiros levantam-se e aguardam o próximo passo.

►Anarriê
De costas, todos voltam aos seus lugares.

►Engenho novo
As duas filas se aproximam no meio do salão e separadas em grupos de dois pares, executam vários passos: as damas dão as mãos, segurando-se na altura do antebraço. Os cavalheiros seguram os punhos das respectivas damas. Os casais pares rodam para a direita e os ímpares para a esquerda.

►Cruz de malta
Os casais ímpares continuam rodando e os números pares vão-se infiltrando na roda, segurando-se nos punhos e formando rodas maiores. Os cavalheiros seguram nas mãos dos cavalheiros e as damas seguram nas mãos das damas, formando outro braço da cruz. Continuam rodando ao ritmo da música.

►Passeio
Os pares desfazem as rodas e as damas dão seu braço esquerdo para o par. Saem passeando, dois a dois, um par atrás do outro, até o centro da sala.

►Damas à direita
Cavalheiros à esquerda. Os pares fazem uma curva larga e quando voltam a se encontrar, dão-se os braços, fazendo um balanceio no meio do salão.

►Passeio dos namorados
O par guia sai com sua dama pela direita, o par seguinte sai pela esquerda e os demais vão imitando. Quando se encontram novamente, formam uma única fila, depois uma roda no meio da sala.

►Caminho da roça
Damas na frente, cavalheiros atrás, percorrem todo o salão, voltando aos seus lugares.

►Aí vem chuva
Todos fazem meia volta, marchando em sentido contrário.

►É mentira
Nova meia volta. Continuam marchando em roda.

►Cestinhade flores
As damas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a marchar.

►A ponte caiu
Os cavalheiros sem largar as mãos das damas, fazem meia-volta e seguem a marcha na frente das damas.

►Ponte nova
Todos fazem meia volta pela direita e sem largar as mãos das damas, continuam a marchar.

►Caminho da roça outra vez
As damas seguem na frente e os cavalheiros atrás, formando a roda.

►Damas ao centro
Damas formam uma roda e cavalheiros outra, por fora. Rodam todos no mesmo sentido, para a esquerda.

►Arco-íris
Damas passam a rodar para a direita, ficando as duas filas rodando em sentido contrário.

►Damas em roda
Os cavalheiros entram para dentro da roda sem largarem as mãos. Damas fazem a roda por fora e todos começam a rodar pela esquerda, procurando seus pares.

►Caminho da roça
Repete-se o passo já conhecido.

►Olha o túnel
O par guia dá as mãos, levanta-as à altura dos ombros. O par próximo ao guia passa por baixo, e coloca-se ao lado, na mesma posição. Todos os demais pares fazem o mesmo.

►Caracol
Os pares fazem fila indiana e a dama do par guia começa a marcha em direção ao centro do salão. Quando o caracol estiver bem unido, todos esperam a ordem do marcador.

Fonte: http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/05/todos-os-passos-da-quadrilha.html - acesso em 12/03/2012

 

16) Que roupas usar na quadrilha: os alunos decidiram realizar ao final do projeto uma quadrilha, mas que roupas usar nessa festa?

- Uma sugestão é solicitar que os alunos tragam roupas de casa e materiais como restos de tecido, palha, fitas de cetim e outros, para customizar essas roupas para o dia da apresentação. Isso também poderá ser uma tarefa de casa. Para evitar a costura, utilize colas próprias para tecidos.

- É importante que todo o processo seja fotografado para depois montar um painel para ser exposto no dia da apresentação da quadrilha.

- Eles poderão fotografar esse momento utilizando a Webcam que fica na área de trabalho de seus laptops. Ou então você mesmo poderá fotografar e revelar as fotos.

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

- Nesse momento do projeto, as crianças deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida elas deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:

 

Aluno

Problema

Hipótese

Conclusão

Paulo Douglas

Por que não pode soltar balão?

Porque é perigoso queimar a mão.

Porque quando o balão cai, ele pode queimar as coisas e pessoas também.

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

- Nessa etapa você irá organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresentação cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais característicos do tema pesquisado, dentre outros, o que importa é socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.

- Nesse projeto, sugerimos como forma de socialização a realização de uma quadrilha com a participação das famílias, na qual os alunos participaram da escolha da música, confecção das roupas, e decoração do ambiente.

 Organizando a festança em sua escola: a quadrilha!!!

- Professor, lembre-se de retomar com os alunos as características da festa junina na decoração do ambiente na qual será realizado a quadrilha. Sugerimos que você realize esse momento em uma quadra ou no pátio de sua escola.

Converse com eles sobre:

  • Quais roupas vamos vestir no dia da apresentação?
  • Quais materiais podemos utilizar para a decoração?
  • Quem serão os noivos?
  • E o marcador dos passos?

 

- Organize os alunos em duplas para dançar a quadrilha. Caso você queira fazer uma quadrilha diferente, ensaie com as crianças os passos e depois peça que cada uma convide um familiar para dançar com ela no dia da apresentação. Dessa forma, a criança poderá ensinar o pai, a mãe ou outra pessoa da família que será seu parceiro, a dançar a quadrilha, socializando o que aprendeu.

- Além do mais a família será envolvida no projeto e participará de forma ativa desse momento.

- Confeccione também com os alunos cartazes e murais com fotos dos momentos do projeto.

- Divida os alunos em grupos para que cada um tenha a função de apresentar ou explicar algum elemento ou etapa da pesquisa para os pais e visitantes. Registre este importante momento.

- Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-lo e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.

Recursos Complementares

 

Livros sobre a Festa Junina

 Como é bom Festa Junina – Volume I
   Autor: Avi, Ivã Ramon do Amaral
   Editora: Esfera

Como é bom Festa Junina – Volume II
   Autor: Vários
   Editora: Esfera

Festas Juninas
   Autor: Brandão, Toni
   Editora: Studio Nobel

Brincadeiras na Festa Junina
   Autor: Oshima, Célia / Martinez, Eliane
   Editora: Paulinas

Sítios:

http://lereescrevercerto.blogspot.com/2009/05/marcacao-para-quadrilha-junina-passos.html

http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/dancas/quadrilha_marcacao.htm

Artigo:

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1020332

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma, observaram, e vivenciaram as situações propostas. Analise se compreenderam a origem da quadrilha e ampliaram seu repertório de músicas dessa tradição, cantando, e explorando suas letras, se souberam explicar para os visitantes no dia do encerramento do projeto, o que aprenderam. Observe também, se interpretaram as informações durante as leituras e pesquisas, se respeitaram a fala dos colegas desenvolvendo a habilidade de escuta, se resolveram situações-problema e aprenderam a organizar dados em gráficos.

 

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